Faculdade de Física - FACFIS/ICEN
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Navegando Faculdade de Física - FACFIS/ICEN por Orientador "SILVA, Rubens"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma alternativa para incentivar o ensino e aprendizagem de física por meio de simulações no algodoo(2021-01-21) MARTINS, Leandro Borges; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474Mediante aos problemas enfrentados pela falta de interesse e o alto índice de evasão escolar no ensino de Física devido ao uso de celulares em sala de aula, o presente trabalho busca responder o seguinte questionamento: Quais as contribuições que o software Algodoo pode ter na aprendizagem dos conteúdos da queda livre e do lançamento horizontal? E mediante ao problema apresentado, a presente pesquisa terá como objetivo geral propor o uso do software Algodoo como ferramenta pedagógica atrativa para o ensino e aprendizagem de Física, visando melhorar o desenvolvimento cognitivo dos alunos relacionados à Queda livre e ao Lançamento horizontal. A metodologia utilizada foi de cunho exploratória quali-quantitativa. Durante o desenvolvimento das atividades, foram aplicadas simulações computacionais no software Algodoo contendo uma análise histórica ou conceitual para o estudo da queda livre e do lançamento horizontal. A coleta dos dados ocorreu com uma turma de 40 alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Magalhães Barata/PA, Brasil. Os resultados mostraram que a visualização dos fenômenos físicos modelados no software Algodoo, contribui de maneira positiva para uma melhor compreensão na aprendizagem dos alunos, além de mostrar a eficiência do software para o ensino de Física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da aplicação da robótica educacional no ensino de física para os anos finais do ensino fundamental(2021) RIBEIRO, Midiam Borges; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474A matéria como é bem conhecido entre os estudantes, tem uma série de desafios, uma das quais é a falta de desejo/motivação de aprender contexto da material. As aulas de física são limitadas em sua dinâmica no ensino, marcada por rotinas monótonas, com aulas focadas na teoria e decoração de formulas. Diante destes desafios, é também responsabilidade do professor criar estratégias para incentivar os alunos e fazer com que eles vejam a importância dessa matéria em suas vidas, a final a física se encontra em praticamente tudo o que possuímos hoje, e a missão do professor não se volta em só ensinar mas também mostrar como o aprendizado daquele contexto é bom para os educandos e o seu autoconhecimento. Como resposta dessas problemáticas, uma opção é que os professores possam empregar uma variedade de metodologias em suas salas de aula sempre que possível mostrando que a física é importante e pode vir a ser mais interessante do que o imaginado. Com isso em mente, o principal objetivo deste estudo é usar a Robótica Educacional no Ensino da Física a fim de proporcionar um aprendizado mais atraente para os alunos do 9º ano. Dessa forma o estudo se voltou em abordar a aplicação da robótica educacional em conjunto com a disciplina de física, e em um contexto teórico a metodologia se baseio um questionário aplicado através do google forms e na observação dos estudantes durante as aulas de fisica e robótica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Biomecânica: fundamentos físicos e análise de exercícios resistidos(2022-02-05) QUEIROZ JÚNIOR, Walter Moura de; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474O presente trabalho visa expor os conceitos fundamentais de física para contextualizar e aplicar em uma realidade multidisciplinar da Biomecânica, área que identifica e compreende o movimento humano e a relação deste com ambiente externo e com outros corpos. Utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica em autores profissionais da saúde do esporte, artigos científicos e cursos em Biomecânica, investigamos as áreas de pesquisa mais evidentes atualmente e qual a relevância da física para esta disciplina. Especialmente focado na área de exercício resistido, popularmente conhecida por musculação, o trabalho atende pessoas que tem pouco ou quase nenhum conhecimento em biomecânica até pessoas que já possuem alguma bagagem em física, seja discente ou docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ciência na praça: a divulgação científica e tecnológica na Amazônia(2019-12-20) FERREIRA, Igor do Nascimento; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474Este