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Navegando Graduação - ICSA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A contribuição do bibliotecário na disseminação da informação: nortes para atuação do Agente Comunitário de Saúde(2025-04-02) SILVA, Juliana Costa da; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046; https://orcid.org/0000-0002-2581-2537Faz uma análise das similaridades entre as atribuições do bibliotecário e as do agente comunitário saúde (ACS), a fim de permitir dimensionar a importância e a contribuição da Biblioteconomia como norte para o melhor desempenho de outras profissões, em especial a do ACS. Mesmo sendo uma profissão vinculada à área da saúde, os atributos do bibliotecário são aplicáveis a atuação do ACS? os princípios biblioteconômicos podem contribuir de forma interdisciplinar e estratégica no tocante à disseminação da informação, seja por meio de conceitos acadêmicos ou por meio de questões práticas do fazer bibliotecário. O objetivo do artigo foi analisar a contribuição da Biblioteconomia na disseminação da informação na área da saúde. Como metodologia foram apresentados pressupostos teóricos e práticos para criar um elo entre a contribuição dos conhecimentos adquiridos no Curso de Biblioteconomia e aquilo que pode ser aplicado para melhorar a capacitação dos ACS, adotando-se uma pesquisa bibliográfica exploratória. Como resultado da análise a melhoria no serviço prestado à comunidade qualifica a dinâmica para construção de aprendizagem em saber pesquisar e usar a informação, contribuindo de forma melhor na disseminação da informação em saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Disseminação da leitura na periferia de Belém pela Biblioteca Comunitária “Espaço Cultural Nossa Biblioteca”(2023-12-22) SILVA, Walbe Marinho da; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XO tema deste trabalho consiste em investigar como ocorre a disseminação da leitura por meio de uma biblioteca comunitária localizada em Belém do Pará, a qual atua também como espaço cultural. Como objetivo geral, a pesquisa discute o importante papel social da biblioteca comunitária Espaço Cultural Nossa Biblioteca na disseminação da leitura entre adolescentes e jovens do bairro do Guamá. Quanto aos procedimentos, a pesquisa é de natureza básica e tem como método a pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. Desse modo, os dados foram coletados dentro do espaço da Biblioteca Comunitária, no bairro periférico do Guamá, localizado na capital paraense. Também foi adotada uma análise categorial de conteúdo, para uma melhor compreensão dos fenômenos analisados nesta pesquisa. Como resultados, a pesquisa identifica que a disseminação da leitura ocorre, principalmente, por meio dos círculos de leitura, assim como verifica que a biblioteca comunitária ECNB está inspirando a vida de adolescentes e jovens ao fazê-los apreender seu protagonismo social e direitos enquanto cidadãos, capazes de ler e compreender os problemas presentes no contexto social onde se encontram, podendo atuar de forma ativa na sociedade a partir das diferentes percepções realizadas a partir da leitura. Conclui, portanto, que os espaços culturais e a biblioteca comunitária são aliados importantes para disseminar e promover a leitura na periferia. A pesquisa também ressalta que os mediadores são figuras essenciais nas práticas leitoras, pois o papel deles dentro do espaço da biblioteca comunitária é de grande importância. Por fim, também é possível reafirmar a importância de uma biblioteca comunitária em periferias do país como um agente de transformação social, educacional e cultural não só de adolescentes e jovens, mas igualmente de toda a comunidade em que ela se insere.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A mediação da informação e da leitura na biblioteca infantil da Usina da Paz da Terra FIirme em Belém - PA(2023-07-19) SOUSA, Waldinei Romano de; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XO estudo investiga a mediação da informação e leitura na Biblioteca da Usina da Paz da Terra Firme em Belém - PA. A justificativa sustenta-se pela proximidade com o tema ao longo do ano de 2022, por meio de atividades acadêmicas proporcionadas pela graduação. A pesquisa é de natureza básica, do tipo exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. O método de pesquisa utilizado foi a Pesquisa de Campo, a partir da observação e aplicação de questionário. Os procedimentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica para construção do referencial teórico, por meio da conceitualização da mediação da informação. O estudo caracteriza-se como por pesquisa exploratória descritiva, por meio de pesquisa de campo para a realização de coleta de dados. Quanto à natureza dos dados coletados foi a partir da observação e questionário elaborado a fim de conhecer as competências e habilidades que o profissional bibliotecário possui e conhecer o perfil dos mediadores da informação. O estudo foi pensado a partir da necessidade de compreensão sobre a mediação da