Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST
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Navegando Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST por CNPq "CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atletismo: percepção de alunos em uma escola pública(2019-06-28) BRAGA, Antônio Adolfo Carvalho; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868O atletismo é uma prática esportiva que vem ocupando cada vez mais espaço nas mídias e nas redes sociais principalmente em períodos olímpicos. E essa modalidade precisa ser trabalhada cada vez em ambiente escolar, para crescimento psicomotor de seus alunos, deixando de ser apenas um esporte de formação de atletas. Objetivo: Verificar se os adolescentes reconhecem o atletismo em suas aulas e se as vivenciam em seu conteúdo nas aulas de educação física. Método: foi realizado uma pesquisa direta com um questionário de 5 perguntas abertas, de análise qualitativa em forma de pesquisa de campo, no qual teve como meio a obtenção de dados. Resultados: Das duas salas que foi aplicado o questionário tendo um total de 48 alunos avaliados, todos ainda não tiveram experiência com atletismo na atual escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brincadeiras de rua no processo de ensino e aprendizagem da educação física: um resgate das vivências dos alunos(2019-06-26) FREITAS, Keila de Souza; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330O objetivo do presente estudo foi verificar se as brincadeiras de rua, que fazem parte do cotidiano dos alunos, estão sendo utilizadas no processo de ensino e aprendizagem como metodologia para a aquisição de novos saberes. Participaram do estudo 07 professores de Educação Física da rede municipal de Castanhal, os quais ministram aulas nos anos iniciais do ensino fundamental, sendo 02 mulheres e 05 homens, com faixa etária média de 35 anos. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, onde o foi feito a captação do áudio de todas as entrevistas, sendo que para a análise dos dados obtidos foi utilizado a técnica de análise de conteúdo apresentada por Bardin (1977). Os resultados da pesquisa mostraram que os professores utilizam as brincadeiras, praticadas pelos alunos no cotidiano, no processo de ensino e aprendizagem e que valorizam esses conhecimentos adquiridos através das vivências dos alunos, os quais fazem parte de suas culturas. Podemos concluir que as brincadeiras de rua estão presentes no ambiente escolar, mostrando que existe uma preocupação por parte dos professores em relação a considerar as experiências dos alunos no processo de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contação de história na educação física infantil: uma proposta com o conteúdo ginástica(2018-12-21) SILVA, Adriana de Almeida dos Reis; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922Este trabalho tem como objetivo principal, analisar a contação de história enquanto metodologia do ensino-aprendizagem na Educação Física Infantil. Através de pesquisas bibliográficas iremos contextualizar a Educação Física na Educação Infantil, onde apontaremos quais as contribuições que a contação de histórias pode proporcionar para a melhor compreensão e aquisição do conhecimento, quando utilizado de forma correta pelo professor. Como aporte teórico, tomamos como referências os estudos de Abramovich, Silveira, Santos, entre outros. Para uma melhor compreensão sobre o assunto fizemos um aparato histórico da Educação Infantil, em seguida veremos quando surgiu a contação de histórias e sua importância, e por fim faremos uma proposta de atividades para serem tomadas como referência para aulas de Educação Física Infantil. A contação de histórias é um instrumento didático bastante eficaz para ser utilizado nas aulas de Educação Física Infantil, pois a criança se sente mais estimulada a fazer determinada atividade relacionada à ginástica quando se é empregado o uso da contação de histórias, pois se torna mais fácil relacionar determinado movimento quando se é disponibilizado de uma história lúdica e prazerosa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação física como componente curricular nas escolas da rede municipal de Santa Maria-PA : uma análise entre a legalidade e a realidade(2018-07-17) SILVA, Renata Kelly Vieira da; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922A construção do presente estudo foi motivada pelas observações desenvolvidas durante nosso processo formativo, uma vez que, enquanto estudante da Educação Básica no município de Santa Maria do Pará observou-se carências e fragilidades apresentadas pelas escolas no desenvolvimento das aulas de Educação Física, tal fragilidade se fazia, em nossa compreensão por se tratar de um município do interior de um estado do Pará com disparidades econômica, sociais e culturais significativas. Nesta direção, a pesquisa se desenvolveu considerando o