Graduação - ICA
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Navegando Graduação - ICA por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ancestralidade e cultura - vida e morte do boi das 3 estrelas no Puxadinho do Sêo Lourenço Légua; Marituba – PA(2023-06-19) SILVA, Natan Veloso da; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210O presente artigo, intitulado Ancestralidade e cultura - Vida e morte do Boi das 3 estrelas no Puxadinho do Sêo Lourenço Légua; Marituba – PA é resultado das atividades como bolsista PIBIPA ETDUFPA/ICA/UFPA (período 2021/2022), na execução do Plano de Trabalho Festas, Brincadeiras e Ritos de passagem na casa de Mina Jeje Nagô, no distrito de Marituba-Pa, vinculado ao projeto de pesquisa Festas, Brincadeiras, Cortejos, Procissões e Atos Devocionais: Estudos sobre Manifestações artísticas e culturais na Amazônia, coordenado pela professora do curso de Licenciatura em Teatro da ETDUFPA/UFPA, Ivone Xavier. Neste sentido, este artigo intenciona refletir sobre a brincadeira do Boi, do Boi de Encantaria realizada no Terreiro do Sêo Lourenço ao mesmo tempo em que reflete sobre a vitalidade desta prática artístico-cultural no Brasil e mais particularmente, na Amazônia paraense, com destaque para o terreiro de Mina Jeje Nagô no município de Marituba, Pará.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Apiaká - Maytapu: uma performance sobre família e ancestralidade indígena(2023-06-15) SANTOS, Lena Carla Jardim dos; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540No Brasil os indígenas eram donos dos territórios antes da invasão dos europeus. A partir da apropriação os povos originários passaram a sofrer com as imposições culturais por parte dos colonizadores, até os dias atuais, com as invasões de suas terras. A partir de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizadas entrevistas com familiares a fim de descobrir a nossa ancestralidade, já que tomei conhecimento da origem de minha bisavó ser indígena, e, que vem de uma etnia do Baixo Amazonas, utilizo todas as informações que me foram dadaspara o enriquecimento do trabalho. Através da arte performática, pretendo construir saberes com meus consanguíneos acerca destas etnias indígenas. Como resultado final a performance trará, não só os conhecimentos que minha bisavó tinha, todavia, a experiência que terei e compartilharei sobre a cultura dos povos do Baixo Amazonas, pensando nos desdobramentos futuros tendo mais instigações sobre este tema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aquilo que o amor devora: memorial de um processo criativo(2018-12-20) SOUZA, Fabricio Muniz de; MOREIRA, Francisco Edilberto Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0791005330116716Este trabalho registra o processo de construção de uma cena experimental denominada de “Aquilo que o amor devora” a partir do poema “Os três mal amados” de João Cabral de Melo Neto, desenvolvida dentro da disciplina Exercício da Cena III- Encenação do curso de Licenciatura Plena em Teatro ministrada pelas Professoras Doutoras Wlad Lima e Ivone Xavier. Está pesquisa de conclusão de curso investiga o Teatro feito com/por pessoas com deficiência intelectual que através de uma experiência estética propõe uma criação e produção artística autônoma. Tendo como principais fundamentações teóricas na geração de argumentos deste estudo alguns autores, dentre eles: José Amancio Tonezzi Rodrigues Pereira (2008) com sua pesquisa sobre a cena feita por pessoas com deficiência ao longo da História e Tania Alice (2012) com suas propostas para linguagem cênica da Performance.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A arte de contar histórias: um parto de mim mesma!(2017-04-24) SILVA, Marluce Cristina Araújo; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Arte é política, afeta e transforma: uma experiência de aprendizagem com as Crias do Curro Velho(2021-01-07) FONSECA, Thalia Santos da; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098Este presente estudo gira em torno das vivências na arte com crianças e adolescentes da comunidade da Vila da Barca no projeto da Iniciação Artística do Curro Velho em Belém do Pará. Na pesquisa, da qual sou parte envolvida, me ponho na busca por compreender como as noções de afetabilidade e a fabulação são importantes, no sentido de modificar e gerar novas perspectivas dentro de realidades na periferia, instigando, assim, movimentações dessa coletividade em