informação e da leitura e das dimensões da mediação na prática na Biblioteca. Conclui-se que a mediação da informação e da leitura desempenham um papel crucial na sociedade contemporânea, ajudando-nos a navegar por um mundo repleto de informações e a desenvolver o potencial intelectual. Finaliza com a certeza da necessidade da aprendizagem continuada para o seguimento de uma mediação da informação e da leitura de forma e com o objetivo de sempre formar cidadãos críticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Mediação da informação nas redes sociais e o papel dos bibliotecários no enfrentamento à desinformação(2025-03-28) MARTINS, Regina Célia Ferreira; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904Introdução: Analisa o papel do bibliotecário na promoção da competência informacional em um contexto marcado pelo excesso de informações e pela disseminação de desinformação e fake news nas redes sociais. Destaca-se a crescente dificuldade em identificar fontes confiáveis devido ao ambiente saturado de informações, o que leva à necessidade de habilidades e competências específicas para avaliação das informações. Objetivo geral: Investigar o papel do bibliotecário na mediação da informação e na promoção da competência informacional no âmbito das redes sociais digitais. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa, por meio do método Pesquisa Bibliográfica, com levantamento de dados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), com critérios de seleção de publicações de 2019 a 2024 e palavras-chave específicas, para analisar o papel do bibliotecário na mediação da competência informacional, nesse cenário. Resultados: A análise revelou que a atuação do profissional bibliotecário vai além do gerenciamento das bibliotecas, englobando ações educacionais de capacitação junto aos usuários a fim de discernirem entre informações verdadeiras e desinformação. A relevância da pesquisa é corroborada pela evidente necessidade de colaboração interdisciplinar entre bibliotecários, educadores e outros profissionais na luta contra a desinformação. Além disso, o trabalho aponta para a importância de programas e materiais educativos que promovam a conscientização sobre desinformação e recomenda uma formação continuada para bibliotecários, abrangendo não apenas competências técnicas, mas também habilidades culturais e comunicacionais, a fim de prepará-los para os desafios contemporâneos da sociedade da informação. Considerações finais: O bibliotecário deve ser visto como um mediador eficaz e um agente transformador, capaz de promover um ambiente informativo mais justo e crítico, destacando a necessidade de reavaliação das práticas de formação e capacitação destes profissionais para que possam atuar de forma estratégica em um mundo digital em constante evolução.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ação e mediação cultural no contexto da biblioteca escolar: uma pesquisa bibliográfica na literatura biblioteconômica(2018) FERREIRA, Andressa Pereira; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913Este trabalho trata da ação e mediação cultural na perspectiva da biblioteca escolar e no poder transformador que a mesma pode exercer nesse espaço. Com o objetivo de esclarecer como essas ações podem contribuir para se enxergar a biblioteca escolar como um ambiente de produção cultural. Buscando para isso apresentar as definições de ação e mediação cultural, apresentado também exemplos de atividades culturais, que podem ser aplicadas na unidade e contribuir para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos, enfocando o papel do bibliotecário como agente cultural. Destacando a sua formação acadêmica, essencial para atuarem na área cultural. Concluindo a pesquisa, considera-se que as ações culturais são instrumentos relevantes, as quais a biblioteca pode fazer uso para melhorar seu atendimento e oferecer um ambiente de lazer e entretenimento para o usuário. Sendo apontadas as limitações da pesquisa e indicações para novas, a fim de enriquecer o tema “cultura” em bibliotecas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acervo de obras raras da Biblioteca Central da UFPA: os impressos do século XVII(2018-12-03) MOURA, Kátia Cilene Garcia de; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Estuda as obras raras do acervo da Biblioteca Central (BC/UFPA) publicadas no século XVII. Busca conhecer esse acervo em suas características de raridade e estado de conservação. Utiliza a pesquisa bibliográfica e visitas ao setor de Obras Raras da BC para coleta de dados. O corpus do estudo é formado de quatro publicações: a) El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha (1605-1615); b) Les religions du monde… (1666); c) Copia de dos cartas escritas de un misionero… (1681); and d) La femme desmasquée… (1698). Revela que apenas a obra de Miguel de Cervantes encontra-se registrada no Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras. Do corpus da pesquisa, somente El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha... e Les religions du