Faculdade de Letras - Língua Inglesa - CBRAG
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Continuing education of English teachers in Brazil: challenges and perspectives for teaching practice(2024-08-30) SANTOS, Adriele Ferreira dos; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/1559492609525790A formação continuada de professores de inglês no Brasil é crucial para a melhoria contínua da prática docente, especialmente frente às rápidas mudanças pedagógicas e tecnológicas. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os desafios e perspectivas da formação continuada de professores de inglês entre 2014 e 2024. A metodologia empregada foi uma revisão sistemática da literatura, utilizando dados de artigos publicados e disponíveis no Google Acadêmico. Os resultados encontrados indicaram que os principais desafios incluem a resistência à mudança e a falta de recursos apropriados para a formação. Entre as perspectivas, destacaram-se a eficácia dos programas de formação online e das práticas colaborativas. A 3 análise revelou que, apesar das iniciativas promissoras, há uma necessidade de melhorar a adaptação dessas práticas às realidades regionais e de garantir uma implementação mais consistente. Em conclusão, embora a formação continuada seja essencial para o desenvolvimento profissional dos professores de inglês, a pesquisa destacou a necessidade de ajustes e expansões para superar barreiras estruturais e maximizar o impacto positivo na prática docente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Games and playing: a literature review on children learning english as a second language(2022-12-09) MESCOUTO, Adriely Mayara Pinheiro; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698Este trabalho faz uma reflexão teórica sobre a aprendizagem da Língua Inglesa em crianças, através de jogos e brincadeiras. O foco central é demonstrar como os jogos e brincadeiras podem contribuir para o aprendizado de Língua Inglesa da criança. Neste sentido, busca-se estabelecer relações significativas entre o lúdico e o ensino da Língua Inglesa, tendo como base pensadores que defendem o ensino através do lúdico. A coleta de material se deu por meio de uma revisão narrativa de literatura em plataformas digitais, onde foram selecionados 1 TCC, 3 artigos, 3 dissertações e 1 tese, porém apenas 6 destes trabalhos corresponderam ao interesse da pesquisa. Os textos selecionados foram lidos, analisados e resumidos buscando responder à pergunta de pesquisa de compreender a contribuição do uso de jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem da língua inglesa em crianças. Os resultados aqui apresentados demonstram o quanto os jogos e brincadeiras são eficazes e criam ambientes motivadores para o aprendizado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gamification as a learning strategy in the efl teaching(2022-12-16) SARAIVA, Wemerson Procopio; ALENCAR, Thays Lima; http://lattes.cnpq.br/2146485133910221A Gamificação é uma metodologia utilizada para transformar qualquer conteúdo em um jogo a fim de trazer um ambiente mais desestressante que pode ser de diversas formas aplicado em sala de aula sem restrição de idade. Porém o jogo deve ser feito pensando na classe alvo a fim de prender o interesse dos alunos é devido a isso que o professor tem um papel crucial , o objetivo dessa pesquisa é analisar o progresso do aluno dentro da sala de aula de inglês, a metodologia utilizada para isto foi a qualitativa e descritiva onde os alunos tiveram um formulário para preencher e assim o professor pode obter informação sobre o nível de inglês de cada um deles e selecionar entre estes alunos três que iriam servir como referência para análise. os resultados finais mostram que os alunos tiveram aulas sem stress e que se sentiram motivados a aprender inglês devido aos desafios que cada jogo tinha ao longo de cinco aulas e com isso seu progresso foi significativo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Supervised internship report in the English language: reflections on the teaching practice in a state school in the city of Bragança(2023-07-11) GAMA, Denner Sousa da; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277Este artigo trás as reflexões feitas sobre a observação e regência, feita durante o estágio supervisionado de língua inglesa, numa escola pública da rede estadual de ensino; sobre a ótica de um estagiário do curso de Licenciatura Letras Língua Inglesa, da Universidade Federal do Pará. As reflexões sobre a observação e regência, foram feitas de forma individual em uma turma do 7º (sétimo) ano em uma Escola Estadual, na cidade de Bragança do Pará, onde a observação ocorreu no mês de junho de 2022, e a regência no mês de outubro de 2022. O objetivo deste artigo sobre o Estágio Supervisionado, é mostrar a construção de uma visão ética e reflexiva, a partir do conhecimento da prática docente, no ensino da disciplina de língua inglesa na educação básica, mostrando a realidade da instituição de ensino e os desafios que o professor de língua estrangeira, enfrenta em sala de aula na escola pública brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Teaching practice analysis: high school supervised internship(2022-12-09) SILVA, Gláucia Fernanda Laranjeira da; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698O presente trabalho abordará a análise referente ao estágio curricular obrigatório do curso de Letras Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará desenvolvida em uma turma de 2º ano do ensino médio, entre os dias 23 de maio a 06 de junho e 17 a 31 de outubro de 2022 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Caeté. A ação é resultado de observações realizadas em sala de aula e tem como objetivo descrever a experiência do exercício da docência e fazer uma reflexão crítica entre teoria e prática baseado em percepções individuais observadas durante essa etapa. Enquanto iniciante meu propósito era executar lições em que houvesse troca de ideias entre os alunos os colegas e o professor, fazendo uso da tecnologia, visando melhorar interação, visto que esses recursos são aliados importantes para estimular os estudantes a manter a atenção, proporcionando novas experiência. Infelizmente nem sempre é possível fazer uso de recursos tecnológicos para propor aulas mais interativas, pois a realidade é que nas escolas é preciso agendar para fazer uso do projetor por exemplo, haja vista que as ferramentas disponíveis não são suficiente para todos os professores, por isso a necessidade de agendar para que todos tenham acesso. Apesar disso, dúvidas surgiram ao longo do processo, o que levou a fugir um pouco do plano, porém os objetivos foram alcançados, visto que percebeu-se a evolução dos estudantes no decorrer das lições. Além disso, dúvidas que surgiram ao longo do processo levaram a fugir um pouco do plano, porém os objetivos foram realizados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Welcome to Bragança: interculturality through the didactic sequence of genre folder for the teaching of English language(2022-12-09) CARMO, Camila Fernanda Rocha do; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698Este artigo apresenta uma proposta de sequência didática (SD) intitulada WELCOME TO BRAGANÇA, a qual tem por base o gênero folder, com foco no ensino da língua inglesa (LI) e na divulgação da cultura local de Bragança-PA. Além disso, este texto visa contribuir para as reflexões sobre o ensino de língua inglesa através de aspectos culturais/regionais e analisar a importância da elaboração de sequências didáticas para o desenvolvimento de gêneros textuais em Língua Inglesa. A metodologia adotada para desenvolvimento da SD em questão segue o modelo proposto por Dolz, Noverraz, Schnewly (2004) e outros estudos que ajudaram nessa construção didática. O referencial teórico dividiu-se por seções que apresentam gênero textual, gênero folder, sequência didática, interculturalidade e cultura local. Tais seções apresentam, dentre outras, contribuições de autores como autores Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Silva (2007) e Dolz, Noverraz, Schnewly (2004), os quais foram de grande importância para esta pesquisa. A proposta de sequência didática, que segue o sistema instrutivo de Dolz, Noverraz e Schnewly (2004), foi elaborada em formato de workshop que se dividiu em apresentação da situação, produção inicial, módulos 1, 2 e 3 e a produção final. Considerando os resultados obtidos pela pesquisa, pôde-se analisar o quão relevante e possível é desenvolver a proposta sugerida de aspectos interculturais junto à cultura local nas aulas de inglês.