Faculdade de História - FAHIS/CANAN
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Navegando Faculdade de História - FAHIS/CANAN por Orientador "MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) 30 de março: um estudo sobre a abordagem da abolição da escravatura nas escolas de Benevides(2022-12-12) PUREZA, Henrique Cavalcante; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Este artigo tem como propósito a análise e discussão de como a abolição da escravatura de Benevides, ocorrida em 30 de março de 1884, é abordada nas escolas do município. Para a compreensão do assunto, foram realizadas entrevistas com 5 profissionais (professores e gestoras) das redes municipal, estadual e privada da cidade – priorizando o distrito de Benfica –, referentes às formas de apresentação desse tema para os alunos, visando entender também se esses educadores, como parte da comunidade escolar, relacionam a memória do 30 de março com a educação antirracista. Diante disso, parte-se do pressuposto de que a priorização de discussões sobre o combate ao racismo, nas escolas, seria totalmente coerente com a história de resistência de Benevides, cuja expressão “Terra da Liberdade”, usada por autores como José Leôncio Siqueira e Ana Carolina Cravo em suas obras sobre o tema do abolicionismo em Benevides, é considerada o símbolo maior e motivo de orgulho da cidade. Dessa forma, há a hipótese de que as instituições municipais, estudais e privadas da cidade abordam, de maneira superficial e apenas factual a data histórica; por outro lado, também se cogita a possibilidade de haver maior abertura no calendário das escolas municipais, para trabalhar uma programação sobre o 30 de março, promovendo discussões mais profundas sobre o tema, diferente das estaduais e privadas que podem se dedicar à conclusão dos conteúdos programáticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acari, tucupi, pimenta e farinha de mandioca: identidade e pertencimento no município de Almeirim – Pará (2012- 2021)(2023-11-21) LIMA, Valdina da Silva; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Este trabalho apresenta a importância do acari e da farinha de mandioca para formação cultural e identitária do Almeirinense, que através do hábito de comer o acari com tucupi, pimenta e farinha de mandioca externam orgulho, identidade e pertencimento dos moradores do município de Almeirim/PA. Que através da valorização da memória a um resgate da identidade cultural e social. Para melhor compreensão do objeto estudado e sua relevância apreendeu-se da história da alimentação, antropologia e a pesquisa de campo, que ajudaram analisar a importância desses dois signos o acari e a farinha de mandioca não somente como formador cultural, mas também como fonte de sobrevivência para muitos que vivem da pesca e venda desses dos alimentos. A metodologia favoreceu a história da alimentação e a antropologia para uma maior compreensão desses costumes alimentares, no município no período de 2012 a 2021. Diante das evidências e diálogos com os entrevistados foi possível perceber o quanto o acari e a farinha de mandioca representam orgulho, identidade e pertencimento dos moradores de Almeirim.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alimentação de terreiro na periferia de Belém: uma encruzilhada entre comidas sagradas e comidas do cotidiano(2023-07-03) AGUIAR, Valéria Cristina da Silva; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Neste trabalho procurou-se evidenciar a cultura afro-brasileira, destacando sua importância e resistência na construção da culinária brasileira e regional. Externando, brevemente, como a estrutura racista afeta uma religião afro-brasileira hoje, ademais, apresentando como a alimentação pode ser um vínculo entre comidas de terreiros de umbanda e cozinhas “comuns”, na tentativa de diminuir o distanciamento e discriminações, para isso foi realizado através de entrevistas pratos pré-estabelecidos que são oferecidos e consumidos dentro da casa desde a escolha de seus ingredientes, sua confecção, simbologia ao que é servido ao público que são pratos comuns para a sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A cozinha paraense no boom gomífero: uma análise sobre os Hábitos alimentares em Belém (1870-1900)(2022-01-25) SILVA, Layse Fernanda Azevedo; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Este trabalho analisa os hábitos alimentares em Belém na segunda metade do século XIX, sob a perspectiva da alimentação enquanto cultura. Em que, especificamente objetiva-se identificar a cozinha mestiça nos surgimento dos restaurantes; descrever de que maneira o alimento regional era consumido e apontar os diferentes alimentos, sujeitos e estabelecimentos da cidade de Belém. As fontes são dos jornais que datam o final do século XIX entre 1870-1900, que confira o apogeu da economia gomífera. Assim sendo, se Belém estava em constante transformação na segunda metade do séc. XIX devido às transformações que a economia da borracha ocasionou no cenário urbano de Belém, os hábitos alimentares dessa sociedade acompanhou essa processo