Faculdade de Engenharia Civil - FEC/ITEC
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da qualidade de calçadas no entorno da Avenida Brás de Aguiar em Belém/PA sob o método IQC(2019-11-29) FARIAS, Matheus Kaique Ferreira; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A lei brasileira 12.587/12, juntamente com o Código de Trânsito Brasileiro, assegura o pedestre como prioridade nos meios urbanos, uma vez que priorizam as viagens por transporte não motorizado. Desta forma, a qualidade das calçadas deveria ser uma temática essencial ao se discutir planejamento urbano. Entretanto, o poder público nitidamente não garante que esta realidade seja concretizada, visto que, na maior parte dos centros urbanos brasileiros, os espaços destinados à circulação de pedestres apresentam configurações insatisfatórias. Desta forma, o presente trabalho objetiva avaliar o nível de serviço das calçadas da Avenida Comandante Brás de Aguiar e de suas transversais, no perímetro entre as avenidas Nazaré e Gentil Bittencourt, região localizada no bairro de Nazaré, em Belém/PA. Para tanto, foi utilizado no presente trabalho o método IQC – Índice de Qualidade das calçadas, desenvolvido por Ferreira e Sanches (2001). Este método é realizado através de uma análise técnica in loco de cinco indicadores de qualidade, atrelada a uma avaliação da percepção dos pedestres. Foram investigados 34 trechos de calçadas e 70 transeuntes foram entrevistados. Através desta pesquisa foi possível constatar que a maioria dos trechos estudados apresentavam resultados satisfatórios – 91% deles obtiveram desempenho ótimo ou bom, enquanto que 9% obtiveram desempenho regular. Apenas 3 trechos enquadraram-se no nível de serviço B, 28 no nível C e os 3 restantes no nível D; nenhum trecho enquadrou-se nos níveis de serviço A, E e F. Os melhores trechos de calçada encontravam-se no entorno do cruzamento da Avenida Brás de Aguiar com a Dr. Moraes, enquanto que os piores estavam na Avenida Rui Barbosa e na Avenida Generalíssimo Deodoro. Além disso, foi constatado que largura efetiva era o índice de qualidade que mais preocupava os usuários. Tendo em vista o número reduzido de entrevistados e a subjetividade da avaliação técnica, foram feitas análises adicionais, (i) comparando o presente estudo com outro feito no centro comercial, (ii) avaliando diferentes cenários com diferentes pesos e (iii) realizando uma análise de sensibilidade dos indicadores de qualidade. Através destas análises constatou-se a robustez do método, uma vez que ele explicitou a superioridade da qualidade das calçadas da Brás, ao serem comparadas às do comércio. Ademais, quando feitas as outras análises, pouca foi a variação expressiva dos resultados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caracterização, mapeamento e análise dos acidentes de trânsito do município de Belém(2019-06-27) SANTOS, Adrian Souza dos; BECHIS, Isabella de Oliveira; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. No município de Belém, este fenômeno vem se agravando nos últimos anos devido ao aumento da frota de veículos, em especial de motocicletas, sendo que ocorreram cerca de 23,4 acidentes por dia no ano de 2018. Dentro deste contexto, o trabalho tem como objetivo caracterizar os acidentes de trânsito de Belém, possibilitando, assim, mapear os pontos críticos com maior número de ocorrências, severidade e gravidade da cidade em 2018. As informações presentes nesse estudo foram obtidas a partir do banco de dados do Centro Integrado de Operações do Pará (CIOP/PA) e tratadas mediante o uso de softwares e ferramentas de análise estatística e de georreferenciamento. Dentre os principais resultados analisados, destacam-se os valores críticos em relação à: i) Dia da semana: sexta-feira; ii) Horário: de 18:00 às 20:59 horas; iii) Tipo de acidente: “somente danos materiais”; iv) Bairro: Marco; v) Via: Avenida Augusto Montenegro; vi) Índice de acidentes por extensão da via: Avenidas Nazaré e Tavares Bastos; e, vii) Cruzamento: Rod. Augusto Montenegro com Av. Independência. Percebe-se, portanto, que o objetivo do trabalho foi atingido, uma vez que foram identificados os locais críticos de acidentes de trânsito a partir da caracterização e mapeamento dos acidentes de trânsito ocorridos na cidade de Belém no de 2018.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo da estrutura semafórica da Avenida Pedro Miranda em comparação com a legislação vigente(2019-11-29) CUNHA, Luis Henrique Silva da; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A cidade de Belém tem apresentado um aumento da frota de veículos automotores nos últimos anos, saltando de 192.001 veículos em 2006 para 451.776 veículos em 2018, e uma das consequências é o aumento no registro dos números de acidentes em determinadas vias. Dentre as vias que registram esses números acentuados está a avenida Pedro Miranda, que recebeu nos últimos anos a instalação de semáforos com o intuito de racionalizar o trânsito, elevando a segurança, comodidade e fluidez. Apesar disso, a avenida obteve o maior índice de gravidade nos acidentes de trânsito de Belém, de acordo com os dados do CIOP/PA. Neste contexto, o trabalho teve por objetivo estudar a estrutura semafórica de toda a avenida, verificando se ela estava ou não de acordo com os critérios definidos pela legislação de trânsito, e com isso verificar se há relação da estrutura semafórica da avenida com o número de acidentes e seu grau de severidade. Como método desse trabalho foi feita a enumeração de todos os cruzamentos semaforizados e seus respectivos grupos focais, identificados uma um, e após isso foi elaborada uma lista de checagem acerca da presença e regularidades dos elementos semafóricos instalados. Os resultados obtidos através da coleta desses dados foram agrupados e mostraram que todos os grupos focais possuem irregularidades quanto à sua estrutura e seu posicionamento na via, estando em desacordo com a legislação vigente. A ausência de grupos focais secundários de aproximação (70,73%), elementos estruturais como anteparos (51,22%) e distâncias irregulares para sinalização horizontal como linha de retenção (46,34% para grupos focais principais e 97,56% para secundários) configuram as irregularidades mais frequentes que, muito provavelmente, tem relação direta com as causas dos acidentes que ocorrem na avenida. O cruzamento semafórico mais crítico encontrado foi o cruzamento CS-08 (Av. Pedro Miranda com Tv. Humaitá), que possui dois dos grupos focais com mais irregularidades GF-31 (Av. Pedro Miranda com Tv. Humaitá faixa lateral sentido Centro Bairro) e GF-33 (Av. Pedro Miranda com Tv. Humaitá faixa central sentido Centro Bairro). O cruzamento com menor quantidade de problemas foi o CS-01 (Av. Pedro Miranda com Av. Doutor Freitas), cujos grupos focais possuem entre 56% e 64% de estruturas corretamente instaladas.