Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG
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Navegando Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG por Orientador "FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprender ciências brincando: proposta de jogos didáticos para o 6º ano do Ensino Fundamental.(2023-07-13) SARAIVA, Luane de Cassia Costa; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792O cenário atual da educação vem sofrendo inúmeras transformações ao longo dos anos, as quais incluem atividades dinâmicas no contexto escolar. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do uso de jogos didáticos no processo de ensino aprendizagem para o ensino de Ciências a mesma caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, quanto aos procedimentos é identificado como pesquisa-ação. Para tanto, foi realizado uma intervenção e aplicação de três jogos didáticos em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, ambas da escola pública de Ensino Fundamental Dr. Mariano Antunes, localizada na Travessa Valparaíso na cidade de Viseu-PA. Neste contexto, é notório a importância do professor dentro do processo de ensino e principalmente, como instrutor da criação de meios (metodologias e didática) que possam corroborar no enfrentamento de desafios e minimizando seus problemas correlacionados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores no munícipio de Bragança-PA(2023-06-06) PENHA, Márcia Janaína Costa; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792O Programa Residência Pedagógica (PRP) desempenha um papel importante na formação inicial de professores, visto que proporciona diversas experiências, trocas de conhecimentos, o exercício da prática docente, e o contato com cenário escolar. Deste modo, este trabalho tem como principal objetivo analisar as contribuições formativas do Programa Residência Pedagógica (PRP) propiciou na formação inicial dos residentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Ciências Biológicas do IECOS/UFPA, Campus Bragança-PA. A presente pesquisa é caracterizada como qualitativa, de cunho descritivo-analítica que toma para construção dos dados um questionário semiestruturado e os relatórios finais dos professores-residentes. Para a análise dos dados utilizamos o método de Análise de Conteúdo desenvolvido por Bardin (2011). A análise dos dados nos mostra as contribuições do PRP na formação inicial dos professores residentes mediante a inserção no âmbito escolar e de suas atividades formativas, os residentes vivenciaram na prática o contato direto com a rotina da escola-campo e o exercício da docência, em duas situações distintas, durante e após uma pandemia. Assim, o programa se mostrou fundamental durante a formação inicial de futuros professores, pois através do contato com o ambiente escolar o licenciando adquire conhecimentos e experiências que serão fundamentais para a construção da identidade docente e formação profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Explorando a criatividade e a sensibilização ambiental no Ensino Fundamental por meio da robótica sustentável(2024-02-15) REIS, Everson Jyan Brasil; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792Este trabalho é resultante de ações extensionistas do projeto: Robótica sustentável como ferramenta pedagógica aliada à educação ambiental, desenvolvido no período de agosto de 2021 a agosto de 2023, cujo objetivo do projeto foi aplicar a Robótica Sustentável como ferramenta pedagógica para a educação científica e ambiental juntos aos alunos de escola. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições pedagógicas do uso da robótica sustentável para promover a sensibilização ambiental. O projeto foi dividido em duas fases, realizadas em escolas estaduais do município de Capanema, no Pará. Em ambas as fases foram desenvolvidas atividades teóricas e práticas com a construção de experimentos de robótica sustentável, utilizando materiais recicláveis e reutilizáveis. O público alvo foram estudantes do ensino Fundamental (Anos finais) e médio. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados um formulário estruturado (Fase 1) e anotações em diário de bordo (Fase 2), para facilitar o registro das atividades. Para a análise dos dados foi utilizado o método de Análise de conteúdo de Bardin (2011), organizadas em três etapas: I) pré-análise, II) exploração do material, e III) tratamento dos resultados. Os resultados mostraram uma participação ativa dos alunos, promovendo habilidades como criatividade, e resolução de problemas, em busca de possíveis caminhos para minimizar o impacto dos resíduos no ambiente escolar. A abordagem interdisciplinar possibilitou a conexão entre diferentes áreas do conhecimento e a conscientização sobre a importância da sustentabilidade. A continuidade do projeto reforçou a conscientização ambiental e a busca por soluções sustentáveis no contexto escolar, além de proporcionar de maneira simples e acessível que a educação aconteça em diversas áreas do conhecimento, contribuindo assim não só para a discussão ambiental, mas também no uso pedagógico para o ensino de outros componentes curriculares (ensino de física, química, matemática).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Por onde andamos?”: memória ambiental através de mapas mentais dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental(2024-06-27) AZEVEDO, Jheisa Ferreira de; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792A discussão sobre o meio ambiente é um tema transversal e interdisciplinar, dado pela interrelação sociedade e natureza, uma vez que o meio ambiente é antes de tudo a “casa comum” de toda as formas de vida e de sociedade. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção ambiental através do uso de mapas mentais sobre o lugar ondem moram alunos do 9º ano da comunidade de Bacuriteua, uma área costeira da cidade de Bragança. Esta pesquisa fez parte das ações desenvolvidas no projeto “ECOA: ações interativas para a educação ambiental costeira em escolas rurais da cidade de Bragança, Amazônia, Brasil” durante o ano de 2022. A pesquisa foi desenvolvida na E.E.E.F. Maria de Nazaré César Pinheiro. A referida escola está situada na comunidade do Bacuriteua, dentro da Resex Caeté-Taperaçu, com a maior faixa contínua de manguezais do mundo, às margens do estuário rio Caeté. Essa particularidade é importante para a economia local, já que a comunidade é predominantemente pesqueira. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do 9°ano do Ensino Fundamental, cerca de 17 alunos. Os mesmos foram orientados a desenhar os elementos que constituem o ambiente local, representando o espaço de suas rotinas diárias. O tema era "O meio ambiente do espaço de vivência". Todos os alunos construíram mapas mentais, para a pesquisa foram selecionados 6 mapas mentais, resultando em 35% do total os quais constituíram a amostra de descrição e de análise. Os estudantes estão identificados pelos símbolos E1, E2, E3, E4, E5, E6. Os mapas foram decodificados e analisados com base nas interpretações quanto: à forma de representação dos elementos; à distribuição dos elementos na imagem; à especificidade dos ícones; e apresentação de outros aspectos ou particularidades. Os mapas mentais revelam a relação dos alunos com o meio ambiente, expressando sentimentos e vivências. Alguns mapas refletem uma visão romântica e de encantamento pela natureza, enquanto outros demonstram preocupações com a preservação ambiental, ao representarem problemáticas socioambientais (descarte inadequado de resíduos sólidos), uma realidade intimamente relacionada ao contexto atual de onde esses alunos vivem. Porém, alguns desenhos apresentarem um grau de abstração, ao representar um espaço natural distinto do local de residência dos estudantes, ao representar outros elementos naturais distintos dos que os ecossistemas que o rodeiam, por exemplo, manguezais. Contudo, pode-se inferir que os mapas mentais contribuem significativamente para a construção da noção de pertencimento dos alunos e, consequentemente, para o desenvolvimento de uma cultura ambiental do lugar, como uma ferramenta pedagógica para organizar informações de maneira visual e lógica, o que pode ser especialmente útil ao discutir questões complexas como a educação ambiental. É importante destacar que os mapas mentais estão relacionados às características do mundo real, ou seja, não são construções imaginárias, de lugares imaginários, mas são construídos por sujeitos históricos reais, reproduzindo lugares reais, vividos, produzidos e construídos materialmente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Resíduos sólidos: uma caracterização gravimétrica em três comunidades costeiras amazônicas(2022-07-26) SILVA, Taynara Sousa da; SOUZA, Ingrid Padilha de; http://lattes.cnpq.br/5170953428696290; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792O aumento exacerbado da produção de resíduos sólidos levou à uma crise ambiental originada pelos desafios relacionados à sua difícil destinação final. À nível global, as zonas costeiras estão ainda mais expostas a esta crise. As características das cidades litorâneas dificultam a gestão dos resíduos sólidos, já afetados pela falta de infraestruturas de planeamento e saneamento básico que prevalecem nos países em desenvolvimento. Dentro desse contexto, se encontra o Nordeste do Estado do Pará, mais especificamente a Planície Costeira Bragantina onde estão inseridas as três comunidades litorâneas paraenses: a Vila dos Pescadores, a Vila do Bonifácio e a Vila Campo do Meio (Ajuruteua). O presente estudo buscou caracterizar as condições ambientais e sociais das comunidades, com enfoque na produção e gravimetria dos resíduos sólidos. Esta pesquisa foi desenvolvida em três etapas: Na primeira etapa, foi realizada a visita de caráter exploratório; a segunda etapa, relacionada à aplicação de questionários socioeconômicos, ocorreu em dezembro de 2019; e a terceira e última etapa abrangeu a coleta de resíduos realizada em janeiro de 2020. As coletas foram interrompidas posteriormente por conta do avanço da pandemia de COVID-19. Como resultados concluiu-se que, embora duas das comunidades estejam dentro de uma Reserva Extrativista, ainda há problemas a serem sanados com relação aos impactos antrópicos. Apesar de existir a coleta de resíduos em dias alternados, essa ação não inibe a prática de descarte inadequado, uma vez que muitos ainda praticam métodos como queimar e enterrar o lixo. Soma-se a isso, o crescimento desordenado de moradores relacionado à falta de planejamento estrutural. As comunidades possuem grande potencial turístico, e devem ser incluídas na ótica da gestão integrada e do gerenciamento costeiro, adotando atitudes que promovam o desenvolvimento sustentável e desenvolvam uma consciência ambiental participativa sobre os resíduos sólidos. Assim, diante do que foi exposto neste trabalho, conclui-se que é urgente a fiscalização das políticas públicas já existentes voltadas à proteção do meio ambiente e das comunidades citadas, uma vez que delas os moradores tiram sua subsistência.