de mudanças? Se comida é cultura, de que forma os hábitos alimentares dessa sociedade refletem as transformações ocorridas na cidade de Belém? Os restaurantes surgem neste período seguindo o modelo de requinte e modernidade, em que se identifica em seus cardápios a cozinha mestiça, com pratos regionais, locais e internacionais, e o alimento regional, como o tucupi. Serão analisados também o consumo de peixes regionais, da tartaruga, tacacá, mingau, maniçoba e o consumo do açaí, que me permite visualizar os variados sujeitos no mundo da alimentação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Da Bahia ao Pará: a chegada e a instalação do Candomblé Jeje Savalú em terras paraenses (1976-2005)(2022-06-27) SOARES, Adriana Moura; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Mediante a percepção de que o Candomblé Jeje Savalú se faz recente dentro da localidade paraense, tendo em vista que seu primeiro contato tenha ocorrido apenas nos últimos 50 anos, a problemática surge de forma a tentar compreender como ocorreu sua chegada. Visto que embora hodiernamente haja a presença de poucos trabalhos que abordem o Savalú, seus enfoques não se tratam de explicar como ocorreu a chegada, tampouco a instalação desta religião. Sendo assim, a proposta deste estudo é explanar por meio de quais sujeitos e em qual ocasião se propicia a sua chegada, e ainda quais os desdobramentos necessários por manter e instalar o Candomblé Jeje Savalú em Belém do Pará. Pretende-se ainda, a partir desta pesquisa, proporcionar visibilidade a este acontecimento, assim como gerar um registro que pontue os sujeitos que propiciaram a chegada e instalação do Candomblé Jeje Savalú no Pará. Para abordar essa temática serão mobilizados os conceitos de memória e identidade, os quais serão trabalhados por meio das fontes orais produzidas a partir das entrevistas realizadas com os sujeitos que participaram deste processo e que através de suas falas capacitaram este estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Das charges aos memes: uma pesquisa na rede social Facebook nos anos de 2013 a 2018 e uma possibilidade de proposta para o ensino de História com uso de duas linguagens, os memes e as charges(2021-05-07) RODRIGUES, Eliandra Gleyce dos Passos; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274O presente trabalho busca conhecer e analisar parte da produção de memes e charges divulgadas em rede social elegendo os anos de 2013-2018, período de efervescência política que culminou no processo de Impeachment da então Presidenta Dilma Rousseff e por meio deles entender o discurso incluso nessas imagens e seu potencial de comunicação e informação, por analisar a colocação dessas produções no respectivo contexto presente social por meio de sua produção em voga na internet. Também buscando conhecer e analisar as possibilidades para o uso no Ensino de História e ao final apresentar uma possibilidade de usos de memes no Ensino de História, visto que as charges já estão presentes nas aulas e provas de Histórias e no ENEM. E assim tentar entender o Meme como um recurso e como um objetivo de pesquisa para analisar o tempo presente. Assim, se faz necessário pensar dentro dessas possibilidades outros recursos, que viabilizem o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de história e é desta forma que apontamos a proposta da utilização de memes no Ensino de História e como fontes de pesquisas históricas. Estudar e explorar essa temática promove a inclusão de práticas didáticas ao Ensino de História, e analisar o seu emprego como fonte histórica, promove expectativas e abertura para pesquisas com memes. Considerando os “memes” como fontes iconográficas que atestam-se como ferramentas úteis para o ensino de história o presente trabalho visa debater sobre essa perspectiva didática e propor meios de trabalhar essa fonte, que são os memes. Além do estudo exploratório de memes na rede social Facebook houve também uma aplicação de questionário em uma escola pública na cidade de Ananindeua com uma turma do 6º ano do ensino fundamental.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de Belém-PA(2022-12-12) SILVA, Vanessa Gonçalves da; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274O projeto Educar Para Preservar tem como objetivo principal, propor a valorização e preservação do conjunto arquitetônico que configura o Centro Histórico da cidade de Belém do Pará, conhecido como Cidade Velha, com medidas que incentivem a aprendizagem sobre a temática em sala de aula, demostrando a partir do seu ensino, possibilidades de se repassar um estudo de maneira desvinculada aos moldes positivistas e eurocêntricos que assombram até hoje, o ensino patrimonial material local. A busca por um ensino de história material eficiente requer a associação e a utilização dos demais patrimônios culturais do nosso Estado, sendo eles, imateriais e naturais, visando alcançar um aprendizado multicultural, responsável pela construção da cultura do povo belenense. Garantindo ao professor de história o papel de destaque nesse processo de formação de identidade