trabalho visa apresentar o projeto Ciência na Praça, seu funcionamento, seus objetivos e os resultados obtidos. Finalidade esta que busca a elaboração e exposição de diversos experimentos, palestras e oficinas, de forma didática e lúdica, em diversas áreas do saber tais como: física, biologia, astronomia, engenharias, medicina e outros. O projeto tem por público alvo as comunidades da capital e do interior do estado do Pará, em especial, aos jovens estudantes do ensino básico das redes públicas de ensino. Em cinco anos de existência, foram visitadas mais de vinte localidades do interior do estado. Notamos, a cada evento, que os objetivos do projeto estão sendo alcançados, haja vista que o público é crescente a cada edição, além da visibilidade que este vem ganhando junto aos órgãos administrativos e instituições de ensino dos locais visitados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conceitos de física a partir de energia eólica: Uma proposta de ensino para educação de jovens e adultos(2019-12-19) MOURÃO, Fábio André Pena; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474O trabalho proposto possibilitou a aplicação de uma metodologia que aproveita a vivência de alunos, da educação de jovens e adultos (EJA), de maneira a transcender o método conteudista, levando o aluno a refletir sobre questões mais profundas referentes a energias alternativas e renováveis, particularmente a energia eólica. Além de temas relacionados, como o meio ambiente, geração e uso de energia. Os alunos dessa modalidade de ensino, em sua maioria, costumam ter dificuldades na compreensão da Física que, no geral, é ensinada de forma densa e cansativa, por na maioria das vezes ser enfatizado apenas as fórmulas. Como a EJA é constituída por alunos de diferentes faixas etárias, e com diversos níveis cognitivos de aprendizado, trabalhou-se em sala de aula os conceitos da Física que estão envolvidos no processo de transformação da Energia Eólica em Energia Elétrica, além da construção de um aerogerador de baixo custo que auxiliou os alunos a relacionarem o cotidiano aos conceitos da Física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de física e o impacto da experimentação de baixo custo no último ano do nível médio(2023-07-10) FURTADO, Jonas Diniz; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474Com inúmeras formas de ensinar e transmitir conhecimento, é primordial estuda-las com o intuito de entender qual será a mais indicada para determinada área de conhecimento. Para tanto, o presente trabalho discute a respeito do ensino de física, junto a visão dos alunos para que se tenha uma ideia mais clara de quais métodos utilizar e como utilizar da forma correta. A metodologia aplicada na pesquisa é a experimental de baixo custo, tendo em vista que o valor elevado de equipamentos de ponta para experimentação física inviabiliza a utilização na maior parte das escolas, logo, a experimentação de baixo custo se torna uma opção atrativa para tornar a física mais palpável e interessante para os discentes. A aplicação da metodologia foi realizada na escola estadual Izabel dos Santos Dias, que não possui laboratório de física e tem sérios problemas de falta de estrutura, o que também colabora com a ideia de utilizar experimento de custo reduzido. Durante o processo, foi possível notar uma grande interação e uma maior motivação dos 42 alunos com a nova forma de estudar física, o que pode ser interpretado como um resultado positivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experimentos de baixo custo para o ensino da física: uso do miriti como matéria prima(2021-01-21) TORRES, Leonilson dos Santos; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474O presente trabalho visa discutir a importância de trabalhar experimentos de baixo custo nas aulas de Física, utilizando como matéria prima regional o Miriti. A presente pesquisa se justifica a partir da dificuldade enfrentadas pelos alunos no ensino aprendizagem de física e que a utilização de experimentos feitos da matéria prima Regional Miriti pode contribuir para sanar ou diminuir essas dificuldades, pois, possibilitam o desenvolvimento contínuo de práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem com materiais de baixo custo. Para isso, o objetivo geral desta pesquisa consiste em desenvolver experimentos de baixo custo a partir do miriti, voltados para demonstrações de conteúdos de Física em sala de aula. Como metodologia utilizouse a pesquisa bibliográfica, com objetivo de obter algumas informações sobre a temática aqui abordada, podendo