Faculdade de Matemática - FAMAT/CBREVE
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Navegando Faculdade de Matemática - FAMAT/CBREVE por Orientador "ROCHA, Adriano Aparecido Soares da"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Averiguação sobre a prática do uso de software na educação matemática, através da atuação de um projeto de extensão(2021) SILVA, Cristina Neves da; ROCHA, Adriano Aparecido Soares da; http://lattes.cnpq.br/5639554397709721Muito tem se debatido e pesquisado sobre o uso de tecnologias no ensino de matemática, suas possibilidades de contribuição e como ferramenta de ensino, mas, partindo da teoria, buscamos aqui relatar e analisar a prática desse novo modelo de ensino através dos softwares para o ensino de matemática pelo projeto de extensão estudado neste trabalho, o qual foi projetado para trabalhar com alunos e cooperar com professores do ensino fundamental para explorar softwares educacionais para o ensino de matemática, realizando por meio de ações, possibilidades de contribuir para o desenvolvimento de conceitos matemáticos, na formação de professores e a relevante integração da tecnologia no currículo de matemática desses professores e alunos, uma vez que o projeto visa familiarizar os professores de matemática com os recursos da tecnologia digital, observando especificamente os softwares trabalhados. Neste contexto, os objetivos desse artigo são: 1) traçar e discutir os objetivos do projeto, 2) citar e analisar as ações já desenvolvidas no mesmo. Pretende-se, assim, averiguar a potencialidade (ou não) dele enquanto projeto de cunho intervencionista. Para tanto, partimos de uma pesquisa de caráter bibliográfico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma abordagem interdisciplinar nas aulas de educação física(2024-05-24) MORAES, Matheus Machado; ROCHA, Adriano Aparecido Soares da; http://lattes.cnpq.br/5639554397709721Neste artigo, apresenta-se um relato de experiência vivenciado durante a realização de uma atividade da disciplina ação de extensão IV, que aconteceu em uma escola de ensino fundamental na cidade de Breves-PA. Tem-se como objetivo promover o aprendizado de aspectos básicos de estatística e probabilidade entre alunos do 9° ano em aulas de educação física, através de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo a prática de esporte e o levantamento de informações de dados estatísticos, tendo em vista que a alfabetização vai além de ler e escrever, percebe-se a importância de alfabetizar o aluno estatisticamente, objetivando desenvolver habilidades para a interpretação e análise de dados. Diante disso, faz-se necessário formar um aluno crítico, capaz de compreender e participar ativamente da sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: um relato de experiência(2024-07-22) BARBOSA, Rodrigo Massena; ROCHA, Adriano Aparecido Soares da; http://lattes.cnpq.br/5639554397709721Este trabalho objetiva relatar a experiência de um professor substituto de matemática. A abordagem das práticas pedagógicas foi pautada no lúdico para o ensino de matemática. O objetivo foi tornar o aprendizado mais significativo para os alunos, destacando a presença da matemática em seu cotidiano. Observou-se o impacto positivo dessas estratégias na motivação, engajamento e na compreensão de conceitos matemáticos. E assim, os alunos puderam explorar e aplicar os conteúdos de maneira prática e divertida, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Essa experiência permitiu compreender as particularidades e desafios enfrentados pelos alunos, moldando a prática pedagógica e reforçando a importância de adaptar as estratégias de ensino ao contexto específico. Destaca-se a avaliação positiva das práticas desenvolvidas, evidenciando os impactos das atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que o lúdico não apenas torna o ensino mais atrativo, mas também contribui para uma educação diferenciada, proporcionando oportunidades igualitárias de aprendizado.