monde... possuem versões digitalizadas disponíveis na Internet. Encontra obras importantes não somente pelo valor informativo, mas também pelo valor financeiro por meio do qual podem ser qualificadas como valiosas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O acervo de obras raras da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará(2013) SOARES, Luciana Nogueira; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859Pesquisa documental sobre o acervo de Obras raras da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, datadas do século XVII ao século XX apresentando títulos de diversas áreas do conhecimento. Como fonte de informação importante observou-se a necessidade de elaboração de um catálogo eletrônico que permite ao usuário aprofundar nos mais variados assuntos. A consulta a esse saber pode ser feita online, porém a Biblioteca Central ainda não dispõe de um catálogo automatizado que busca a bibliografia por intermédio de equipamentos informatizados. O percurso metodológico valeu-se de um levantamento bibliográfico das coleções disponíveis no acervo. Destacam-se algumas obras em cada século e demonstram-se quantitativamente, através de gráficos, os títulos disponíveis em cada período e os assuntos abordados. Nesse contexto, conclui a pesquisa mostrando a relevância do catálogo eletrônico como instrumento de recuperação da informaçãoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Arquitetura da informação do website da Livraria Leitura(2025-04-01) LEÃO, Joyce Parente dos Reis; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XA Arquitetura da Informação é fundamental para a estruturação de ambientes digitais, influenciando diretamente a encontrabilidade e a experiência do usuário. No contexto do comércio eletrônico, a organização eficiente das informações permite uma navegação intuitiva e impacta a forma como os usuários interagem com um site. A pesquisa analisa os elementos de Arquitetura da Informação no site da Livraria Leitura, verificando a eficiência dos seus elementos de organização, navegação, busca e rotulagem. Além disso, identifica possíveis limitações e propõe melhorias que possam otimizar a experiência do usuário. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, sendo conduzida por meio de uma pesquisa documental. Foram analisados quatro elementos essenciais da AI no site: organização, navegação, busca e rotulagem, a fim de compreender sua eficiência e identificar possíveis aprimoramentos. Os resultados evidenciaram pontos positivos, como uma navegação intuitiva, categorização bem definida, integração eficiente entre rotulagem e menus e um sistema de busca funcional. No entanto, também foram identificadas limitações, como a falta de personalização nas recomendações e a ausência de recursos de acessibilidade, como ajustes de contraste e compatibilidade com leitores de tela. Conclui-se que, apesar da estrutura organizada e eficiente do site, a implementação de mecanismos de personalização e acessibilidade poderia aprimorar a experiência do usuário. Melhorias nessas áreas possibilitariam uma navegação mais inclusiva e adaptada às necessidades dos usuários, alinhando-se às melhores práticas da Arquitetura da Informação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A atuação do bibliotecário na Biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão: contribuições para o fazer interdisciplinar do bibliotecário(2019-07-04) SOUSA, Luana de Carvalho; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Explora os traços interdisciplinares do bibliotecário na biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão, com o objetivo geral de contribuir para a reflexão sobre a atuação interdisciplinar do bibliotecário em bibliotecas especializadas. Como objetivos específicos tem-se: a) refletir sobre a divulgação científica no contexto das bibliotecas especializadas; b) identificar a atuação interdisciplinar do bibliotecário em bibliotecas especializadas; c) analisar a atuação interdisciplinar do bibliotecário na Biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão. A pesquisa é bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, realizada por meio de consulta ao referencial teórico e descrição das ações desenvolvidas pelo bibliotecário. Como resultado, evidenciou-se o importante fazer deste profissional para a valorização/divulgação dos saberes e notória (re) construção da histórica biblioteca estudada, em que, os personagens principais escutam atentos a ”hora do conto”. Por fim, conclui-se que as vivências e constatações abordadas neste trabalho continuam servindo como propulsores da ciência, da Amazônia e do olhar para o público infanto-juvenil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atuação profissional do bibliotecário em ambiente empresarial: a informação como insumo estratégico para tomada de decisão(2019) ALVES, Geovana Potira Martins; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699Apresenta as mudanças nos espaços de atuação do bibliotecário tendo como foco principal a área empresarial, expondo que