assim aprofundar melhor a pesquisa partindo do que teoriza os autores como Preussler et al. (2017), Pereira et al. (2016), Souza (2014) e os documentos oficiais do ensino de Física. E como resultado a pesquisa contribuiu para reflexão sobre o uso do Miriti como alternativa de material de baixo custo para experimentos demonstrativos nas aulas de física, sendo o Miriti uma alternativa viável para a apropriação de conceitos e conhecimentos que contribuam para a melhoria da prática pedagógica do professor traduzindo-se numa aprendizagem significativa para o aluno quanto aos conteúdos da Física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A física da conversão energética nas usinas hidrelétricas(2021-05) MOURA, Wendel Leandro Souza; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474As usinas hidrelétricas produzem a grande parte da energia elétrica consumida no Brasil. Esse processo de produção garante que o Brasil esteja em uma posição de destaque dentro do cenário de produção energias renováveis e não poluentes. A produção energética em uma usina hidrelétrica nada mais é que uma aplicação direta de leis, princípios e fundamentos de física, sendo muito interessante de ser analisado a partir de uma ótica científica. Neste trabalho, buscar-se-á abordar os princípios físicos envolvidos na geração da energia elétrica em uma usina hidrelétrica, bem como seus benefícios e malefícios, abordando cada componente de uma usina e expondo o porquê de sua utilização no projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A física dos termômetros: da criação à evolução(2021-09-11) BATISTA, Alyson Maia; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474Os instrumentos termométricos foram sendo estudados desde A.C. e durante séculos foi tentando de fato construir um termômetro confiável. A primeira idealização do termômetro foi como termoscópio passando por vários melhoramentos, como os termômetros de álcool, termômetros de mercúrio, termômetros a gás, dentre outros até chegarmos nos termômetros digitais. A busca por um instrumento preciso se dá devido à importância da grandeza temperatura para física e para outras ciências e aplicações. A temperatura e sua medição estão ligadas ao nosso cotidiano desde o simples fato de querermos saber a temperatura em qual nosso corpo se encontra até ao fato de querermos a temperatura no qual nossa cidade está. Muitos aparelhos utilizam sensores para poder saber em qual temperatura está funcionando para uma finalidade que queremos, enfim os termômetros surgiram para nos propiciar medições que nos darão certezas para um fim nosso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Física médica e suas aplicações: uma abordagem para o ensino médio(2019-12-20) PINTO, Wagner Henry Cabral; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474O presente trabalho aborda a importância da física aplicada na área da medicina para a sociedade, haja vista que é importante saber que este ramo da ciência está presente em diversas situações do contexto social: desde um simples raio-x até exames mais modernos e complexos utilizando como exemplo a medicina nuclear para o tratamento de câncer. Assim, este trabalho intitulado Física médica e suas aplicações: uma abordagem para o ensino médio, foi alicerçado nos pressupostos de Sampaio e Calçada (2005), Chaves et al (2005), Carron e Guimarães (2002), Nersissian (2012) dentre outros autores. Diante disso, utilizou-se como método o levantamento de caráter bibliográfico, uma vez que não fora necessário ir a campo. Após a revisão das leituras compreendeu-se a necessidade de tal estudo tendo em vista as relações didáticas da física no cotidiano, tendo em vista que a disseminação de tal conhecimento sobre o que é a física médica, soluciona a questão norteadora de como tal vertente pode ser observada no dia-a-dia pelos estudantes de ensino médio?Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fundamentos para utilização dos smarthphones para o ensino de física(2019) MIRANDA, Rodrigo Cezar Cordeiro de; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474O smartphone (celular inteligente) encontra-se como importante utilitário no cotidiano da uma grande parcela da população mundial, principalmente nas regiões de área urbana. Este trabalho tem como objeto a conclusão de curso através de analises, estudos e de dados anteriores ao assunto abordado sobre a utilização de smartphones (aparelhos celulares com internet móvel) por estudantes do ensino médio regular e a necessidade da utilização destes pelos professores de