Faculdade de Letras - Língua Inglesa - CBRAG
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Navegando Faculdade de Letras - Língua Inglesa - CBRAG por Orientador "GAYA, Karina Figueiredo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Communicative language skills: a comparative analysis of duolingo and memrise applications for language learning(2024-07-12) SILVA, Cláudio Vitor Corrêa; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277O principal objetivo deste estudo é analisar o uso de aplicativos móveis para a aprendizagem de inglês, com foco nos aplicativos Duolingo e Memrise. A metodologia deste estudo consiste em uma investigação qualitativa e exploratória baseada em fontes bibliográficas. A abordagem da pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória, descrevendo os métodos e estratégias utilizados pelos aplicativos para promover a aprendizagem de inglês, Como objetivos gerais, este estudo destaca alguns aspectos que envolvem a aprendizagem de línguas através do uso de recursos tecnológicos, considerando a importância de integrar as habilidades linguísticas para o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos alunos, é descrito e feita uma comparação entre dois aplicativos móveis que foram criados para ajudar indivíduos a aprender inglês como uma língua adicional: Duolingo e Memrise.. Para atingir esses objetivos, o artigo se baseia em contribuições teóricas de autores como Harmer (2007, 2010); Brown (2001, 2007); Larsen-Freeman (2011, 2013); Mübert and Pereira (2011); Moran (2015); Barbosa (2020); Paiva (2017) e outros pesquisadores que têm se dedicado intensamente ao estudo dessa área. Após a pesquisa bibliográfica exploratória, foram feitas as análises dos dois aplicativos em evidência, também foram identificadas possíveis formas de aprimorar a aprendizagem de inglês através de aplicativos móveis, tais como a gamificação, feedback personalizado, uso de tecnologias de reconhecimento de voz, e abordagens adaptativas ao ritmo de aprendizagem dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Is it a match? Quizizz application in accordance with interchange intro book tasks in English as an additional language.(2024-07-05) ITO, João Vinícius de Araújo; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277Esta pesquisa tem como objetivo explorar os benefícios que o aplicativo digital Quizizz (Quizizz App) pode proporcionar nas aulas de inglês como idioma adicional, já que suas atividades se combinam perfeitamente com as tarefas dos livros de classe. A metodologia consiste na revisão da literatura relacionada ao ensino e à aprendizagem, bem como ao uso da tecnologia na aprendizagem de idiomas. A abordagem da pesquisa neste trabalho é qualitativa. Foram delineados alguns objetivos específicos: (1) destacar a teoria relacionada ao ensino e à aprendizagem de inglês como idioma adicional por meio da tecnologia - uso de aplicativos móveis (M-Learning); (2) apresentar o aplicativo Quizizz e seu potencial na aprendizagem; e (3) demonstrar possíveis interconexões entre o aplicativo Quizizz e o livro de aula Interchange Intro. Para atingir esses objetivos, este estudo se baseou em uma fundamentação teórica ministrada por autores como Gaya (2022); Alvez (2020); Leffa (2012); Moreira (2012); Freitas (2010); Kothamasu (2018); Sharples (2009); Frohberg (2009); Geggles (2004), entre outros que abordaram seus estudos nessa área tão importante. Após a revisão prévia da literatura e a análise das atividades do aplicativo Quizizz e do livro de classe, é possível considerar a disponibilidade de atividades de acordo com o aplicativo e o livro, o que pode beneficiar os alunos, e assim o objetivo desta pesquisa foi alcançado e, portanto, a criação deste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Learning strategies: a case study with elementary students from Modular Education System (Some)(2024-07-08) GALVÃO, Hellen Patrícia Silva; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277O presente artigo é um estudo de caso que tem como objetivo investigar, o uso das estratégias de aprendizagem por alunos do ensino fundamental do Sistema de Ensino Modular (SOME). Identificar quais dessas estratégias de aprendizagem os alunos utilizam para aprender a língua adicional. Esta pesquisa foi realizada em uma escola da zona rural da cidade de Bragança, Pará, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia deste estudo é qualitativa, de caráter descritivo, utilizando um questionário de cinco perguntas feitas oralmente aos alunos individualmente. Como suporte teórico, esta pesquisa buscou uma visão geral sobre o uso de estratégias de aprendizagem baseada principalmente nos estudos de Oxford (1990), O’Malley e Chamot (1990), entre outros. Os resultados mostram que nem todos os alunos fazem uso das estratégias