devido ao avanço das tecnologias da informação (TIC’S) o espaço de atuação do profissional está em expansão. Tem como objetivo geral investigar como seria possível a atuação do bibliotecário em uma unidade de informação no espaço empresarial, utilizando a informação como insumo estratégico para a tomada de decisão. Para atingir o objetivo realizou-se o levantamento bibliográfico abordando a formação, atuação e competências necessárias para um bom desempenho em unidades de informação empresarial. Aplicou-se um roteiro de entrevista a bibliotecária atuante em uma unidade de informação que atende o segmente industrial, para se conhecer os objetivos da unidade de informação situada em ambiente empresarial, assim como a relevância do profissional. Diante a pesquisa realizada, conclui-se que o profissional precisa se manter atualizado constantemente com os avanços tecnológicos para auxiliar as empresas no acesso a informação através do trabalho desenvolvido nas unidades de informação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Audiolivro como ferramenta de mediação da informação e da leitura para analfabetos(2023-12-21) SANTOS, Vanessa Kelly Nascimento dos; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XAborda o modo como o audiolivro é utilizado para mediar a informação e a leitura aos não alfabetizados que acabam sendo estigmatizados por esta condição. Como objetivo geral investiga o uso do audiolivro como ferramenta de mediação da informação e da leitura com analfabetos. Como objetivos específicos: a) Discute como a mediação da informação é realizada para o público analfabeto; b) Destaca o audiolivro como ferramenta de inclusão informacional. A pesquisa possui natureza básica, tipologia exploratória, abordagem qualitativa e o método utilizado é a pesquisa bibliográfica, tendo como intuito ampliar a concepção sobre o assunto e instigar possíveis pesquisas e abordagens sobre tal. Como resultado apresenta que apesar de o audiolivro já ser considerado, há alguns anos, como um facilitador de leitura, não foi possível localizar registros de sua utilização com pessoas não alfabetizadas, comprovando a necessidade de ser mais explorado e estudado como ferramenta de mediação, para que assim, possa abranger mais usuários, deficientes ou não. Conclui ainda, que a oralidade pode contribuir para aqueles que não sabem ler o texto escrito, propondo a realização de mais pesquisas, por profissionais da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI), voltadas para suportes informacionais que trabalhem com a oralidade, como: o audiolivro e o podcast.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da bibliografia básica do curso de biblioteconomia da UFPA: acervo da Biblioteca Central(2017) RODRIGUES, Lidia Andreia Alves; SILVA, Luiz Otavio Maciel da; http://lattes.cnpq.br/2094121813503519Analisa a coleção bibliográfica básica do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará. A coleção bibliográfica do Curso está alocada no acervo da Biblioteca Central Clodoaldo Fernando Ribeiro Beckman. O objetivo geral desta pesquisa é avaliar a coleção bibliográfica básica do curso de Biblioteconomia para averiguar se todos os títulos indicados na grade curricular do curso constam no acervo da Biblioteca Central. E como específicos, verificar se a bibliografia básica do Curso de Biblioteconomia da UFPA está disponível no acervo da Biblioteca Central; apurar o número de exemplares de cada título disponíveis para consulta/empréstimo; identificar e apontar as falhas no acervo da Biblioteca Central em relação ao Projeto Pedagógico da Faculdade de Biblioteconomia. A pesquisa tem o caráter exploratório com abordagem quanti/quali. Para se retirar a amostra desta pesquisa foi utilizado como instrumento de pesquisa o método cotejo de bibliografia, um método que consiste na construção de uma lista padrão para examinar em que proporção essa coleção se encontra no acervo. A presente pesquisa mostrou que o acervo da Biblioteca Central, apresenta um resultado BOM, pois ela tem mais da metade dos títulos indicados da grade curricular do curso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de fontes de informação na internet: critérios de qualidade(2019-07-03) FERNANDES, Dayane Joyce; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Apresenta critérios para avaliação de fontes de informação, com o objetivo geral de contribuir com a reflexão sobre a qualidade de fontes de informação na internet e com objetivos específicos de conceituar fontes de informação, considerando sua classificação; compreender a internet como meio de acesso às fontes de informação; e selecionar critérios de avaliação da qualidade de fontes de informação na Internet. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico de métodos de avaliação com base nas literaturas existente voltado para as temáticas de fontes de informação e critérios para avaliação de fontes de informação na internet, com o propósito de construir o referencial teórico e identificar publicações que apresentassem critérios avaliativos. Como resultado, foram selecionados quatro critérios para avaliação de fontes informação na internet, disponibilizadas e elaborados por American Libray Association, Alexander e Tate, Smith e Tomaél et al. Critérios que facilitaram na seleção de fontes de informação adequadas para uso do usuário. Concluiu-se que estes critérios permitem avaliar de forma eficiente as fontes de informação disponíveis na Internet, propiciando as adequações necessárias após a identificação de fragilidades nos sites após o uso dos critérios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliar a representação temática da informação pela recuperação da informação: análise pelos elementos de exaustividade e especificidade com usuários em biblioteca da UFPA(2019) MOREIRA, Rosana Patrícia dos Santos; GARCIA, Valdenise César; http://lattes.cnpq.br/3970784226069256; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236; https://orcid.org/0000-0001-6277-2960A pesquisa busca avaliar a representação temática da informação na biblioteca universitária, por meio de análise dos elementos de política de indexação na recuperação da informação, para que se avalie a qualidade da indexação na representação dos assuntos, portanto tem como proposta avaliar a indexação a partir dos elementos de política de indexação: exaustividade e especificidade nos resultados obtidos nas buscas dos usuários, visando contribuir para a reflexão e discussão sobre a representação da informação e sua interferência na recuperação da informação. O objetivo geral busca contribuir para a área de Tratamento Temático da Informação (TTI) em discussão referente aos elementos de política de indexação para a indexação e análise de assunto, e seus reflexos diretamente na recuperação da informação. Logo, os objetivos específicos são: a) Fazer o levantamento teórico sobre a indexação na representação temática da informação em bibliotecas universitárias e recuperação da informação pelo usuário final; b) Estudar os elementos de Política de indexação: exaustividade e especificidade e c) Investigar os documentos recuperados na busca no catálogo da Biblioteca Prof.ª Elcy Rodrigues Lacerda/ICED/UFPA sob a avaliação de pertinência dos usuários a partir dos elementos de política de indexação: exaustividade e especificidade. A metodologia utilizada foi o procedimento metodológico observacional e aplicação de entrevista semiestruturada como os usuários da biblioteca. Os resultados obtidos quanto à avaliação da indexação, consideraram a partir dos elementos de exaustividade e especificidade que a indexação está sendo em grande parte realizada de acordo com as necessidades dos usuários. Também pôde-se observar a insatisfação apresentada por poucos usuários em relação a determinado termo atribuído para representar o assunto de determinado documento, portanto, dado a importância que a avaliação da indexação apresenta nos resultados das buscas dos usuários, pôde-se inferir que a pesquisa é bastante relevante para o aperfeiçoamento da indexação em catálogos on-line. Pois, assim como os outros serviços disponibilizados pela biblioteca, esta avaliação deve ser realizada continuamente para aprimorar a tarefa de indexar com o propósito de satisfazer o usuário que busca informação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Banco de imagens fotográficas: fonte de informação em saneamento básico(2017-04-06) CRUZ, Dionatan Sarges; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Estudo sobre a criação de banco de imagens fotográficas, com o objetivo de analisar a organização de imagens fotográficas na área do saneamento básico para o uso como fonte de informação no desenvolvimento de atividades técnico-científico do Grupo de Pesquisa e Saneamento Básico (GPHS), da Universidade Federal do Pará. Como procedimento metodológico, a pesquisa se reflete como exploratória, com abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso. Para a obtenção dos dados e coleta de informações sobre o tema adotou-se a pesquisa bibliográfica sobre banco de imagens fotográficas, assim como foram realizadas reuniões com pesquisadores do GPHS, em que foram definidos os elementos necessários ao banco de dados e a identificação do material disponível para incorporação nesse banco. Como resultados, observou-se que o banco de imagens é uma ferramenta imprescindível para o gerenciamento de imagens fotográficas que são fontes de informação importantes para serem usadas em trabalhos diversos. Além disso, foi definido o software não proprietário BIBLIVRE para a gestão da informação fotográfica, sendo traçadas diretrizes para criação de um banco de imagens fotográficas em saneamento básico para o GPHS. Por fim, conclui-se que o uso apropriado de um banco de imagens para organização, armazenamento e gestão da informação é de fundamental relevância para a busca e recuperação da informação seja ele proprietário ou não proprietário, pois as instituições precisam de fontes seguras para suas pesquisas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Biblioteca Bela Aurora Chaves: um relato de experiência de