Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG
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Navegando Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG por Orientador "MEHLIG, Ulf"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aulas práticas contextualizadas para o ensino de botânica na realidade dos alunos da comunidade do Japim-Viseu(2024-06-02) CONCEIÇÃO, Thays Oliveira da; MEHLIG, Ulf; http://lattes.cnpq.br/5899434743926944; https://orcid.org/0000-0002-0142-4505Este estudo investiga o efeito das aulas práticas no aprendizado de botânica em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental em anos letivos distintos, numa comunidade rural amazônica de Viseu, Pará. A pesquisa foi realizada na escola Maria Raimunda Silva Oliveira, na Vila Japim, e envolveu a coleta de plantas à beira do Rio Piriá durante a estação chuvosa de 2023. Os alunos participaram de atividades teóricas e práticas sobre as características das angiospermas da beira do rio Piriá, que foram documentadas por meio de anotações e fotografias. Um plano de aula específico foi desenvolvido, incluindo uma apostila didática que cobria conceitos de botânica, fotossíntese, além da estrutura das plantas das espécies locais. A turma que cursava o 7° Ano em 2023, composta por 13 alunos, respondeu a um questionário no ano seguinte (2024). Sete alunos mencionaram a aula prática, indicando um impacto duradouro. Já a turma que cursava o 7° Ano em 2024 contou com a participação de 22 alunos que responderam ao questionário diagnóstico e 11 alunos que responderam a atividade pós-aula. A análise mostrou um aumento significativo nas respostas corretas após a aula prática, destacando a eficácia das atividades práticas no aprendizado. Os resultados demonstram que experiências práticas enriquecem o aprendizado teórico, proporcionando uma compreensão mais profunda e interativa dos conteúdos. A metodologia combinada de teoria e prática contribuiu para a consolidação e expansão do conhecimento dos alunos, evidenciando a importância das atividades práticas na educação científica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Florística e fenologia de epífitas no Sítio São Jorge, Bragança-Pará(2023-09-30) SILVA, Luciene Reis da; MEHLIG, Ulf; http://lattes.cnpq.br/5899434743926944O presente trabalho teve como objetivo identificar as principais fenofases de espécies de plantas epífitas e analisar possíveis diferenças entre comunidades de epífitas em três ambientes no Sítio São Jorge, localizado no sul do município de Bragança do Para. Foram demarcadas duas áreas de remanescentes de florestas secundarias (área I, III) e uma com vegetação de pastagem (área II). Foram escolhidas aleatoriamente 30 árvores, dez em cada área, com e sem epífitas. Foram monitorados 26 epífitas, distribuídos em cinco famílias: Araceae, Bromeliaceae, Cactaceae, Gesneriaceae e Orchidaceae. As espécies observadas foram Catasetum sp., Rodriguezia lanceolata, Codonanthe sp., Epidendrum nocturnum, Campylocentrum sp. e Polystachya concreta. Espécies de orquídeas do gênero Catasetum sp e de bromélias foram encontradas nas três áreas, samambaias apenas nas áreas II e III. Espécies de Araceae e Polystachya sp. ocorreram nas áreas I e III. A principal hipótese para as diferenças entre as áreas está relacionada a fatores específicos de cada a área, como a luminosidade