Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG
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Navegando Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG por Orientador "OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As contribuições da Revista Brasileira de Educação Especial para o ensino de ciências.(2023-08-14) MACENA, Pâmila de Cássia Matos; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de; http://lattes.cnpq.br/5657139166717129; https://orcid.org/0000-0001-5607-5835Este trabalho tem por objetivo, investigar qual tem sido o foco das produções científicas do ensino de ciências para pessoas com deficiências na Revista Brasileira de Educação Especial. É um estudo de natureza qualitativa que abordou os períodos de expansão e consolidação da referida revista. Assim, todas as publicações da revista a partir de 2005 tiveram seus títulos analisados e assim, 20 trabalhos foram selecionados. De forma geral, a revista apresentou uma ampliação da diversidade de artigos nesta área na última década e apresenta fortemente contemplada pela temática que envolve o ensino de física e a deficiência visual e cegueira. Recomenda-se que outras temáticas também possam ser fortalecidas na revista como ensino de química, geociências, meio ambiente e sustentabilidade. Ao longo deste trabalho foi possível identificar a baixa produção acadêmica sobre o ensino de ciências na perspectiva inclusiva na Revista Brasileira de Educação Especial, levando em conta a importância da temática, o que caracteriza a necessidade de mais trabalhos na área.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas cotidianas de uso e descarte do óleo de cozinha da população de Santa Luzia do Pará(2023-12-28) SANTOS, Luciele Reis dos; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de; http://lattes.cnpq.br/5657139166717129; https://orcid.org/0000-0001-5607-5835O descarte de resíduos sólidos no Brasil é uma temática cada vez mais discutida em reuniões fóruns e congressos com isso há a aprovação de leis e decretos e mobilização do poder público para algumas questões. No entanto, as práticas realizadas pelos cidadãos envolvendo a destinação mais adequada dos resíduos ainda carece de desenvolvimento de senso de responsabilidade coletiva com o planeta. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo identificar o comportamento de moradores da cidade de Santa Luzia do Pará, Brasil em relação uso e descarte de óleo residual de cozinha por meio de um questionário eletrônico. Os participantes foram abordados em locais como igrejas, praças e outros espaços sociais da cidade. Dessa forma, participaram 124 pessoas de idades de 18 a 91 anos. Identificaram-se práticas inadequadas com o reaproveitamento em frituras, repetidas vezes, e o descarte impróprio deste resíduo diretamente na natureza. Estes resultados corroboram com os comportamentos descritos na literatura em outras regiões do Brasil e alertam sobre a ineficiência e baixa adesão a legislação e plano de gestão dos resíduos sólidos no Brasil por parte do poder público e da população em geral, demonstrando o quanto se precisa avançar em termos de planos de gestão municipal e de educação ambiental para a população de diferentes grupos etários.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso de analogias no ensino de Biologia: uma análise na literatura dos últimos 20 anos.(2024-06-21) SOUSA, Vanuzia Melo de; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de; http://lattes.cnpq.br/5657139166717129; https://orcid.org/0000-0001-5607-5835É através do pensamento analógico que o homem constroi, transforma e acumula o conhecimento, o ensino com analogia tem como objetivo, tornar os conteúdos de difícil entendimento mais facíl, valorizando os conhecimentos familiares dos aprendentes. Com isso, o presente artigo tem como objetivo analisar como as analogias estão presentes no ensino de Biologia nas últimas duas décadas. Através de um levantamento bibliográfico utilizando o Scholar Google com base dados, para coleta dos trabalhos utilizou-se dois conjuntos de descritores: “Analogia ensino de Biologia”;”Analogia ensino de Ciências”, onde foram pesquisados separadamente. Assim, identificou-se 18 publicações científicas, sendo mais expressiva as publicações com foco na análise de materiais educacionais. Os trabalhos sinalizam para uma baixa instrumentalização dos professores para o uso de analogias e a necessidade de incluir capacitações tanto na formação inicial quanto continuada de professores. E recomenda cautela quanto ao uso direto de analogias contidas em coleções didática, pois análises demonstram que nem todos os critérios para uma boa construção de uma analogia são observados nestes materiais. Tal fato necessita de análise crítica, contextualização e análise para uma boa aplicação. Em suma, os estudos com analogias no ensino de biologia têm se tornado mais frequente nos últimos setes anos e este fato pode estar relacionado as demandas de adaptações metodológicas necessárias ao contexto da sala de aula inclusiva, embora isso não se apresente de forma explícita nas publicações.