Faculdade de Letras - Língua Inglesa - CBRAG
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Navegando Faculdade de Letras - Língua Inglesa - CBRAG por Orientador "ROCHA, Ana Lilia Carvalho"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The 5th power: conspiracy theory and dystopia(2022-12-07) LIMA, Elany Tatielle Lucena de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este artigo tem como objetivo analisar o filme O 5º poder, filme brasileiro de 1962, dirigido por Alberto Pieralisi e produzido por Carlos Pedregal. Esse filme conta a história de uma infiltração de inimigos estrangeiros no Brasil na tentativa de controlar o país usando de lavagem cerebral das massas através de mensagens subliminares enviadas por rádio e televisão. Essa obra é uma distopia ambientada na guerra fria e essa é uma teoria da conspiração que muitas pessoas acreditavam naquela época, e por isso, esse filme passará por estudos de comparação entre o contexto real, contexto fílmico relacionando com o conceito de teoria da conspiração. Para este trabalho, traremos autores como Sunstein e Vermeule (2009 apud COADY, 2018) que trabalham com teoria da conspiração e historiador que pesquisa a respeito do contexto histórico brasileiro da época em que o filme foi lançado. Assim como, para a fortuna crítica utilizamos os autores Philip Agee (1975), Tom Moylan (2000) e Reis Filho (2014). Este estudo visa analisar aspectos distópicos presentes no filme e de que forma foram abordados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Analysis of the feminism present in the literary work "Anne of Green Gables" and its Adaptation "Anne with an E"(2023-08-29) SILVA, Kaline da Conceição dos Santos; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786O presente trabalho tem como objetivo prioritario discutir e analisar a literatura "Anne of Green Gables" uma literatura de autoria feminina escrita no século XIX, antes do início dos movimentos feministas, e a série "Anne with an E, a adaptação produzida em 2017 apontando as semelhanças e diferenças entre as duas obras, mas também busca discutir o movimento feminista, seus momentos e implicações na humanidade. Anne de Green Gables, escrita por Lucy Maud Montgomery, nos encanta com uma personagem feminina forte, cheia de atitude e sonhos, atualmente, no século XXI, grandes obras discutem os componentes presentes na literatura, como a questão do papel da mulher na sociedade, a presença, mesmo que de forma sutil, do feminismo dentro da obra, e as desigualdades sociais e o sexismo existentes naquele contexto. No entanto, é através das adaptações, do texto para o audiovisual, que essas questões são percebidas de forma mais clara e madura. Este estudo tem como foco a literatura comparada, ou seja, analisar a obra em paralelo com a adaptação feita pelo canal de streaming Netflix. Para isso, temos como base teórica os estudos de Paige Tucker (2020), tratando sobre adaptações e transformação na representação da figura feminina da literatura para a produção cinematográfica, Alison Elizabeth Hnatow (2020) que discute os aspectos presentes na literatura, e Priscilla Pellegrino de Oliveira (2020) aborda a escrita feminina no século XIX e a importância do movimento feminista para tornar isso possível.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Arbiter testimony: “Arbitrate what to narrate”. An analysis in the work I Was a Child of Holocaust Survivors by Bernice Einsenstein.(2022-12-06) SILVA, Maria Elinaria Rodrigues da; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este trabalho busca analisar a obra I Was a Child of Holocaust Survivors de Bernice Eisenstein (2006), através da ótica do Testemunho Arbiter. A obra trata da relação da autora com os seus pais, na qual a mesma procura entender sua própria vida e o fantasma do holocausto que está sempre presente no seu cotidiano. Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que forma o Testemunho Arbiter é apresentado na obra, conceito abordado por Sarmento-Pantoja (2019), tendo em vista que o testemunho arbiter é dado por aquele que ouviu e arbitra sobre o que e como narrar, podendo ter vivenciado ou não o evento limite. Nos beneficiaremos da fortuna crítica de Vilela (2012), que aborda a importância da memória, Gagnebin (2009), que discute sobre a importância de manter as memórias vivas através das narrações e Sarmento-Pantoja (2019) que argumenta sobre os três tipos de testemunho, o Testis, Superstes e a Arbiter. Este estudo é fruto das orientações recebidas no projeto de iniciação científica Configurações de Resistência em Narrativas Anglófonas Contemporâneas - CRENAC, no qual atuava como bolsista FAPESPA (Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas) - o projeto é coordenado pela Professora Dra. Ana Lilia Carvalho Rocha.