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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da ecologia básica para alunos do sétimo ano de uma escola pública da cidade de Breves
    (2019-07-04) GOMES, Alcianny Vieira; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943
    A busca incessante por desenvolvimento tem feito aumentar a crise ambiental em nível mundial. Através das escolas é possível educar cidadãos com consciência ecológica para termos sustentabilidade, por meio de temas transversais como ecologia e educação ambiental. O presente trabalho teve como objetivo verificar o nível de conhecimento em ecologia de alunos do sétimo ano de uma escola pública de ensino fundamental da cidade de Breves, Pará. O levantamento de dados ocorreu durante o período de 30 de janeiro e 03 de fevereiro de 2017. Nesta pesquisa, utilizou-se as abordagens quantitativa e qualitativa, como um estudo de caso, tendo como instrumento um formulário com perguntas semiestruturadas. Previamente, foi apresentado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para o diretor, coordenado, professores, alunos e para seus responsáveis. Os resultados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin. Participaram da pesquisa 41 alunos, de oito turmas do sétimo ano, com idades que variavam de 12 a 20 anos. Os entrevistados associaram a Ecologia aos seguintes termos: meio ambiente, ecossistema e natureza. Quanto a importância do ensino e aprendizado de Ecologia eles responderam que tinha importância para cuidar do meio ambiente, para sua sobrevivência e futuro e para obtenção de conhecimento. Quanto a reconhecer e relacionar os conceitos de ecologia muitos obtiveram êxito em suas respostas, tendo mais dificuldade com ecossistema, fatores bióticos e nicho ecológico. E o assunto de maior preferência deles foi cadeia alimentar. Através deste trabalho foi visto a situação escolar do ensino de ecologia, tomando-a como principal responsável pela educação ambiental e fonte de conhecimento para uma sociedade voltada aos problemas ambientais que, quase sempre, origina-se através de sua intervenção na natureza.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A utilização das etnovariedades da mandioca e seus produtos encontrados na Vila Betel, município de Portel, Estado do Pará
    (2017-03-24) TORRES, Rosiene Rodrigues Flores; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943
    A espécie Manihot esculenta Crantz (mandioca) é considerada a mais brasileira das culturas e apresenta uma gama de etnovariedades utilizadas e mantidas pelas populações rurais, principalmente na agricultura familiar. Desta forma o estudo tem por objetivo conhecer as etnovariedades da espécie Manihot esculenta Crantz, além de especificar os produtos derivados da mandioca e sua utilização além de apontar qual dos produtos é mais utilizado doméstica e comercialmente na Vila Betel. A Vila localiza-se na estrada Portel-Tucuruí, à margem esquerda do rio Camarapi, à aproximadamente 18 km da cidade de Portel, no Município de Portel, Estado do Pará. Foram realizados levantamentos de dados botânicos e etnobotânicos por meio da aplicação de questionários semiestruturados, fazendo uso as abordagens qualitativas e quantitativas. A coleta de material botânico foi realizada no período de 15 a 25 de agosto de 2015 e os dados etnobotânicos dias 11 a 20 de outubro e 15 a 30 de dezembro de 2015 e foram coletados três exemplares de cada etnovariedades os quais foram depositados na coleção biológica do laboratório da Faculdade de Ciências Naturais, UFPA, Campus Marajó-Breves. Os resultados da pesquisa constataram sete etnovariedades de mandioca cultivadas pelos produtores: Pai Lourenço, Pindobá, Amarelona, Achada, Acaraí, Pescada Preta ou Zolhuda e Macaxeira. As etnovariedades são utilizadas na produção de derivados tanto para consumo doméstico quanto para comercialização, destacando-se a farinha e a tapioca em ramo com 100% cada, seguida do pé de moleque com 30%, tanto para consumo quanto para a comercialização, enquanto que o beiju destacou-se com 100% de indicação no que se refere apenas para consumo próprio. Por meio da utilização destes produtos observa-se a importância da agricultura familiar de subsistência, na qual Manihot esculenta configura-se como cultura indispensável à estabilidade econômica.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização científica na educação infantil para aprendizagem dos fenômenos da natureza
    (2018-12-12) FARIAS, Áurea Selma da Silva; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943
