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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A participação de jovens na gestão comunitária de recursos pesqueiros e resiliência da pesca artesanal na região do Médio Solimões, AM(2025-09-08) COSTA, Edgar Augusto de Medeiros; ALENCAR, Edna Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7555559649274791O artigo trata sobre a participação de jovens e crianças em projetos de gestão comunitária de recursos pesqueiros, desenvolvido moradores de comunidades situadas município de Maraã, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM) e na área de entorno da RDS Amanã, localizadas na região do Médio Rio Solimões, no estado do Amazonas. Eles participam de dois projetos de manejo de pirarucu, o Acordo de Pesca do Jutaí-Cleto e o Acordo de Pesca do Jurupari. Considerando-se que, a nível global, há um afastamento dos jovens da pesca, neste artigo procuramos demonstrar que a participação deles nesses projetos sinaliza a resiliência da pesca artesanal nesta região. Argumentamos que a participação das mulheres nesses projetos assegura a inclusão de crianças e jovens, que têm acesso a conhecimentos tradicionais locais. A metodologia utilizada para obter as informações consistiu na realização de entrevistas, acompanhamento das atividades de mulheres e jovens na pesca; revisão da literatura sobre o tema da pesca artesanal e juventude. A análise dos dados com entrevistas realizadas com jovens e mulheres, aponta que a participação das mulheres nos projetos de gestão de recursos pesqueiros permite o acesso à renda, à partilha de saberes tradicionais com as novas gerações, que aprendem técnicas de pesca, os saberes sobre a ecologia dos peixes, a conservar a biodiversidade, tornando-se uma opção de renda, e permanência dos jovens nas comunidades.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Collegio Perseverança: uma instituição educativa para formação de meninas na Primeira República no Pará (1890 -1916)(2025-06-06) MORAES, Andressa Rafaella Cruz de; DAMASCENO, Raimundo Alberto de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/6324178073896482; https://orcid.org/0000-0003-1620-6735Este estudo investiga o Collegio Perseverança, instituição feminina fundada por Carlota Pistacchini por volta de 1890, analisando seu papel na formação social e educacional das alunas durante a Primeira República na Amazônia paraense. A pesquisa, de caráter historiográfico, é baseada na análise de documentos oficiais, jornais da época, com destaque ao Estatuto da instituição publicado em 1904. Como resultados, evidenciamos que a escola funcionava como um aparelho privado de hegemonia, a partir do conceito de Gramsci, moldando comportamentos e reforçando a ideologia patriarcal ao direcionar a educação das meninas para a esfera doméstica e socialmente controlada. Concluímos que o Collegio Perseverança, além de promover a instrução formal, desempenhava um papel fundamental na manutenção dos valores e expectativas de gênero da época, reafirmando modelos femininos alinhados ao projeto republicano e à lógica patriarcal vigente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Culto ao menino Zezinho no Cemitério da Soledade em Belém em meio às modificações do espaço santo(2025-03-31) LEÃO, Jonathan Aberto dos Reis Pantoja; CARDOSO FILHO, João Simões; http://lattes.cnpq.br/4839835026774114O presente artigo objetiva evidenciar um aspecto específico da prática conhecida na região Amazônica como ‘Culto das Almas’, presente em cemitérios da cidade de Belém, principalmente nos cemitérios de matriz oitocentista Nossa Senhora da Soledade e de Santa Izabel, construídos originalmente em áreas afastadas do centro e que foram absorvidas e incorporadas com a expansão urbana, ocupando as áreas do bairro de Batista Campos – área nobre – e Guamá – um dos bairros mais populosos da cidade. Partindo da perspectiva da observação flutuante de Pèttonet (2008), foi realizado um percurso etnográfico focado no desdobramento desse culto às almas que constitui a relação destes devotos com o Menino Zezinho no cemitério da Soledade, os aspectos principais da relação deste ‘santo popular’ com seus devotos, identificar as graças concedidas e a natureza dos milagres atribuídos a ele, assim como as circunstâncias de sua ‘santificação’ e a manutenção, ou não, de sua tradição, com possibilidade de desaparecimento desse culto mediante os múltiplos processos de musealização e outros tipos de consumo deste campo santo e demais modificações possíveis no ambiente urbano de Belém, que transformou o campo