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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Atualização de ERP: um estudo de caso em uma empresa do setor atacadista do nordeste paraense
    (2022-04-14) COSTA, Matheus Natividade; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931
    A rede Preço Ótimo é uma rede brasileira de supermercados atacado-varejista pertencente ao famoso grupo Preço Top. Além do Brasil, o modelo foi exportado para países da América do Sul e Europa. Algumas unidades contam com serviços de posto de combustíveis e drogaria. Sua atuação no Brasil está em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Possui mais de 240 lojas de autosserviço e mais de 30 atacados/centros de distribuição espalhados pelo Brasil. Diante de todo este crescimento e expansão, tornou-se necessário a atualização do ERP (Enterprise Resource Planning) de vendas utilizado, pois o mesmo já estava a mais de 30 anos em execução, fazendo uso de tecnologias antigas e defasadas. Este trabalho tem por meio documentar esta mudança, identificando os principais motivos que levaram a esta pesquisa, os desafios enfrentados pelos utilizadores, e os resultados obtidos, sejam eles negativos ou positivos. A metodologia utilizada para obtenção de dados se deu por meio da aplicação de questionários, além de pesquisa de campo envolvendo colaboradores e participação do autor no cenário apresentado. Assim, os resultados obtidos indicam aceitação dos usuários à atualização, além de colaborarem para sugestões de melhorias sugeridas pelo autor. Os nomes Preço Ótimo e Preço Top, e dos sistemas alvos TopSys e TopSys Web, são nomes fictícios com intuito de preservar a verdadeira identidade da empresa foco do estudo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da usabilidade dos portais discente e docente do sistema SIGAA-UFPA na perspectiva dos usuários
    (2019-07-08) SOUZA, Thiago Oliveira de; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931
    O presente trabalho tem como objetivo avaliar a usabilidade dos portais discente e docente presentes no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) na perspectiva dos usuários, a fim de verificar a eficácia da realização das tarefas no sistema, assim como verificar a interação entre o docente e discente. Para isso, o trabalho teve como uma metodologia do tipo descritiva, fazendo um levantamento de dados através de questionários online, tendo um total de 77 participantes, correspondendo a 64 discentes e 13 docentes. No questionário foram feitas perguntas objetivas e subjetivas, sobre funcionalidades e atividades disponibilizadas para os usuários relacionadas a cada portal, no intuito de avaliar a eficiência do sistema em relação à realização de atividades e tarefas e a satisfação do usuário em seu uso. Os resultados das análises dos dados indicam que a maioria foi avaliado positivamente, apresentando boa interface e clareza em suas mensagens. Em atividades atribuídas como comuns, na qual os usuários estão habituados a realizar, como realização de matrículas, verificação de históricos e notas, por parte do discente e cadastramento de notas e frequências, cadastrar plano de curso e conteúdo programático pela parte do docente, porém nas atividades relacionadas à interação com o aluno, como participação de chats, realização de download e upload de arquivos o sistema se mostrou ineficaz para a maioria, principalmente para os discentes, muitos não utilizando dessa funcionalidade e da minoria que utiliza a avaliou negativamente, deixando a desejar essa função do sistema, pois o mesmo tem um grande potencial no auxilio do ensinoaprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação de aplicativos móveis sob métricas de interação criança computador
    (2018-07-13) CASTRO, Casemira Caroline de Jesus; SOUZA, Daniel da Silva; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931
    As novas gerações começam a utilizar cada vez mais cedo a tecnologia em seu cotidiano, crescendo totalmente familiarizadas ao uso de dispositivos como smartphones e tablets. Com isso,é natural que haja uma preocupação cada vez maior em oferecer uma experiência de uso agradável e adequada a esse público através da criação de interfaces apropriadas às crianças, utilizando os conhecimentos de áreas como a Interação Humano Computador (IHC) e, também, da Interação Criança Computador (ICC), que concentra seus esforços não só aos critérios de qualidade de uso, mas também às peculiaridades do comportamento infantil. Neste contexto, o presente trabalho realizou um extenso levantamento na literatura, afim de propor materiais e métricas fundamentais para avaliação de ICC. Desta forma, testes de usabilidade foram adaptados às necessidades infantis e aplicados a um grupo de crianças com idades entre 4 e 6 anos. Foi realizada a avaliação das interfaces de dois aplicativos móveis de vídeos que são largamente utilizados pelas crianças, Netflixe Youtube Kids. Com base nas recomendações e nos critérios básicos de usabilidade definidos, foram realizadas análises quantitativas e qualitativas dos dados obtidos nos testes, o que possibilitou ressaltar pontos positivos e negativos de cada interface e discutir sobre as percepções da interação entre as crianças e os aplicativos testados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Elaboração de testes de desempenho do tipo caixa preta para a funcionalidade de reserva de espaços do sistema de agendamento do Campus de Castanhal