    No cotidiano, desde cedo as crianças apresentam muitos questionamentos e indagações que precisam ser esclarecidas. E é na convivência escolar que algumas questões passam a ser entendidas. E a alfabetização cientifica tende a contribuir no aprendizado das crianças. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo compreender a contribuição da alfabetização científica na educação infantil para a promoção da aprendizagem dos fenômenos da natureza em uma escola de educação infantil do município de Bagre no Marajó, para os conteúdos de ciências relativos aos assuntos sobre os fenômenos da natureza, tais como o vento e a chuva. Inicialmente, foi apresentado um Termo de Consentimento livre e Esclarecido para os responsáveis das crianças e a autorização para a escola. Posteriormente, a pesquisa foi desenvolvida, utilizando uma abordagem qualitativa, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados, um roteiro semiestruturado com duas perguntas: De onde vem a chuva? e De onde vem o vento? A técnica de registros foi a gravação de voz feita com aplicativo de celular. O público alvo foram crianças de cinco anos. Os dados foram obtidos através de experimentos e de vídeos, obtidos por meio de sites na internet, além disso, usaram-se recursos como músicas, desenhos maquete na abordagem dos conteúdos. Os resultados mostraram que 47,6% das crianças conseguiram entender a origem do vento e sua distribuição nos espaços físicos e 100% conseguiram entender a origem da chuva. Esses resultados mostram que a alfabetização cientifica pode ser inserida ainda na educação infantil.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise do conteúdo sobre pteridófitas em livros didáticos utilizados no 7º ano do ensino fundamental
    (2019-12-05) COSTA, Maiara Medeiros; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943
    As Pteridófitas, plantas vasculares sem sementes, são um dos principais alvos da degradação ambiental que está ocorrendo no planeta, pois há espécies que apresentam certa sensibilidade a qualquer mudança no ambiente. Além disso, são comumente utilizadas para fins ornamentais, também são exploradas para consumo de suas partes e insumos na alimentação, na fabricação de objetos e para outros fins. O conteúdo sobre Pteridófitas, presente nos livros didáticos (LD’s), assim como os demais conteúdos de botânica são, muitas vezes, ensinados através da memorização por apresentar seu ensino baseado em nomenclaturas cientificas, que não fazem parte do dia a dia dos alunos, este conteúdo é apresentado aos alunos do 7º ano dentro de um capítulo sobre Reino Vegetal geralmente encontrado ao final do LD. Este trabalho objetivou analisar o conteúdo Pteridófitas presente em quatro livros didáticos distribuídos pela editora Moderna nas escolas de ensino fundamental no município de Breves-Pará, levando em consideração o conteúdo teórico e o recurso visual como critérios de análise e se houveram atualizações e adaptações do conteúdo no decorrer dos livros analisados (cuja publicações ocorreram desde 2008 a 2019). Este estudo foi desenvolvido utilizando a pesquisa qualitativa. Os livros analisados foram adquiridos em uma escola onde a autora deste estudo realizou seus estágios supervisionados. Os livros analisados apresentaram mínimas adaptações quanto ao conteúdo, alguns equívocos conceituais permanecem em todos os livros, e os autores não utilizam a nova classificação para esses vegetais. A forma como o conteúdo se apresenta nos livros didáticos analisados é insuficiente para que os alunos possam compreender o grupo Pteridófitas em sua totalidade (morfologia e fisiologia, interação e importância destas plantas para o meio ambiente). Para isto, indica-se a inserção dos seguintes tópicos: ecologia, evolução, importância desses vegetais tanto para o homem quanto para o meio ambiente e conservação desses vegetais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dialogando sobre infecções sexualmente transmissíveis com alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas na cidade de Breves, Estado do Pará
    (2021-12-03) ALBUQUERQUE, Tiago da Silva; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943
    As infecções sexualmente transmissíveis estão entre os problemas mais comuns de saúde pública em todo o mundo e a adolescência é a fase em que há maior risco de contrair as doenças provenientes dessas infecções. As constantes mudanças sociais ocorridas no mundo indicam que a escola deve atender as exigências impostas pela sociedade, tornando clara a necessidade de abordar questões de sexualidade e ISTs com os alunos. Este estudo foi realizado no ano de 2016 em duas escolas públicas de ensino fundamental na cidade de Breves, Estado do Pará. A pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento prévio desses alunos sobre infecções sexualmente transmissíveis. Inicialmente, foi trabalhada uma dinâmica a fim de avaliar o conhecimento dos estudantes sobre o tema. Em seguida, foi realizada uma palestra sobre as ISTs, e ao final das atividades foi aplicado um questionário estruturado com perguntas abertas, para avaliar a apropriação dos conhecimentos socializados. Percebeu-se com a dinâmica realizada que os