reorganização(2022-07-12) MIRANDA, Jhovana Catharina Malaquias; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058Apresenta um relato de experiência na organização do espaço da biblioteca “Bela Aurora Chaves” do Instituto de Educação do Estado do Pará - IEEP no decorrer do curso Técnico em Biblioteconomia. O objetivo da experiência, foi realizar a reorganização da biblioteca concomitantemente à reforma do prédio e o objetivo da pesquisa é relacionar a reorganização com a literatura sobre a biblioteca escolar partindo de artigos encontrados em bases institucionais seguindo padrões identificados na literatura técnica da área de Biblioteconomia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Biblioteca Carmem Sousa e a sua contribuição para as oficinas do Curro Velho(2019) SENA, Jefferson Vespúcio; ARRUDA, Maria Izabel Moreira; http://lattes.cnpq.br/1001771838942690Analisa a importância da Biblioteca Carmem Sousa para o desenvolvimento das atividades ocorridas nas oficinas por meio da disponibilização de seu acervo. Levando em consideração o papel das bibliotecas públicas, o estudo vem mostrando através de análises bibliográficas o quão fundamental é sua importância para a sociedade. Buscou-se demonstrar o conceito de bibliotecas públicas, e a relevância da BCS para a Fundação Curro Velho, mas também para a comunidade a qual está inserida. Através de uma pesquisa exploratória realizada na Biblioteca Carmem Sousa, obteve conclusões através da pesquisa de campo que foram comprovadas a partir dos dados alcançados. Evidenciou-se no estudo de caso por meio das entrevistas, as quais revelam o grau de relevância do acervo da Biblioteca Carmem Sousa, assim como sua contribuição para as oficinas, garantindo assim a importância da Biblioteca Carmem Sousa para o desenvolvimento das oficinas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann frente à evolução social e tecnológica da Web 2.0(2018) BRITO, Cristiane do Socorro Silva; NASCIMENTO, Cleide Furtado; http://lattes.cnpq.br/0469243281907609; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Pesquisa sobre a Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann no contexto da Web 2.0. Busca saber como essa biblioteca universitária tem se apropriado das ferramentas da Web 2.0 não somente na oferta de produtos e serviços de informação, mas também na construção de relações virtuais com os usuários. Analisa a experiência dessa biblioteca no uso das mídias sociais. Utiliza dados obtidos do perfil da biblioteca no Facebook, Twitter e Instagram, complementados por entrevistas semiestruturadas. Verifica que com o uso das mídias sociais a BC amplia suas relações com os usuários na Internet. Sugere a elaboração de uma política de informação para mídias sociais para o melhor uso da Web 2.0.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A biblioteca como agente de inclusão social: estudo de caso na Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl, Mosqueiro / Pará(2017) SANTOS, Noélia Azevêdo dos; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326Aborda a biblioteca comunitária como agente de inclusão social para a comunidade de Mosqueiro/PA. Tem como objetivo geral analisar como a Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl tem contribuído para inclusão social de jovens e crianças através de seus projetos de incentivo à leitura e interação social. Este estudo optou por uma metodologia de caráter descritivo e fez-se uso de dois métodos “quali quanti”. Os dados foram coletados através de questionários aplicados aos voluntários e colaboradores do Instituto Ampliar onde está inserida a Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl. A partir da pesquisa de campo observou-se a importância desta enquanto mediadora, disseminadora de práticas leitoras, atividades culturais e desenvolvimento da comunidade local, apesar de algumas deficiências, concluímos que a referida unidade de informação vem desempenhando seu papel social de incluir e oferecer melhor qualidade de vida às pessoas que vivem no seu entorno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard: características, produtos e serviços(2017) VULCÃO, Lucilene do Socorro Carvalho; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845Aborda as características, produtos e serviços da “Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard, bem como suas contribuições à comunidade. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, com enfoque qualitativo. Utiliza para a coleta de dados a aplicação de questionários e entrevistas semiestrurada, junto a vinte e cinco participantes, sendo quatorze do sexo feminino e onze do sexo masculino, sendo dos entrevistados um dos Bibliotecários que atuam na instituição. Conclui que os usuários desejam que a biblioteca ofereça mais equipamentos midiáticos, mais jogos didáticos e que promovesse dentre os seus eventos, práticas esportivas. Em relação ao horário de funcionamento os usuários sugeriram que horário fosse estendido, assim, sendo possível observar que a comunidade é bem atuante e envolvida com a biblioteca.