seguinte problema: Qual o lugar da Educação Física como componente curricular na rede municipal de Ensino em Santa Maria do Pará? O objetivo geral foi compreender como se constitui o lugar da Educação Física como componente curricular na rede municipal de ensino em Santa Maria do Pará. A pesquisa pautou-se pela abordagem qualitativa e considerou a necessidade de englobar a pesquisa do tipo: bibliográfica, documental e de campo. O instrumento de coleta de dados se fez a partir da realização de entrevista semiestruturada com a Secretária Municipal de Educação do Município de Santa Maria do Pará e, a análise dos dados coletados se fez a partir da Técnica da Análise dos Conteúdos. Como resultado da pesquisa, observamos a presença da Educação Física nos documentos legais, contudo, constatamos sua ausência como componente curricular no cotidiano das escolas municipais de Santa Maria do Pará. Tal ausência é compreendida por limitações que expressas desde o planejamento educacional do referido município, uma vez que, a gestão municipal apesar de relatar ter a compreensão sobre a importância da Educação Física para o desenvolvimento dos estudantes, pauta-se por uma perspectiva que defende professores polivalentes, no qual entende que um profissional de outra área pode assumir a regência das especificidades da Educação Física. Essa contradição expressa entre a compreensão da importância e a dinamização da realidade é refletida, principalmente, quando verificamos a redução do papel da Educação Física uma vez que os conteúdos que dão base a este componente curricular (jogo, esporte, dança, lutas e ginástica) é compactado no que se denomina “recreação”. A realidade da Educação Física no município de Santa Maria do Pará reafirma a ausência de entendimento coerente quanto à identidade e o valor da Educação Física enquanto componente curricular fundante ao desenvolvimento do sujeito.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação física no ensino fundamental II: um estudo sobre análise dos conteúdos de ensino em escolas públicas municipais de Castanhal-PA(2019-06-26) SOUZA, Anne Caroline Nunes de; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330O presente trabalho tem como objeto de estudo a sistematização dos conteúdos da Educação Física em escolas de ensino fundamental no município de castanhal. Partindo da problemática: Como se dá a sistematização para gerir os conteúdos do ensino da Educação Física no esino fundamental II nas escolas púbicas municipais de castanhal? Para a referida pesquisa realizou-se uma entrevista semi-estruturada com cinco professores de Educação Física em cinco escolas de ensino fundamental II de castanhal. Para a análise de dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Desta forma, indentificou-se que os professores entrevistados sistematizam os conteúdos de forma aleatória, como desejam não apresentando padrão e organização a cerca dos conteúdos. Nesse sentido, foi possível fazer um diagnóstico da sistematização dos conteúdos nas escolas e encontrar algumas lacunas existentes que precisam ser repensadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física(2019-01-10) SILVA FILHO, Izaias Aires da; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922O presente estudo evidencia a temática Educação Física no Ensino Médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física. O objetivo geral do trabalho foi compreender as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de Educação Física do ensino médio no município de Castanhal-PA. Por conseguinte, foi realizado um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, dispondo como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada com quatro professores de Educação Física no ensino médio de duas escolas do município de Castanhal-PA. Para análise de dados utilizamos a Técnica Analise de Conteúdo: Técnica de Elaboração de Análise de Significados proposta por Moreira, Simões e Porto. Os resultados apontaram que: aula fundamentada na abordagem crítico-superadora Amplia o conhecimento; Importância do planejamento da aula; Importância do material; Importância das práticas esportivas; Socialização; Visão positiva e negativa dos professores. Diante do exposto concluiu-se que as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de EF do ensino médio no município de Castanhal-PA depende não apenas dos conhecimentos oficiais mas é uma relação com entre os diferentes saberes que potencializam o ensino e aprendizagem qualificando, assim, a organização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Esporte de rendimento na escola: estresse ou diversão? Uma análise a partir do olhar dos educandos(2018-07-17) RODRIGUES, Maria Cleane Sousa; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922O estudo buscou verificar se o esporte escolar diverte ou estressa os estudantes/atletas vinculados ao Centro Educacional João XXIII da