Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG
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Navegando Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Abordagens de ensino na educação de surdos: perspectivas do PIBID sobre a interferência do Oralismo no processo de ensino e aprendizagem(2024-06-24) JANSEN, Camila Lorrane Vieira; MOTA, Leila Saraiva; http://lattes.cnpq.br/5730330796384022; https://orcid.org/0000-0003-3666-0812; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511O presente estudo, é resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pará/UFPA-Bragança, o qual está vinculado aos cursos de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Libras. Esta pesquisa tem como objetivo discorrer sobre a influência do Oralismo no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo, e analisar quais os impactos para o seu desenvolvimento linguístico. Segundo Skliar (2013), o Oralismo “trata-se de um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte”. Assim sendo, essa abordagem, quando aplicada na instituição escolar, interfere diretamente no desenvolvimento do indivíduo. Considerando que a escola é um amplo espaço de interações, a pesquisa foi pensada e desenvolvida a partir da observação do aluno surdo na E.E.E.F.M Profª Yolanda Chaves, situada no município de Bragança-PA, bem como no laboratório de inclusão da Universidade Federal do Pará (PA). A metodologia aplicada se deu por meio de pesquisa de campo e também da investigação bibliográfica, logo, partimos de análises e leituras de autores como Skliar (2013), Quadros (2006), Perlin (2013), entre outros que debatem a temática. Assim sendo, por meio deste estudo observamos o desenvolvimento linguístico de alunos surdos e percebemos a interferência oralista em seu aprendizado. Desse modo, esta pesquisa contribui não apenas para questões relacionadas ao ensino e aprendizagem, mas também para a melhor compreensão do desenvolvimento linguístico e cultural dos alunos surdos no que diz respeito ao espaço educacionalTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ancestralidade versus Colonização: os topônimos Urumajó e Augusto Corrêa como marcadores de identidade e testemunhas desse embate na Amazônia paraense.(2025-10-31) ALMEIDA, Rízia dos Reis de Moraes; SILVA, Tabita Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9538950148899879; https://orcid.org/0000-0001-8453-5018O presente trabalho estuda, por meio do campo da Onomástica, especificamente da Toponímia, como a população do município de Augusto Corrêa, no estado do Pará, vem utilizando os topônimos “Urumajó” e “Augusto Corrêa” para nomear o município. O objetivo deste estudo é o de observar a permanência de uso dos dois topônimos em questão por gerações distintas e as razões da manutenção desse uso não obstante a influência colonizadora na tentativa de apagamento da representatividade do nome de origem indígena. A pesquisa está ancorada teórica e metodologicamente nos estudos de Dick (2007; 1992), Cunha (1999), Andrade (2006), Seabra (2004), Silveira Bueno (2013), Biderman (2001) no que diz respeito à Toponímia e ao estudo do Léxico bem como nos de Ponso (2017), Severo (2019) e Veronelli (2021) para apoiar a reflexão sobre línguas minoritárias e decolonialidade da linguagem e Oliveira (2012) com as histórias e memórias urumajoenses. A metodologia está pautada em pesquisas bibliográficas, pesquisa documental e estudos de campo realizados in loco, com sujeitos de idade mais avançada, de um lado, e, de outro, sujeitos mais jovens com o fim de observar a permanência do uso dos dois topônimos em gerações distintas. A pesquisa revela a conservação do uso de dois topônimos na localidade em estudo até os dias de hoje. O topônimo Urumajó como marca de identidade e pertencimento e Augusto Corrêa como forma de personalismo político, construído para eternizar a figura de um vulto político de Bragança e imposto para atrair o reconhecimento dos moradores deste lugar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Criações neológicas no cenário político brasileiro nas eleições de 2018 e 2022.