santo em um espaço turístico incorporado ao centro da cidade, ficando o mesmo como uma importante demarcação histórica do lugar.Trabalho de Curso - Graduação - Relatório Acesso aberto (Open Access) Entre linhas: o audiovisual como recurso para o ensino da diversidade na educação básica(2025-03-21) SANTOS, Marcos Vinicius Corrêa; SANTOS, Márcia Vanessa Malcher dos; http://lattes.cnpq.br/6004376537871160; https://orcid.org/0000-0003-2872-7247O presente relatório de experiência tem como objetivo registrar o processo de criação, planejamento e produção do audiovisual documental “Entre linhas: o jeito livre de ser” criado com o intuito de contribuir para a inclusão e compreensão da diversidade de gênero e sexualidade na educação básica. A obra apresenta uma exposição sobre o preconceito, inclusão LGBTQIAPN+ e violências simbólicas utilizando relatos e dados que evidenciam a discriminação enfrentada por essas pessoas. No decorrer do relatório, discussões teóricas são apresentadas, abordando a produção audiovisual no âmbito da modalidade minidocumentário, além de referências a autores que trabalham as temáticas de gênero e sexualidade. O trabalho pretende não apenas cumprir os requisitos acadêmicos de aprovação, mas também promover a reflexão crítica entre os alunos do ensino médio sobre a diversidade de gênero e sexual, além da inclusão mais recorrente desta discussão nos espaços de ensino, destacando a urgência de transformação social em um contexto de desigualdade e preconceito. Dessa forma, acredita-se que o trabalho contribui para as ciências sociais e para a formação de uma consciência social mais justa e inclusiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estratégias de marketing ambiental utilizadas pelo Clube do Remo, Belém-PA, em campanha por um futebol com responsabilidade socioambiental(2024-10-09) OLIVEIRA, Luann Victor Chermont de; JATENE, Izabela da Silva; http://lattes.cnpq.br/0001477213984363; https://orcid.org/0009-0000-7999-0067As constantes transformações que o mundo digital passa influenciam mudanças no comportamento de muitos setores da sociedade Um comportamento importante notado com o avanço digital foi o modo de ativismo, que aumentou o alcance e novas estratégias de marketing e apelo. O futebol é um esporte que move multidões, tendo gigantescas torcidas e ampla visibilidade. Na Amazônia, o Clube do Remo é um time de futebol com uma das maiores torcidas do Norte do Brasil, tendo grandes responsabilidades sociais, seja na formação de opiniões ou na inserção de novos produtos e tendências. Esses grandes representantes de publicidade possuem importância na Amazônia, pois a região possui gigantesca diversidade ambiental, social e cultural, mas sofre com diversos tipos de explorações e degradações. Os objetivos deste estudo é analisar as estratégias multicanais de marketing utilizadas pelo Clube do Remo para promover a campanha ambiental “Sinta a Amazônia” e sua responsabilidade socioambiental, além da análise da diversidade social das concepções das “Amazônias”. Esta análise deu-se a partir do lançamento da campanha outras publicações pertinentes, tanto no site do Clube do Remo como em suas redes sociais. A literatura mostra o futebol como importante ferramenta de lutas e ativismos sociais, principalmente por ter grande quantidade de torcedores e ter apelo da mídia e do comércio, podendo realizar estratégias de marketing com outras organizações e para consumo. Em relação a diversidade social das Amazônias, os estudos mostram mais de mil tribos indígenas com relações diferentes com o meio ambiente, tendo suas próprias concepções de espaço amazônico, os estudos mostram que existem diversas visões diferentes e importantes da Amazônia que diferem da visão eurocêntrica que vê a região como um deserto demográfico. A campanha realizou publicação de fatos e imagens chocantes para que os torcedores sentissem os impactos e se conscientizassem ao sentir o quanto a destruição e poluição podem impactar a Amazônia. Ressalta-se a importância de analisar o uso do marketing em questões de ativismo no futebol.