um ato político. Pontuo como a confiança, trajetória e representatividade dos instrutores se faz crucial durante os meses de processo de trabalho. Aponto na trajetória da pesquisa, como cada elemento que rege a construção dos espetáculos é importante para as crianças como: figurino e cenografia. Falo sobre a transformação mutua entre professor e aluno e como a arte-educação atravessou minha vida pessoal e de pesquisadora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Artesão de si mesmo: um estudo sobre o processo de criação do ator Claudio Barros no espetáculo “Solo de Marajó” em Belém do Pará(2013) ROCHA, Diego Augusto Pereira da; SILVA NETO, Alberto da Cunha e; http://lattes.cnpq.br/1688547872932866A presente monografia dedica-se ao estudo do processo criativo do ator. Utilizo como sujeito o trabalho desenvolvido pelo ator Claudio Barros para a construção física dos personagens do espetáculo Solo de Marajó a partir da ótica do ator-artesão, termo este proposto por mim nesta pesquisa. Através do conceito ator-artesão, proponho também que o ator seja o “artesão de si mesmo”. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizo como principal fonte teórica o método das ações físicas desenvolvido por Jerzy Grotowski. Como resultado, foi constatado que os procedimentos utilizados pelo ator Claudio Barros podem ser considerados como o de um ator “artesão de si mesmo”, o que confere e estimula possíveis pesquisas a respeito do conceito ator-artesão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Auto da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa: O Manejar da Encenação da Companhia Teatral Quixotes Del grão Pará(2019-07-04) SANTOS, Murilo Ferreira; CHARONE, Olinda MargaretEste trabalho tem como tema: O Auto Da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa: O Manejar da Encenação da Companhia Teatral Quixotes Del grão Pará. No qual se investiga através da observação participativa os processos da encenação do Auto da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa. Cria-se como identidade cultural através da etnometodologia poética em conformidade com a memória do dramaturgo/diretor Admilson Medeiros como mote para o surgimento do grupo e posteriormente do Auto. O projeto se compõe em três momentos: O manejar dos piquetes, compreender o manejamento da construção do Auto e o papel da encenação nesse contexto tendo como autor principal o diretor do grupo; O pasto, tendo a compreensão do processo de encenação da dramaturgia do cortejo à observação participante dialogando com o roteiro de encenação junto com o texto dramatúrgico, das descrições das atividades, entrevista com o diretor/encenador do Auto da Vaca-Bumbá, dos brincantes, coisas ouvidas, sentidas. Contrapartida faço uma ponte com Viola Spolin - Improvisação para o teatro descobrindo métodos possivelmente utilizado pelo encenador e O Leite da Vacabumbá Rosinha Cheirosa, trazendo a compreensão de “comunidade” do livro O Tempo das Tribos – O Declínio do individualismo nas sociedades de massa de Michel Maffesoli, fazendo com que o assunto tenha uma aproximação dinâmica, pois tende a uma visão mais aguçada da criação de novas sociabilidades imaginárias e referente a micro sociedade pós-moderna, onde a comunidade (tribos) se forma em redes pela própria vontade de se divertirem e criam compartilhamento de opiniões, valores e gostos estéticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Bom Intento em cena: memórias de um teatro ribeirinho e da floresta em Bujaru-PA (1980-2020)(2021-03-09) CRUZ, Silvana da Silva; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260; https://orcid.org/0000-0001-8186-4510O presente Trabalho de Curso apresenta-se como um estudo sobre a história teatral na cidade de Bujaru/PA, com intuito de desvelar memórias, narrativas e documentos da Cia de Teatro Bom Intento. O percurso teórico-metodológico pautou-se nos estudos da memória, com Bosi (1994), e da história para a promoção de reflexões sobre práticas cênicas na Amazônia paraense, com Salles (1994) e Bezerra (2013). A história oral, fundamentado por Freitas (2001), apresenta-se como um olhar metodológico da pesquisa. Para o levantamento de fontes documentais, que garantam essa escrita crítico-reflexiva, trabalhamos com a escuta de personagens envolvidos com a cena teatral em questão, além de serem portadores de memórias sociais, individuais e coletivas do município de Bujaru-PA. Como resultados desse processo, temos: a) a construção narrativa histórica da Cia de Teatro Bom Intento, motivo primeiro que impulsionou esta pesquisa; b) as memórias deste grupo teatral proporcionaram adentrar nas memórias culturais do município, os lugares, as pessoas e os fazeres teatrais que emergem de palcos na floresta e nas margens dos rios; c) um registro de um percurso memorial com o teatro, evidenciando trabalhos e influências que contribuem no processo de minha construção e crescimento enquanto ser atuante e corpo preto na arte.