Curso de Matemática - CABAE
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Navegando Curso de Matemática - CABAE por Orientador "GOMES, Silvana da Costa"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação de jogos matemáticos no 1º ano do ensino médio(2022-07-08) QUARESMA, Mário Antonio Mata; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568Apesar da evolução do ensino que se tem nos dias atuais a disciplina de matemática continua sendo um dos motivos do grande número de reprovação dos alunos, não importa o nível de escolarização: fundamental, médio ou superior. Os motivos alegados para tal fato são diversos, mas há um consenso geral de que quando os professores utilizam métodos diferenciados, saindo daquela postura tradicional de lecionar, o resultado final melhora bastante. Por exemplo, a utilização de jogos matemáticos é uma das alternativas que diversos educadores usam para melhorar o desempenho dos alunos nesta disciplina, mas ainda são poucos os professores que utilizam os jogos em sala de aula e quando utilizam é mais para o ensino fundamental do que para o ensino médio. O presente trabalho objetivou mostrar, através de experiência realizada em sala de aula, com uma turma do 1º ano do ensino médio, que pudesse aplicar jogos matemáticos para o ensino médio e que faz com que o rendimento na aprendizagem aumente. Neste trabalho apresenta-se cinco jogos já existentes na literatura, que podem ser aplicados no ensino médio, mas na aplicação que ocorreu em uma escola do município de Abaetetuba, utilizouse apenas um devido ao tempo disponibilizado pelo professor. Durante a atividade foi possível perceber um interesse maior em aprender o conteúdo matemático para participar do jogo. Apresentou-se citações diversas dando um crédito à utilização desses jogos, então entende-se que é válido fazer essas experiências em sala de aula. Os jogos aqui propostos são sugestões simples que poderão ser utilizados nas escolas, com praticamente custo zero. Com a aplicação do jogo concluiu-se que a tentativa realmente é válida para melhorar a “imagem” desta disciplina temida por muitos, às vezes tão odiada e também muito amada por seu fascínio quando se cria estratégias de ensino diferenciadas e dinâmicas (“animadas”). E principalmente fazer com que os alunos não venham mais abandonar as salas de aula, desperdiçando a oportunidade de um futuro melhor, que na maioria das vezes só se pode alcançar através da educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista no ensino e aprendizagem da matemática: um estudo de caso em dois municípios da Amazônia paraense(2022-07-08) NEGRÃO, Adrielli Miranda Silva; MENDES, Roger Felipe Sahab; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568O objetivo deste trabalho é compreender como ocorre o processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista no ensino e aprendizagem da matemática, em escolas do município de Santa Isabel do Pará e a APAE no município de Tomé-Açu/PA. A inclusão escolar é uma das dimensões da inclusão social que só pode ser alcançada por meio da promoção do acesso à educação de qualidade, bem como a outros direitos fundamentais. O delineamento metodológico apresentado neste artigo é resultado de um projeto de pesquisa qualitativa e exploratória com descrição de campo e registro das observações realizadas por meio de um diário de campo. No decorrer da pesquisa foi encontrado dificuldades para produção de informações, tais como: quantitativo de alunos com TEA em todas as instituições analisadas, e o nível de autismo desses alunos. Contudo, o tema é intrigante devido às incógnitas que cercam suas causas. Existem várias lacunas a serem exploradas em relação ao TEA, mas, as mais significativas são as lacunas na preparação dos educadores para atender esses alunos e promover seu desenvolvimento integral.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A matemática financeira e as estratégias de investimentos: poupança e títulos públicos federais(2019-09-02) NASCIMENTO, Luís Otávio Andrade; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568Este trabalho, de natureza qualitativa, aborda a matemática financeira no contexto das estratégias de investimentos, a fim de contribuir para um maior conhecimento a cerca dessa prática financeira, que está muito alheia da população. Nesse sentido, a abordagem desse tema é capaz de proporcionar informações, desse aparentemente mundo complexo dos investimentos. Desse modo, a matemática financeira é essencial para quem deseja conhecer e aplicar valores, já que é capaz de oferecer instrumentos de utilização das operações que envolvem juros, taxas, investimentos e outros elementos do mercado financeiro de maneira clara e objetiva. É bastante recorrente, a utilização da poupança, como a única ou melhor forma de realizar investimentos, isso porque há um grande desconhecimento sobre outras formas de investimentos. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a questão da matemática financeira na economia, especialmente na área dos mercados financeiros. Essa abordagem se faz necessária para fundamentar a abordagem teórica realizada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O número de ouro e suas belezas(2019-07-11) SOBRINHO JUNIOR, Jose Xavier; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568Este trabalho tem como objetivo fazer com que um maior número de estudantes da matemática conheça o número de ouro e mostrar o valor de ouro que ele possui, pois muitos ainda não o conhecem. Com esse objetivo é que este trabalho desenvolve-se, mostrando a importância deste número presente em várias vertentes do nosso dia a dia, contextualizando-o com registros atuais e identificando-o principalmente na natureza. E por que a terminologia “número de ouro”? Segundo informações contidas no site escolakids, “O número de ouro é o representante matemático da perfeição na natureza”. Dizer qual número é considerado de ouro pode ser fácil, mas explicar como os matemáticos descobriram este número, é um dos objetivos específicos que responderemos no desenvolver deste trabalho. Ele é estudado desde a Antiguidade e muitas construções gregas e obras artísticas apresentam-no como base. O número de ouro é representado pela letra grega (phi) e seu valor corresponde a 1,61803399... Mas por que esse número é tão importante? Por que é tão usado em construções, obras de arte, sendo o referencial da beleza? Porque ele representa a perfeição e a beleza da natureza, ele está presente em quase todos os lugares, na natureza, em objetos e construções que consideramos as mais belas. Através da sequência numérica descoberta por Fibonacci, e posteriormente a criação da Espiral de Fibonacci, descrita neste trabalho, entendemos que o número de ouro é sinônimo de perfeição e beleza, por justamente estar presente na maioria da criação Divina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os números racionais aplicados na metrologia(2019-06-11) INVENÇÃO, Ismael Felix; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568Este trabalho trata de mostrar uma aplicação dos números racionais em uma área que algum estudante do ensino fundamental ou médio possa querer atuar no futuro - metrologia - conhecendo alguns de seus instrumentos, que são muitos utilizados por trabalhadores que atuam na mecânica e na construção civil, como a régua graduada, a trena e o paquímetro e que nestes instrumentos pode-se perceber a utilização dos números racionais, na forma de uma fração impropria e irredutível e não somente na forma de números inteiros que são mais comuns no dia a dia da maioria das pessoas. Para aplicação de forma concreta do ensino dos números racionais, utilizando instrumentos da metrologia faz-se aplicação em uma turma do ensino fundamental em que o professor já tenha explicado sobre os números racionais ou esteja explicando, com objetivo de mostrar na prática, onde e como são utilizados os números racionais, de certa forma mais concreta, com os materiais em mãos, também para estimular o professor a trazer materiais concretos para sala de aula e que o aluno posso manuseá-lo, para tentar facilitar o aprendizado do aluno. Esta prática ocorreu em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental localizado no município de Barcarena/Pa com uma turma do 8º ano em dois momentos. No primeiro momento fez-se uma espécie de teste de conhecimentos, sobre os números racionais através de um questionário-teste com 5 questões e logo após entregarem o questionário-teste, foi feita a resolução da parte do teste, no quadro branco para todos como forma de revisão e ao final marcou-se o segundo momento para aplicação dos números racionais com o uso dos instrumentos da metrologia. No segundo momento foi apresentado aos alunos os instrumentos de medição: a régua graduada, a trena e o paquímetro. Repassou-se aos alunos as informações