Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG
URI Permanente para esta coleção
Campus de Bragança /
Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves
Fax: (91)3425-1593
E-mail: bibbraganca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG por Orientador "MARTINS, Marilia Frade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições do estágio supervisionado remoto presentes em memoriais de vivências(2022-12-16) MARTINS, Thaiana Raiol; MARTINS, Marilia Frade; http://lattes.cnpq.br/4995475186731210As transformações ocorridas com o avanço do Coronavírus, causador da doença denominada COVID-19, provocaram diversas mudanças, atingindo várias áreas da sociedade seja ela econômica, social e até mesmo a área educacional. Na educação, o isolamento social e a suspensão das atividades presenciais de ensino, tornou necessária a adoção do ensino remoto, como medida de distanciamento social, desafiando assim a escolas e universidades a se adaptar ao novo contexto. Nessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo refletir sobre a importância do estágio supervisionado na formação dos professores de ciências e identificar contribuições expressas nos memoriais de vivência do estágio supervisionado durante o ensino remoto a partir da análise de conteúdo. Conclui-se pela importância da afetividade e da pesquisa na formação de professores, bem como a necessidade de investigações que aproximem a realidade das escolas às metodologias que utilizam tecnologias de informação e comunicação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Histórias e reflexões de uma professora em formação(2023-12-19) XAVIER, Aline Santos; MARTINS, Marilia Frade; http://lattes.cnpq.br/4995475186731210Este trabalho de conclusão, centrado nos relatos de vida e de Estágios Supervisionados e docente, explora as experiências e vivências ao longo da minha formação como professora de ciências. O objetivo da pesquisa é analisar os elementos de reflexão sobre a contribuições dos estágios para minha identidade docente. A metodologia adotada é autobiográfica de análise descritiva e qualitativa de relatos e memórias. Assim, ao longo da pesquisa, foram analisadas memórias que evidenciam a contribuição da família e da escola na trajetória acadêmica e relatos decorrentes da prática dos Estágios Supervisionados. A discussão dos resultados enfatizou as dimensões sociais das ações orientadas nos estágios, permitindo aprendizagens de cunho social e formativo. As expressões consolidadas nos estágios ressaltaram sua relevância e destacaram a importância da reflexão no processo de formação do docente.