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brincar de teatro: potência criativa em sala de aula(2022-10-13) PIMENTEL, Felipe Fernandes; CORREIA, Aníbal José Pacha; http://lattes.cnpq.br/8835640143672715O presente trabalho apresenta estudos da memória infantil e a importância dela para o desenvolvimento pessoal, sendo assim apresento algumas das minhas memórias infantis voltadas para algumas brincadeiras feitas nesse período e apresento potências para esse brincar para que sejam inseridas como metodologias para o aprendizado do ensino do teatro em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caboclada à libanesa: Experimento Cênico e Memorial Poético de Formação e Criação(2023-06-16) CAMPOS, Helane Cibele do Nascimento; AMORIM, Ana Karine Jansen deEste trabalho é um registro da minha história pessoal, da minha atividade docente e da minha formação em teatro, amalgamados num experimento cênico, a poética Caboclada à Libanesa. A escrita dessas vivências configurouse no meu objeto de estudo, partindo das ideias de memória coletiva de Durkheim e de memória e oralidade de Walter Benjamim, ressaltando a experiência na construção do conhecimento. O processo de construção da poética teve como referência a ideia de dramaturgia pessoal do ator e histórias de vida, de Wlad Lima, sobre a influência da história de vida no Teatro Brasileiro, método contemporâneo de criação teatral. A escrita teve como diálogo fundamental as memórias, percepções e análises poéticas da pesquisadora e orientadora Karine Jansen, além do trabalho com a artistaanalista Wlad Lima, que me instigou a escrever sobre o meu lugar de origem e sobre as pessoas que permitiram a minha constituição, a partir do programa Espirais do coração, dança da Boiúna, utilizadas no seu projeto Clínicas do Sensível. A pesquisa, durante o curso de Licenciatura em Teatro, ajudou-me a compreender melhor a história dos libaneses no Pará e toda história da minha família ribeirinha, contadas ao longo deste trabalho. Esta temática foi escolhida para minha pesquisa e elaboração poética por mover-me para dentro de mim e para o mundo. Foi a partir de minha relação com meu pai, que sempre esteve e ainda está muito presente com seu conhecimento de mundo, que consegui pensar sobre a existência de maneira poética, animando-me a alma.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cafeto: café com afeto e a dialética do cuidado do si(2019-07-05) FERREIRA, Lorena Priscila da Costa; CHARONE, Olinda Margaret; http://lattes.cnpq.br/6158077424278917Este Trabalho de Curso visa relatar o processo de criação e execução da performance denominada “Cafeto”. Nesse processo narro a importância do cuidado do si e como esse cuidado interno se estabelece em relação ao outro com base no desenvolvimento performático. O termo “Cafeto” nasce da união de duas palavras: café e afeto. Onde utilizo o café para ativar memórias dos participantes e a partir dos relatos de vida, construir uma relação de cuidado do si para com o outro, evidenciando que toda história de vida tem significância não apenas para o emissor, mas, também, para o receptor. Além disso, essa pesquisa aborda minha relação com as pessoas que ajudaram nesse processo criativo, pois teatro é uma das poucas artes que não se faz sozinho. Nesta pesquisa encontra-se fundamentação teórica para a realização da performance com Renato Cohen. Em relação ao cuidado do si, dialogo com as ideias de Michel Foucault e George Gurdjieff. Outros autores da poesia que me auxiliaram nessa pesquisa como Flavio Venturini, Renato Russo, Leandro Flores, Fátima Araujo, Manoel de Barros, Martha Zamora e com cartas apaixonadas de Frida Kahlo que me auxiliaram na construção da escrita poético-acadêmica. Assim como, se faz presente no desenvolvimento da metodologia de pesquisa a história de vida de Waldir Abreu.