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The catastrophic memory: from silencing to the process of resistance through the memory register in there there(2022-12-07) OLIVEIRA, Jennifer Santos de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este estudo propõe uma abordagem sobre o conceito de catástrofe no interior de um corpus de literatura de autoria indígena. Para isso, utilizamos a obra There There, de Tommy Orange (2018), indígena estadunidense pertencente às tribos Cheyenne e Arapaho de Oklahoma, a fim de levantar e analisar representações presentes na obra que promovam a relação entre a memória e a catástrofe. A obra expõe como a memória nativa está presente na nova geração conhecida como Indígenas Urbanos. Indivíduos conhecidos como sujeitos híbridos, porque ao mesmo tempo em que vivenciam suas raízes também partilham dos conhecimentos das vivências do homem branco, destacando o papel das Cidades, da sociedade dominante em fazer do indígena um sujeito sem suas ancestralidades na medida em que o faz se inserir mais e mais em uma nova realidade, esse é o efeito catastrófico encontrado na narrativa. Tais aspectos, presentes nesta narrativa de Orange, nos levam a propor a categoria Memória Catastrófica, como uma ferramenta possível no campo literário. Para dar conta desta argumentação buscamos apoio teórico em autores como Michael Pollak (1989), Maurice Halbwachs (1990), Márcio Seligmann-Silva (2000) e Tânia Sarmento-Pantoja (2014).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The echo of memory: necropolitics and resistance in the work American Indian Stories by Zitkála-Šá(2024-06-26) BRITO, Yrlan de Sousa; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este trabalho visa a análise literária da obra “American Indian Stories” (1921) da escritora nativo americana e ativista indígena Zitkála-Ša, a fim de examinar a quais elementos a autora se detém ao retratar suas memórias individuais e coletivas e como essas se destacam dentro da narrativa. Além disso, pontuar como o processo de resistência da autora vem se contrapor às imposições do estado detentor de poder e suas manifestações de necropolítica. Para a composição deste trabalho, recorremos a fortuna crítica de autores como Tânia SarmentoPantoja (2023), Alfredo Bosi (1996) para tratar do conceito de Resistência; Achille Mbembe (2011) nas questões sobre Necropolítica e Olga Von Simnson (2000) sobre Memória e Cultura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The importance of using Anglophone literature in high school English classes(2022-12-07) OLIVEIRA, Arielly Azevedo de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este trabalho visa discutir acerca da importância do uso da literatura anglófona nas aulas de língua inglesa do ensino médio. Será feita uma breve apresentação do conto de Edgar Allan Poe “O Gato Preto” (1843), este conto se enquadra na categoria de conto gótico, e aborda uma temática que é vista como interessante para os alunos, visto que trazer histórias de terror e mistérios para sala de aula aguça seus pensamentos e os intriga. Desta forma, pensou-se também em uma proposta de aplicação, com duas sequências de planos de aula com esse gênero, uma vez que o uso do mesmo possibilita o aluno pensar sobre as ações apresentadas no conto, fazendo com que possa desenvolver seu senso crítico e amplie seu conhecimento linguístico, discursivo e cultural. Para a discussão deste artigo, traremos autores como Tzvetan Todorov (2010), filósofo e linguista, que produziu diversas obras na área de pesquisa linguística e teoria literária, e Richard Beach (2011), pesquisador de métodos de ensino secundário de artes da língua inglesa, com ênfase particular no ensino de literatura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Literary literacy: how readers can be literate as of graphic novel about the Holocaust(2025-04-02) REIS , Melissa Karine Silva; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este artigo explora o letramento literário como um processo que vai além da decodificação de palavras, tem a capacidade de interpretar o conjunto de elementos literários, e permite que os leitores desenvolvam sua formação integral. Dessa forma, o objetivo deste artigo é promover o letramento literário a partir da obra em graphic novel “Maus - A história de um sobrevivente” de Art Spiegelman, utilizando a prática “círculo de leitura” de Rildo Cosson. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, sendo, a coleta de dados por meio bibliográfico. Logo, este estudo busca compreender como os leitores podem ser letrados apartir de uma obra em graphic novel sobre o holocausto. As conclusões demonstram a importância do letramento literário para o desenvolvimento do leitor de forma eficazTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) "Living without knowing the past is to live in the dark": utopian and dystopian elements in the quest for the land without evil in A Tale of Love and Fury(2022-12-07) ARAUJO, Kananda Monteiro; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este trabalho tem como objetivo abordar a obra fílmica Uma história de amor e fúria (2013), analisando como alguns elementos estão conectados na narrativa, tais como, a cosmogonia da Terra sem Mal, o conceito de memória coletiva e o gênero distópico. Essa análise comparativa da obra busca descrever quatro momentos da história brasileira, o Brasil colonial, a balaiada, a ditadura militar, e dando ênfase no último momento que é direcionado a um futuro não distante dos anos atuais “Rio de Janeiro 2096”, esse último momento é marcado pelo subelemento da distopia e o cyberpunk, ou seja, um futuro distópico que é resultado das ações do presente e do passado. Logo, buscamos analisar esses elementos que fazem desta obra uma reflexão sobre a violência que perpetua na sociedade através da contextualização histórica presente na narrativa. Alguns importantes autores foram essenciais para evidenciar esses momentos de narrativas, tais como Helene Clastres (1978), José Varela (2002), Raquel Bittencourt (2008), Glaucio Aranha (2019) e Kaká Werá Jecupé (2020).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Memory as belonging: existential concretization in the work “The Truth About Me: a Hijra Life Story” by A. Revathi(2024-08-21) SOUZA, Natália Galdino de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este trabalho busca discutir os conceitos de memória, resistência e pertencimento por meio de reflexões junto a alguns autores como Alfredo Bosi (1996), Augusto Sarmento-Pantoja (2022), Tânia Sarmento-Pantoja (2022) no que se refere à resistência; Maurice Halbwachs (1990), Michael Pollak (1992) sobre os conceitos de memória; Sandra Regina Lestinge (2004) e Lucimara Valdambrini Moriconi (2014) sobre pertencimento, entre outros que corroboram para o desenvolvimento deste trabalho. O objetivo desta pesquisa é compreender as relações de resistência como forma de existir e entender o processo de memória para a realização existencial. O corpus desta pesquisa são os capítulos 1, 2 e 3 da obra autobiográfica “The Truth About Me: A Hijra Life Story by A. Revathi”. Para o desenvolvimento deste trabalho, usamos o método de pesquisa bibliográfica qualitativa da literatura comparada com base em uma análise teórico-crítica da obra selecionada. Como resultado, testemunhamos por meio da narrativa de Revathi, uma resistência baseada na necessidade de sobrevivência, onde somos apresentados à sua trajetória como Hijra e como essas memórias foram/são essenciais para sua realização existencial, para ser quem você sempre foi.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Photopoetry as literary literacy: a didactic prototype through photography and poetry(2025-04-03) TEIXEIRA, Letícia dos Santos; CUNHA, Janice Muriel Fernandes Lima da; http://lattes.cnpq.br/4027012189701116; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786A valorização do letramento literário no ensino de línguas tem ampliado as possibilidades de integrar práticas sensíveis e expressivas ao ambiente escolar. Com base nessa perspectiva, este trabalho apresenta um protótipo didático de fotopoesia como prática de letramento literário no ensino da Língua Inglesa para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta fundamenta-se na abordagem metodológica de Christina Ramalho (2020), que compreende a fotopoesia como uma experiência estética que une palavra e imagem, permitindo ao aluno vivenciar a linguagem de forma subjetiva, reflexiva e poética. Também se apoia em estudos sobre a fotografia como discurso visual (Kossoy, 2001; Mauad, 2018) e nos fundamentos do letramento literário (Cosson, 2006; Paulino, 2009), que reforçam a importância de práticas que estimulem a construção de sentidos. O protótipo foi estruturado em seis etapas: introdução à linguagem fotográfica, leitura e análise de poemas, identificação de linking words, escrita poética, criação de fotopoemas e organização de uma mostra final. Os resultados alcançados durante o processo de pesquisa para o desenvolvimento deste trabalho demonstraram que a combinação entre fotografia e poesia contribui significativamente para o desenvolvimento da sensibilidade estética, ampliação do repertório linguístico em inglês e fortalecimento de leitura e escrita poética em contextos escolares.