    (2021-09-17) ASSIS, Eduardo Bernardo da Silva de; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082
    O presente trabalho tem como objetivo o estudo e elaboração de testes de desempenho automatizados do tipo caixa preta para a funcionalidade de reserva de espaços do sistema de agendamento de locais do campus, dando destaque a utilização da ferramenta open source Jmeter. Os resultados dos testes realizados indicam que a quantidade de requisições simultâneas que o sistema suporta são em torno de 200 requisições, o que foi considerado satisfatório pelas médias diárias de demanda que o sistema recebe.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo da afetividade em ambientes de aprendizagem
    (2018-08-02) ROCHA, Karen Ramos da; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931
    Este estudo teve como objetivo analisar o reconhecimento de emoções em dois ambientes virtuais de aprendizagem, bem como correlatos destes através do uso do modelo OCC (Ortony,Clore e Collins) em quatro estados emocionais (alegria, frustração, raiva e tristeza). A fim de utilizar seus resultados como padrão e espelhamento para o desenvolvimento de outros ambientes de aprendizagem virtuais do Laboratório de Desenvolvimento (LADES) da Universidade Federal do Pará - Campus de Castanhal. Para análise da afetividade nas interações do aluno com a aplicação Quíz, foi utilizado o método de natureza qualitativa, a disponibilização de questionário aos alunos para a coleta de dados e o método de observação comportamental oriundos da interação de sete estudantes do ensino fundamental com o ambiente de aprendizagem virtual. Já para análise da afetividade entre professorMediador-aluno na ferramenta chat no ambiente virtual de aprendizagem, Moodle, utilizou-se a identificação da existência do atributo afetivo sociabilidade e subcategorias verbais (incentivo, interesse, elogio, cooperação e instrução). A pesquisa aponta que a motivação positiva dos alunos em um AVA, influência diretamente em seu desempenho na aprendizagem. Sendo assim, através das metodologias utilizadas na interação aluno x AplicaçãoQuíz, constatou-se que 57% dos alunos sentiram-se feliz ao utilizar a aplicação, além do sentimento positivo (alegria), alegaram que o aplicativo os ajudou a compreender e fixar todo o conteúdo. Os resultados obtidos revelaram a existência do estado afetivo, tanto no ambiente virtual de aprendizagem Moodle como na aplicação, Quíz. Tendo em vista o que foi exposto considerou-se que é preciso ampliar os caminhos incluindo apoio motivacional de agentes inteligentes e estratégias como efeitos auditivos (aplausos, fogos de artifícios) e visuais (confetes, balões emergindo sob tela) no aplicativo Quiz e a utilização de plugins inteligentes e recursos de gamificação como notificações interativas para um melhor resultado na participação e aprendizagem do aluno.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fatores humanos : uma proposta para implementação de plano de conscientização com foco nas vulnerabilidades humanas dentro de uma empresa
    (2018-07-13) OLIVEIRA, Macartheny Carvalho de; SOUZA, Daniel da Silva; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931
    Na era dos avanços tecnológicos, torna-se cada vez maior o número de crimes cibernéticos. As técnicas utilizadas por cibercriminosos são vastamente diversificadas, o que torna o combate a esses ataques uma tarefa árdua e contínua. As organizações, que são alvos recorrentes desses ataques, investem em tecnologias sofisticadas, entretanto acabam ignorando ou dando pouca importância aos fatores humanos, reforçando o fato de este ser o elo mais fraco da segurança. Neste contexto, esta monografia busca alertar sobre os riscos relacionados as vulnerabilidades humanas e destacar a engenharia social como uma das principais técnicas utilizadas para explorar estas vulnerabilidades e que, por ser uma prática que nem sempre faz uso de tecnologias para subtrair os ativos de seus donos ou responsáveis, acaba sendo subestimada. Desta forma, após realizados levantamentos e estudos voltados à segurança da informação, com base nas recomendações das ISO 27001 e 27002, foram desenvolvidos questionários sobre políticas de segurança da informação e aplicados à um grupo de funcionários de uma indústria do estado do Pará que, por motivos de segurança e privacidade, será chamada neste trabalho pelo nome fictício de Ômega S.A. Com a análise dos dados obtidos nesta atividade, foi possível ressaltar as vulnerabilidades humanas dentro da empresa e, assim, elaborar e propor a implementação de um plano de conscientização de segurança da informação para esta indústria.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pesquisa sobre o uso de recursos tecnológicos em sala de aula no Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará
    (2018-01-31) SOUZA, Angélica Maria da Silva; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931
    Atualmente as TICS – Tecnologias de Comunicação e Informação estão presentes no cotidiano das pessoas, facilitando atividades das mais diversas. No entanto, para aproveitamento destas facilidades, é necessário o conhecimento e domínio das mesmas. Em especial na educação, os recursos tecnológicos devem possibilitar formas diferenciadas na relação ensino-aprendizagem, proporcionar novas relações de pesquisa, comunicação e conhecimento a contribuir com o desenvolvimento humano. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar o uso de recursos tecnológicos em sala de aula, tanto pelos discentes quanto pelos docentes, sejam eles de licenciatura ou bacharelado, no campus universitário de Castanhal da UFPA. Visando diagnosticar quais as ferramentas tecnológicas estão sendo utilizadas pelos docentes com o intuito de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem; bem como o comportamento dos discentes ao utilizar o celular em sala de aula. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa quantitativa através de questionários estruturados de forma online. Os públicos alvos da pesquisa foram os docentes e discentes dos cursos de bacharelados e licenciatura do Campus Universitário de Castanhal. Os resultados obtidos demonstram que o uso do celular é algo crescente e, que somente precisa ser melhor orientado no sentido de como e quando ser utilizado dentro do ambiente universitário.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Práticas e abordagens do ensino da programação no ensino médio brasileiro: uma revisão sistemática da literatura
    (2025-04-08) SILVA, Elenilson da Silva e; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082
    O presente artigo apresenta resultados de um Revisão Sistemática da Literatura (RSL), acerca de quais as práticas e abordagens do ensino de programação nas escolas brasileiras. Foi realizada a pesquisa com auxílio de da plataforma Parsifal e como forma de expandir as fontes foi usado também o Google Scholar. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 8 artigos para análise dos dados. A análise identificou que o ensino de Pensamento Computacional vem sendo implementado em algumas escolas brasileiras com o apoio de ferramentas como o Scratch, foi a mais encontrada, que contribuíram para o desenvolvimento do raciocínio lógico. A combinação dessas tecnologias com os fundamentos do Pensamento Computacional demonstra potencial para aprimorar o processo de aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Processo de criação e implantação de uma empresa júnior na Faculdade de Computação - UFPA - Castanhal
    (2017-05-05) ANDRADE, Jeferson Ribeiro; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082
    Com o tema empreendedorismo em alta no contexto contemporâneo vindo como base principal para gerar crescimento econômico, empregos e renda para os indivíduos, empresas e países, aparecem várias abordagens para tratar o tema. As empresas juniores despontam como uma dessas formas de abordagens, que busca estimular o empreendedorismo de alunos dos mais diversos cursos em instituições de ensino superior por vários países pelo mundo. Assim, surgiu a proposta de realizar um estudo acerca do tema para verificar os procedimentos necessários para criar e implantar uma empresa júnior na Faculdade de Computação – UFPA – Castanhal. Neste trabalho é feita toda a investigação sobre o tema de empresa júnior, além de realizar estudos de outras empresas juniores na região norte e no Brasil e, partir disso, foi definida e criada a Link Júnior de Tecnologia, além de que foram desenvolvidas atividades pela empresa como uma iniciativa de empresa júnior, antes de sua total regulamentação, na Faculdade de Computação (FACOMP), na UFPA – Campus Castanhal.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Repositório digital para o acervo de trabalho de conclusão de curso da Biblioteca David Sá
    (2015-06-29) AMORIM, Fabrício Monteiro de; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931
