Faculdade de Língua Portuguesa - CCAST
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Navegando Faculdade de Língua Portuguesa - CCAST por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As comunidades linguísticas de São Caetano de Odivelas: a presença do português como língua não materna em uma escola pública do município(2024-11-27) DAMASCENO, Brenda Silva; ABREU, Inéia Damasceno; http://lattes.cnpq.br/9753152928546622Este trabalho, vinculado ao projeto de pesquisa “Português Língua Não Materna (PLNM): Formação do Professor de Português para a Diversidade Linguística e Cultural” – Portaria nº 082/2022, tem como tema: a Diversidade Linguística e Cultural (DLC) do município de São Caetano de Odivelas, no estado do Pará. A pesquisa tem como objetivo identificar as comunidades linguísticas que compõem a DLC do município para que, a partir do diagnóstico apresentado nesta pesquisa, futuramente se possa propor ações para o ensino de Língua Portuguesa como língua não materna. Como embasamento teórico, utilizamos os pressupostos teóricos de Ançã (2002), Ançã (2003), Canen, (2001), Carvalho (2021), Flores (2021), Grosso (2010), Gil (2010), Oliveira e Jesus (2018), Moraes (2023), Müller (2018), Palha (2024). Para o desenvolvimento do trabalho, metodologicamente classificamos esta pesquisa como qualitativa de cunho etnográfico, com base em autores como Lüdke e André (1986) e Nascimento (2016). Diante disso, a partir da aplicação de questionários online, verificamos que os resultados da pesquisa apontam que os professores não têm capacitações e qualificações especificas para atenderem os alunos de PLNM; a instituição também não conta com políticas direcionadas a alunos e a professores de PLNM; e observou-se que os professores, embora tenham contato com alunos que não têm o português como língua materna (LM), tem dificuldades em externar suas opiniões sobre quais contribuições a instituição de ensino pode oferecer para o desenvolvimento de políticas educacionais voltadas para o público em questão. Os resultados da pesquisa também mostraram que tanto os professores quanto a coordenação não têm experiencia na área, mas reconhecem a importância de aderir a práticas educacionais voltadas para a DLC de alunos que tem o PLNM.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As dificuldades do ensino de leitura e escrita no contexto pós pandêmico: um estudo bibliográfico(2024-08-27) GASPAR, Leidiane dos Anjos; SOUZA, Ivan Pereira de; http://lattes.cnpq.br/8428374955029323Um dos maiores desafios no contexto escolar está diretamente relacionado com as dificuldades de leitura e escrita, principalmente nos anos iniciais. Este desafio, que sempre esteve em evidência, após o período da Pandemia do Covid-19 ficou mais acentuado devido às circunstâncias de aulas remotas com grande precariedade, assim como a falta de preparo das unidades escolares para utilizar as ferramentas tecnológicas durante o processo de alfabetização. O objetivo desta pesquisa é discutir acerca das dificuldades enfrentadas pelos docentes para dar continuidade no ensino de leitura e escrita no contexto pós-pandêmico frente a todas as limitações humanas e psicológicas ocasionadas no contexto mundial devido ao isolamento social. Tal discussão será realizada por meio da contextualização do processo de alfabetização e do resgate bibliográfico de 3 (três) estudos concernentes com o tema, nos quais será possível visualizar o ponto de vista de autores distintos acerca dos impactos causados no ensino da leitura e escrita pós-pandemia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Écfrase e literatura fantástica nos contos de Edgar Allan Poe, Lygia Fagundes Telles e Maria Judite de Carvalho: um estudo comparado(2024-08-27) SANTOS, Jemima Monteiro dos; CARDOSO, Luciana Chagas; FERREIRA, George Hamilton Pellegrini; http://lattes.cnpq.br/7750629560808467Este trabalho realiza uma análise comparativa da écfrase e da literatura fantástica nos contos “O Retrato Oval” de Edgar Allan Poe, “A Caçada” de Lygia Fagundes Telles e “A Floresta em Sua Casa” de Maria Judite de Carvalho. O estudo investiga como a descrição de obras de arte nessas narrativas atua como ponto de convergência entre o real e o sobrenatural, utilizando a écfrase para criar tensões que desestabilizam as percepções dos personagens e leitores. A análise fundamenta-se na teoria do fantástico de Tzvetan Todorov (1981), que classifica o gênero como a hesitação entre o natural e o sobrenatural, e nos conceitos de écfrase como elaborados por Praz (1982) e Heffernan (1991). Em “O Retrato Oval”, a pintura de uma jovem leva à morte da modelo, evidenciando a obsessão do artista pela perfeição. Em “A Caçada”, a tapeçaria provoca uma fusão entre a memória e a fantasia, envolvendo o protagonista em uma narrativa ambígua. No conto de Carvalho, o desaparecimento dos animais em uma pintura reflete eventos trágicos no mundo real, aprofundando o mistério e