de aprendizagem conscientemente e nem todas as estratégias são utilizadas, porém, o uso de estratégias contribui positivamente para o fomento da autonomia dentro e fora da sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Supervised internship report in the English language: reflections on the teaching practice in a state school in the city of Bragança(2023-07-11) GAMA, Denner Sousa da; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277Este artigo trás as reflexões feitas sobre a observação e regência, feita durante o estágio supervisionado de língua inglesa, numa escola pública da rede estadual de ensino; sobre a ótica de um estagiário do curso de Licenciatura Letras Língua Inglesa, da Universidade Federal do Pará. As reflexões sobre a observação e regência, foram feitas de forma individual em uma turma do 7º (sétimo) ano em uma Escola Estadual, na cidade de Bragança do Pará, onde a observação ocorreu no mês de junho de 2022, e a regência no mês de outubro de 2022. O objetivo deste artigo sobre o Estágio Supervisionado, é mostrar a construção de uma visão ética e reflexiva, a partir do conhecimento da prática docente, no ensino da disciplina de língua inglesa na educação básica, mostrando a realidade da instituição de ensino e os desafios que o professor de língua estrangeira, enfrenta em sala de aula na escola pública brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The use of digital learning objects while and after the pandemic period by english teachers: a case study.(2022-12-12) SOUSA, Fabiana Pereira de; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277Este artigo explora o que foi vivenciado por professores da rede pública após o período da pandemia na cidade de Bragança-PA, no que diz respeito ao uso de objetos digitais de aprendizagem. Para esta pesquisa primeiramente foi preciso compreender se esses objetos também foram utilizados no período da pandemia pelos professores em Bragança e se de alguma forma a pandemia influenciou o uso desses objetos nas aulas presenciais após o período pandêmico. Para alcançar o que foi proposto, um questionário foi elaborado baseado em uma abordagem qualitativa através da plataforma Google Forms, e este formulário foi direcionado aos professores da rede pública de Bragança. Como resultado, descobriu-se que as práticas vividas durante o período de pandemia de fato influenciaram alguns professores a usar ODAs em suas aulas presenciais, e esses professores estão enfrentando vários empasses ao tentar incluir estes recursos em suas aulas, seja por preocupação acerca de como utilizar os ODAs, ou pela falta de infraestrutura no ambiente educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The use of gender-neutral language: a matter of inclusion or a political bias?(2024-07-16) GOUVEIA, Alef Jose Pinheiro; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277Este artigo tem como principal objetivo apresentar uma reflexão que visa elucidar duas perspectivas relativas ao uso do pronome neutro de gênero na língua inglesa. A primeira perspectiva procura abordar as posições de alguns autores que se opõem à adaptação e utilização do pronome neutro de género no contexto de indivíduos não-binários, bem como discutir de que forma esta adaptação poderá ter impacto nas normas prescritivas da língua inglesa. Enquanto a segunda perspectiva visa esclarecer a posição de autores e ativistas que se opõem à linguagem sexista, como por exemplo, no que diz respeito à substituição de pronomes como “he” e “she” por “they”. A metodologia consiste na revisão da literatura sobre as teorias de gênero e a utilização de pronomes neutros em termos de gênero. A abordagem da investigação é essencialmente bibliográfica e estratégica, sendo que o principal aspecto deste tipo de investigação é a sensibilização para o tema estudado. A pesquisa foi realizada através de artigos, documentos e entrevistas sobre o tema. Para atingir o objetivo proposto, o artigo baseia-se em contribuições teóricas de autores como Butler (1990); Helgeson (2017); Pasqualini (2021); Köcher (2021); Murray (2019), entre outros. Após a revisão da literatura e reflexão, foi possível perceber que alguns proponentes defendem que a linguagem não deve ser usada como instrumento de discriminação, e por isso defendem a adequação dos pronomes para indivíduos que se identificam com um género fluido ou não binário.