cidade de Castanhal-Pará. Os elementos que permeiam a vivência do estudante/atleta (de handebol feminino e futsal masculino do Centro Educacional João XXIII da cidade de Castanhal-Pará), na relação da prática do esporte de rendimento na Educação Física Escolar contribuem para potencializar nestes estudantes, o estresse e/ou a diversão? E, como objetivo geral: Compreender se, na perspectiva do estudante/atleta (de handebol feminino e futsal masculino do Centro Educacional João XXIII da cidade de Castanhal-Pará), o esporte de rendimento no âmbito escolar contribuem para potencializar nestes estudantes, o estresse e/ou a diversão. A referente pesquisa se caracteriza como uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada junto a 12 estudantes/atletas que fazem parte dos times de handebol feminino e futsal masculino, com idade entre 10 a 16 anos (media de idade igual a 13) sendo todos do time principal. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevistas semiestruturadas e foram analisados considerando a técnica de análise do conteúdo. Este estudo demonstrou através dos relatos dos estudantes/atletas as situações que ocorrem nos treinos e nos jogos. Verificamos então, que as dimensões, estresse e diversão, acontecem frequentemente no que diz respeito ao esporte no âmbito escolar. Porém, apesar dos estudantes/atletas inicialmente destacarem as duas vertentes, os mesmos detalharam com ênfase, os agentes estressores em todos os momentos que envolvem o esporte praticado, sendo perceptível nos resultados a frequência do fator estresse no âmbito escolar pela prática do esporte de rendimento em detrimento a dimensão diversão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Evasão nas aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental: influenciadores que interferem a participação dos estudantes no município de Capanema-PA(2019-01-10) MENDES, Márcio Gabriel Lopes; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922O presente trabalho trata dos fatores influenciadores determinantes da evasão dos estudantes para com a Educação Física Escolar. Diante disso, o problema central da pesquisa busca identificar quais são os elementos que interferem para a não participação dos estudantes, efetivamente, nas aulas de Educação Física. Assim, a pesquisa teve como problema central: compreender os elementos que potencializam a evasão nas aulas de Educação Física dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Buscando entender tal fenômeno, realizou-se um levantamento bibliográfico e em seguida uma pesquisa de campo, utilizando-se como instrumentos para coleta de dados, a aplicação de um questionário para os alunos contendo 7 (sete) perguntas referentes ao tema proposto. A amostra foi composta por doze alunos dos anos finais do ensino fundamental e na faixa etária entre 14 a 15 anos de duas escolas da Rede Pública de Ensino do município de Capanema-PA, que se dispuseram a participar da pesquisa. Com os resultados obtidos podemos concluir que os desinteresses dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental encontram-se atrelados à falta de condições estruturais relacionados à prática pedagógica e em outros casos a falta de diversificação dos conteúdos ministrados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Exercício físico e desempenho cognitivo em adultos jovens saudáveis(2018-01-26) MORAES, Patrícia Martins; TOMÁS, Alessandra Mendonça; http://lattes.cnpq.br/0933396488981436O desenvolvimento de estratégias, fundamentadas em evidências científicas, para um estilo de vida ativo, desde a idade adulta jovem, é necessário para um envelhecimento saudável e livre de demências. Para fomentar tais evidências, o presente trabalho analisou a diferença no desempenho cognitivo entre adultos jovens saudáveis praticantes e não praticantes de exercício físico, por meio de testes neuropsicológicos automatizados. Foram avaliados, no total, 34 adultos jovens saudáveis, entre homens e mulheres, que realizaram a anamnese, o Mini Exame do Estado Mental, os testes da bateria CANTAB e a avaliação física, através de medidas antropométricas e testes físicos. Os sujeitos foram pareados por idade e escolaridade e a análise estatística foi realizada através do programa GraphPad Prims, utilizando o Teste t de student, considerando o nível de significância p<0,05. Os resultados deste estudo sugerem diferenças significativas em testes de memória visuoespacial e funções executivas da bateria CANTAB – SWM, PAL e DMS –, assim como no percentual de gordura, na frequência cardíaca de repouso e nos testes físicos de caminhada de seis minutos e sentar e levantar da cadeira. Este estudo conclui que adultos jovens saudáveis praticantes de exercício físico obtêm melhores desempenhos em testes cognitivos automatizados, que avaliam memória visuoespacial e funções executivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da educação física escolar: vantagens e desvantagens do contraturno(2019-06-26) MONTEIRO, Zilma Rodrigues; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330O objetivo deste estudo foi analisar se a aula no contraturno estimula o aluno a frequentar/participar das atividades e quais impactos ela traz para o trabalho pedagógico da educação física, a partir da compreensão dessa prática escolar como um fator que exclui alunos da aula de educação física. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada com professores de educação física do ensino fundamental maior, como instrumento teve um roteiro de perguntas e um gravador de voz para auxiliar na captação dos dados com uma melhor precisão. Como resultado tivemos uma maior participação/interação dos alunos nas aulas e atividades, quando estas ministradas no contraturno, os professores relataram participar de reuniões e decisões que envolvessem a escola e a disciplina, e desenvolvem uma aula em melhor qualidade quando nesta modalidade. Conclui-se que a disciplina de educação física, é favorecida em níveis de participação e interação quando a atividade ocorre em tal modalidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física em escolas municipais da cidade de Castanhal-PA(2019-06-27) TAVARES, Vilson Guedes; SILVA, Rafael Oliveira daA deficiência existe desde a história antiga e com o passar do tempo seus conceitos e formas de aceitação sofreram diversas mudanças. Na atualidade existem leis que promovem condições de igualdade e inclusão social a pessoa com deficiência. A deficiência visual abrange baixa visão e cegueira, que pode ser classificada como leve, moderada, severa ou profunda e suas causas podem ser variadas. Neste contexto, os alunos com deficiência visual sentem dificuldades em participar das aulas de educação física? O presente estudo caracteriza-se como qualitativo e buscou analisar a inclusão dos alunos com deficiência visual nas aulas de educação física das escolas municipais de Castanhal-PA, através de suas próprias concepções de inclusão. Participaram do estudo quatro alunos com deficiência visual, dois do sexo masculino e dois do sexo feminino, com idade entre 13 e 18 anos, cursando o ensino fundamental. Foi aplicado um questionário com 14 questões onde as respostas foram gravadas através de um aparelho celular. Os alunos vinculam a inclusão com suas participações nas aulas e apesar de sentirem-se inclusos, os mesmos sugerem mudanças e adaptações para que possam ter aulas de qualidade e consequentemente, ter um melhor desempenho escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A interdisciplinaridade como estratégia pedagógica entre as disciplinas educação física e matemática(2019-11-10) CHUCRE, Marco Aurelio dos Santos; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922O presente trabalho aborda a temática da interdisciplinaridade, tendo como foco a Educação Física e a Matemática. A escolha da temática se fez por entendermos que as práticas pedagógicas pautadas na interdisciplinaridade têm sido pouco exploradas. Diante do exposto, construímos como problema central deste estudo: de que maneira a interdisciplinaridade constrói-se como estratégia pedagógica para o desenvolvimento potencializador do ensino e aprendizagem entre as disciplinas de matemática e educação física? Neste sentido a fim de conseguirmos construir uma resposta para este problema, desenvolvemos como objetivo geral: analisar a prática da interdisciplinaridade entre educação física e matemática como estratégia para potencializar o ensino e aprendizagem entre as disciplinas de matemática e educação física. Esta pesquisa foi baseada nos conceitos Fazenda (1995; 1997; 2010) acerca da interdisciplinaridade, entre outros. Nos aproximamos da característica da pesquisa-ação definido por Tripp (2005). A coleta de dados se deu em uma escola localizada no município de Ananindeua, num período de cinco semanas com trinta e três estudantes de ambos os sexos. Em nossas análises percebemos que os alunos conseguiram compreender os conteúdos da matemática aplicados durante as aulas práticas de educação física, houve um maior interesse na participação por parte deles e assim como auxiliou os alunos, a interdisciplinaridade também ajuda o próprio professor no processo de ensino aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos eletrônicos como conteúdo da educação física escolar: uma revisão sistemática(2019-01-10) COSTA, Ruan Felipe De Oliveira Borges; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922Este estudo teve como objetivo analisar a produção científica acerca dos jogos eletrônicos na educação física escolar. Como metodologia, esta pesquisa realizou uma revisão bibliográfica, no intuito de analisar e elencar o uso dos jogos eletrônicos como conteúdo nas aulas de Educação Física. A estratégia de pesquisa, foram utilizados um buscador acadêmico (Google Acadêmico) e uma biblioteca