e cidadania, a partir da conscientização histórica e o entendimento que o tempo passado exerce em nosso dia-a-dia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Entre páginas e passados sombrios: a presença do holocausto, nazismo e totalitarismo nas histórias em quadrinhos(2023-12-14) SOUZA, João Vitor Gomes de; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Esse trabalho estuda as possibilidades vinculadas ao uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de História, em especial obras gráficas que apresentam em seus conteúdos tramas que correspondem a conceitos como, Nazismo, Totalitarismo e Holocausto, em geral o período correspondente a Segunda Guerra Mundial, sem contar que o trabalho também se propõe a apresentar as características das obras gráficas, os desafios, contribuições para o ensino e pesquisa historiográfica, expor que as Histórias em Quadrinhos são uma rica fonte para se debater temas historiográficos, o trabalho também busca discorrer os conceitos propostos a partir da análise de autores especialistas nos temas, além disso, o trabalho se preocupa em buscar apresentar trechos de HQs que possuem ligações diretas com os conceitos escolhidos promovendo uma relação entre a bibliografia acadêmica e momentos das cinco HQs selecionadas que são Maus, A Busca, O Complô, X-Men Magneto e Segredo de Família e na sua conclusão o trabalho propõe apresentar possibilidades aos docentes de como podem abordar o Holocausto, o Nazismo e temas semelhantes em sala de aula fazendo o uso das HQs, promovendo um ensino mais dinâmico e proveitoso.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma leitura sobre o que diziam os relatórios dos presidentes de província sobre a escravidão em Belém-PA entre 1880-1888(2025-03-26) CASTRO, Carlos Alexandre Sarmento de; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Neste estudo, trabalhou-se na perspectiva de uma leitura dos relatórios de presidentes de província, e entender como era tratada a escravidão em Belém-Pará entre 1880-1888. Desta forma, as fontes históricas s e r ã o utilizadas para produzir o presente trabalho. Os quais, somados a outras fontes, permitem entender o contexto escravista nesse período histórico. Ademais, mostrar que essas fontes fazem parte de um processo de levantamentos e divulgação de dados, que é fundamental para a compreensão das estruturas sociais postas nesse contexto histórico. Nesse sentido, entender qual era o grau de importância que os sujeitos escravizados tinham na visão de autoridades, e os debates em torno da liberdade presentes nestes documentos. Nessa direção, buscou-se analisar esses relatórios províncias de forma minuciosa, com a finalidade de produzir um trabalho que pode ajudar aos educandos nos dias atuais, bem como futuramente, a compreender sobre a desigualdade racial, e as propostas de abolição no século XIX. Diante disso, a análise desses relatórios será importante. Pois, trata-se de fonte histórica primária, que possibilita legitimar a minha pesquisa sobre o tema tratado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Livros Didáticos e ensino de História: uma análise sobre a cultura alimentar da corte portuguesa no 8° ano(2023-06-12) SANTOS, Larissa Paiva Ancelmo dos; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Este artigo busca analisar, a partir de seis livros didáticos de História, aprovados pelo PNLD, entre 2011 e 2022, representações sobre a Corte Portuguesa e seus desdobramentos culturais no Rio de Janeiro após sua chegada. Pretende-se ainda encontrar menções à hábitos alimentares que abordem as relações de mudanças ocorridas no período de 1808 a 1821, visto que essa temática sobre as influências da família real no Brasil é apresentada nos livros por meio de informações redundantes que não abrangem outras categorias historiográficas no Ensino de História.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memórias da Ceia do Senhor: representações e práticas alimentares na Igreja Assembleia de Deus em Ananindeua-Pará(2023-12-07) SOARES, Elber Levy Teixeira; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Nesse presente trabalho, busca investigar sobre o rito da Ceia do Senhor numa igreja evangélica Assembleia de Deus (AD) no bairro da Cidade Nova, em Ananindeua-Pará, entre a década de 1980-90 e meados de 2020, período de intensas mudanças comportamentais na sociedade brasileira e principalmente no meio assembleiano. Possui como objetivo central, analisar a celebração da Ceia do Senhor na Assembleia de Deus em Ananindeua, considerando os alimentos representados aos sujeitos envolvidos nas práticas de preparo e a celebração do culto religioso, tendo consideração a Memória Coletiva construída dos assembleianos que viveram a partir dos anos 80. Podendo relacionar as permanências históricas sobre o rito na antiguidade, reforma protestante e ao contexto da pandemia de COVID-19, percebendo os impactos, em meio as doutrinas bíblicas e os valores assembleianos perante a mesa sagrada na nova geração. Dessa forma, a pesquisa será amparada em produção bibliográfica