Curso de Matemática - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Curso de Matemática - CABAE por Orientador "CORRÊA, Manoel Lima"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Analise do uso dos recursos de didáticos no processo de ensino aprendizagem no ensino da matemática para alunos do 8º ano e do 9º ano do ensino fundamental(2022-02-18) PEREIRA, Luara dos Santos; CORRÊA, Manoel Lima; http://lattes.cnpq.br/9314280735403557Esta pesquisa refere-se à análise dos utilização de recursos didáticos no processo de ensino aprendizagem no ensino da Matemática para alunos do 8º e do 9º ano do ensino fundamental e tem como objetivo Analisar de que forma a professora utiliza os recursos didáticos nas aulas de Matemática do 8º e 9º ano do ensino fundamental, bem como a sua importância e a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho está vinculada a uma abordagem do tipo qualitativa descritiva, composta por duas etapas, são elas: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A coleta de dados ocorreu por meio de observação, análise documental, entrevistas e aplicação de questionários com a coordenadora pedagógica, a professora e os alunos. A pesquisa nos possibilitou vivenciar como a professora faz uso desses recursos didáticos nas aulas de Matemática, como instrumentos facilitadores da relação professor-alunoaprendizagem, possibilitando tornar o processo de aprendizagem algo mais natural e menos desgastante para as pessoas envolvidas. Logo, a utilização de tais recursos é uma forma de aproximar os alunos do contexto social onde vivem, o que pode proporcionar maior interesse e maior absorção dos conhecimentos matemáticos de uma forma menos conteudista nas aulas de Matemática, tendo em vista que esses momentos de aprendizagem não devem ser monótonos e sim atraentes para o aluno, podendo assim gerar nos mesmos um desejo maior de aprender matemática com o auxílio do professor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo de matrizes, determinantes, sistemas lineares e aplicações(2022-02-18) PANTOJA, Irisleno Barroso; CORRÊA, Manoel Lima; http://lattes.cnpq.br/9314280735403557O presente trabalho propõe um estudo de matrizes, determinantes e sistemas lineares (SL), visando a aplicabilidade nas outras áreas das ciências exatas. Desse modo, o trabalho desenvolvido busca apresentar alguns problemas que podem ser utilizados na ótica do cotidiano, a fim de mostrar existência de outras áreas do conhecimento que fazem uso dos conteúdos a serem abordados. A relação teoria /prática, motiva a curiosidade, cria um ambiente de uma maior interação professor/aluno que vem ampliar a compreensão de determinado assunto. Dessa forma, assim o trabalho procura oferecer problemas que venha despertar interesse pelo conteúdo, contribuindo para que o aluno compreenda os conceitos e contextos que podem ser utilizados nas resoluções propostas. Para desenvolver a pesquisa, de caráter bibliográfica, optou-se na busca de diferentes autores que ampliam a discussão de metodologias que trazem em seu bojo a ampliação de conhecimento para compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem. Para enfatizar a importância do trabalho, abordam-se diferentes problemas que relacionam a teoria e prática como forma de resgatar a importância dos conteúdos de sistema lineares, matrizes e determinantes para que sejam capazes de fazer a relação com a teoria que o professor desenvolve na sala de aula. Espera-se que a temática possa contribuir tendo em vista a metodologia que em síntese, coloca o aluno e professor diante de um processo de ensino em que a teoria e a prática estão intrinsicamente ligadas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O número de ouro, a sequência de Fibonacci e a contextualização de suas aplicações à aprendizagem em sala de aula para alunos do ensino fundamental II(2022-08-20) NAZARÉ, Wenderson Araújo de; CORRÊA, Manoel Lima; http://lattes.cnpq.br/9314280735403557O Foco deste trabalho foi elaborar uma revisão bibliográfica sobre o número de ouro e a sequência de Fibonacci com objetivo de contribuir como base de estudo para alunos do ensino fundamental II para afins de conhecimento, aprendizagem e na busca de integralizar ainda mais o conceito sobre geometria, álgebra, números irracionais, proporções, aritmética