a tensão entre as dimensões ficcionais e reais. A pesquisa destaca como a interação entre as artes visuais e a literatura pode intensificar o efeito fantástico, ampliando as possibilidades de interpretação dos leitores. Assim, a écfrase, nos contos analisados, serve como um meio de explorar os limites da percepção e da imaginação, oferecendo uma reflexão estética sobre a relação entre arte e vida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo toponímico dos nomes das comunidades de São Caetano de Odivelas-Pará: topônimos de etimologia indigena(2024-08-07) COSTA, Lívia Soares da; SOUZA, Ivan Pereira de; http://lattes.cnpq.br/8428374955029323Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise toponímica dos nomes das comunidades rurais do Município de São Caetano de Odivelas-PA, com foco especial nos topônimos de etimologia indígena. Metodologicamente, a pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, fundamentada principalmente no pressuposto teóricos de Dick (1990). A coleta de dados incluiu a obtenção de um documento da Secretaria de Planejamento e Gestão, que registrava os nomes das 37 comunidades rurais. Os resultados revelaram a presença significativa de topônimos de origem tupi, evidenciando a influência indígena no município. Verificou-se que os nomes das comunidades não são apenas marcos geográficos, mas também refletem a identidade, a cultura e a história dos povos que habitam a região.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino da língua portuguesa como língua não materna para surdos: uma proposta de ensino usando o gênero fábula(2024-08-07) MONTEIRO, Aprizia Caroline de Sousa; PINHEIRO, Eduardo Molica; ABREU, Inéia Damasceno; http://lattes.cnpq.br/9753152928546622Este trabalho está vinculado ao projeto de pesquisa “Português como Língua Não Materna: Formação de Professores de Português para a Diversidade Linguística e Cultural”, portaria 082/2022, coordenado pela professora Ma Inéia Damasceno Abreu, na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal. A pesquisa visa propor um método de ensino que não apenas introduza a língua portuguesa (LP) aos alunos surdos de maneira eficaz, mas também os ajude a compreender e apreciar o gênero literário fábula. A proposta de ensino foi adaptada para atender às necessidades desses alunos, considerando suas particularidades linguísticas e culturais. Especificamente, a pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma proposta de ensino com base no português como língua não materna (PLNM) para surdos, destinada ao 6º ano do ensino fundamental por meio do gênero fábula. Metodologicamente, a pesquisa se configura como qualitativa de natureza aplicada. Esse trabalho não só pretende contribuir no preenchimento de lacunas existente na educação de surdos em relação ao aprendizado do português como língua não materna, mas também enriquecer a formação desses alunos através do contato com a literatura e suas diversas formas de expressão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O léxico na fala de pescadoras de camarão na Comunidade de Ponta Bom Jesus/São Caetano de Odivelas-PA(2024-08-07) SALES, Renata de Cássia Silva; SANTOS, Suzanne Albuquerque dos; SOUZA, Ivan Pereira de; http://lattes.cnpq.br/8428374955029323O objetivo deste estudo é descrever e analisar o léxico de mulheres pescadoras de camarão da comunidade Ponta Bom Jesus em São Caetano de Odivelas, Pará, busca-se compreender o papel feminino no cotidiano da comunidade, considerando as dimensões sociais, econômicas e culturais. Bem como enfatizar a ausência de reconhecimento e valorização do trabalho das mulheres no setor pesqueiro. Para tanto, pretende-se investigar a rotina de trabalho feminino na pesca do camarão, a fim de analisar como a fala das pescadoras de camarão reflete seu contexto social e seu papel na comunidade. Para a produção dos dados, foram utilizadas entrevistas que privilegiaram conversas e perguntas rotineiras, promovendo um ambiente informal para melhor análise do léxico das camaroeiras. Através do convívio e da proximidade com as trabalhadoras, as conversas, além de revelarem as técnicas de pesca e os desafios enfrentados, acentuaram a importância cultural e econômica dessa atividade para a comunidade local. Por fim, como resultado da pesquisa, são apontadas doze unidades lexicais empregadas frequentemente pelas participantes, das quais 50% não se encontram dicionarizadas e as outras 50% aparecem nos dicionários pesquisados, porém não com a mesma acepção.