digital a Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), um dos principais periódicos referentes as pesquisas desenvolvidas na área de Educação Física no Brasil, sendo ele a Revista Brasileira de Ciência do Esporte. A amostra constitui-se de seis trabalhos. As publicações analisadas discorrem sobre as principais características acerca dos jogos eletrônicos na pratica pedagógica da Educação Física, relacionando-os diretamente com o convívio social dos alunos e o ambiente que estão inseridos. As publicações sobretudo as de Athayde (2016) e Machado (2017) destacam que é necessário um maior preparo e diálogo com os jogos eletrônicos, utilizando-os a partir de um caráter lúdico e de maior atratividade para o público infanto-juvenil, não deixando de lado o modo de ensino convencional, mas sim se aliando a ele.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática da educação física escolar: desafios e perspectivas no contexto do ensino fundamental no município de São Francisco do Pará(2018-12-21) NASCIMENTO, Cristiane Carrera do; BARRETO, Josafá Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1894551542259862Este estudo tem como título: A prática da educação física escolar: desafios e perspectivas no contexto do ensino fundamental no município de São Francisco do Pará, na qual estabelece uma reflexão sobre a prática docente nas atividades de educação física como forma de desenvolvimento e interação social. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo: Apresentar a importância da prática docente da educação física no Ensino Fundamental. Esta abordagem foi estabelecida através de minhas inquietações durante o estágio acerca das atividades de educação física na referida modalidade de ensino, na qual despertou assim, o interesse de aprofundar os conceitos, características e aspectos mais significativos ao processo de ensino e aprendizagem dos discentes. Com esse propósito, este estudo vem ressaltar a problemática: Como se configura a prática docente de educação física no ensino fundamental? Sua metodologia está baseada através de uma pesquisa bibliográfica, juntamente a uma pesquisa de campo. Sendo assim, no tópico I vem apresentar as atividades de educação física no contexto educacional e seu desenvolvimento psicomotor. No tópico II desafios e perspectivas da prática docente no ensino fundamental. No III e último vem ressaltar as práxis pedagógicas: Desenvolvimento da educação física no contexto escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas da educação física na educação de jovens e adultos na Escola Cônego Leitão em Castanhal-PA(2018-01-10) SOUSA, Bruna Adriele Monteiro de; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922O presente estudo “práticas pedagógicas da educação física na educação de jovens e adultos na escola cônego leitão em castanhal-PA”, tem como objetivo geral: Compreender a elaboração das aulas de Educação Física, considerando os métodos e espaços utilizados. A pesquisa se caracteriza como uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa de campo realizada na Escola Estadual Cônego Leitão da cidade de Castanhal-PA. A pesquisa foi desenvolvida junto a 23 estudantes que participam da Educação de Jovens e Adultos com idade entre 18 a 38 anos (média de idade 23,22). Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado e foram analisados considerando o estudo do conteúdo. Este estudo demonstrou através das respostas dos estudantes a realidade de como que ocorrem as aulas de Educação Física na modalidade da EJA. Verificamos então, as principais dificuldades apresentadas, sendo que a mais recorrente comentada é a falta de espaço adequado para as aulas práticas, sendo apontado a necessidade de espaço e recursos para que possa desenvolver de forma adequada as aulas práticas e proporcionando aos alunos um melhor desenvolvimento educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Realidade virtual como ferramenta pedagógica no ensino da educação física(2018-10-19) MONTEIRO, Pedro Antonio Marques da Silva; TOMÁS, Alessandra Mendonça; http://lattes.cnpq.br/0933396488981436As tecnologias de informação, comunicação e mídias eletrônicas estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Essas tecnologias alteraram o modo de vida em sociedade, consequentemente, houve mudanças na educação. Hodiernamente, boa parte das escolas utilizam recursos tecnológicos para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, nem todas as escolas possuem recursos financeiros para tal. