Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG
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Navegando Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Abordagens de ensino na educação de surdos: perspectivas do PIBID sobre a interferência do Oralismo no processo de ensino e aprendizagem(2024-06-24) JANSEN, Camila Lorrane Vieira; MOTA, Leila Saraiva; http://lattes.cnpq.br/5730330796384022; https://orcid.org/0000-0003-3666-0812; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511O presente estudo, é resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pará/UFPA-Bragança, o qual está vinculado aos cursos de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Libras. Esta pesquisa tem como objetivo discorrer sobre a influência do Oralismo no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo, e analisar quais os impactos para o seu desenvolvimento linguístico. Segundo Skliar (2013), o Oralismo “trata-se de um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte”. Assim sendo, essa abordagem, quando aplicada na instituição escolar, interfere diretamente no desenvolvimento do indivíduo. Considerando que a escola é um amplo espaço de interações, a pesquisa foi pensada e desenvolvida a partir da observação do aluno surdo na E.E.E.F.M Profª Yolanda Chaves, situada no município de Bragança-PA, bem como no laboratório de inclusão da Universidade Federal do Pará (PA). A metodologia aplicada se deu por meio de pesquisa de campo e também da investigação bibliográfica, logo, partimos de análises e leituras de autores como Skliar (2013), Quadros (2006), Perlin (2013), entre outros que debatem a temática. Assim sendo, por meio deste estudo observamos o desenvolvimento linguístico de alunos surdos e percebemos a interferência oralista em seu aprendizado. Desse modo, esta pesquisa contribui não apenas para questões relacionadas ao ensino e aprendizagem, mas também para a melhor compreensão do desenvolvimento linguístico e cultural dos alunos surdos no que diz respeito ao espaço educacionalTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Criações neológicas no cenário político brasileiro nas eleições de 2018 e 2022.(2023-12-18) AMORIM, Lucas Wallace Menezes; SILVA, Tabita Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9538950148899879; https://orcid.org/0000-0001-8453-5018O presente artigo tem por objetivo descrever os sentidos dos principais neologismos criados nas eleições brasileiras de 2018 e 2022, a partir das teorias linguísticas voltadas à lexicologia, e, para que a pesquisa tenha embasamento teórico, considera-se as autoras Alves (2003), Correa e Almeida (2012). O trabalho elenca e analisa algumas das novas construções lexicais relacionadas aos movimentos de direita e esquerda que, ao agregar adeptos extremistas, causaram uma polarização (afetiva) política no Brasil. A partir das análises, concluiu-se que novos termos criados em contextos políticos tendem a estar impregnados de convicções ideológicas ligadas ao enaltecimento ou depreciação de candidatos e movimentos, o que demonstra apoio ou reprovação frente a eles, além disso, evidenciam a capacidade morfológica e semântica que a língua tem de mudar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Léxico, corpo humano e práticas corporais: uma proposta de material didático para o ensino da língua Tembé-Tenetehára(2024-06-19) BRAGA, Daiane Fernandes BRAGA; SILVA, Tabita Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9538950148899879; https://orcid.org/0000-0001-8453-5018Este trabalho consiste em um estudo do léxico das partes do corpo humano, associado às práticas corporais, na língua Tembé, falada pelo povo TembéTenetehára, habitante da Terra Indígena Alto Rio Guamá (TIARG), estado do Pará. Partimos do pressuposto de que o léxico de uma língua transporta e salvaguarda informações históricas, culturais e linguísticas de uma sociedade, entre outras. Para a efetivação desse estudo, recorremos à pesquisa bibliográfica e à pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica fundamenta-se, principalmente, em autores como Biderman (1996), Krieger (2006), no que respeita ao estudo do léxico, Rodrigues (1985;1993), Boudin (1966; 1978), Carvalho (2001) e Silva (2010) como fonte para a linguística indígena e para a língua Tembé especificamente; Wagley e Galvão (1961) e Gomes para a historiografia Tenetehára, bem como Almeida e Suassuna (2010) e Grando (2024) para as reflexões sobre práticas corporais. A pesquisa de campo foi realizada na Aldeia Sede, tendo como principais colaboradores os professores de língua indígena Tembé dessa aldeia. A partir desse estudo, elaborou-se um livro destinado ao público infantil com o fim de ser utilizado como material didático no ensino da língua Tembé e, assim, contribuir para o fortalecimento da proficiência lexical e cultural do público-alvo. Importa ressaltar que a elaboração de material didático é uma necessidade manifestada por professores da língua indígena Tembé que vivenciam processos de revitalização de sua língua e cultura. Esta pesquisa tem o propósito de colaborar para a expansão, fortalecimento e manutenção da língua e cultura do povo Tembé-Tenetehára, estimulada por seu protagonismo e desejo de permanência.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O parâmetro do sujeito nulo na variedade falada nas comunidades quilombolas do Jurussaca-Tracuateua-Pará e Tipitinga-Santa luzia do Pará(2025-09-19) LUZ , Maria Genilda da Silva; SILVA , Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511Duarte (1995) explica que o expressivo preenchimento de pronomes sujeitos sucede em contextos específicos no PB, com a intenção de especificar o sujeito da oração, diferente do que acontece no português europeu (PE), que apresenta preferência pelo sujeito nulo, embora as duas sejam línguas românicas, línguas consideradas pro-drop, ou seja, de sujeito nulo. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo apontar os resultados referentes ao comportamento do parâmetro do sujeito nulo (PSN) nas comunidades quilombolas do Jurussaca, Tracuateua-Pará (Luz, 2023) e Tipitinga-Santa Luzia do Pará (Castro, 2017), tendo como enfoque a referencialidade do sujeito, especificamente a 3ª pessoa do discurso. Os objetivos específicos visam observar quais fatores extralinguísticos estão favorecendo ou inibindo a ocorrência de sujeito nulo; verificar quais pessoas do discurso apresentam maior índice de sujeito nulo e de sujeito pleno; investigar se os dados analisados corroboram a hipótese da hierarquia da referencialidade do sujeito apontada por Duarte e Kato (2014) e analisar comparativamente os dados coletados nas duas pesquisas com foco nas vias de variação e mudança em relação ao português vernacular brasileiro. As variáveis consideradas serão: a variável dependente: ausência/presença do sujeito, e as variáveis independentes: referencialidade do sujeito na 3ª pessoa do discurso (fator linguístico) e gênero/sexo, idade, escolaridade (fatores extralinguísticos). A metodologia empregada será de natureza qualitativa e quantitativa (Cardoso, 2003) na perspectiva sociolinguística, a qual nos ajudará a interpretar como se comporta o parâmetro do sujeito nulo na fala dos moradores das comunidades quilombolas. Na pesquisa de campo, utilizamos a técnica de observação, e a entrevista semiestruturada (Ludke e André, 1986). Em relação ao procedimento de transcrição dos dados, usamos o modelo de chave de transcrição grafemática (Lucchesi, 1994). Nossas hipóteses, por meio dos dados analisados comparativamente, corroboram a hipótese da hierarquia da referencialidade do sujeito.