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The use of podcast as a challenging didactic material in teaching English as an additional language(2024-07-08) CHAGAS, Aryanne Silva das; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277Este artigo delineia os resultados de um estudo metodológico que destaca a utilidade pedagógica dos podcasts em contextos educativos e a sua eficácia na promoção de competências de compreensão auditiva. O estudo abrange os objetivos da utilização de podcasts no ensino do inglês como língua adicional, centrando-se no seu potencial para uma utilização inclusiva, melhorando as competências auditivas e abordando os desafios e benefícios associados. A metodologia inclui uma revisão da literatura sobre podcasts e competências de compreensão oral, com uma abordagem qualitativa-quantitativa e exploratória. Além disso, a metodologia consiste em uma pesquisa de opinião com questionário sobre a utilização de podcasts em competências de compreensão oral, tendo 22 professores universitários como participantes. Destaca as vantagens e desvantagens do uso de podcasts no ensino de inglês, incluindo uma reflexão sobre o uso do podcast como futuro professor de língua adicional. Para atingir esses objetivos, o artigo baseia-se em contribuições teóricas de autores como Tomlinson (1998) e (2000), Nunan (1989), Vilaça (2009), Corrêa et. al (2022), Berto (2022), Silva e Timmermann (2023), Reis, Gomes, Linck (2012) entre outros. Após a revisão da literatura e discussão, esta pesquisa reconhece que o uso de Podcasts como material didático pode promover novas experiências no ensino e aprendizagem de inglês como língua adicional, mesmo que tal uso ainda causa certa resistência por parte de alguns professores.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The use of the language laboratory in a Federal University: reflections on the relevance of using the language lab for English learners(2023-07-11) CARVALHO, Beatriz Batista; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277Atualmente, com o apoio da internet e das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (NTICS) , como os smartphones e computadores, o aluno tem a oportunidade de usufruir de uma série de serviços que podem ajudar no seu processo de aprendizado, como as mídias sociais, os bate-papos, os materiais interativos e outros. Dessa forma, os recursos tecnológicos vem auxiliando a aprendizagem de língua inglesa e demonstrando diversos benefícios para os estudantes. Assim, esta pesquisa tem como objetivo identificar as razões que colaboram para que o laboratório de linguagem seja subutilizado pelos discentes do curso, além de destacar os benefícios que o espaço oferece para o processo de aprendizagem e, a partir dos resultados apresentados, contribuir para uma melhor utilização dos recursos disponíveis. Para isto a pesquisa foi fundamentada nas teorias de Moran (2000), Gomes e Moita (2016) que analisam a importância da tecnologia na educação; em Oliveira (2008) que conceitua a autonomia e como fomentá-la nas aulas de línguas, além de outros estudiosos. Para alcançar a finalidade deste estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso que envolveu uma coleta de dados através de um questionário online, realizado com os discentes do curso de Letras-Inglês da UFPA. Como resultado da pesquisa, observou-se que o laboratório de linguagem favorece a autonomia de aprendizagem do inglês, oferece um ambiente propício para a prática e aprimoramento das habilidades linguísticas, proporciona o acesso a recursos tecnológicos que ajudam a desenvolver a aprendizagem de forma independente e interativa, além de outros benefícios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Written comprehension ability: a didactic proposal with for 9º grade students from Viseu-PA(2022-12-21) COSTA, Edivaldo Padilha da; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta didática para a prática da habilidade de leitura no ensino da Língua Inglesa para alunos do 9° ano de escolas públicas no município de Viseu, no Pará. O trabalho tem relevância teórico e prática trazendo uma reflexão e propondo estratégias de leitura que podem ser aplicadas em sala de aula. A pesquisa apoiou-se em conceitos teóricos discutidos por Wallace (1993), Grellet (1981), Kleiman (2000 e 2002), Widdowson (1984), Silva (1992), Nuttall (2003), Kato (1999) e Brown (2001), que tratam dessa temática. O presente estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica por meio de leituras relacionadas ao tema. Por meio dessas reflexões teóricas, foi proposta uma proposta pedagógica por meio de um plano de aula explorando as estratégias de leitura e suas etapas (pré-leitura, leitura e pós-leitura). Um plano de aula com um texto em um folder e 6 questões compõem a proposta pedagógica, sendo um plano empírico e ainda não aplicado. A pesquisa divide-se em 6 capítulos, o introdutório, o referencial teórico explicando os princípios da pesquisa, os procedimentos metodológicos são também abordados. No capítulo 5 há uma apresentação da proposta pedagógica e por fim as considerações finais. Embora o plano de aula não tenha sido aplicado, propõem-se que futuramente seja aplicado em prática numa sala de aula do 9º ano.