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Navegando por Orientador "SOUSA, Celita Maria Paes de"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Autismo na educação infantil: desafios e possibilidades de práticas pedagógicas inclusivas
    (2023-06-19) SILVA, Matheus Moisés dos Anjos da; SOUSA, Celita Maria Paes de; http://lattes.cnpq.br/4919699202327083; https://orcid.org/0000-0003-0983-854X
    Este estudo aborda a temática do autismo na educação infantil, explorando os desafios e às possibilidades de práticas pedagógicas inclusivas no cenário educativo. O objetivo geral é discutir os aspectos que envolvem o ambiente escolar e as práticas docentes desenvolvidas na educação infantil para trabalho junto à criança com TEA, visando proporcionar uma educação de qualidade e que promova a valorização da diversidade e a participação efetiva das crianças com autismo no processo educacional. Adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, com recorte temporal no período de 2017 a 2022, optou-se por investigar estudos que dialogava com a pesquisa em questão e que tivessem enquanto objeto de pesquisa o processo de inclusão escolar de crianças com TEA em turmas regulares. Como resultado, a pesquisa forneceu orientações e informações importantes sobre o TEA e o desenvolvimento de práticas pedagógicas educacionais inclusivas, visando garantir o desenvolvimento e a participação dessas crianças no ambiente escolar. Este trabalho concluiu-se refletindo que, a inclusão de crianças com TEA na educação infantil requer flexibilização curriculares, estratégias pedagógicas diferenciadas e profissionais da educação capacitados e sensibilizados para promover um ambiente acolhedor e inclusivo, valorizando a diversidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da música e a educação: a sua inserção no currículo da educação básica ao longo da história
    (2018-06-14) MARQUES, Rosangela Caetana; SOUSA, Celita Maria Paes de; http://lattes.cnpq.br/4919699202327083; https://orcid.org/0000-0003-0983-854X
    Este artigo tem como foco o ensino da música e a sua relação com a educação. Estaremos analisando a partir da perspectiva histórica e legal, como o ensino da música foi sendo inserido na educação formal no Brasil. O contexto de inserção da música no texto será abordado considerando as principais leis no campo da educação e de que maneira esses aspectos consideram a sua articulação no currículo da educação básica. Para aprofundamento do debate nas últimas décadas, recorremos aos seguintes documentos, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio (PCN/1997), Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI/1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI/2009) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017). Apesar da música está inserida no contexto histórico da civilização e ser reconhecida como grande ferramenta para o desenvolvimento do ser humano, ela é desvalorizada na educação na educação básica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O cinema e as perspectivas de diálogos com a educação e a infância
    (2024-11-01) CUNHA, Thássia Gabrielly Medeiros da; SOUSA, Celita Maria Paes de; http://lattes.cnpq.br/4919699202327083; https://orcid.org/0000-0003-0983-854X
    Este trabalho surge como resposta à necessidade de explorar o potencial educativo do cinema e promover reflexões sobre a infância como construção social a partir do Projeto de Extensão "Percursos Imagéticos da Infância: cinema, educação e diálogos contemporâneos”, desenvolvido no Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA). Com o objetivo estimular os discentes e professores da educação básica a perceber o cinema como uma importante linguagem que pode ser utilizada na sala de aula. Sua metodologia inclui seleção criteriosa de filmes, sessões de estudo e oficinas pedagógicas, visando capacitar professores e discentes na análise cinematográfica e produção audiovisual. Fundamentado em autores como Bergala (2006), Costa (2013), Corsaro (2011), Delgado e Muller (2005), Ferreira (2018), Fresquet (2017), Sarmento (2007). Os resultados destacam o impacto positivo na percepção do cinema como potencial educacional
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões do cuidar e educar na educação infantil: um debate sobre o papel da creche a partir do século XX
    (2018-01-11) BASTOS, Isabeli Cristina Oliveira; SOUSA, Celita Maria Paes de; http://lattes.cnpq.br/4919699202327083; https://orcid.org/0000-0003-0983-854X
    O presente Trabalho de Curso apresenta algumas reflexões acerca das ações do cuidar e educar na Educação Infantil, e especificamente no trabalho das creches que atendem crianças bem pequenas. As reflexões desse estudo subsidiaram no que concerne a uma retrospectiva histórica e legal das ações redimensionadas a creche. Apesar, das várias pesquisas na área pode-se perceber que ainda há um distanciamento entre teoria e prática no que se refere ao trabalho com crianças nos espaços coletivos. Nesse sentido, no que regulamenta leis e documentos oficiais, o cuidar e o educar devem ser trabalhados em conjunto, no entanto, na ambiência da creche ocorrem, em maioria, a dicotomização e a sobreposição dessas ações. A problematização do trabalho se refere sobre a relação confusa entre as ações, e uma crítica que há em relação ao papel desenvolvido pelas creches historicamente, de que as mesmas vêm desenvolvendo ações com base em concepções assistencialistas, sendo oferecida, em sua maioria, a população economicamente desfavorável. De acordo com Kramer (2011) na creche ocorre uma educação compensatória em que é uma forma dar assistência à população mais pobre, nisso, o estímulo cognitivo torna-se uma necessidade secundária. O debate surge com intuito de superar a dicotomia entre cuidar e educar, que a creche enquanto uma instituição que adentra a primeira etapa da educação básica promova experiências que desenvolvam integralmente o ser criança. O objetivo do trabalho vem investigar relação do cuidar e educar na Educação Infantil enfatizando a trajetória das creches a fim de encontrar as ações norteadoras do trabalho dessas instituições. O objetivo geral é: discutir à luz de alguns autores o papel e o significado de cuidar e educar na creche a partir do contexto histórico e legal. Os objetivos específicos são: apresentar uma retrospectiva do levantamento histórico e legal da creche; levantar o contexto histórico da consolidação da creche no Brasil; discutir como a legislação se organizou na regulamentação da creche; e por fim trazer o debate através de autores sobre o cuidar e educar na educação infantil. A metodologia para a realização deste trabalho fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa e o tipo de pesquisa é Revisão Bibliográfica, ou seja, para a realização desta reflexão das ações que norteiam as creches, foram utilizadas outras obras de autores que já mencionaram este tema. O resultado sobre a reflexão detém avanços significativos nas práticas pedagógicas voltadas à creche, no entanto, há algumas dificuldades no que se compete a viabilização do trabalho conjunto das ações, como por exemplo, a formação de professores. Por isso, esta pesquisa é importante para o exercício de reflexão para a prática de profissionais que atuam nos espaços coletivos e que formam crianças.
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