Curso de Matemática - CABAE
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Navegando Curso de Matemática - CABAE por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aspecto histórico e desenvolvimento de números complexos: aplicação das fórmulas de Moivre na área da geometria plana(2022-02-25) OLIVEIRA, Jefferson Nahum de; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O presente artigo traz como temática aspecto histórico e desenvolvimento de números complexos e cálculo das raízes a partir de rotação de polígono regular inscrito na circunferência e procura fazer uma breve abordagem histórica sobre o surgimento dos números complexos no período do renascimento que resultou no desenvolvimento do conjunto complexo e de propriedades algébricas de equações quadrática e cúbicas. Outra abordagem se concentra no plano de Argand-Gauss e fórmulas de Moivre com aplicações em polígonos regulares inscritos na circunferência de raio unitário e centro na origem. Inserido nesse contexto, dedica-se e enfatiza-se um processo analítico relacionado a rotações de polígono regulares numa circunferência de raio unitário para obter coordenadas de um polígono de n lados sem a necessidade de utilizar a 2ª fórmula de Moivre. Aplicam-se esse processo de ensino em polígonos regulares de n lados, mostrando como encontrar todas as raízes de cada um de seus vértices. Conclui-se a pesquisa considerando que o procedimento analítico utilizado sem a necessidade de envolver a 2º fórmula de Moivre, representa uma interessante estratégia de ensino para calcular raízes enésimas de um número complexo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formas bilineares: reconhecimento de cônicas em R2 e quádricas em R3(2021-10-18) PEREIRA, Rivaldo de Lima; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Este trabalho consiste no estudo de formas bilineares, funções que a cada par de vetores em um espaço vetorial associa um número real de modo que uma vez fixado o primeiro vetor, a função seja uma transformação linear em relação ao segundo vetor, e vice-versa, para o reconhecimento de cônicas em R2 e superfície sem R3, a partir da diagonalização da matriz associada à forma bilinear e mudanças de coordenadas. Para isto, veremos a teoria básica da Álgebra Linear dando, sempre que possível, um enfoque geométrico aos conceitos apresentados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Monitoramento da curva glicêmica utilizando a spline cúbica(2022-12-13) PAIVA, Brenda Rafaele da Conceição; BASSANI, Igor Menon; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272O objetivo deste trabalho foi utilizar a Spline Cúbica como ferramenta auxiliar no monitoramento de uma curva glicêmica utilizando dados adquiridos de uma pessoa portadora de diabetes, atrelado a um aplicativo denominado Glic. Neste contexto, foram apresentados os conceitos sobre diabetes, abordando os tipos, hemoglobina glicada, dieta e exercícios físicos. Em seguida, foi abordado uma curva de aproximação denominada Spline Cúbica. Uma aplicação foi desenvolvida, a qual analisou-se o comportamento da Spline Cúbica na interpolação dos dados coletados utilizando o Glic. Ao analisar os resultados, foi possível concluir que a Spline Cúbica se mostra eficiente no processo de tornar denso um conjunto de dados, apresentando uma imagem geométrica suavizada indicando uma menor variação nos mesmos ratificado pelo parâmetro estatístico desvio padrão, proporcionando desta maneira uma análise mais fidedigna em relação aos valores da hemoglobina glicada vinculada as taxas glicêmicas utilizadas.