historiográfica, documentos impressos e entrevistas com os sujeitos mais antigos, intelectuais e membros do corpo eclesiástico, consequentemente, elaboração de análises e interpretações em torno da Ceia do Senhor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O “Natal dos Paraenses”: a alimentação de Belém no Círio de Nazaré (1930-1950)(2024-10-17) SANTOS, Arthur Camarão dos; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Durante o mês de outubro, na cidade de Belém (PA), realiza-se a maior manifestação católica do Brasil: o Círio de Nazaré. Este evento é acompanhado por uma diversidade alimentar e identitária específica para essa época do ano com pratos típicos que transmitem o sentimento de pertencimento. A partir desse entendimento, este trabalho visa compreender a alimentação de Belém durante a festa de Nossa Senhora de Nazaré entre os anos de 1930, 1940 e o ano de 1950. Identificando quais alimentos eram considerados festivos naquela sociedade, dando foco para os pratos regionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Páginas de uma identidade: um estudo biográfico de Domingos Antônio Raiol a partir de sua escrita e biblioteca pessoal no Pará do Século XIX(2022-02-10) ROSA, Paulo Wesley Nascimento; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/ 0000-0002-1481-9274O presente trabalho visa analisar a vida de Domingos Antônio Raiol, renomado político de Belém do século XIX e escritor de Motins Políticos, para perceber aspectos socioculturais da sociedade paraense, assim como identificar em que nível a sua biblioteca exemplifica a formas de leitura no final do século XIX no Pará. Se utilizando de temas e metodologias como biografia histórica, história do livro e historiografia, serão trabalhados em questão: seu acervo pessoal atualmente encontrado nas dependências do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, e seu livro mais conhecido, Motins Políticos. Estas duas fontes nos permitirão elucidar olhares sobre algumas hipóteses que emergem, tais como: Como este acervo teve repercussões em sua vida e seus relacionamentos? e em como este acervo fundamentou sua escrita em Motins Políticos? O que as referências utilizadas em Motins Políticos nos permitem pensar? Com qual intensidade as ideias propagadas por seus livros são exemplificadas em sua vida? Trataremos então, de uma pessoa que representou determinada camada da sociedade na Belém do século XIX, assim como os seus escritos e perspectivas de mundo foram entrelaçados aos livros consumidos. Observando que, na adaptação do adágio popular “Diga-me o que lês e direi quem tu és”, se tornará então, o mergulho que farei nas possibilidades que esta biblioteca trará.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Por uma educação mais tolerante, democrática e cidadã: a Lei n° 13.796/ 19 e o direito à guarda religiosa do alunado(2024-06-21) MALCHER, Ellen Cristhine Cuimar; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; orcid logo https://orcid.org/0000-0002-1481-9274O presente trabalho propõe uma análise de como o direito à liberdade de consciência é entendido/realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Ernestina Pereira Maia, localizada no município de Moju, tendo como base a lei 13.796/19, que assevera o direito à guarda religiosa dos alunos nas instituições escolares. Para isso, foram utilizadas entrevistas e questionários com os gestores, professores e alunos dessa instituição, visando uma melhor compreensão de como tal direito é concretizado nesse espaço de ensino e aprendizagem. Deste modo, a presente pesquisa se volta para o espaço escolar e busca proporcionar um melhor entendimento sobre o cumprimento da Lei n° 13.796/19 e sua implementação nas escolas em vista de uma educação voltada para os direitos do educando enquanto escusa de consciência, ampliando assim o debate sobre o tema e suscitando reflexões oportunas sobre a tolerância e o respeito nesses espaços educativos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As práticas alimentares: semelhanças entre os cardápios da elite imperial e os restaurantes da cidade de Belém no século XIX (1870 – 1889)(2023-06-30) SOUSA, Ellem Cristina de Sousa e; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Na segunda metade do século XIX, o Brasil iniciava uma transformação de hábitos e costumes alimentares influenciados pela Europa onde ter alimentos mais abastados era sinônimo de um novo padrão de sociabilidade e bom gosto. A cidade de Belém, em decorrência do período áureo do Ciclo da Borracha, ocupava uma posição importante, devido o seu porto, que era abastecido por produtos nativos e importados. Sob essa conjuntura, esta pesquisa propõe-se a compreender as conexões existentes entre os cardápios imperiais da segunda metade do século XIX e os menus dos restaurantes da cidade de Belém descritos nos jornais de 1870 a 1889. A partir desta analise, pretende-se identificar as práticas alimentares dos almoços e jantares da elite imperial brasileira e compreender em que medida a cidade de Belém adotava hábitos alimentares que já eram existentes na Corte Imperial.