estudantes, inicialmente, apresentavam pouco conhecimento sobre o assunto e alguns resistiam a falar sobre o tema. Quando sondados acerca dos conhecimentos prévios, apenas 25% afirmaram que conheciam as ISTs, revelando que muitos alunos da rede pública de ensino não possuem o conhecimento que deveriam sobre as ISTs. 62% dos entrevistados afirmaram nunca ter participado de uma palestra sobre essa temática. Contudo, durante a intervenção o público mostrou-se mais aberto as discussões. Apesar da boa aceitação da palestra pela maioria dos alunos, constatou-se que, 19% dos alunos sentiram- se desconfortáveis ao falar sobre as ISTs. Nesse sentido entende-se que trabalhar questões sobre sexualidade ainda é um desafio, pois alguns estudantes ainda não se sentem confortáveis para discutir o assunto. Diante disso, a existência de projetos que possam desenvolver o tema na escola, é indispensável, pois contribuiria bastante para amenizar esse grande problema social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo de caso da comunidade Santana, no município de Portel, Estado do Pará : etnovariedades, produtos e subprodutos da mandioca
    (2016-04-28) PALHETA, Renilde Moreira; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943
    A família Euphorbiaceae apresenta ampla diversidade de plantas herbáceas de uso medicinal e de importância econômica, dentre as quais está a mandioca, objeto de estudo desta pesquisa. A mandioca se faz presente na agricultura familiar que está focada na biodiversidade, na valorização do trabalho familiar, na inclusão de jovens e de mulheres, na produção de alimentos destinados à segurança alimentar e nutricional rural seu plantio, em boa parte do país, ainda, é baseado no modelo de agricultura migratória, que consiste na derruba e queima da vegetação com reutilização de áreas. Objetivando conhecer o uso da mandioca e seus produtos, na agricultura comunitária da comunidade Santana (Prainha), na estrada Acutiperera, no Município de Portel, Estado do Pará, foram realizados levantamentos de dados botânicos e etnobotânicos durante o período de 11 de março a 31 de outubro de 2015, através da aplicação de questionários semiestruturados, usando a complementaridade metodológica entre as abordagens qualitativa e quantitativa. Os resultados encontrados indicaram dez variedades de mandioca (Pai Lourenço Grande, Peixe-Boi, Zulhuda/Pretinha, Amarelão, Bonitinha, Amarelinha, Taracu, Achada, Cururu e Macaxeira) cultivadas pelos produtores, onde apenas a introdução da variedade Cururu ficou conhecida. As utilizações são voltadas para a produção de gêneros alimentícios, destacando-se o beju com 100% de utilização para consumo próprio, os demais produtos além de consumo próprio foram destinados à venda, havendo destaque para a farinha com 100%, seguida da tapioca em ramo e do tucupi, 40%, cada, a farinha de tapioca e tacacá com 30%, cada. Através da utilização destes produtos ficou clara a importância das variedades como culturas de subsistência para as famílias na agricultura comunitária.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Parâmetros de alfabetização científica nos livros didáticos de ciências: analisando a unidade botânica
    (2018-12-12) NAVEGANTES, Ronan Santos dos; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943
    O currículo de ciências, ao longo de sua construção vem sofrendo contínuas transformações em um ideal de cultura educacional contemporânea, visando uma didática transformadora no ensino de ciências, cujo produto final seja um indivíduo crítico e capaz de exercer sua cidadania na plenitude de seus direitos. A forma de transformar os alunos e alunas em pessoas críticas é através da educação que fazemos. Tais mudanças são almejadas para o ensino de botânica que, muitas vezes é desenvolvido apenas com o uso do livro didático. Desta forma, o presente estudo teve por objetivo verificar o potencial dos livros didáticos de ciências do 7º ano do fundamental para a promoção da alfabetização cientifica voltada para o ensino de botânica. O estudo teve caráter qualitativo e durante o período de duas semanas, compreendidas entre 11 a 25 de junho de 2017, foram adquiridos quatro exemplares de livros didáticos para coleta e análise de dados, todos do ano de 2015. Os livros forma organizados em ordem alfabética e identificados como LD1, LD2, LD3 e LD4. Os dados foram organizados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin que dispõe de técnicas como: composição do corpus, leitura flutuante, codificação por recorte, enumeração e agregação e categorização. Entretanto, as categorias de Alfabetização Científica: prática, cívica, cultural, econômica ou profissional foram definidas a partir de diferentes artigos. Como resultado, verificou-se que houve uma grande variabilidade destes parâmetros em cada exemplar analisado, principalmente, quando se compara uma obra com a outra. A categoria de AC Prática foi a que apresentou um potencial elevado de serem alcançadas com o uso de livros didáticos, as demais categorias aparece em trechos da unidade de forma tímida, mas, em processo de introdução nos livros. Deste modo, podemos concluir que a variabilidade de potenciais presentes nos livros didáticos representados pelas categorias, pode indicar uma Alfabetização Científica fragmentada, ou seja, dependendo da categoria de interesse.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Plantas vasculares sem sementes da Resex Terra Grande Pracuúba, Estado do Pará, Brasil