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo de aquisição de segunda língua por imigrantes/descendentes japoneses(2024-08-07) SOUZA, Aline Nataly Xavier de; PONTES, Larissa Leal; ABREU, Inéia Damasceno; http://lattes.cnpq.br/9753152928546622Este trabalho versa sobre como a exposição à língua e a interação com falantes nativos influenciam no processo de aquisição e aprendizagem de uma Segunda Língua (L2). O objetivo deste estudo é investigar o processo de aquisição de uma L2, focando em compreender como os indivíduos desenvolvem habilidades linguísticas em um contexto não nativo. Além disso, busca-se também evidenciar quais os principais fatores que influenciam no processo de aquisição de uma L2. Ademais, para esta pesquisa foi utilizada a abordagem teórico metodológica qualitativa de cunho etnográfico, em que foram realizadas entrevistas presenciais e online com imigrante japonês e descendentes de japoneses, falantes dos idiomas português e japonês. O presente trabalho se baseia nos estudos de Krashen (1981), Figueiredo (1995) e Lima (2011) sobre o processo de aquisição da linguagem, no entanto, abordaremos especificamente o processo da aquisição de uma L2. Assim sendo, dentre os principais resultados dessa pesquisa, destaca-se a forma como os falantes adquirem a L2, podendo ocorrer de forma natural ou formal. Além do mais, foi possível perceber a influência linguística e cultural dos japoneses no Brasil, particularmente no estado do Pará, o que contribui para a diversidade linguístico-cultural do país.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Retratos da violência e da ancestralidade em Flor de Gume de Monique Malcher: uma breve introdução(2024-08-07) SILVA, Keise dos Santos da; GOÉS, Ynglid da Silva; SILVA, Camila Bastos Lopes da; http://lattes.cnpq.br/9888004779280277O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a violência e ancestralidade presentes na obra Flor de Gume de Monique Malcher (2020). Essa autora, natural de Santarém-PA, aborda sua vivência em um universo amazônico em que são mostrados elementos relacionados aos rios, floresta e cidades nessa parte norte do Brasil. O foco maior desta pesquisa é contextualizar como a autora mostra a questão da violência contra a mulher a partir da figura masculina, violência doméstica, entre outras, além do elemento ancestral, muito comum na Amazônia vindo dos povos originários. O estudo recorre ao pensamento de Pierre Bourdieu em sua obra A Dominação Masculina para abordar a temática da violência simbólica, o machismo e o patriarcado. Conceitos como sororidade e dororidade são destacados nas obras de Hooks (2018) e Piedade (2017). Sobre a ancestralidade, recorremos aos conceitos e caracterização nos trabalhos de Eduardo Oliveira (2001) em seu estudo Filosofia da Ancestralidade e Marla Bispo Santos e Paulo Roberto (2022). De maneira geral, a obra supracitada de Malcher (2020) se apresenta como um escrito decolonial, apresentada por uma mulher afro-indígena que narra vivências de um contexto envolvendo a cultura patriarcal e dos marginalizados. Para analisarmos esse contexto recorremos ao pensamento de Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses (2009).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Rimas e ridicularização: análise comparativa entre as batalhas da aldeia e as cantigas de maldizer da literatura portuguesa medieval(2024-08-06) SOUSA, Antonio Gelcione Santos de; SANTOS, Fernanda Soeiro dos; FERREIRA, George Hamilton Pellegrini; http://lattes.cnpq.br/7750629560808467Este artigo propõe uma análise comparativa entre as letras das composições de improviso do grupo cultural Batalha da Aldeia e as cantigas de maldizer da literatura portuguesa medieval. A expressão artística através da palavra rimada tem raízes antigas e, nas últimas décadas, as batalhas de rimas emergiram como uma forma vibrante de expressão nas ruas e praças. Paralelamente, as cantigas de maldizer da literatura medieval portuguesa destacaram-se como veículos de crítica social e política. A comparação entre essas formas poéticas revela não apenas semelhanças em elementos linguísticos e poéticos, mas também evidencia a continuidade e a evolução da expressão artística ao longo do tempo. As dinâmicas sociais e culturais de seus respectivos contextos históricos e geográficos exercem influências significativas sobre as estruturas das rimas. Enquanto as cantigas de maldizer refletem aspectos específicos da sociedade medieval portuguesa, como críticas sociais e políticas, as batalhas contemporâneas refletem dinâmicas culturais, políticas e sociais do presente, muitas vezes ligadas à urbanidade, à cultura de rua e à diversidade linguística e cultural. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza descritiva e qualitativa, baseando-se em levantamentos bibliográficos, análise documental e de texto. Após a coleta de dados, foi realizada uma análise comparativa das características textuais presentes nas composições de improviso e nas cantigas de maldizer, destacando-se os resultados alcançados na pesquisa. Este estudo contribui não apenas para uma compreensão mais profunda das estruturas das rimas nas batalhas contemporâneas e nas cantigas de maldizer, mas também para uma reflexão mais ampla sobre a relação entre a expressão artística e as dinâmicas sociais e culturais em diferentes contextos históricos e geográficos.