Faculdade de Computação - FACOMP/ICEN
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Navegando Faculdade de Computação - FACOMP/ICEN por Orientador "MEIGUINS, Bianchi Serique"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da interação por rastreamento de cabeça em computador e tablet(2017-03-10) MURAKAMI, Bruno Akira Fukuchima; MEIGUINS, Bianchi Serique; http://lattes.cnpq.br/3032638002357978Este trabalho tem o objetivo de estudar e avaliar interações por Rastreamento de Cabeça (RC) em aplicações para desktop e dispositivos móveis. As aplicações selecionadas para avaliação foram: gerenciador de arquivos e navegador Web, pois são aplicações de uso diário e frequente dos usuários. O RC é baseado em tecnologia de baixo custo, tanto software quanto hardware, software gratuito e webcam comum. A avaliação da interação por meio de RC está focada no clique e clique duplo, ambas consideradas interações de baixo-nível, e testes de usabilidade com usuários. Diante disso, foram definidas 10 tarefas para ambiente desktop computador, divididas em 5 para o gerenciador de arquivos e 5 para o navegador web. Já para plataforma móvel (tablet) foram definidas 7 tarefas, sendo 4 para o gerenciador de arquivos e 3 para o navegador web, sendo que para cada plataforma participaram 10 usuários. O aspecto quantitativo da avaliação considerou duas métricas: tempo de conclusão da tarefa e erro na interação proposta. Por sua vez, o aspecto qualitativo fez uso da entrevista. Por fim, os resultados apontam que os usuários se sentem mais incomodados quando realizam interações nas regiões dos cantos da tela independente da plataforma e o rastreamento é mais preciso no ambiente desktop do que no tablet, bem como os ícones são considerados pequenos pelos usuários para interação com RC.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliando a interação por rastreamento de olhos em tarefas cotidianas dos usuários em computadores(2017-03) BRITO, Luciana Lima; MEIGUINS, Bianchi Serique; http://lattes.cnpq.br/3032638002357978Interações em um ambiente computacional realizadas com interações alternativas aos tradicionais mouse e teclado podem parecer inusitadas, porém, pesquisas na área de interações não convencionais crescem a cada dia dentro da computação. As interações por rastreamento de olhos incluem o ato de olhar para uma região do objeto de interesse na tela e estimar o ponto respectivo de fixação do olhar, além de utilizar o piscar dos olhos para interagir diretamente com estes objetos. Neste trabalho é avaliada a interação por rastreamento dos olhos em tarefas básicas do usuário em um computador, utilizando o gerenciador de arquivos e navegador web. Foram utilizados testes de usabilidade com a finalidade de identificar os níveis de aceitabilidade e dificuldades encontradas no uso deste modo de interação com as aplicações propostas. Os cenários de usabilidade foram avaliados por dois especialistas e realizadas com 10 participantes voluntários. Para a análise dos resultados foram considerados os tempos que cada participante levou para concluir as tarefas, os erros de interação e as considerações particulares sobre a experiência de cada participante. Os resultados apresentam participantes bastante empolgados e receptivos à ideia, mas apesar de conseguirem cumprir as tarefas propostas encontraram algumas dificuldades ao utilizar um rastreador de olhos, como por exemplo, em relação à habilidade de piscar para interagir com objetos, uso de óculos de grau, configuração do ambiente, entre outros. Por fim, são feitas sugestões para melhorias no uso de rastreamento de olhos, considerando também as sugestões dos participantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Criando escalas vibrotáteis para mapeamento de dados(2024-02-29) CASTRO, Matheus Antônio Santos de; MONTEIRO, Walbert Cunha; http://lattes.cnpq.br/7834513404348329; MEIGUINS, Bianchi Serique; http://lattes.cnpq.br/3032638002357978; https://orcid.org/0000-0001-5872-4827Avanços nos processos de fabricação digital e na ciência dos materiais tem possibilitado representar e apresentar dados fisicamente, como representações tangíveis de dados. Esta área é denominada de fisicalização de dados, que pode ser compreendida como a área que busca projetar artefatos físicos, cuja geometria e a propriedade dos materiais codificam dados para apoiar o processo de entendimento e comunicação dos dados. Há cinco modos de representar fisicamente dados, são elas: visual, auditivas, hápticas, olfativas e gustativas. As formas mais encontradas na literatura para representar dados no mundo físico são visuais e auditivas, as olfativas e as gustativas ainda estão em sua fase inicial de como melhor explorá las para representar dados. As codificações hápticas já fazem parte do nosso cotidiano, informando valores simples, como sim/não ou ligado/desligado, mas pouco utilizadas para codificar dados com mais de 2 valores, e suas aplicações podem ser encontradas em diversos dispositivos como smartphones, smartwaltches, vídeo-games, etc. Assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia para a identificação de limites vibrotáteis e a criação de escalas vibrotáteis para mapeamento de dados abstratos. Inicialmente, esse estudo foca na criação de escalas de valores sequências, incluindo avaliação com participantes para determinar o valor mínimo e máximo de vibração percebida sem causar desconforto, bem como o intervalo mínimo entre vibrações para propor a escala sequencial pretendida. Por fim, algumas tarefas de ordenação são propostas aos participantes do teste. Os resultados preliminares no uso das escalas sequenciais criadas com 3 e 4 valores apresentaram baixa taxa de erro e baixo tempo para realização da tarefa de ordenação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prisma mobile: uma ferramenta de visualização de informações para tablets(2011-12-07) SILVA JUNIOR, Jairo de Jesus Nascimento da; MEIGUINS, Bianchi Serique; http://lattes.cnpq.br/3032638002357978Este trabalho apresenta um protótipo de uma ferramenta de visualização da informação para tablets utilizando a técnica de treemap. A ferramenta possui todas as características necessárias em uma boa ferramenta de visualização da informação (visão geral, zoom, filtros e detalhes sob demanda). Esta ferramenta comunica-se com um servidor embutido em uma ferramenta de visualização da informação de propósito geral que realizará o processamento dos dados e imagens, devido às limitações de um dispositivo móvel como o tablet. A ferramenta foi desenvolvida na plataforma Android (sistema operacional para dispositivos móveis) permitindo a ampla compatibilidade entre diferentes dispositivos e facilitando o acesso remoto aos dados devido à conectividade presente em dispositivos móveis. Esta também foi projetada para ser extensível, permitindo que se beneficie dos avanços na ferramenta na qual ela é baseada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Smart UFPA: uma proposta de plataforma colaborativa de informações para a Universidade Federal do Pará(2018-12-21) SARMANHO, Kaê Uchôa; MEIGUINS, Bianchi Serique; http://lattes.cnpq.br/3032638002357978Dentro do contexto de cidades inteligentes, um dos componentes fundamentais para sua consolidação é a participação ativa da população nos processos de construção desses espaços. Do mesmo modo, a universidade como um ativo da sociedade tem um papel fundamental como incentivadora e possibilitadora. Deste ponto, surge o projeto Smart UFPA que busca colaborar com a construção de uma plataforma de acesso à informação voltada para a comunidade universitária. Para isso, se apoia nos conceitos de crowdsourcing e software livre a fim de estabelecer uma relação direta de troca de serviços e beneficiamento com os usuários. Como produto primário da iniciativa, um aplicativo foi criado para servir à comunidade, que participou de testes e será a principal fonte para novas informações a serem inseridas na plataforma.