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi apresentar uma estratégia de ensino-aprendizagem de baixo custo e diagnosticar a concepção de aprendizado dos estudantes por meio da utilização da realidade virtual nas aulas de Educação Física. A proposta metodológica foi desenvolvida através da pesquisa-ação, na qual montamos óculos de realidade virtual durante as aulas, os estudantes vivenciaram a educação imersiva e responderam a um questionário relacionado à experiência. A amostra foi constituída por 57 estudantes, de ambos os sexos (32 meninos e 25 meninas, com idade média de 11,9 anos), devidamente matriculados no 6º e 7º ano em escola particular de Castanhal – Pará. A dinâmica foi realizada em duas turmas seguindo a mesma pragmática. Para começar, houve uma conversa inicial e a divisão da turma em quatro grupos, montamos quatro óculos de realidade virtual com os moldes do “Google Cardboard”, utilizamos o programa “Human Body VR” para apresentar o corpo humano e em seguida os grupos montaram um quebra-cabeça do sistema esquelético. A vivência proposta no estudo suscitou para os sujeitos outra visão da Educação Física, na qual é possível mudar o cotidiano das aulas, tornando mais interativas e diferenciadas. Portanto, de acordo com as análises realizadas, observa-se que a realidade virtual pode ser considerada um instrumento pedagógico interessante e eficaz nas aulas de Educação Física, em se tratando do envolvimento que ela exerce, sendo assim, apresenta-se como uma ferramenta a mais como recurso pedagógico nas aulas de Educação Física e não uma troca de espaços ou metodologias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecnobrega: os contrastes de uma identidade cultural para o jovem periférico(2019-06-24) RIBEIRO, Lucilene do Nascimento; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330O Tecnobrega é um ritmo dançante paraense que mistura elementos da cultura local com batidas eletrônicas, muito apreciado pelos jovens, especialmente os que residem em periferias. Por estar presente nos espaços de lazer, residências e ainda ser um gerador de renda para jovens e adultos, é importante investigar as contribuições do ritmo para a cultura e vida do jovem periférico. Com isso, propõem-se novas abordagens no conteúdo de dança em aulas de Educação Física, destacando este ritmo como forma de envolver o aluno, não apenas na dança, mas fomentando discussões culturais em classe. A pesquisa desenvolvida foi do tipo qualitativa, dividida em revisão da literatura sobre o tema e levantamento qualitativo sobre o Tecnobrega com os agentes ligados ao ritmo e uma docente de Educação Física. O teor da pesquisa e as afirmações dos respondentes apontam para o potencial poder cultural da implementação desse ritmo, pois estimula a construção de sua identidade cultural e a compreensão da cultura local sobre ele, bem como sobre a produção do ritmo, que é gerador de renda para muitos desses jovens. Portanto, sendo a aula de Educação Física um local de construção humana, tais momentos serão potencializados ao incluir esse importante ritmo da cultura paraense.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O yoga enquanto conteúdo da educação física escolar: limites e possibilidades(2019-01-09) ARAÚJO, José Luis Nunes; SANTOS, Dalva de Cássia Sampaio dos; http://lattes.cnpq.br/1057819021417873Foi com o chamado “Movimento Renovador”, nas décadas de 70 e 80, que se ampliou o debate em torno do papel da Educação Física nas escolas brasileiras, contestando sua base teórica, buscando sua relevância para a educação e também sua função social. Antes desse período havia certa aceitação de que a Educação Física era uma disciplina com fins de desenvolvimento da aptidão física dos alunos e de iniciá-los na prática esportiva. Hoje em dia, porém, avançou bastante a produção acadêmica em torno dessa área do conhecimento, com o surgimento de várias abordagens, um vasto número de livros e artigos, a consolidação de renomados autores, e também onde documentos importantes, como os PCNs, vem afirmar como função da Educação Física não apenas trato com os conteúdos da cultura corporal de movimento, mas de formar seus alunos para o exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. É neste sentido, onde o aluno não está isolado de outros aspectos da vida, que esta pesquisa traz a proposta do conteúdo Yoga, objetivando apresentá-lo como alternativa e possível conteúdo nas aulas de Educação Física escolar. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica de caráter qualitativo e que foi norteado pelo seguinte problema de pesquisa: quais as contribuições do Yoga para a educação ética, social e corporal dos educandos? Organizado inicialmente pelo sábio indiano Patanjali, no século IV a. C., o Yoga é um sistema óctuplo que abrange desde cuidados com o corpo e a mente, até questões éticas e de educação, não se resumindo, portanto, apenas a posturas mecânicas e pré-determinadas. Assim, acreditamos que com este estudo se pode ampliar a concepção de educação, de Educação Física, de escola, de aluno, de professor, e muitas outras categorias, oferecendo aos professores novas propostas para (re)pensarem suas aulas, sendo o Yoga um valioso instrumento para uma educação inovadora, não fragmentada, emancipatória, autônoma e crítica.