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inclusão e interações sociais de estudantes com TEA: um estudo comparativo de diretrizes nacionais, estaduais e locais(2025-07-03) BATISTA, Jhonatas Almeida; SILVA, Vergas Vitória Andrade da; http://lattes.cnpq.br/8909456290073930; https://orcid.org/0000-0002-3730-5938A construção de uma educação verdadeiramente inclusiva permanece como um dos maiores desafios das redes de ensino no Brasil. Nesse contexto, documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Documento Curricular do Estado do Pará (DCE-PA), o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da rede estadual e municipal e o Plano Municipal de Educação de Belém estabelecem diretrizes gerais voltadas à inclusão. Contudo, embora valorizem as singularidades dos estudantes, esses documentos apresentam lacunas importantes, especialmente no que se refere à identificação e ao acompanhamento de fenômenos como o masking, bem como à definição de estratégias para a mediação das interações sociais no ambiente escolar. Este trabalho teve como objetivo analisar, de forma comparativa, como esses cinco documentos contribuem ou limitam as interações sociais e a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter documental, baseada na seleção e catalogação dos materiais, na identificação de unidades de registro com termos-chave (“TEA”, “autismo”, “inclusão”, “masking”, “interação social”), na codificação temática e na elaboração de matrizes comparativas para organização das informações. Os resultados evidenciam que, embora todos os documentos reiterem o compromisso com a inclusão e a valorização das diferenças, não oferecem orientações claras sobre práticas pedagógicas, mediação de interações sociais, uso de tecnologias assistivas ou formação continuada de docentes em comunicação aumentativa e acolhimento sensorial. Em âmbito municipal, o Plano de Educação apresenta avanços ao incluir metas voltadas ao atendimento de estudantes com TEA e à ampliação de salas de recursos multifuncionais; no entanto, carece de critérios técnicos para a seleção de ferramentas e para a definição de indicadores de eficácia. Conclui-se que, apesar do discurso institucional favorável à inclusão, persiste um descompasso entre os princípios normativos e as práticas efetivas, o que mantém barreiras à participação plena de estudantes autistas. Assim, torna-se urgente a reformulação das diretrizes curriculares, com a inclusão de protocolos para identificação precoce do TEA, formação docente especializada, estratégias sistemáticas de mediação social e orientações detalhadas para a implementação de tecnologias assistivas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Instituições participativas e governança ambiental no Pará: efeitos do desenho institucional no Conselho Estadual de Meio Ambiente e no Fórum Paraense de Mudanças e Adaptações Climáticas(2025-09-15) LEAL, Renan Ferreira; CABRAL, Eugênia Rosa; http://lattes.cnpq.br/2195250873603926; https://orcid.org/0000-0002-7601-1465Este trabalho analisa comparativamente a participação de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), especialmente ONGs ambientalistas, no Conselho Estadual de Meio Ambiente do Pará (COEMA) e no Fórum Paraense de Mudanças Climáticas (FPMAC), no período de 2002 a 2024. A pesquisa, baseada em documentos oficiais, como atas, relatórios, decretos e portarias, revela que o COEMA, órgão deliberativo e normativo, apresenta composição dominada por representantes do setor produtivo e órgãos governamentais, com baixa presença e participação não recorrente de ONGs ambientais, restritas majoritariamente às Câmaras Técnicas. Já o FPMAC, de caráter consultivo e propositivo, possui arquitetura institucional mais flexível e inclusiva, garantindo participação constante e diversificada de OSCs ambientais, povos e comunidades tradicionais, e setor acadêmico. Essa diferença se explica pelo desenho institucional: o COEMA opera com regimento rígido e processo de nomeação centralizado, enquanto o FPMAC adota governança compartilhada e abertura temática. Os resultados confirmam a hipótese de que espaços mais abertos favorecem maior inclusão e influência das OSCs, enquanto instâncias formalizadas restringem sua incidência. Conclui-se que a estrutura normativa e o grau de institucionalização moldam a qualidade democrática da política ambiental no Pará, influenciando a representatividade e a pluralidade de vozes nos colegiados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mulheres evangélicas nas eleições municipais: um estudo comparativo do perfil das candidaturas na eleição de 2020(2024-11-08) SILVA, Glenda Liliane Rodrigues Guilhon da; SOUZA, Carlos Augusto da Silva; http://lattes.cnpq.br/7158504535308341A presente pesquisa tem como objeto de investigação a comparação do perfil sociopolítico de candidatos evangélicos, tendo como estudo de caso as eleições municipais de 2020 para os cargos de vereador em todos os municípios brasileiros. O objetivo consiste em verificar discrepâncias (ou semelhanças) entre o perfil sociopolítico destes