física em seus métodos didáticos pedagógicos e fundamentos jurídicos trazidos pelo LDB, PNE e o ECA. Com isto, visa trazer esta ferramenta como apoio pedagógico para o ensino de física. Os resultados destes estudos indicam que o smartphone está largamente inserido no dia-adia dos estudantes, estes utilizam os aparelhos para as mais variadas formas de diversão, passa tempo e entretenimento durante as aulas, nas pausas das aulas e após as aulas. Portanto, os alunos desenvolveram métodos e estratégias de uso para não serem pegos pelos professores, onde também tornaram esta tecnologia parte integrante de todos os momentos da vida da maioria dos jovens. Diante deste contexto devemos nos preocupar em identificar as possíveis soluções para requerer o uso destes aparelhos como ferramenta do professor educador, neste caso, para o ensino da física. Tornando este o objetivo deste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A influência do ENEM no ensino da física(2021-01-21) TRINDADE, Lucas Teixeira; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474O presente estudo aborda a questão da influência que o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM exerce atualmente sobre o ensino da disciplina Física. Na atualidade grande parte das escolas está trabalhando com este foco e os professores de Física precisam adequar suas metodologias para que dêem aulas contextualizadas, as quais devem interligar os tópicos estudados com o cotidiano dos educandos, tornando as aulas da disciplina mais interessantes e próximas da realidade. Tal procedimento faz com que a Física deixe de ser um assunto abstrato e torne-se uma matéria compreendida nas situações reais e práticas dos alunos. Além do mais, o estudo aqui realizado demonstra que o ENEM tem como função principal a aferição da qualidade do sistema educacional brasileiro, o que obriga sua melhoria e seu aperfeiçoamento contínuo. Outro emprego do exame é funcionar como orientador do sistema educacional brasileiro de forma ampla. O estudo em questão também aponta que, no decorrer do desenvolvimento do ENEM, com a proposta do novo Ensino Médio, este passou a ser o único mecanismo de acessos às universidades e institutos federais. Com isso, o ensino precisou passar por alterações significativas, pois no ENEM é que são avaliados os questionamentos e as ponderações do Ministério da Educação - MEC. Dentro deste contexto, a pesquisa revela também que é fundamental para o professor de Física, continuar aperfeiçoando e procurando maneiras diferenciadas de utilizar os materiais e técnicas didáticas, como alguns elementos que estejam presentes de maneira lúdica na vida dos alunos dentro das aulas, visto que estará compreendendo que a formação completa do aluno possibilitará que este consiga superar qualquer tipo de sistema avaliativo que lhe seja proposto, como o próprio ENEM.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogo didático aplicado a física térmica: uma revisão de conceitos a partir de exemplos do cotidiano(2019-12-19) SOUSA, Lucas Pinon de; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474No presente trabalho, pretende-se mostrar o resgate ao lúdico como forma de apoio ao ensino de física, buscando trazer uma proposta diferenciada, com uma aula mais dinâmica, interativa e divertida. Tendo em vista a dificuldade encontrada por muitos profissionais da educação em prender a atenção do aluno durante uma aula, por muitas das vezes não conseguir fazer com que o aluno compreenda o que está sendo ensinado, tornando a aula cansativa e pouco atrativa. Nesse sentido, o jogo didático pode facilitar o trabalho do professor em si, visto que a maior parte dos alunos tem formas de assimilação de conteúdo diferente uns dos outros, alguns aprendem apenas prestando atenção, outros vendo exemplos e uns fazendo associações, e a utilização da forma lúdica de ensino potencializa de maneira geral o aprendizado, ajudando na compreensão e fixação de conceitos, em razão de ser um modelo não tradicional de ensino, e que prioriza o recreativo, trazendo diversão, interação e uma aula mais ativa, fazendo com que o aluno se dedique mais. Por conseguinte, o jogo da memória ou associação, do trabalho exposto, foi criado para ajudar, alunos do ensino fundamental, na compreensão e fixação das formas de transmissão de calor, através da aplicação de vários exemplos comuns do dia a dia, para serem associados cada um à sua respectiva forma de transmissão, fazendo com que o aluno aprenda e consiga lembrar por fazer associação aos exemplos mencionados no jogo, e expor que