    Este trabalho apresenta como proposta o desenvolvimento de um sistema informatizado de Biblioteca Digital que disponibiliza, por meio tecnológico, acessos aos trabalhos de conclusão de curso (TCC) desenvolvido pelos alunos do campus universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará, com intuito da divulgação desses materiais de forma livre, tornando os trabalhos mais reconhecidos pela comunidade acadêmica e externa, e facilitando a prática de pesquisa e obtenção dos conhecimentos das referidas obras. Visando o desenvolvimento de um método informatizado para divulgação do acervo de TCC disponíveis na biblioteca do referido campus, a Biblioteca Digital David Sá é apresentada como um sistema que faz uso de recursos para armazenamentos dos trabalhos em um banco de dados e um mecanismo de consulta desses materiais, além de usar a tecnologia de QR Code como ampliação do acesso aos trabalhos disponíveis no acervo que consiste em um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que possui câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, uma foto ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site. O objetivo é propor um método informatizado para pesquisa de TCC em uma biblioteca, quebrando a barreira de tempo e espaço para a obtenção e a disseminação do conhecimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Resper: aplicação móvel para reserva de salas e auditórios para reuniões e eventos
    (2022-08-15) COSTA, Marcos Fernando Soares; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931
    Com o avanço dos aplicativos mobiles, surgem soluções para diversos tipos de problemas em diferentes âmbitos profissionais. Essas soluções podem ir desde uma agenda simples para registrar eventos até uma aplicação que realiza compras de refeições em diferentes restaurantes. Dentro deste contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar a construção de uma aplicação móvel, chamada Resper System, que tem como finalidade auxiliar funcionários (Docentes e assistentes administrativos) da Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal, na reserva de salas e auditórios para realização de reuniões e eventos, buscando ajudar os usuários a lidar com problemas de alocação de salas e, a se manterem atento sobre o acontecimento de eventos e reuniões que ocorrem dentro do campus. O protótipo possui sistemas Android, e está funcionando em aparelhos que possuem a versão Android Nougat (Android 7.0) ou superior. As informações registradas dentro do aplicativo são armazenadas no banco de dados Firebase. Os resultados da aplicação demonstraram um funcionamento satisfatório em comparação aos requisitos e diagramas de modelagem definidos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma revisão sistemática sobre estudos de detecção de expressões faciais a partir do emprego de modelos de inteligência artificial
    (2022-07-15) MEDEIROS, Alana Miranda; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931
    A compreensão de emoções é uma das grandes capacidades adquiridas pelos seres humanos, pois permite o entendimento de expressões faciais que facilitam a captura de informações importantes sobre outros indivíduos, as quais são utilizadas para a percepção de estados mentais ou emocionais. Os avanços na área de Inteligência Artificial (IA), mais especificamente em Aprendizado Profundo com o advento das Redes Neurais Artificiais (RNA), possibilitaram às máquinas a capacidade de inferir emoções humanas através de análise de imagens. Dentro deste contexto, esse estudo propõe uma Revisão Sistemática da Literatura com o intuito de explorar as diversas técnicas e algoritmos baseados em Inteligência Artificial para o reconhecimento de emoções pela detecção de expressões faciais. A iniciativa faz parte do projeto WHOT (Women’s Health Observer Tool) 2.0, que propõe uma otimização no módulo de inferência de emoções da ferramenta, cuja finalidade é identificar, por meio da combinação de reconhecimento de expressões faciais e entrevista com questionário digital, padrões psicocomportamentais denotadores de violência em mulheres. Os resultados sugerem que usos de base de dados com imagens controladas em laboratório, combinadas com Redes Neurais Convolucionais (CNN's) como VVG e RESnet, têm excelentes desempenhos em seus testes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sistema de informações geográficas como ferramenta para o mapeamento dos setores de indústrias, comércios e serviços na cidade de Castanhal – PA
    (2018-05-07) COSTA, Felipe Fonseca; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931