candidatos a partir de um recorte por gênero. A literatura vem dando destaque para a expansão dos evangélicos na esfera da representação política, mas quase não há trabalhos sobre a presença feminina nestes espaços. O estudo explora diversos marcadores de diferenciação sociopolítica entre as candidaturas de homens e mulheres evangélicas como: gênero, raça, escolaridade, estado civil e ideologia partidária. A metodologia de investigação utilizou a base de dados existente no repositório de dados do Tribunal Superior Eleitoral, avaliando tanto os candidatos quanto os eleitos. A pesquisa concluiu a existência de diferenças significativas entre homens e mulheres referente as variáveis selecionadas, o que indica que os marcadores de opressão verificados em outras esferas da vida privada ainda se mantem na esfera da participação política.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Não é só médico que cura! O uso das ervas medicinais no cuidado da saúde pelas mulheres mais velhas de uma comunidade quilombola do Acará/PA(2025-09-15) ROSÁRIO, Ilsilea Gomes do; CAMPELO, Marilu Marcia; http://lattes.cnpq.br/8338592541775616O presente trabalho buscou saber a importância do uso das ervas medicinais na vida das mulheres mais velhas de uma comunidade quilombola do município do Acará/PA, pois este é um meio de cura muito utilizado pelas mulheres na Comunidade quilombola do São José. A comunidade enfrenta o risco dessa cultura desaparecer devido ao desinteresse dos mais jovens. O público alvo dessa pesquisa foram mulheres mais velhas, conhecidas e respeitadas, com idade entre 65 a 98 anos. A amostra envolveu cerca de 6 mulheres da comunidade, com exceção de uma que mora em uma comunidade vizinha, Flexal. A coleta de dados e informações foi feita com o uso de entrevista face a face, com perguntas elaboradas pela entrevistadora, gravadas em um aparelho celular, juntamente com o registro de imagens fotográficas. Concluiu-se que o uso das plantas na comunidade segue como uma cultura forte na vida das mulheres e em de toda comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Opinião pública e tolerância política no Brasil: o caso do direito de manifestação dos produtores do agronegócio(2025-04-02) MARTINS, Rafael Augusto Conceição; RIBEIRO, Gustavo César de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/8785742397681355; https://orcid.org/0000-0002-6467-6558Nos últimos anos, o Brasil tem passado por uma crescente polarização política e intensificação dos conflitos ideológicos. Este artigo tem como objetivo analisar como a população brasileira percebe o direito de manifestação dos produtores rurais do agronegócio. Para isso, foram utilizados dois bancos de dados, mapeamento de informações e testes de hipóteses. Os resultados da pesquisa demonstram que a tolerância política no Brasil está diretamente relacionada às percepções ideológicas dos indivíduos. Dessa forma, conclui-se que o debate sobre tolerância política passa, necessariamente, pela compreensão das dinâmicas da opinião pública e das influências ideológicas que a atravessam.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Percepções de sustentabilidade e práticas coviáveis: o saber-fazer das pescadoras artesanais da RESEX Marinha Mocapajuba, em São Caetano de Odivelas (PA)(2025-08-29) CORREIA, Alice Emilly Mendes de Castro; CAÑETE, Voyner Ravena; http://lattes.cnpq.br/9961199993740323; https://orcid.org/0000-0001-8528-3086Este trabalho trata da percepção sobre sustentabilidade e das práticas coviáveis presentes no cotidiano — e mesmo nas narrativas — de marisqueiras e lideranças femininas da pesca no interior da Reserva Extrativista Marinha Mocapajuba (RESEX-Mar Mocapajuba), localizada em São Caetano de Odivelas-PA. A pesquisa se realiza desde 2022 e faz uso de entrevistas semiestruturadas junto a pescadoras de comunidades da RESEX, priorizando lideranças envolvidas em sua criação. Adotou-se a história oral como metodologia para escutar trajetórias e modos de fazer das mulheres na pesca. A UC foi criada em 2014, após anos de mobilização comunitária liderada por associações de mulheres pescadoras, cuja atuação coletiva foi essencial na luta por políticas ambientais e pelo reconhecimento da pesca como forma legítima de cuidado territorial. Os relatos mostram um cotidiano pesqueiro de práticas coviáveis e uma sustentabilidade que se traduz nas práticas de manejo dos recursos pesqueiros, assim como na preocupação com a ausência do Plano de Manejo e do seguro-defeso para a mariscagem. As experiências femininas, sejam como pescadoras e/ou lideranças, revelam um saber-fazer que emerge de uma compreensão da natureza como limite às ações humanas, evidenciando uma relação com o ambiente orientada pela conservação e pela continuidade da vida no território.