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Caixa Dourada: um jeito de fazer teatro a partir de mini-oficinas na pediatria do Hospital Universitário João de Barros Barreto(2018-06-05) MACHADO, Dayane de Abreu Silva; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414Este trabalho de conclusão de curso é o resultado de uma pesquisa desenvolvida com mini-oficinas, que aconteceu na pediatria do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) nos anos de 2011 e 2014, dentro do projeto de extensão Teatro Com-Vida (TCV), e que tem como objetivo: Participar da criação e aplicação/manipulação de mini-oficinas como método de coleta de histórias de pacientes hospitalizados na pediatria do HUJBB. Para discorrer sobre o objeto, escolhi dialogar com os seguintes autores: Ana Maria Amaral (2011), Patch Adams (2002), Lúcia Helena Freitas (2005), entre outros. O modelo metodológico escolhido para compor este estudo foi o qualitativo, abordando especificamente a pesquisa participante, dialogo com Teresa Maria Frota Haguette (1999). Na primeira fase do trabalho descrevo o percurso preparatório dos alunos/atores na descoberta do espaço hospitalar como local para receber o teatro no formato de mini-oficinas com o objetivo de coletar histórias dos pacientes. A segunda etapa constitui-se em levar para o público escolhido as mini-oficinas e registrar o procedimento. A terceira etapa é uma síntese de todo o processo do fazer teatral no hospital, da coleta ou não coleta de histórias dos pacientes, das implicações existentes, dos desafios imprevistos, das soluções viáveis e da resposta do paciente à intervenção e o jogo lúdico que se estabeleceu entre ator, objeto e paciente na pediatria.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caminho de ninguém: Processo criativo de uma atuante no espetáculo Fenda do grupo de investigação do treinamento psicofísico do atuante(2021-07-03) OLIVEIRA, Tais Sawaki; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098Esta pesquisa aborda o processo de criação do solo teatral “Caminho de 人間 (ningen)” que compôs o espetáculo Fenda apresentado em 2017. A pesquisa foi realizada dentro do Grupo de Investigação e Treinamento Psicofísico do Atuante, e teve como indução a obra O Rei Lear do dramaturgo inglês William Shakespeare. O presente trabalho objetiva olhar o percurso da criação do solo a partir dos documentos de processo reunidos durante a construção do mesmo, além de abordar o processo criativo sob o ponto de vista pedagógico de uma atuante em formação discutindo as possibilidades de criação a partir das metodologias utilizadas nesse processo de experimentação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um canto em cena: o olhar do encenador na constituição de sua poética(2013) SANTOS, Alyne Souza dos; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971; https://orcid.org/0000-0003-1115-7719A Pesquisa visa à compreensão do processo criativo para a construção de uma poética do encenador, a partir da construção do seu processo criativo, para isso toma como objeto de estudo o Cântico das Lembranças: Em Odara ao qual é estabelecido uma construção junto aos intérpretes, que vem a dialogar com suas próprias histórias de vida, de modo que as personagens são construídas a partir do próprio olhar do intérprete, permitindo-lhes a liberdade desejada no ato da criação, e estimulando-os à busca por movimentos novos, livres de uma técnica rígida. Para tal lança-se um olhar sobre os procedimentos utilizados na construção e percebe-se fortes semelhanças entre os procedimentos adotados e a representação não interpretativa, de Luís Otávio Burnier, assim como dos métodos das ações físicas em Grotowski. O estreito diálogo sobre as influências do olhar da atriz na construção da encenadora desvelam encontros de uma poética particular. A abordagem da fenomenologia da percepção do filósofo Maurice Merleau-Ponty (1999) compõe as bases dessa pesquisa no auxílio do reconhecimento construído através da corporeidade. A pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza-se da coleta sensorial se Cecília Salles (2009) que visa entrar em contato com as singularidades de um procedimento utilizados como: entrevistas abertas com os quatro sujeitos envolvidos na prática do experimento Cânticos das Lembranças: Em Odara, os dois músicos e o dois intérpretes, e mais um advindo de outro intérprete, para o desmembramento deste Cântico, e de documentos como os desenhos construídos no caderno do encenador, no percurso processual de investigação deste objeto. As considerações conclusivas dessa