    (2019-12-05) MELO, Rodrigo Dias de; SILVA, Marcio Roberto Pietrobom da; http://lattes.cnpq.br/4231685615049901; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943
    O crescente desmatamento e queimadas nos furos de Breves, vem provocando danos significativos à vegetação, o que pode acarretar no desaparecimento de espécies vegetais, pincipalmente das samambaias e licófitas encontradas na região. Desta forma, o presente estudo objetivou fazer o levantamento florístico de samambaias e licófitas ocorrentes na microrregião dos furos de Breves, mais precisamente na Reserva Extrativista Terra Grande Pracuúba, Estado do Pará. As coletas ocorreram de maneira aleatória, durante o período entre os dias 29 de abril à 03 de maio de 2019, em localidades dos rios Mutuacá e Guajará. A identificação do material botânico foi realizada por um especialista nestes grupos vegetais. A circunscrição das famílias e gêneros, seguiu o PPG I e a nomenclatura das espécies e abreviação dos autores, foram baseados no site Flora do Brasil 2020, em construção. Na área estudada foram registradas 65 espécies de samambaias, distribuídas em 29 gêneros e 17 famílias, e cinco espécies de licófitas, distribuídas em dois gêneros e duas famílias. As famílias de samambaias com maior número de espécies foram Pteridaceae (11 spp.), seguida de Hymenophyllaceae e Dryopteridaceae (9 spp. cada), e Polypodiaceae (8 spp.). Quanto a forma de vida, predominou-se as epífitas (32 spp.), seguida de terrestres (27 spp.) e hemiepífitas (7 spp.). O ambiente com maior predomínio de espécies foi no interior da mata de terra firme (38 spp.). Através deste estudo, reforça-se a importância do levantamento florístico e da preservação das Unidades de Conservação, que asseguram a proteção para habitats naturais e para a preservação da biodiversidade local, visando o aumento do conhecimento acerca das plantas vasculares sem sementes da Reserva Extrativista Terra Grande Pracuúba.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo de caso sobre o conhecimento e importância da mandioca na comunidade Santa Maria, cidade de Melgaço, Estado do Pará
    (2019-12-06) SILVA, Crislaine Moreira da; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943
    A etnobotânica é a ciência que estuda as relações existentes entre seres humanos e plantas, relação esta que permite pesquisas para preservação e conservação da biodiversidade. Abrange não somente conhecimentos voltados para plantas, mas também práticas e atividades econômicas, principalmente o cultivo da Manihot esculenta Crantz, única dentre as espécies conhecida da família cultivada para fins de alimentação, está entre os alimentos mais consumidos do mundo, por meio de seus derivados. Desta forma, o objetivo do presente estudo é investigar sobre o conhecimento e a importância da mandioca na comunidade Santa Maria, município Melgaço, Estado do Pará. Foi realizado um levantamento do material etnobotânico no dia 01 de junho de 2019, por meio de entrevista com produtores de mandioca, por meio de formulários semiestruturados, fazendo uso das abordagens qualitativa e quantitativa. Na entrevista foram citadas 16 etnovariedades, todavia no ato da coleta do material botânico entre os dias 16 e 21 de outubro de 2019, foi possível coletar nove etnovariedades (Castanheira, Roberta, Pai Lorença, Amarelinha, Amarelinha Falsa, Mulata Tinga, Perpoí, Zulhuda e Suruíta). Os espécimes foram coletados com duas amostras cada, uma duplicata de cada foi enviada como doação para o herbário IAN (Amazônia Oriental) para serem confirmadas a identificação, as outras duplicatas foram depositadas na coleção de amostras etnobotânica do herbário da Faculdade de Ciências Naturais, UFPA, campus de Breves. Constatou-se que a identificação vernacular acontece por meio das características morfológicas das plantas, percebe-se uma grande variabilidade genética, devido às trocas entre agricultores, à produção está voltada para a comercialização e consumo de seus derivados, onde a farinha é o principal produto. A produção acontece por meio da agricultura familiar, ainda com o cultivo tradicional e a estrutura física rudimentar. Através da utilização destes derivados tanto para consumo como fonte de renda.
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