(2023-12-18) AMORIM, Lucas Wallace Menezes; SILVA, Tabita Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9538950148899879; https://orcid.org/0000-0001-8453-5018O presente artigo tem por objetivo descrever os sentidos dos principais neologismos criados nas eleições brasileiras de 2018 e 2022, a partir das teorias linguísticas voltadas à lexicologia, e, para que a pesquisa tenha embasamento teórico, considera-se as autoras Alves (2003), Correa e Almeida (2012). O trabalho elenca e analisa algumas das novas construções lexicais relacionadas aos movimentos de direita e esquerda que, ao agregar adeptos extremistas, causaram uma polarização (afetiva) política no Brasil. A partir das análises, concluiu-se que novos termos criados em contextos políticos tendem a estar impregnados de convicções ideológicas ligadas ao enaltecimento ou depreciação de candidatos e movimentos, o que demonstra apoio ou reprovação frente a eles, além disso, evidenciam a capacidade morfológica e semântica que a língua tem de mudar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Um estudo socioterminológico da Marujada de Dois Santos, Tracuateua-PA(2025-10-31) MACIEL, Polyana Karoline de Melo; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511Este trabalho tem como objetivo descrever os termos utilizados na Marujada de Dois Santos, no município de Tracuateua-Pará. A pesquisa apresenta uma abordagem socioterminológica, de acordo com Faulstich (1995, 1998, 2006), para investigar os termos usados pelos marujos e marujas. Buscaram-se nos aportes teóricos de (Reis, 2015) e (Silva e Carvalho, 2021) para discutir as características dessa festividade. A temática foi escolhida pela ausência de trabalhos acadêmicos que não descrevem a marujada nesse aspecto terminológico. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa de campo com auxílio de entrevista semiestruturada com participantes dessa manifestação religiosa e cultural, visando obter informações acerca da temática. Na discussão dos resultados, analisaram-se as singularidades e semelhanças dos termos utilizados na Marujada de Tracuateua com as outras marujadas da região bragantina. Apresenta-se, portanto, um estudo socioterminológico no intuito de refletir e registrar a tradição e a identidade dessa comunidade por meio do léxico especializado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estudos do léxico e o empreendedorismo feminino das designers de sobrancelhas no município de Tracuateua-Pará.(2025-10-31) NASCIMENTO, Samylle Freitas do; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511O presente estudo tem como objetivo geral investigar como o léxico utilizado pelas designers de sobrancelhas no município de Tracuateua-PA influencia no empreendedorismo feminino, e de maneira específica, fomentar reflexões a respeito do trabalho desenvolvido por essas profissionais, desenvolver estudos do léxico e analisar a maneira como ele se aplica à comunicação entre as designers e suas clientes. Desenvolvido no âmbito de uma pesquisa qualitativa (Prodanov e Freitas, 2013), o estudo foi embasado teoricamente nos fundamentos da Socioterminologia (Sousa, 2023); no que concerne ao empreendedorismo feminino e ao papel da mulher no mercado de trabalho e suas práticas na sociedade, foram utilizados os autores (Mantovani, 2020), (Amorim e Batista, 2012). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a quatro colaboradoras designer de sobrancelhas. O estudo identificou que o léxico empregado pelas colaboradoras influencia diretamente a visibilidade e a percepção social do empreendedorismo feminino no contexto local, colocando a mulher como protagonista, assim desencadeando reflexões sobre a ascendência das mulheres no mercado de trabalho como empreendedoras no ramo de beleza e estética.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Expressões das relações amorosas na fala de idosos e jovens no município de Bragança-PA: conservação e atualização(2025-09-19) SOUSA, Ana Carollina Moraes de; SILVA, Tabita Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9538950148899879; https://orcid.org/0000-0001-8453-5018Este trabalho propõe um estudo semântico-lexical referente ao léxico das relações amorosas usado por sujeitos idosos e jovens no município de Bragança-PA. O objetivo do estudo consiste em verificar a conservação ou a atualização do léxico relativo às relações amorosas na fala de idosos e jovens deste município. Parte-se do princípio de que as línguas variam e passam por mudanças ao longo de sua trajetória, e que cada geração mantém um acervo lexical em constante dinamismo, o qual reflete um determinado tempo histórico revelador de valores, culturas e concepções de mundo operantes em uma dada época. Esse trabalho resulta de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo com indivíduos idosos de faixa etária a partir de 60 anos, e jovens entre 18 e 25 anos, nascidos e residentes no município de Bragança-PA. O estudo apoia-se em autores representativos de áreas de estudo distintas: Biderman (1984, 2001) e Faulstich (1995) como aporte para o tratamento do aspecto lexical da