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A postcolonial dish: food and cultural identity in Chimamanda Ngozi Adichie’s The Thing around Your Neck(2024-06-24) SANTOS, Ana Mabell Seixas Alves; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Power over life: a study about the representation of women and their dilemmas facing slavery in the 19th century in ‘Kindred’ by Octavia Butler(2022-12-06) NASCIMENTO, Juliana Souza; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786O presente trabalho tem como objetivo trazer a discussão o livro “Kindred-Laços de Sangue” da autora americana de ficção científica Octavia Butler. Aqui buscamos analisar a obra sobre a perspectiva de como o poder exerce influência sobre a vida da população escrava. Para essa discussão, faremos uma análise dividida em duas partes. Na primeira utilizaremos a teoria de necropolítica de Achillie Mbembe para entendermos de que maneira a narrativa demonstra como a morte é utilizada como ferramenta de controle sobre a vida de certos sujeitos. Posteriormente, buscamos analisar a obra sobre a perspectiva feminina, pois dentro do livro é possível reconhecer o racismo, o preconceito e as barbaridades cometidas ao povo negro no período da escravidão, porém saltam aos nossos olhos que a mulher escrava acaba por vivenciar diversos outros sofrimentos como a exploração sexual e a objetificação do seu corpo. Para alcançar esse objetivo vamos utilizar a teoria de Angela Davis em sua obra ‘Mulheres, Raça e Classe'(1983), obra na qual a autora discorre sobre como a mulher escrava sofria outros tipos de violência, além daquelas já impostas sob a população escravizada. Para a realização desta pesquisa optamos por trabalhar com uma pesquisa qualitativa e com uma pesquisa bibliográfica. Ao lermos a obra Kindred buscamos identificar em quais pontos os acontecimentos na obra de ficção tem uma relação com a realidade vivida pelos escravos e relacioná-las às teorias dos autores escolhidos. A partir deste trabalho procuramos contribuir com os estudos na área da literatura e da necropolítica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “The spider-web is both a home and a trap ”: an analysis of the book There There, by Tommy Orange.(2022-12-07) PEROTES, Wevelly Thaissa Ribeiro; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este trabalho visa analisar como o escritor Nativo Norte-Americano Tommy Orange utilizou o símbolo da teia de aranha para projetar uma metáfora na narrativa de seu livro “There There” (2016). Ao explorar autores como Hertha D Wong (2009), Carol Patterson-Rudolph (1997) and Katarzyna and Sergiusz Michalski (2010), foi possível analisar a obra de Tommy Orange a partir um de ponto de vista fundamentado em um aporte teórico. Em particular, esta análise enfoca o uso da teia de aranha e suas qualidades simbologicas culturais para com os povos nativos americanos, e sua transformação em uma metáfora enraízada intrinsecamente dentro da narrativa. Os três personagens escolhidos para a discussão apresentam suas respectivas lutas internas que dialogam com a metáfora da teia de aranha analisada, a partir desta perspectiva, esta análise, - fundamentada no método de pesquisa bibliográfica foi executada com o fim de se obter uma melhor compreensão e outras interpretações acerca do livro.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The testaments by Margaret Atwood: an analysis in light of necropolitics(2025-03-24) SANTOS, Samyli Nascimento; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este artigo analisa a necropolítica e sua manifestação em narrativas distópicas, com foco na resistência feminina, tendo como corpus o romance Os Testamentos (2019), de Margaret Atwood. A obra, continuação de O Conto da Aia, se passa em um cenário distópico onde a opressão e o controle sobre as mulheres são centrais. A necropolítica, conceito de Achille Mbembe, refere-se ao poder soberano de decidir sobre a vida e a morte, claramente evidente no regime de Gilead, que exerce controle absoluto sobre os corpos femininos. O objetivo deste estudo é examinar como Os Testamentos se conecta com a teoria necropolítica, destacando as estratégias de resistência das personagens femininas contra a dominação de suas vidas e mortes. A análise adota uma abordagem textual e teórica, comparando a obra com as teorias de necropolítica e as teorias feministas que contextualizam a resistência das personagens. A luta das mulheres contra o sistema totalitário de Gilead, que as reduz a meros corpos reprodutivos, exemplifica as tensões entre poder soberano e resistência. A pesquisa evidencia que a necropolitica em Os Testamentos vai além da violência física, se manifesta na destruição simbólica, na manipulação da memória e subjugação subjetiva dos indivíduos. Este trabalho busca contribuir para os estudos literários, promovendo uma reflexão crítica sobre as estruturas opressivas presentes na sociedade contemporânea e as formas de resistência contra elas, especialmente no contexto de controle sobre os corpos femininos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Testimonial content and childhood in Number the Stars by Lois Lowry.