Faculdade de Educação - FACED/CBRAG
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Gestão escolar como articuladora da relação escola, família e comunidade(2019-09-06) PIEDADE, Adriele Ferreira; RIBEIRO, Marcilenia de Jesus Silva; http://lattes.cnpq.br/6745329238138162O presente trabalho trata de um estudo sobre gestão escolar como articuladora da relação escola, familia e comunidade, desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profº Raimundo Ferreira localizada na comunidade de Taperaçu Campo no Município de Bragança, na região nordeste do Estado do Pará, cujo objetivo visa analisar a gestão escolar e sua articulação na missão de parceria com família e comunidade para melhores desempenho escolar. A pesquisa desenvolveu-se na perspectiva da abordagem qualitativa, com enfoque fenomenológico, pois a coleta das informações realizou-se junto aos próprios sujeitos, tendo como enfoco principal descrever na realidade o objeto de estudo, no período de Agosto/ Setembro de 2019, na qual utilizou-se como instrumentos de coleta de dados, a entrevista estruturada com questionários de perguntas abertas, contando com a participação de uma gestora, um coordenador Pedagógico, um professor, um representante das famílias (mãe de aluno). Com base na análise dos dados coletados, conclui-se que a Gestão Escolar tem o desafio de suma importância para democratizar os saberes e as práticas dentro e fora da escola, procurando envolver todos os sujeitos a fim de que cada um assuma seu papel em prol de uma escola mais participativa. A escola é formada por sujeitos pensantes que lutam por uma sociedade justa, procurando promover ações participativas e atividades que visem o envolvimento e o comprometimento das pessoas. As parcerias entre a escola e a família existem, mas precisam de apoio para dar certo. Dai observa-se que a escola como parceira necessita criar estratégias de ensino para inseri-lo no processo pedagógico e é dever redirecionar concepções e conceitos em sua organização pedagógica, considerando as especificidades desse segmento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Representações sociais da gestão escolar sobre tecnologia assistiva na escolarização da pessoa com deficiência em comunidades tradicionais no Nordeste Paraense(2021-01-20) OLIVEIRA, Mequias Pereira de; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912Esta investigação objetiva analisar as representações sociais da Gestão Escolar sobre o uso de Tecnologia Assistiva na escolarização da PcD em Comunidades Tradicionais no Nordeste do Pará. O estudo é de abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2006) com aplicação de questionários abertos (SEVERINO, 2007). Participaram da pesquisa seis gestoras e cinco coordenadoras de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino, localizadas em Comunidades Tradicionais do entorno da Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu, em Bragança-PA. A técnica utilizada no tratamento dos dados foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) e a interpretação se ancorou nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978, 2015). A discussão envolveu o diálogo entre autores do campo da Gestão Escolar, da Tecnologia Assistiva e documentos da Política Nacional de Educação Especial. Os resultados mostram que nas Comunidades Tradicionais a Gestão Escolar representa a Tecnologia Assistiva como recursos pedagógicos que promovem a acessibilidade e contribuem para o desenvolvimento socioescolar da PcD. Na concepção das participantes os recursos englobam jogos educativos, computadores, softwares, lupas, painel de Libras, materiais pedagógicos em Braille (formas geométricas, alfabetos, silabários), datashow e televisão. A PcD na ótica das coordenadoras e gestoras são sujeitos de direitos e devem acessar a educação escolar. Acreditam que inclusão escolar pode ser impulsionada por intermédio de estratégias pedagógicas e administrativas como a construção de projetos, trabalho coletivo, aquisição de Tecnologia Assistiva, formação continuada para os(as) professores(as), uso adequado dos recursos financeiros, cumprimento de normas, garantia de matrículas, encaminhamento da PcD aos centros especializados para avaliação e, dentro dos limites, com as modificações na infraestrutura e a efetivação da legislação vigente sobre a inclusão escolar da PcD. A investigação mostrou que a Tecnologia Assistiva não é sinônimo de inclusão da PcD, é apenas uma das alternativas que pode contribuir. Concluímos que a Tecnologia Assistiva não é um tema alheio ao trabalho da Gestão Escolar, contudo, a formação continuada é uma necessidade nas escolas, para maior esclarecimento dos(as) profissionais e melhor orientação da PcD, quanto à utilização. Inferimos que essas representações sociais se forjam no contexto da Educação Especial, a partir das relações estabelecidas com as PcD, mediante a participação nos espaços da escola, os procedimentos, os(as) profissionais e os recursos utilizados.