não precisa de exemplos extraordinários e também que a física está frequentemente presente em nosso cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Princípio das alavancas aplicada em golpes de jiu-jitsu: kimura, armlock e americana(2023-07-10) RIBEIRO, Welligton Queiroz; SILVA, Jhonatan dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0370754365757487; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474O presente trabalho busca demonstrar como a arte marcial Jiu-Jitsu Brasileiro, utiliza diversos conceitos físicos para imobilizar o oponente, utilizando centro de gravidade, forças, rotações e principalmente o princípio das alavancas de Arquimedes. O Jiu-Jitsu foi desenvolvido para a autodefesa com técnicas baseada nos princípios do sistema de articulação do corpo e das alavancas, assim evitando o uso da força e de armas, fazendo com que até mesmo o mais leve possa vencer o mais pesado, não só dependendo da sua força mais também das suas técnicas. Assim, buscaremos demonstrar como o estudo das alavancas é extremamente importante para que os golpes possam ser aplicados de maneira mais efetiva e para isso iremos mostrar esse princípio aplicado em três importantes golpes dessa arte marcial.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de experimentos para o ensino de energia mecânica(2019-07-16) GONÇALVES, Yury Almeida; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474Este trabalho tem como finalidade, apresentar uma proposta de ensino com experimentos de baixo custo sobre o tema Energia Mecânica, em uma turma do ensino médio de uma escola particular da cidade de Belém do Pará.Para a elaboração da aula foram selecionados três experimentos já existentes na literatura e adaptados para esta proposta. Houve engajamento dos alunos,durante a aplicação estavam bem atentos e envolvidos com a proposta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatividade restrita: uma abordagem no ensino médio(2019-12-18) MENDES, Yuri Alves; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474Neste trabalho, foi feita uma abordagem para difundir o ensino de Relatividade restrita no ensino médio, em uma escola da rede pública de Belém, tornando um estudo mais dinâmico e interativo, onde os alunos recebam as informações de forma simples e eficiente. Para isso foi ministrada três aulas cedidas pelo professor titular da turma, mostrando os conceitos de relatividade de Galileu e de Einstein, assim como seus postulados, tanto na teoria ou através de apresentação de imagens e vídeos de aplicações no cotidiano e sobre os autores das teorias foram para facilitar a ideia para os alunos de acordo com as competências especificas da BNCC na área de ciências da natureza . Para verificar essa assimilação por parte dos alunos foi proposto dois testes, uma antes de cada assunto para avaliar o conhecimento prévio de cada aluno e outro posterior a aplicação dos conteúdos com intuito de ver a postura de cada um no final.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso da gamificação no ensino de física(2021) SENA, Edson Ferreira de; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474Tendo em vista que nestes tempos de pandemia, os profissionais da educação buscaram formas mais didáticas de desenvolver suas aulas, de forma a melhorar a absorção de conteúdo pelos alunos, pesquisa-se sobre o uso da gamificação no ensino de física, afim de apresentar a gamificação como alternativa capaz de gerar engajamento dos alunos, motivar, modificar comportamentos visando melhorar o ensino de física. Para tanto, é necessário Apresentar o que vem a ser gamificação, apresentar os elementos de games, descrever os processos, e apresentar a aplicação de atividades gamificadas relacionadas ao ensino da física desenvolvidas em sala de aula, e os resultados alcançados. Realiza-se então uma pesquisa na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Temístocles de Araújo durante o segundo semestre de 2019, ou seja, antes da pandemia, e nas instalações da UFPa no segundo semestre de 2020, durante as aulas ministradas da disciplina Física Estatística I. Diante disso, verifica-se a aplicação de atividades gamificadas na escola Temístocles de Araujo onde os alunos participaram em grupos formados por 5 (cinco) alunos, houve um maior engajamento entre eles e uma mudança de comportamentos, o que não acontecia nas aulas convencionais. Com relação à aplicação da gamificação nas aulas da disciplina física estatística ministradas a distância pela UFPa, ficou evidente que mesmo as aulas sendo não presenciais o uso da