pesquisa; Calvet (2002), Mollica e Braga, (2013) para embasar as noções de variação e mudança linguística; Gil, (2002) e Pereira et al (2018) para o embasamento metodológico; para fundamentar as relações entre envelhecimento e linguagem foram adotadas as obras de Monteiro (2007), Pretti (1991), Haddad (2016) e Brandão e Parente (2001). O estudo contribui para revelar a dinâmica lexical, seja na conservação ou na atualização do léxico de pessoas idosas, pois considerando o processo de interação desse público com pessoas jovens, espera-se que haja uma conservação das expressões utilizadas por pessoas idosas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Léxico, corpo humano e práticas corporais: uma proposta de material didático para o ensino da língua Tembé-Tenetehára(2024-06-19) BRAGA, Daiane Fernandes BRAGA; SILVA, Tabita Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9538950148899879; https://orcid.org/0000-0001-8453-5018Este trabalho consiste em um estudo do léxico das partes do corpo humano, associado às práticas corporais, na língua Tembé, falada pelo povo TembéTenetehára, habitante da Terra Indígena Alto Rio Guamá (TIARG), estado do Pará. Partimos do pressuposto de que o léxico de uma língua transporta e salvaguarda informações históricas, culturais e linguísticas de uma sociedade, entre outras. Para a efetivação desse estudo, recorremos à pesquisa bibliográfica e à pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica fundamenta-se, principalmente, em autores como Biderman (1996), Krieger (2006), no que respeita ao estudo do léxico, Rodrigues (1985;1993), Boudin (1966; 1978), Carvalho (2001) e Silva (2010) como fonte para a linguística indígena e para a língua Tembé especificamente; Wagley e Galvão (1961) e Gomes para a historiografia Tenetehára, bem como Almeida e Suassuna (2010) e Grando (2024) para as reflexões sobre práticas corporais. A pesquisa de campo foi realizada na Aldeia Sede, tendo como principais colaboradores os professores de língua indígena Tembé dessa aldeia. A partir desse estudo, elaborou-se um livro destinado ao público infantil com o fim de ser utilizado como material didático no ensino da língua Tembé e, assim, contribuir para o fortalecimento da proficiência lexical e cultural do público-alvo. Importa ressaltar que a elaboração de material didático é uma necessidade manifestada por professores da língua indígena Tembé que vivenciam processos de revitalização de sua língua e cultura. Esta pesquisa tem o propósito de colaborar para a expansão, fortalecimento e manutenção da língua e cultura do povo Tembé-Tenetehára, estimulada por seu protagonismo e desejo de permanência.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “Na universidade, minha maior lição foi provar que mãe não desiste”: os desafios de mulheres acadêmicas do curso de Letras - Língua Portuguesa da UFPA Campus de Bragança para conciliar maternidade e graduação.(2025-10-30) SILVA, Mayra de Cassia Silva e; FERREIRA , Deyglyson Luan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8155333994769932; https://orcid.org/0009-0005-6665-9128A presente pesquisa tem por objetivo compreender as experiências de discentes-mães do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança, analisando os desafios enfrentados por essas mulheres na conciliação entre maternidade e vida universitária. Assim, propõe-se neste trabalho uma análise do discurso com base nas entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso de Letras – Língua Portuguesa, para entender os sentidos construídos em suas falas e as condições institucionais que atravessam suas trajetórias acadêmicas. Tendo em vista isso, este estudo parte das dificuldades estruturais e pedagógicas que afetam diretamente a permanência dessas estudantes, como a ausência de espaços adequados para o cuidado infantil, a inflexibilidade dos estágios supervisionados e a carência de políticas de apoio para às mães universitárias. Dessa maneira, lança-se mão de três categorias de análise: estrutura institucional, ensino e aprendizagem, e vivências maternas na universidade. Para esta análise, toma-se como base teórica a Análise do Discurso (Orlandi, 2012; Brandão, 2012), além dos estudos de Pessanha (2023) e Vieira, Souza e Rocha (2019) sobre maternidade na graduação. Portanto, pode-se observar que as discentes-mães desenvolvem estratégias de resistência diante das adversidades, mas ainda encontram uma universidade despreparada para acolhê-las. Outrossim, o estudo contribui para ampliar o debate sobre políticas de permanência e equidade de gênero, propondo reflexões que possam subsidiar ações institucionais e futuras pesquisas interdisciplinares voltadas à inclusão e ao acolhimento das mães universitárias.