pesquisa perpassam pela influência do olhar da atriz na construção da encenadora, procurando através da relação estabelecida entre as duas práticas, encontrar a sua poética, também encontrando deste modo uma nova proposição ao encenador no ato de ensinar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cartografia da história de vida de minha mãe, com base na personagem Zeca, na dramaturgia “Zeca de uma cesta só”(2022-12-21) SOUZA, Victória Inês Oliveira de; FLORES, Andréa Bentes; http://lattes.cnpq.br/4347358203729416Este artigo tem como intuito cartografar aproximações entre a história ficcional da personagem Zeca, do espetáculo “Zeca de uma Cesta Só” e a história de vida de minha mãe, Márcia, ambas mulheres negras e empregadas domésticas. Faço isso a partir de uma perspectiva política e social acerca dessas mulheres e da herança histórica de escravidão no Brasil, que designa às escravas negras papéis até certo ponto semelhantes aos das empregadas domésticas atualmente. Falo ainda sobre a importância do teatro como potência de representação de camadas sociais, ficcionalizando histórias reais de corpos marginalizados pela sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Casangrá: casas que sangram(2023-06-15) FRANÇA, Tarsila Maquiavel Rosa de; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098O presente artigo científico aborda de maneira reflexiva sobre o processo criativo do espetáculo Casangrá, apresentado no Teatro Universitário Claudio Barradas em novembro de 2022. Casangrá provoca uma discussão entorno dos serviços domésticos, ainda muito presente em nosso cotidiano, focando mais precisamente nas figuras da empregada doméstica e da cria de família. Para a construção do projeto foi utilizado como metodologia a memória oral e a escrevivência, resultando numa dramaturgia dramática que em alguns momentos flerta com a comicidade e uma encenação híbrida que através de elementos cênicos falam da realidade amazônida. Através deste processo criativo é discutido principalmente sobre a condição da mulher periférica na atual sociedade relacionando-a aos processos históricos do capitalismo e seus impactos na raça e gênero. Por fim, o artigo Casangrá é um grande manifesto feminista que trata sobre o processo de criação do primeiro espetáculo de Tarsila Rosa, focando na área da dramaturgia e encenação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cenografia Urbana no Auto do Círio: a cidade de Belém como palco de celebração(2023-11-29) BESSA, Gabrielle Aboul Hosn; AZEVEDO, Jorge Luís Torres de; http://lattes.cnpq.br/1883014995844657O Auto do Círio, é uma homenagem artística à Nossa Senhora de Nazaré, em forma de cortejo pelas ruas de Belém, criando experiências únicas e pessoais, promove uma comunhão cultural e artística na cidade. O espetáculo envolve devoção, fé e diversidade, transcendendo barreiras religiosas. O cortejo é marcado pela construção coletiva, uma cidade e suas pessoas, valorizando a expressão artística e o patrimônio cultural. A relação intrínseca entre o Auto do Círio e a cidade é explorada, destacando a cenografia urbana como linguagem visual que enriquece a sua identidade. A pesquisa foi feita com base na metodologia qualitativa tendo embasamento descritivo no relato de experiência, além da busca por teóricos nas áreas de teatro e cenografia. Este estudo contribui significativamente para a compreensão da interação entre a cenografia e o teatro, ressaltando a relação do bairro da Cidade Velha e o Auto do Círio como um espetáculo que vai além do cortejo de rua, transformando a cidade em palco de celebração, tradição e arte.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um Colar Para Nanã: um manuscrito cartográfico para o não esquecimento(2017-04-10) OLIVEIRA, Patrick Garcês de; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074Esse manuscrito é o documento poético do processo criativo do espetáculo Um Colar Para Nanã, onde disponho da criação de um método cartográfico próprio, o qual denomino como Manuscrito Cartográfico, e o utilizo como caminho para o resgate das minhas memórias e vivências, transformando-as em matéria gênese e potência poética na construção deste meu trabalho. Neste meu processo, divido a escrita do meu manuscrito em cinco momentos: pistas, o mapa, primeira pele áquea, segunda pele áquea e terceira pele áquea. Cada um desses momentos designa um fragmento do trabalho que juntos, unificados, servem como apontamento para caminhos