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Pra ir depende da maré”: reflexões sobre tarrafear no Igarapé do Jubim, nas águas das Amazônias(2025-05-03) SILVA, Layza Thalita Lisboa; MOURA, Gustavo Goulart Moreira; http://lattes.cnpq.br/4226146956798142; https://orcid.org/0000-0001-7157-857X; ESCOURA, Michele; http://lattes.cnpq.br/3126701924384242A Vila do Jubim, está localizada no Arquipélago do Marajó, que se caracteriza por ser uma região estuarina, onde as águas doces encontram as águas salgadas do Oceano Atlântico e pelo entrecortar de rios e igarapés, constituindo um aglomerado de ilhas e ilhotas amplamente influenciadas pelas diversas formas d’água. Esta pesquisa tem por objetivo geral compreender a relação que permeia o Igarapé do Jubim, na Vila do Jubim no município de Salvaterra, e minhas interlocutoras, mediada pela pesca com a tarrafa. A partir do diálogo com a bibliografia que reivindica os termos “pesca” e “gênero”, é possível perceber que o padrão de “divisão sexual do trabalho”, que geralmente associa os homens à captura do pescado e as mulheres às atividades pré e pós-captura, é tensionado pelos dados produzidos em campo, repensando o cerne que fundamenta estas produções acadêmicos: a categoria trabalho. Assim, proponho reavaliar as possibilidades dessa relação, permeada pela ambivalência e fluidez, que caracteriza desde meus interlocutores até as águas turvas de seu igarapé.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Racismo na universidade e rendimento acadêmico: experiências e percepções de estudantes negros(as)(2025-09-02) SOUZA, Lourena Jesus de; SILVA, Vergas Vitória Andrade da; http://lattes.cnpq.br/8909456290073930; https://orcid.org/0000-0002-3730-5938Este estudo qualitativo analisa as experiências de estudantes negros(as) na Universidade Federal do Pará, com o objetivo de compreender as relações entre racismo cotidiano e rendimento acadêmico. A pesquisa fundamenta-se em autores como Silvio Almeida, Lélia Gonzalez, Carlos Hasenbalg, Zélia Amador de Deus e Pierre Bourdieu. Para a coleta de dados, foram utilizados grupos focais e entrevistas semiestruturadas, com entrevista dos selecionados por meio da técnica de amostragem em bola de neve, com posterior análise de conteúdo segundo Laurence Bardin. A investigação centrou-se em três categorias principais: “Condições de entrada, permanência e suporte acadêmico”, “Racismo estrutural e experiências de discriminação” e “Obstáculos no desempenho acadêmico”. Os resultados apontam que os(as) estudantes negros(as) enfrentam múltiplos desafios em suas condições de existência universitária, mas também constroem mecanismos de resistência e transformação, ancorados no fortalecimento do pertencimento racial e nas lutas históricas das comunidades negras. Constatou-se ainda que manifestações de racismo, tanto implícitas quanto explícitas, são sustentadas pela ausência de responsabilização institucional diante de práticas discriminatórias, bem como pela banalização e pelo não reconhecimento das desigualdades raciais nas interações sociais. Por fim, observou-se que a pressão histórica imposta por uma ordem social racialmente hierarquizada, somada à necessidade de adaptação a um habitus acadêmico distinto de suas trajetórias anteriores, gera sofrimento social aos estudantes negros(as), impactando de forma negativa seus desempenhos acadêmicos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Saberes ancestrais de mulheres negras na segunda metade do século XIX(2025-06-27) ROCHA, Débora Teixeira da; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359Trata-se de um artigo situado no campo teórico-metodológico da história cultural, da história da educação e, também, nos debates das pedagogias decoloniais feministas, pois nos desafia a pensar, inicialmente, sobre os saberes que estão circunscritos nas resistências das mulheres negras, mesmo diante de uma realidade violenta e cruel imposta as pessoas negras neste período. Assim, torna-se fundamental pensar a educação, a pedagogia e a história por outras perspectivas que tenham pilares antirracistas, bem como produzir saberes capazes de atravessar a realidade de maneira interseccional. A importância da interseccionalidade nos coloca a transcendência de um conhecimento compartimentalizado, dualista e classificatório, apontando formas outras da cultura, da língua e das relações humanas.