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Nomes de aves na língua Tembé-Tenetehára: uma relação entre léxico, cultura e ensino de língua(2025-10-31) SILVA, Jéssica Mescouto; SILVA, Tabita Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9538950148899879; https://orcid.org/0000-0001-8453-5018Este trabalho consiste em um estudo sobre o léxico referente a aves conhecidas pelo povo Tembé-Tenetehára, habitante da aldeia Sede, localizada na região do Guamá, na Terra Indígena Alto Rio Guamá, no estado do Pará, com o intuito de colaborar com material de apoio ao ensino da língua indígena Tembé. O trabalho partiu de um levantamento do léxico referente às aves em dicionário da língua Tembé e pesquisa de campo com falantes dessa língua, bem como com professores de língua indígena, considerando a importância desses animais na cosmologia e nas práticas culturais do povo Tembé. O estudo fundamenta-se, teoricamente, na Lexicologia e na Terminologia por meio de autores como Biderman (1996), Krieger (2006), Isquerdo (2020), assim como nos trabalhos de Rodrigues (1985; 1986), Boudin (1966), Silva (2010) sobre a língua Tembé; Wagley e Galvão (1961) e Gomes (2020) contribuem para o entendimento da história e cultura Tenetehára. Esse estudo busca contribuir para o processo de expansão e fortalecimento da língua e cultura Tembé-Tenetehára por meio da criação de material de apoio que auxilie no ensino da língua, dada a escassez já manifesta pelos indígenas Tembé-Tenetehára participantes deste trabalho. Como resultado do levantamento lexical, elaborou-se um livro ilustrado voltado para o público infantil com o fim de auxiliar no ensino da língua Tembé.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Oralidade e saberes tradicionais sobre ervas medicinais: uma sequência didática com o gênero entrevista(2025-11-05) CORDEIRO, Andreza da Silva; FERREIRA , Deyglyson Luan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8155333994769932; https://orcid.org/0009-0005-6665-9128O presente artigo busca desenvolver e refletir sobre a possibilidade de práticas educativas que relacionam os saberes sobre as ervas medicinais como suporte para o desenvolvimento da escrita, leitura e oralidade. Este estudo tem como principal base teórica Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2005), que fundamentam a construção proposta de uma sequência didática para trabalhar esse saber a partir do gênero entrevista. Assim, este estudo foi motivado pela questão: de que maneira, a aplicação de uma sequência didática com o gênero textual entrevista com foco nos saberes das ervas medicinais, pode contribuir na ampliação das práticas de escrita de alunos da rede municipal de Tracuateua-PA? Dessa maneira, esse estudo tem sua importância atrelada à promoção da valorização de um saber tradicional que está se perdendo com o tempo. Portanto, pode-se observar que o gênero entrevista é uma ferramenta pedagógica com grande potencial para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, assim como de oralidade. Outrossim, os resultados também estimulam reflexões acerca da importância da oralidade na construção de conhecimentos dentro da disciplina de língua portuguesa e na comunicação social por parte do alunado, pressupondo que o trabalho pedagógico com o gênero textual entrevista por meio de uma sequência didática pode contribuir para a valorização do conhecimento sobre ervas medicinais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O parâmetro do sujeito nulo na variedade falada nas comunidades quilombolas do Jurussaca-Tracuateua-Pará e Tipitinga-Santa luzia do Pará(2025-09-19) LUZ , Maria Genilda da Silva; SILVA , Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511Duarte (1995) explica que o expressivo preenchimento de pronomes sujeitos sucede em contextos específicos no PB, com a intenção de especificar o sujeito da oração, diferente do que acontece no português europeu (PE), que apresenta preferência pelo sujeito nulo, embora as duas sejam línguas românicas, línguas consideradas pro-drop, ou seja, de sujeito nulo. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo apontar os resultados referentes ao comportamento do parâmetro do sujeito nulo (PSN) nas comunidades quilombolas do Jurussaca, Tracuateua-Pará (Luz, 2023) e Tipitinga-Santa Luzia do Pará (Castro, 2017), tendo como enfoque a referencialidade do sujeito, especificamente a 3ª pessoa do discurso. Os objetivos específicos visam observar quais fatores extralinguísticos estão favorecendo ou inibindo a ocorrência de sujeito nulo; verificar quais pessoas do discurso apresentam maior índice de sujeito nulo e de sujeito pleno; investigar se os dados analisados corroboram a hipótese da hierarquia da referencialidade do sujeito apontada por Duarte e Kato (2014) e analisar comparativamente os dados coletados nas duas pesquisas com foco nas vias de variação e mudança em relação ao português vernacular brasileiro. As variáveis consideradas serão: a variável dependente: ausência/presença do sujeito, e as variáveis independentes: referencialidade do sujeito na 3ª pessoa do discurso (fator linguístico) e gênero/sexo, idade, escolaridade (fatores extralinguísticos). A metodologia empregada será de natureza qualitativa e quantitativa (Cardoso, 2003) na perspectiva sociolinguística, a qual nos ajudará a interpretar como se comporta o parâmetro do sujeito nulo na fala dos moradores das comunidades quilombolas. Na pesquisa de campo, utilizamos a técnica de observação, e a entrevista semiestruturada (Ludke e André, 1986). Em relação ao procedimento de transcrição dos dados, usamos o modelo de chave de transcrição grafemática (Lucchesi, 1994). Nossas hipóteses, por meio dos dados analisados comparativamente, corroboram a hipótese da hierarquia da referencialidade do sujeito.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A pesca artesanal na Vila de Cajueiro Campos de Baixo em Bragança-PA: um estudo terminológico(2025-09-22) ALVES, Rafael de Lima; SILVA, Tabita Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9538950148899879; https://orcid.org/0000-0001-8453-5018Este estudo insere-se nas ciências do Léxico e tem por objetivo principal investigar a existência de um repertório terminológico específico da pesca artesanal na comunidade de Cajueiro Campos de Baixo, em Bragança-PA. Busca contribuir para a preservação da cultura local e do saber lexical vinculado à pesca artesanal. Fundamenta-se teoricamente nas ciências do léxico a partir de autores dos quais pode-se citar Biderman (2001; 1987), Faulstich (1995), Pires e Isquerdo (2001), Vilela (1997) e em autores da metodologia científica, como Gil (2002) e Prodanov (2013). O estudo é de natureza qualitativa e envolveu pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com pescadores artesanais moradores da referida comunidade. Os procedimentos metodológicos incluíram análise dos dados coletados, utilizando o software AntConc. Os resultados confirmam a existência de um repertório terminológico da pesca artesanal específico deste lugar, que, embora ameaçado de desaparecimento, ainda preserva um saber lexical rico e significativo. A catalogação de 80 termos específicos relacionados à atividade da pesca artesanal corrobora a hipótese da existência de um léxico próprio e destaca a importância da preservação da cultura local e do saber tradicional. Portanto, este estudo visa contribuir para a valorização da cultura local e para a preservação da identidade cultural da comunidade, propondo a construção de um glossário terminológico que possa ser disponibilizado à comunidade e utilizado como ferramenta de ensino e pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A terminologia da extração do caranguejo em Caratateua (Bragança-PA): termos, cultura e identidade em interação(2025-10-30) COSTA, Hugo Vicente Lima da; SILVA, Tabita Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9538950148899879; https://orcid.org/0000-0001-8453-5018Este trabalho busca registrar os termos da extração do caranguejo na comunidade de Caratateua, em Bragança-PA, reconhecendo a linguagem como expressão da cultura local. Fundamenta-se, teoricamente, nos estudos do léxico, principalmente na Terminologia, a partir de autores como Biderman (2001), Finato (2002), Faulstich (2001), Oliveira e Isquerdo (2001), bem como de Gil (2002) e Prodanov (2013) para o aporte metodológico. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa e descritiva, com entrevistas e observações de campo, permitindo identificar e analisar o vocabulário próprio dessa prática. O levantamento resultou na catalogação de 60 termos específicos, formando um corpus terminológico que possibilita a elaboração futura de um glossário terminológico. O estudo revela um repertório linguístico singular que reflete saberes empíricos, práticas sustentáveis e identidades locais. Assim, o trabalho contribui para a valorização dos saberes tradicionais, para preservação linguística e cultural da comunidade e para o reconhecimento da terminologia da extração do caranguejo como patrimônio imaterial da região amazônica.