Faculdade de Física - FACFIS/ICEN
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Física - FACFIS/ICEN por Orientador "SERRA, Victor Façanha"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de física por meio de experimentos: uma aplicação da aprendizagem significativa no ensino médio(2019-12-19) PAES, Andrey Coelho; SERRA, Victor Façanha; http://lattes.cnpq.br/0726795138411316A educação é um campo de atividade que remonta os primórdios das sociedades humanas. Desde afazeres domésticos à caça, manufatura ou mesmo à arte, tudo depende de um processo de ensino e aprendizagem. Muito se tem debatido sobre as diversas teorias sobre este processo e como elas devem ser implementadas para que sejam obtidos resultados duradouros. Neste trabalho, procuramos desenvolver a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel através de uma experiência pedagógica em sala de aula na Escola Salesiana do Trabalho, consistindo de três conteúdos em dois experimentos: Máquinas Térmicas e Transformações Cíclicas, aplicado por meio de uma experiência com um barquinho a vapor e Associação de Resistores, aplicado por meio de uma placa de circuito com resistor de chuveiro e lâmpada incandescente. Os resultados obtidos se mostraram promissores, pois os depoimentos dos alunos mostram que é possível desenvolver uma prática educativa que seja de fato significativa para o público alvo, os alunos. Ensejamos que este trabalho possa ser também um incentivo para que mais graduandos da Física possam fazer atividades similares.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A física da energia elétrica: da geração à instalação elétrica domiciliar(2021) SANTOS JUNIOR, Jerry Augusto Macedo dos; SERRA, Victor Façanha; http://lattes.cnpq.br/0726795138411316O Brasil possui um dos maiores e mais diversificados recursos hídricos do planeta, podendo, dessa forma se beneficiar de vastos rios e bacias hidrográficas para geração de energia elétrica, sendo esta energia, de baixo custo, fácil transporte e pouca perda durante suas conversões quando transportadas a longas distâncias, entre as usinas hidrelétricas e os grandes centros de distribuição para o consumo. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a energia elétrica sob o ponto de vista de conceitos de física através de pesquisas explanatórias envolvendo as quatro etapas do Sistema Elétrico de Potência. A primeira etapa consiste na análise de geração de energia, expondo os meios de produção de energia no Brasil, com ênfase nas hidrelétricas; a segunda etapa relata o percurso da transmissão da energia a longas distancias utilizando-se o Sistema Interligado Nacional; a terceira etapa refere-se a distribuição para grandes centros, com o uso de subestações, os postes e os transformadores; e a última etapa aborda o consumo residencial, com os aspectos cotidianos descrevendo os medidores de energia, disjuntores, tomadas, eletrodomésticos e a conta de energia. Diante dos dados obtidos através das pesquisas realizadas nesse trabalho, foi possível inferir que o conhecimento de todas as etapas, desde a geração até o consumo de energia elétrica, se faz necessário para a instalação e uso correto de um sistema elétrico e de iluminação para a segurança do consumidor evitando acidentes, desperdícios e mau uso de aparelhos eletrônicos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização de experimentos em sala de aula como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem: o fotofone experimental(2023-07-07) COSTA, Alexandre Barbosa da; SERRA, Victor Façanha; http://lattes.cnpq.br/0726795138411316Este trabalho procura investigar o impacto do uso de experimentos em sala de aula no processo de ensino-aprendizagem da disciplina física. Muitos estudantes consideram a física uma disciplina difícil de compreender devido à complexidade da linguagem utilizada nos conceitos e à associação com a matemática. No entanto, acredita-se que é possível despertar o interesse dos alunos por meio de algo que os fascine e chame a atenção. Com base nisso, foi escolhido um experimento sobre o fotofone experimental, baseado na invenção de Alexander Graham Bell, como ferramenta pedagógica para abordar os conceitos teóricos sobre ondulatória e eletromagnetismo, da disciplina física. O objetivo deste estudo é verificar os impactos e consequências relevantes do uso deste experimento em sala de aula. Espera-se que o resultado deste trabalho venha servir como ferramenta norteadora, para futuros trabalhos relacionados ao uso de experimentos como material de apoio pedagógico na disciplina física.