(2022-12-06) SILVA, Josiele Maria Nascimento e; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este trabalho busca analisar a obra “Number the Stars” (1989) através da ótica da memória e do teor testemunhal. A obra apresenta a vivência de uma garota sobrevivente da Segunda Guerra Mundial com fatos presenciados por uma família alemã que vivia na Dinamarca e passa a lidar com a presença dos nazistas. Como base teórica desta análise, recorremos a autores como Seligmann Silva (2002) que aborda o testemunho, memória e o teor testemunhal, Vilela (2012) que analisa as articulações do testemunho como forma de significação e sentido, Salgueiro (2012) que analisa as vertentes e tipos de testemunho .Esta análise se beneficiará dos estudos de Don Latham (2002) com artigo intitulado Childhood under siege: Lois Lowry 's Number the stars and The Giver, o qual evidencia os diferentes tipos de infância de acordo com cada sociedade ou contexto histórico. A proposta deste trabalho é mostrar a importância do teor testemunhal como uma forma literária como resistência, além de analisar a presença da infância na obra de acordo com a perspectiva da autora. Este trabalho é fruto das orientações recebidas no projeto de pesquisa de iniciação científica CRENAC – Configurações de Resistência em Narrativas Anglófonas Contemporâneas – coordenado pela Professora Dra. Ana Lilia Carvalho Rocha, do qual fiz parte como bolsista pela FAPESP “Fundação de Apoio a Pesquisa no Pará”Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The use of elie wiesel's testimonial literature in the book “night” in elementary school English classes: a methodological proposal(2022-12-20) SANTOS, Daise da Conceição Matos; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786O presente estudo realizado no âmbito da licenciatura Plena em Letras Inglês pela Faculdade de Línguas Estrangeiras da Universidade Federal do Pará, campus Bragança, pretende propor uma proposta metodológica para aulas de Inglês no ensino básico usando a obra A Noite, esta na qual se inclui dentro da literatura de testemunho. A proposta pretende colocar alunos em contato com a literatura na sala de aula em aulas de Inglês, onde se almeja alcançar um aumento no processo de ensino-aprendizagem dos educandos, de maneira que trabalhe a leitura, escrita, criatividade, trabalho coletivo e reflexões sobre outras culturas e fatos históricos. De uma forma teórica, tendo como base estudos de Luciana Severino da Silva, Daniela Tiberio, Seligmann-Silva, Wilberth Salgueiro, dentre outros intelectuais, buscamos entender como a literatura é importante para os alunos em aulas de Língua Inglesa no ensino básico, mas que por alguns motivos professores costumam deixar de trabalhar essa área. Como perspectiva metodológica, esta pesquisa é de caráter analítico-bibliográfico, onde buscou-se compreender sobre literatura e educação, utilizando a literatura de testemunho em salas de aula como uma forma possível para o ensino da disciplina de Inglês no ensino básico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) ‘Wonder’ and inclusion: a literary teaching proposal(2024-08-28) OLIVEIRA, Izabelle Victória Silva Lopes de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Os estudos sobre o Letramento literário ainda são bem recentes, porém muito significativos a ponto de provocar mudanças nos valores sociais das pessoas, pois faz uso da palavra escrita como ferramenta para falar sobre algum fato sobre a vida. Sendo assim, o tema inclusão precisa ter mais visibilidade para discussões, evidenciando práticas no âmbito escolar para atender a diversidade do aluno e reconhecendo suas peculiaridades com empatia e respeito. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino de letramento literário, com o tema inclusão e tendo como produto final, a prática em leitura em várias linguagens artísticas, despertando a criatividade do aluno. Fazendo o uso da abordagem qualitativa, foram examinados artigos, análise dos documentos como a BNCC (2018) e DCEPA (2017), assim como, os autores, Segabinazi and Cosson (2023), Silva and Silveira (2011), Vieras and Dourados (2015), que abordam sobre os conceitos de letramento literário. O autor Suarez (2006), que fala um pouco sobre o conceito bildung. O resultado deste trabalho é a elaboração da proposta didática, com base no referencial teórico sobre o letramento literário, inclusão e conceito de bildung. Infere-se que o letramento literário está associado a práticas que fazem os alunos refletirem, despertando sentimentos de empatia e respeito por todos.