Faculdade de Letras - Língua Inglesa - CBRAG
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Navegando Faculdade de Letras - Língua Inglesa - CBRAG por Autor "ALVES, Mário Célio da Silva"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Comparative analysis between BNCC and PCN's on english language teaching(2022-12-23) ALVES, Mário Célio da Silva; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho deO presente estudo tem como tema uma análise comparativa entre a bncc e os pcn's sobre o ensino de língua inglesa. O problema central dessa pesquisa são para saber o que esses documentos falam acerca das mudanças voltadas ao ensino da Língua Inglesa, buscando compreender em que medida esses documentos se aproximam ou se distanciam em relação ao ensino da língua. A partir desse problema de pesquisa o trabalho tem como objetivo fazer uma análise entre os dois documentos na tentativa de compreender as mudanças, proximidade ou distanciamento dos mesmos em relação ao ensino da língua. Pois é sabido que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são os documentos mais importantes para o funcionamento da Educação Brasileira. Para melhor compreender sobre esses documentos, a BNCC foi um documento elaborado a partir dos PCN, sendo mais específica porque determina com maior clareza, os objetivos de aprendizagem dos educandos, enquanto que os PCN, são normas e procedimentos separadas por disciplinas e preparadas pelo Governo Federal, porém, são normas que não são obrigatórias por lei. Mas a BNCC, é um documento obrigatório em todos os currículos, seja para as escolas públicas ou particulares, trazendo orientações aos objetivos de aprendizagem nas etapas da formação escolar de cada indivíduo. É um documento que não interfere nas metodologias usadas em cada escola, mas que estas, não fujam aos padrões da BNCC. De modo geral, com esta investigação foi possível perceber que há um alinhamento entre os PCN’s e a BNCC no que se refere ao ensino da Língua Inglesa. Para isso, foi realizado uma pesquisa de natureza bibliográfica e qualitativa, que se baseia em alguns autores como (Picanço, 2003), (Celani 2000), PCN’s (BRASIL 2000) e a BNCC (BRASIL 2017) e outros. Nesta pesquisa será feito uma busca na recente proposta curricular do Governo Federal, consolidada na BNCC em comparação aos PCN, para averiguar as possíveis mudanças ocorridas no ensino da língua inglesa.