que podem ser percorridos dentro do teatro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O corpo - Encruzilhada(2017-05-22) TEIXEIRA, Joan Pablo Pina; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098O Corpo-Encruzilhada é uma pesquisa sobre o processo criativo de mesmo nome, que em forma de rito cênico musical homenageia Exu e o Povo da Rua, projeto que surge a partir de práticas voltadas para a teoria queer e travestismo na rua, e o subsequente contato com a medicina da floresta, especificamente com o uso feito dentro da sincrética doutrina do Santo Daime em Belém do Pará desde 2015, e consequentemente a licença e a busca pela prática e filosofia afro-religiosa em um terreiro de Candomblé de Angola, o Rundembo Gunzo de Bamburucema Mameto de Inkissi Muagilê Oto Torodê em 2016. A organização de meu trajeto enquanto sujeito-pesquisador dá-se através de uma técnica metodológica de pesquisa que lança a imagem-força da encruzilhada como estratégia de investigação usada com o intuito de desvelar e compreender as máscaras do sujeito-pesquisador dividindo o corpo em três vias de uma encruzilhada: o corpo ancestral, o corpo político e o corpo mágico, marcado por histórias de vida e práticas dentro da arte, política e religião. A imagem da Encruzilhada também traça a grafia da metodologia de pesquisa que conta com a Etnocenologia como campo instigante para a consecução desse estudo enquanto base epistemológica, junto à correlata Auto-Etnografia, e na terceira via a Astrologia Natal que possibilita relacionar trechos do trajeto do artista-pesquisador-participante com o mapa natal, abrindo caminhos para novas formas de conceber o processo criador dentro da pesquisa em Artes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo Devir: as afecções de uma mãetriz e palhaça(2021-03-11) CRUZ, Paula Adrianna Barros da; MELO, Priscila Romana Moraes de; http://lattes.cnpq.br/1710377749388056; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da; http://lattes.cnpq.br/1585364014264241Este é um processo criativo em arte. Ele nasce em um movimento de observação das afecções atravessadas em meu corpo, a partir, da maternidade e da minha vida que permeia a Universidade e o Teatro. Em uma dialética com meu SER e com pensadores da Linguagem Teatral como Augusto Boal (1931-2009) e Antonin Artaud ( 1896-1948) que são minha "rede de apoio" no pensar a cena do meu corpo e fazer a cena com o Teatro e a educação. E, em consonância com a trajetória deste corpo ao encontro e descoberta do Si, encontro com os pensadores Gilles Deleuze (1925-1975) e Benedicto de Espinosa (1632-1677) sobre os estados de afecção destes corpos EU: mãe, atriz e palhaça. Desse modo, descobrindo a ação na escrita e nas mídias da vida corpo eu que existe. O objetivo desta pesquisa é relatar minha vivência materna em formatos de cartas, onde se inicia um novo ciclo de construção sobre mim, pela pessoa que fui, que sou e das relações que tenho construído nesse espaço do Teatro com a maternidade. O método utilizado surgiu a partir do encontro que tive com a primeira gestação, pois a relação da maternidade a linguagem teatral, juntamente com a necessidade de envolver o “Corpo em Construção” em pesquisa que pudesse contribuir nas relações dos estados de afecções do meu corpo com o mundo. Os materias utilizados foram cartas e vídeos, nos quais são a concretização do meu desejo de formar-me educadora sobre a condição humana que o Teatro há séculos se expressa e vive. A demonstração da vivência retrata o corpo/materno com a palhaçaria, no qual foi construído através de cenas e cartas, proporcionando encontros com outros corpos, permitindo afeccionar com Teatro. As sensações e experiências do corpo em construção que sou “eu”, paralelo aos pensadores e fazedores dessa arte, reforça o decurso do Corpo/Devir, no qual enfatiza que sou como uma criança recém-nascida que desde o primeiro momento da sua geração vai recebendo os estímulos externos e vai dando “luz” as suas sinapses. Considerando as devidas aproximações da minha vivência materna em formatos de cartas, narrei a construção sobre mim, mais especificamente as relações que tenho construído nesse espaço do Teatro com a maternidade. Concluir que o Corpo faz parte do nosso cotidiano e a maternidade se torna um mundo a partir do momento que descubro que um ser cresce dentro de mim. Fortificando a verdadeira natureza do “Corpo em Construção” em conjunto com as partes vivas que construir.