Faculdade de Física - FACFIS/ICEN
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Física - FACFIS/ICEN por Orientador "COSTA, Maria Lúcia de Moraes"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experimentação com arduino para a compreensão de circuito elétricos(2023) SANTOS, Danilo Antônio Barra dos; COSTA, Maria Lúcia de Moraes; http://lattes.cnpq.br/5655223111351604Neste trabalho, o principal objetivo é explicar como a lei de Ohm está relacionada aos circuitos elétricos. E como esta lei pode explicar as diferenças de resultados experimentais entre circuitos com resistores em série e em paralelo. Para o desenvolvimento do projeto principal, são utilizados diversos componentes para a montagem dos circuitos, entre eles está a placa de prototipagem arduino UNO, o qual será utilizado para programar o circuito do experimento botão de pressão. No CAPÍTULO 1, o trabalho visa explicar a respeito dos conceitos básicos de circuitos elétricos, além de explicitar a função de cada componente, juntamente com os conceitos físicos que os norteiam.Já no CAPÍTULO 2, o foco está diretamente ligado ao próprio experimento, e aos processos de montagem dos circuitos, tanto em série quanto em paralelo.São apresentados paralelamente, circuitos virtuais que ilustram o experimento real, a fim de facilitar a visualização e a compreensão do processo de montagem dos circuitos. Um recurso virtual utilizado nesse trabalho, para este fim, é o Thinkercad, o qual funciona como uma bancada virtual de laboratório eletrônico. Compreendendo a montagem dos circuitos e a função de cada componente, é possível realizar as medidas experimentais e relacioná-las aos resultados teóricos. Obtendo assim, resultados que podem ser explicados e validados pela lei de Ohm.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experimento para medir distâncias utilizando o arduino como proposta didática para o ensino de física(2019-12-20) CARVALHO, Matheus de Souza; COSTA, Maria Lúcia de Moraes; http://lattes.cnpq.br/5655223111351604A partir da observação dos métodos obsoletos e que produzem um ensino pouco animador para os estudantes, verificou-se a necessidade da produção deste estudo. O objetivo é mostrar que Física pode ser ensinada de forma mais atrativa com o uso de métodos de aprendizagem ativa, para tanto este estudo apresenta um experimento que utiliza a plataforma Arduino e o sensor HC-SR04 para medir distâncias e assim contribuir para o ensino da Física. São mostrados os componentes do experimento e sua construção é ensinada em formato de passo-a-passo mostrando seus detalhes. O código fonte a ser utilizado no experimento é mostrado juntamente com os conceitos físicos envolvidos. Espera-se com este estudo que o ensino de Física caminhe junto às novas tecnologias, com o intuito de se sobrepor aos métodos conservadores de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Propostas para o ensino de física com o uso da plataforma arduino(2019-12-20) CUNHA, Douglas Barros da; COSTA, Maria Lúcia de Moraes; http://lattes.cnpq.br/5655223111351604Neste trabalho é discutido o contexto atual do ensino de Física, e alguns desafios enfrentados por professores, especialmente os da Educação Básica, mas não se restringindo a eles, levando em consideração os avanços tecnológicos e a utilização dos mesmos em sala de aula. Em seguida apresenta-se a plataforma de hardware Arduino, suas principais características, bem como os recursos oferecidos por ela e as vantagens em utilizá-la para o estudo e comprovação dos conceitos físicos. Discuti-se então o papel central da experimentação no processo de ensino aprendizagem de Ciências, mais especificamente na Física e como o Arduino pode ser útil nesse processo de aquisição de dados, associados à construção de toy models. Apresenta-se na sequência alguns artigos da área de pesquisa em Ensino de Física que abordam propostas para a o uso do Arduino como recurso didático para dinamizar o ambiente em sala de aula. Finalmente, como um exemplo de experimento de baixo custo, apresenta-se um circuito com placa Arduino e sensor de luminosidade LDR (Light Dependent Resistor).