Faculdade de Matemática - FACMAT/ICEN
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Matemática - FACMAT/ICEN por Orientador "QUARESMA, João Cláudio Brandemberg"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma história do teorema de pitágoras: demonstrações e curiosidades(2023-12-12) AMARAL, Jairo Sena do; QUARESMA, João Cláudio Brandemberg; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; https://orcid.org/0000-0001-8848-3550Este trabalho de conclusão de curso realiza uma revisão teórica abrangente sobre o teorema de Pitágoras, explorando diversas demonstrações dessa importante equação matemática. Além disso, busca-se destacar a relevância desse teorema em áreas como matemática, física e engenharia, evidenciando sua aplicabilidade em diferentes contextos. Outro objetivo desta pesquisa é apresentar a história e as origens do teorema de Pitágoras. Isso inclui não apenas a análise do conhecimento disponível sobre o filósofo Pitágoras, mas também a investigação de evidências do uso desse teorema por civilizações que existiram antes mesmo do período em que Pitágoras viveu. Ao abordar esses aspectos em profundidade, esperamos contribuir para uma compreensão mais detalhada do teorema de Pitágoras, seus fundamentos e suas implicações em diversas áreas do conhecimento. Ao fazer isso, buscamos enriquecer o estudo desse teorema clássico e promover uma apreciação mais ampla de sua importância histórica e contemporânea.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma história dos números complexos e como eles se tornaram ferramenta fundamental na matemática(2023-12-12) ALVES, Adam Gabriel Viana; QUARESMA, João Cláudio Brandemberg; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; https://orcid.org/0000-0001-8848-3550Este trabalho explora uma história dos números complexos em seu desenvolvimento como uma ferramenta fundamental na matemática. Ele começa no estudo da resolução de equações cúbicas, examinando os desafios enfrentados pelos matemáticos na compreensão do conceito de raiz quadrada de -1 culminando na formação dos números complexos e suas propriedades, o estudo dos números complexos avança para abranger as funções complexas, explorando suas aplicações e importância em diversas áreas. O trabalho discute o uso prático dos números complexos em circuitos elétricos, processamento de sinais e mecânica quântica. Ao investigar essas aplicações, o trabalho destaca o papel desempenhado pelos números complexos nos avanços científicos e tecnológicos modernos. Para embasar sua pesquisa, o trabalho recorre a textos históricos, oferecendo uma visão abrangente do desenvolvimento histórico e da compreensão conceitual dos números complexos e destaca as contribuições de renomados matemáticos ao longo da história, revelando suas lutas e avanços.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Método Lúdico para Ensino de conjunto e funções: "uma guerra de funções"(2023-06-26) LOBO JÚNIOR, Samuel Monteiro; QUARESMA, João Cláudio Brandemberg; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; https://orcid.org/0000-0001-8848-3550O trabalho tem como foco a discussão sobre a importância dos métodos lúdicos e a sua aplicação dentro de um cenário atual, trazendo também uma nova ferramenta para o auxílio dentro de sala de aula, usufruindo dos métodos lúdicos de ensino com foco na parte prática do conteúdo explanado em sala de aula. Esses métodos têm como defensores os autores como Rousseau, Kishimoto, Corbalán, Wallon e Vygotsky. Essa pesquisa foi inspirada principalmente pelos novos Parâmetros Comuns Curriculares, os quais defendem que o aluno se torne o autor do seu conhecimento, e este irá guiá-lo. Por fim, mostraremos uma situação prática de como o jogo se desenrolará dentro de um possível contexto de sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecnologias digitais no ensino: o cálculo de área de regiões poligonais com uso do geogebra(2023) CEARENSE, Ewerton Luiz Bastos; QUARESMA, João Cláudio Brandemberg; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; https://orcid.org/0000-0001-8848-3550Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral propor o uso do Geogebra para o cálculo de área de regiões poligonais. Para isso, no primeiro momento, trazemos alguns aspectos do desenvolvimento histórico do cálculo de área do antigo Egito até a era moderna. Em seguida, mostramos as definições, Teoremas e Postulados da geometria plana que fundamentam o cálculo de área. Além disso, falamos sobre o contexto em que vivemos demonstrando porquê usar o Geogebra e tecnologias digitais na educação. Apresentamos um tutorial de como calcular área de regiões poligonais no software Geogebra assim como aplicar a Fórmula de Pick no mesmo programa. Por fim, visando a aplicação no ensino básico, deixamos um exemplo de atividade usando o Geogebra para determinar a área aproximada de uma região contida em um mapa.