gamificação permitiu que elas se tornassem agradáveis e com uma boa interação entre professor e aluno. O que impõe a constatação de que a gamificação é uma metodologia ativa que pode ser utilizada tanto no ensino presencial como no ensino não presencial, trazendo bons resultados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de recursos audiovisuais no ensino da física para educação básica(2020-03-04) MORAES, Cleiton Miranda; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474A escolha desse tema “Recursos audiovisuais no ensino da física para o ensino médio” é um estudo voltado para a compreensão e também reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem e o quanto o uso desses recursos é importante para o desenvolvimento não só do aluno, mas também do professor por aceitar esse desafio de usar formas diferentes da habitual para ensinar física aos alunos e mostrar que quando é possível ver ou ouvir determinados fenômenos, conseguimos captar o que fora ensinado, assim como obter um desenvolvimento mais maduro sobre as questões experimentais e filosóficas. O ambiente escolar não é somente a sala de aula, quadro e professor, vai, além disso, e com essa percepção é que entram as várias ferramentas usadas para melhor explicar e facilitar o entendimento dos assuntos ministrados. Lembrando que não se fixa somente à física, mas tudo que é aqui explanado pode e deve também ser encorpado nas diversas áreas de conhecimentos. Então podemos entender que audiovisual é algo que combina som, imagem e reproduz uma ideia ou exemplifica coisas que até então estavam abstratas em nossas mentes, ou simplesmente representadas por palavras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso do software phet colorado como ferramenta metodológica para o ensino de física(2019) BATISTA, Renan Santos; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474Neste trabalho, é demonstrado o uso do software PHET colorado como uma ferramenta computacional para o ensino de física, tornando um estudo mais dinâmico e interativo, onde os alunos aprendem brincando. Com base em animações gráficas por meio do PHET, foi possível criar cenários e simulações a respeito dos Lançamentos dos corpos e a interação destes no meio o qual estavam relacionados, também sendo possível discutir algumas propriedades de tais movimentos. Essas simulações de lançamento, basearam-se no uso de algumas propriedades do lançamento oblíquo e horizontal, podendo ser possível a análise de como estes se comportam sobre alterações no valor da velocidade de lançamento, altura, ângulo de lançamento modificações na intensidade da resistência do ar e outros. Logo depois de realizadas as demonstrações, foi aplicado um questionário aos alunos com o intuito de coleta de dados sobre o uso de ferramentas tecnológicas para o ensino de física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização de experimentos de baixo custo em sala de aula: uma revisão da bibliografia no ensino de física(2021) MACHADO, Thiago Almeida; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474O Ensino de Física ao longo das últimas décadas, vem se adaptando a novas tendências, motivadas pelo grande desenvolvimento tecnológico, que atinge diversas áreas. Por exemplo, no campo das pesquisas em Ensino de Física, percebemos algumas tendências de se inserir novas metodologias voltadas para o uso de práticas mais sofisticadas e tecnológicas na Educação Básica. Neste contexto, percebemos que há algumas problemáticas quanto a utilização destas práticas, por parte dos professores, no Ensino de Física. Podemos citar uma série de questões que contribuem para esta situação como a falta de acessibilidade, a falta de motivação na carreira, falta de políticas públicas e os déficits na formação. Assim, o Experimento de Baixo Custo (EBC), aparece como uma alternativa viável na condição de tornar a Física mais atrativa aos alunos, em diferentes contextos, como as práticas educativas remotas, ocasionadas atualmente pela Pandemia do novo Corona Vírus (SARS – CoV2). Com isto, o presente trabalho propõe uma Revisão Bibliográfica de duas Revistas Nacionais (Revista Brasileira de Ensino de Física e Caderno Brasileiro de Ensino de Física), com o intuito de responder a algumas questões norteadoras sobre a relação entre as pesquisas em Ensino de Física e a utilização dos EBC em sala de aula. A presente pesquisa tenta compreender se há um interesse da comunidade científica brasileira, nestas abordagens experimentais, suas caracterizações, relevância e perspectivas para o Ensino de Física.