Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG
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Navegando Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG por Orientador "NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas no ensino de ciências voltado para promover a inclusão escolar de alunos surdos(2025-02-07) SANTOS, Rebeca Natalina dos; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada no Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Ciências Naturais sobre o tema: Práticas pedagógicas no ensino de ciências voltado para promover a inclusão escolar de alunos surdos. Objetivo geral contribuir tanto para a reflexão sobre a produção do conhecimento a respeito do ensino de Ciências no contexto da Educação Inclusiva, e, como objetivos específicos sistematizar o que os teóricos do ensino de ciências, têm discutido a respeito da inclusão; identificar as práticas pedagógicas no ensino de ciência voltado para promover a inclusão escolar de alunos surdo. Na metodologia desenvolveu-se a partir de uma análise de Revisão Integrativa da Literatura (RIL), a partir de dois descritores temáticos: as práticas pedagógicas no ensino de ciências voltado para promover a inclusão escolar de alunos surdos; a inclusão do aluno surdo no ensino regular. Base de dados disponíveis no acervo da Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e na Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Nos resultados encontrados, apontam elementos que subsidiam processos avaliativos e reflexões dos avanços acerca da inclusão, mas também olhares críticos de que apesar das existências de práticas inclusivas, ainda se faz necessário um grande esforço para que o paradigma da inclusão possa de fato ser hegemônico. Na conclusão compreendeu-se que as mudanças advindas com a inclusão e seus consequentes efeitos pedagógicos variam de acordo com a forma que elas estão sendo percebidas.