e razão. Analisando o tema sobre o assunto, obteve se uma pesquisa qualitativa através do google acadêmico com cerca de 15.000 pesquisas relacionadas ao número de ouro e 2.470 sobre a sequência de Fibonacci entre o período de 2011 – 2022 pelo qual foram filtradas vinte e uma obras para a construção deste trabalho, sendo que, dois deles está diretamente relacionado com o ensino nas escolas, como a BNCC e o PCN. Além disso, a análise foi feita de forma descritiva, permitindo reduzir de forma significativa o material que foram catalogadas como de acervos públicos, livros, Monografias, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, revistas eletrônica, repositórios acadêmicos e sites. Para realizá-la, foram abordados temas do cotidiano do aluno para que possa visualizar, identificar e resolver problemas relacionado com o assunto de forma crítica e construtiva, aprimorando sua capacidade de raciocinar e solucionar conteúdos de matemática, partindo de sua origem, seguido com o seu desenvolvimento matemático, geométrico até a constatação de suas aplicações em diversas áreas da natureza, além de sugestões de atividades baseado neste artigo. É importante ressaltar que esse estudo é essencial em sala de aula, pois desperta o interesse do aluno sobre a importância da matemática em nosso dia a dia. Os resultados sugerem que através desta temática, figuras, tabelas e gráficos mostraram que o número de ouro encontra se em obras de arte como a Mona lisa, na arquitetura como na pirâmide de Gizé, na Biologia como nas dimensões do corpo humano e até mesmo na religião como no cronograma de Cristo. Com isso, conclui-se que o estudo sobre o número de ouro traz possibilidades para que o aluno aprenda ainda mais sobre conceitos de Matemática, além de ser interessante que faz com o que se torne motivador, tornando o aprendizado bem mais didático e proveitoso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teste de Lucas-Lehmer para primos de Mersenne(2022-07-11) SANTOS, Elbi Jesus dos; CORRÊA, Manoel Lima; http://lattes.cnpq.br/9314280735403557O presente trabalho tem como objetivo um pequeno resumo sobre os números primos de Mersenne e por consequência os números primos, assunto que mostrou ter uma certa relevância em vista do aumento de usuários de aplicativos que usam a criptografia RSA, para proteção de seus dados, sendo que a mesma usa números primos em seus cálculos, em especial primos com um grande número de digito que é o caso dos primos de Mersenne. Abordaremos tema que são cruciais de Teoria dos Números para o entendimento deste assunto complexo, sobre os quais apresentamos algumas propriedades e definições, avanços recentes no caso das conjecturas, e o uso do teste de Lucas-Lehmer para saber se um número é primo ou composto. Citaremos a biografia de Marin Mersenne e casos particulares de primos que foram estudados, caso dos números perfeitos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Triângulos pitagóricos, ternos pitagóricos e suas propriedades(2018-09-06) COSTA, Eliel de Araujo e Silva; CORRÊA, Manoel Lima; http://lattes.cnpq.br/9314280735403557O presente trabalho é dedicado ao estudo dos triângulos Pitagóricos, bem como os ternos dos números que representam seus lados, sua forma algébrica e geométrica. Mostram-se algumas de suas propriedades, como eles se apresentam e como reconhecer esses ternos, apresenta-se também à fórmula geradora tanto de ternos pitagóricos primitivos, como os não primitivos e uma consequência dessa fórmula é que os triângulos obtidos através dela são retângulos. Provar-se que existem infinitos ternos Pitagóricos primitivos através de uma variação da fórmula citada anteriormente e consequentemente infinitos triângulos Pitagóricos primitivos. Aplicando-se os conceitos, lemas e propriedades estudadas sobre os ternos Pitagóricos nesse trabalho num caso particular do teorema de Fermat. Mas antes falar-se um pouco do contexto histórico e sobre o matemático que da o nome a essa classe de triângulos, quem foi Pitágoras? Também se aborda a descoberta de uma tábua de pedra do período babilônico e com ela descobrir que antes de Pitágoras esses triângulos já eram conhecidos e estudados pelos babilônios, apresentar-se conceitos básicos sobre triângulos e uma demonstração do Teorema de Pitágoras.