Curso de Matemática - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Curso de Matemática - CABAE por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISE"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Da natureza à bolsa de valores: identificando a sequência de Fibonacci presente no dia a dia(2022-02-23) MARTINS, Tatiara de Nazaré Costa; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378O presente trabalho destaca a sequência de Fibonacci e o número de ouro presentes em vários contextos do dia a dia e sua relevância nesses ambientes. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é apresentar a intrínseca presença dos números de Fibonacci na produção artística, na flora, fauna, no ambiente de publicidade e no mercado financeiro das bolsas de valores. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a sequência de Fibonacci, considerando sua definição, propriedades e aplicabilidade. Assim, constatou-se que a sequência de Fibonacci presente em elementos naturais ou nas criações humanas sempre apresenta harmonia visual e estética. Essa matemática se observa por meio de suas proporções numéricas e que essas proporções também podem ser utilizadas nas estimativas de naturezas caóticas e dinâmicas como a bolsa de valores.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A utilização do GeoGebra no ensino de análise real: uma proposta para a aprendizagem de sequências numéricas(2022-12-23) GONCALVES, Francisca Sacramento; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma proposta diferenciada ao ensino tradicional de sequências numéricas, assunto abordado na disciplina Análise Real, baseada na utilização de tecnologias digitais. Buscou-se utilizar o software GeoGebra para mostrar o dinamismo e a visualização que o software possibilita a compreensão de algumas noções básicas sobre sequências numéricas. A pesquisa pretende demonstrar que é possível promover a adoção de recursos tecnológicos em aulas de Análise Real, dinamizando e facilitando o processo de ensino de sequências numéricas.