IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica por Orientador "BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico de estudantes de uma turma de EJA com TDE e CLOZE(2019-01-08) PINHEIRO, Edna Maria Alfaia; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540Este trabalho relata parte de uma experiência docente durante a realização da disciplina estágio supervisionado, do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, em uma turma, do período noturno, da primeira etapa do EJA, de uma escola pública na cidade de Belém. É descrita a situação de dez estudantes da referida turma, diagnosticando o nível de aprendizagem de habilidades leitura, escrita e cálculos de cada um deles mediante um teste de desempenho escolar padronizado (TDE) e um Cloze sobre alimentação saudável.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um estudo sobre o projeto de aceleração de aprendizagem de leitura e escrita em uma escola parceira do PIBID(2017-04-19) CARNEIRO, Suane Gandara da Rocha; SANTA BRÍGIDA, Myrle do Socorro Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2372772277422042; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540Um estudo sobre a apropriação da leitura e escrita com sequências de atividades no processo de alfabetização de alunos do PPA do ciclo I - 3º ano da Escola Municipal Ernestina Rodrigues, em Belém do Pará. Descreve-se o passo-a-passo da realização das aulas que foram planejadas e aplicadas com auxílio e orientação do professor orientador da instituição de ensino superior e da professora supervisora da escola parceira. O objetivo foi de promover a alfabetização utilizando diferentes recursos e estratégias com base nos estudos da teoria pós-construtivista de Esther Pillar Grossi, e para este trabalho optou-se por discutir as contribuições dos jogos didáticos incluídos nas aprendizagens de atividades, pois permitiram aulas que provocaram avanços nas aprendizagens dos alunos. Observou-se que os alunos conseguiram avançar de forma diferenciada em seu sníveis de alfabetização a partir das atividades vivenciadas no PPA, tendo os jogos como parte das sequências de atividades aplicadas nas aulas do referido projeto, que promoveu um salto na alfabetização dos alunos e contribuiu para minha formação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A resistência da educação no campo em época de pandemia na comunidade quilombola alto Acaraqui no município de Abaetetuba(2022-12-21) CARDOSO, Aurilucy de Jesus dos Santos Souza; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540O objetivo deste estudo é descrever quais as formas de resistência na educação no campo, por meio da comunidade quilombola do Acaraqui no município de Abaetetuba em meio a pandemia do COVID-19, nas séries iniciais na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental São Tomé do Alto Acaraqui durante o período do distanciamento social. Pretende-se realizar um estudo descritivo de corte transversal e base populacional com moradores da comunidade indicada no município de Abaetetuba. Foram descritas as práticas educacionais durante a pandemia, local de prática e orientação educacional e pedagógica. Na amostra pretende-se analisar cerca de 10 entrevistados entre alunos, professores e gestores da escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Utilizando a problematização de experimentos para ensinar noções de densidade(2018-02-22) LERAY, Carina Marques; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540Este trabalho trata-se de um relato de uma sequencia didática, inspirada nos princípios “mão na massa”, que procurou criar situações para problematizar experimentos e ensinar noções de densidade a crianças, de nove a dez anos de idade, sócios-mirins de uma turma de 4° ano do ensino fundamental do Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA). As atividades foram pensadas para estimular os estudantes a expor seus conhecimentos prévios, observando, perguntando, testando, argumentando, registrando e debatendo suas ideias e opiniões com os colegas e professores.