    Neste trabalho, serão apresentados todos os conceitos e as características que regem um Sistema de Informações Geográficas (SIG), e como estes sistemas podem ser aplicados para uma melhor política de gestão territorial e urbana de uma cidade. A aplicabilidade das ferramentas de um SIG, nesta pesquisa, tem como foco principal o mapeamento de setores de serviços, comerciais e industriais do município de Castanhal-PA, através do software de geoprocessamento QGIS, utilizando-se de suas ferramentas de análise espacial e sobreposição. Este tema vem sendo bastante discutido atualmente entre os especialistas de gestão territorial e urbana. Portanto, a aplicabilidade deste trabalho pretende demonstrar os benefícios que as geotecnologias podem trazer para as tomadas de decisões de gestores municipais, e consequentemente, nas ações de políticas públicas. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam dados socioeconômicos obtidos a partir de técnicas de geoprocessamento. Também são motivadores para continuidade dos estudos na área de geotecnologias.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tecnologias computacionais assistivas presentes nas escolas municipais de Santo Antonio do Tauá
    (2018-08-20) ALVES, Keyla Letícia da Silva; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931
    Tecnologia Assistiva (TA) é um termo novo, mas que identifica recursos e serviços que contribuem para inclusão de pessoas com deficiência, seja na escola ou na sociedade. Essa tecnologia representa um grande avanço para a inclusão e transformação social, pois reflete diretamente na realidade das pessoas com algum tipo de deficiência. A questão fundamental é que nem todos os profissionais da educação compreendem, de fato, o que é inclusão ou acessibilidade. A partir desses pressupostos originou-se esta pesquisa envolvendo profissionais da educação de nove escolas municipais da zona urbana do Município de Santo Antônio do Tauá, buscando retratar o nível de conhecimento e de utilização dos pesquisados em relação a TA. No presente trabalho foi anexado o termo “computacional” às palavras Tecnologia Assistiva com o intuito de enfocar as tecnologias presentes no computador como recurso de acessibilidade, por assim definido Tecnologia Computacional Assistiva – TCA. Optou-se em realizar um estudo teórico e de campo com abordagem qualitativa e quantitativa, sendo desenvolvido por meio de questionários semiestruturados, direcionado para dezessete docentes, nove coordenadores e nove gestores. Os resultados obtidos apontam que a grande maioria dos pesquisados não conhecem Tecnologia Computacional Assistiva. Outro aspecto observado é que os recursos de tecnologia computacional assistiva são subutilizados, seja por falta de conhecimento ou pela ausência de ações de formação continuada específica nessa, soma-se a isso algumas práticas pedagógicas distanciadas dos objetivos da informática educativa e falta de formação dos profissionais de ensino e aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O uso da tecnologia no apoio à destinação sustentável de resíduos sólidos urbanos
    (2023-12-13) SIQUEIRA, Markus Douglas Nascimento; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082
    A coleta de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) é um dos grandes desafios para a gestão ambiental. A falta de aplicações de internet tem afetado a colaboração de cidadãos em prol da sustentabilidade. O objetivo deste trabalho foi desenvolver a API do projeto Destino Sustentável para facilitar a comunicação entre os cidadãos que geram e os que reciclam ou reutilizam os RSU. Realizou-se a codificação da aplicação de acordo com os requisitos funcionais e não funcionais do projeto que, em seguida, foram validados por seus coordenadores. Os resultados destacam que a arquitetura do projeto tornou a aplicação mais escalável, reutilizável e segura. Espera-se que a API seja utilizada no fortalecimento da economia sustentável e gestão de RSU.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A violência e o desenvolvimento moral nos jogos eletrônicos
    (2023-01-18) COSTA, Jonatas Araújo da; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082
    Os jogos eletrônicos transcenderam suas expectativas iniciais de pura diversão e agora, são parte simbiótica de uma sociedade voltada à tecnologia. Diante da necessidade de estudos direcionados aos jogos eletrônicos e tendo em vista a importância destes como um dos protagonistas da tecnologia e da cultura pós-moderna, o presente trabalho busca proporcionar uma discussão sobre os aspectos que contribuem para o engajamento moral na tomada de decisões de curto prazo em jogos eletrônicos; em oposição aos fatores compreendidos que fundamentam o desengajamento moral em jogos. Portanto, o trabalho propõe o uso de modelos teóricos que se baseiam no desengajamento moral e na teoria da autodeterminação para avaliar o envolvimento moral em jogos, abordando questões técnicas de mecânica e jogabilidade, além das escolhas morais em jogos com narrativa interativa.
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