contidas em cada instrumento e como devem ser utilizados, focando a presença dos números racionais e ainda, como esses números são percebidos e inseridos no cotidiano de quem trabalha usando estes instrumentos de forma mais concreta com uso dos equipamentos em mãos dos próprios discentes, da qual a maioria não conhecia. Ao final responderam outro questionário-teste, agora usando os instrumentos em mãos, e que os resultados dos questionários-testes, regista-se neste trabalho, com uma satisfação muito grande de aprendizagem e interesse dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso do caroço de açaí como metodologia didática inclusiva para estudantes com deficiência visual(2022-02-09) PEREIRA, Jéssica Cristina da Silva; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568Entende-se a necessidade de uma educação inclusiva, uma vez que o aluno tenha acesso ao conteúdo ensinado, essa inclusão se dá a partir das adaptações necessárias para atender as necessidades do aluno, em virtude disso, o presente artigo objetivou elaborar um material didático inclusivo de baixo custo, para o ensino das figuras geométricas planas voltados para estudantes deficientes visuais, e que aproximasse a matemática do dia a dia do estudante. Metodologicamente esse experimento é realizado em duas etapas: A primeira fase foi a construção de algumas figuras planas em papel A4 e colagem do caroço do Açaí em seus vértices para que os alunos com deficiência visual tenha facilidade em identifica-las, bem como, barbantes para os lados e a segunda etapa foi a aplicação do material confeccionado, para dois alunos da rede municipal de Abaetetuba. Os alunos participantes foram: A. N. S. J (10 anos, baixa visão), aluno matriculado na rede municipal de ensino na Escola Municipal São João Batista, localizada nas ilhas de Abaetetuba, cursando o 5° ano e J. R. D (15 anos, baixa visão), aluno matriculado na rede estadual de ensino na Escola Estadual Leônidas Monte, localizada na cede de Abaetetuba. Para analisar se o resultado da aplicação do material com os deiscentes deu “frutos” positivos ou negativos, aplicou-se um questionário a cada um deles. Após o manuseio ambos afirmaram que o recurso didático apresentado ajudou o reconhecimento e o entendimento das figuras, como também a facilidade em detectar as características das figuras no que diz respeito o número de lados e vértices, e também declaram que gostariam que o material fosse utilizado pelo professor em sala de aula. Diante dos resultados obtidos, pela análise das respostas os alunos através dos questionários respondidos por eles (em anexo), é plausível assegurar que o método foi eficaz, uma vez que os alunos conseguiram obter e reconhecer as características necessárias acerca do conteúdo abordado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização do Scratch no ensino de geometria plana(2022-07-08) CUNHA, José Martins da; SILVA, Raimundo Graciano da; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568Vive-se em um mundo cada vez mais tecnológico e durante o período pandêmico da covid19, o uso das tecnologias foi intensificado na educação para que assim no período de isolamento social o ensino não pare-se. Praticamente todos os professores tiveram que se inventar, ministrando suas aulas via meet, que requer muito o uso da internet e de ferramentas tecnológicas inovadoras de ensino. Dessa forma vários cursos online ocorreram durante a pandemia, mas que poucos tiveram a oportunidade de fazê-los devido carência de internet. Um deles foi sobre o Scratch, de saber programar, que para este trabalho foi adaptado para matemática na construção de algumas figuras planas, como: quadrado, retângulo, triângulo, etc., para que o professor possa ter como sugestão para aplicar em turmas do 7º ano do ensino fundamental. Optou-se por trabalhar a matemática com uso do Scratch, por ser pouco conhecimento pelos professores do ensino fundamental em Tomé-Açu/Pa. Dessa forma o presente artigo foi construído por meio de pesquisas bibliográficas que tem por objetivo apresentar esta ferramenta para professores e alunos das escolas públicas de Tomé-Açu, mas que infelizmente ainda não pode ser realizado, devido a vários fatores que é destacado no desenvolvimento do trabalho, mas que em um futuro não tão distante pretendesse aplicálo para que haja uma melhor qualidade no ensino, em Tomé-Açu que ainda está muito carente no uso de tecnologias.