Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG
URI Permanente para esta coleção
Campus de Bragança /
Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves
Fax: (91)3425-1593
E-mail: bibbraganca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG por Orientador "SILVA, Jair Francisco Cecim da"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Abordagens de ensino na educação de surdos: perspectivas do PIBID sobre a interferência do Oralismo no processo de ensino e aprendizagem(2024-06-24) JANSEN, Camila Lorrane Vieira; MOTA, Leila Saraiva; http://lattes.cnpq.br/5730330796384022; https://orcid.org/0000-0003-3666-0812; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511O presente estudo, é resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pará/UFPA-Bragança, o qual está vinculado aos cursos de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Libras. Esta pesquisa tem como objetivo discorrer sobre a influência do Oralismo no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo, e analisar quais os impactos para o seu desenvolvimento linguístico. Segundo Skliar (2013), o Oralismo “trata-se de um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte”. Assim sendo, essa abordagem, quando aplicada na instituição escolar, interfere diretamente no desenvolvimento do indivíduo. Considerando que a escola é um amplo espaço de interações, a pesquisa foi pensada e desenvolvida a partir da observação do aluno surdo na E.E.E.F.M Profª Yolanda Chaves, situada no município de Bragança-PA, bem como no laboratório de inclusão da Universidade Federal do Pará (PA). A metodologia aplicada se deu por meio de pesquisa de campo e também da investigação bibliográfica, logo, partimos de análises e leituras de autores como Skliar (2013), Quadros (2006), Perlin (2013), entre outros que debatem a temática. Assim sendo, por meio deste estudo observamos o desenvolvimento linguístico de alunos surdos e percebemos a interferência oralista em seu aprendizado. Desse modo, esta pesquisa contribui não apenas para questões relacionadas ao ensino e aprendizagem, mas também para a melhor compreensão do desenvolvimento linguístico e cultural dos alunos surdos no que diz respeito ao espaço educacionalTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino de língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos: uma vivência do PIBID no laboratório de inclusão em Bragança - PA(2024-06-24) SILVA, Patrick Ferreira da; ALVES, Nazaré do Socorro Monteiro; MOTA, Leila Saraiva; http://lattes.cnpq.br/5730330796384022; https://orcid.org/0000-0003-3666-0812; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511Este artigo é resultado das experiências de bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de práticas interdisciplinares entre Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Esta pesquisa tem como objetivo relatar e refletir sobre as práticas adotadas pelo projeto no espaço Laboratório de Inclusão, que teve como objetivo atender alunos surdos no contexto do ensino de português como L2. Portanto, neste trabalho é adotada uma metodologia de abordagem qualitativa, descritiva-reflexiva, com ênfase na análise crítica da experiência em questão. Para tanto, a fundamentação teórica deste trabalho baseia-se nos esportes para a educação de surdos, como Campello (2018), Doziart (2009), Gonçalves (2020), Skliar (2013) e Strobel (2019). O estudo destaca a importância de recursos e metodologias adequadas para promover a inclusão e práticas eficazes de letramento em Língua Portuguesa para pessoas surdas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Um estudo socioterminológico da Marujada de Dois Santos, Tracuateua-PA(2025-10-31) MACIEL, Polyana Karoline de Melo; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511Este trabalho tem como objetivo descrever os termos utilizados na Marujada de Dois Santos, no município de Tracuateua-Pará. A pesquisa apresenta uma abordagem socioterminológica, de acordo com Faulstich (1995, 1998, 2006), para investigar os termos usados pelos marujos e marujas. Buscaram-se nos aportes teóricos de (Reis, 2015) e (Silva e Carvalho, 2021) para discutir as características dessa festividade. A temática foi escolhida pela ausência de trabalhos acadêmicos que não descrevem a marujada nesse aspecto terminológico. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa de campo com auxílio de entrevista semiestruturada com participantes dessa manifestação religiosa e cultural, visando obter informações acerca da temática. Na discussão dos resultados, analisaram-se as singularidades e semelhanças dos termos utilizados na Marujada de Tracuateua com as outras marujadas da região bragantina. Apresenta-se, portanto, um estudo socioterminológico no intuito de refletir e registrar a tradição e a identidade dessa comunidade por meio do léxico especializado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estudos do léxico e o empreendedorismo feminino das designers de sobrancelhas no município de Tracuateua-Pará.(2025-10-31) NASCIMENTO, Samylle Freitas do; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511O presente estudo tem como objetivo geral investigar como o léxico utilizado pelas designers de sobrancelhas no município de Tracuateua-PA influencia no empreendedorismo feminino, e de maneira específica, fomentar reflexões a respeito do trabalho desenvolvido por essas profissionais, desenvolver estudos do léxico e analisar a maneira como ele se aplica à comunicação entre as designers e suas clientes. Desenvolvido no âmbito de uma pesquisa qualitativa (Prodanov e Freitas, 2013), o estudo foi embasado teoricamente nos fundamentos da Socioterminologia (Sousa, 2023); no que concerne ao empreendedorismo feminino e ao papel da mulher no mercado de trabalho e suas práticas na sociedade, foram utilizados os autores (Mantovani, 2020), (Amorim e Batista, 2012). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a quatro colaboradoras designer de sobrancelhas. O estudo identificou que o léxico empregado pelas colaboradoras influencia diretamente a visibilidade e a percepção social do empreendedorismo feminino no contexto local, colocando a mulher como protagonista, assim desencadeando reflexões sobre a ascendência das mulheres no mercado de trabalho como empreendedoras no ramo de beleza e estética.