Faculdade de Educação - FACED/CBRAG
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Navegando Faculdade de Educação - FACED/CBRAG por Orientador "OLIVEIRA, Francisco Pereira de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Atendimento educacional especializado (AEE) e ensino regular: avanços, limites e desafios na prática docente do município de Bragança-Pa(2019-09-06) MOURA, Ana Paula Abreu; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362O presente estudo partiu da seguinte pergunta: quais os avanços, limites e desafios na prática docente no AEE e no ensino regular do município de Bragança-PA? Nesse sentido, os objetivos que demandaram o corpus da presente pesquisa foram: estudar sobre os avanços, limites e desafios na prática docente do AEE e do ensino regular do município de Bragança-PA, assim como identificar as principais práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar, concernentes aos alunos com deficiência e sua inclusão no processo de ensino e de aprendizagem, e, analisar o processo de Atendimento Educacional Especializado na escola pública de Bragança. Metodologicamente, o estudo imprimiu a abordagem qualitativa, com resguardo ao instrumento questionário com perguntas semiestruturadas. Ademais, a análise ocorreu por meio da interpretação da análise de conteúdo, assim como pela análise documental. Os principais resultados apontam que há uma prática docente voltada ao atendimento do estudante com deficiência, embora haja limitações devido à ausência do apoio familiar, da formação limitada à educação especial, assim como a ausência de espaço físico e materiais adaptados para cada deficiência. Conclusivamente, constata-se que o Atendimento Educacional Especializado ocorre nas escolas públicas de Bragança com limitações que fogem à prática docente, em que as limitações estão para outras questões.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Educação básica nas escolas das áreas costeiras de Bragança e o ecossistema de manguezal: análise investigativa do planejamento escolar, desenho curricular e saberes ecológicos locais(2019-09-06) SILVA, Iris Nayara da Silva e; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362O presente trabalho teve como objetivo investigar a relação entre os recursos ambientais dos manguezais e a educação básica das escolas públicas situadas em áreas costeiras do município de Bragança. Envolveu as comunidades Bonifácio, Castelo, Acarajó, América, Bacuriteua, Taperaçu-Campo, Taperaçu-Porto e Tamatateua (n=8). Nesse sentido, o projeto tem como procedimento metodológico a pesquisa de campo com a aplicação de entrevistas por meio de um questionário para a gestão (n=6), coordenação pedagógica (n=8) e docentes (n=33) das escolas públicas de educação, situadas nas comunidades estuarino-costeiras. Adicionalmente, ocorreu estudo documental dos projetos político-pedagógicos do desenho curricular, do planejamento escolar, dos projetos educativos e das práticas pedagógicas desenvolvidas pelas escolas. O processo de análise ocorreu por meio de tabulação dos dados e análises quantitativa e qualitativa. Foram identificados diante os procedimentos metodológicos três tipos resultados, intitulados “projetos e trabalhos”, "meio ambiente”, e "indiretamente" que demostram como as escolas se organizam nessa relação curricular e saberes ecológicos locais dessas comunidades, a proposta educacional está pautada em Paulo Freire e tem como finalidade considerar os conhecimentos dos educandos e das comunidades locais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os Extrativistas do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) e o esforço pesqueiro na Reserva Extrativista Marinha Caeté- Taperaçu, Bragança-PA(2019-09-06) CONCEIÇÃO, José Mateus Sousa; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362O presente estudo sobre “Os extrativistas do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) e o esforço pesqueiro na Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu” traz resultados de campo por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa que atende aos objetivos: a) Mapear o transecto feito pelos pescadores de caranguejo-uçá, a partir dos parâmetros de fácil acesso (FA) e difícil acesso (DA), nos manguezais da Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu (Bragança-PA) e georreferenciar as áreas de fácil e difícil acesso na pesca do caranguejo-uçá por meio de GPS. O número amostral (n) foi constituído por 8 pescadores, subdivido n=2 de 18 a 30 anos e n=2 de 41 anos de idade em diante nas áreas de FA, e, n=2 de 18 a 30 anos e n=2 de 41 anos de idade em diante nas áreas de DA. Os principais resultados apontam que os tiradores de caranguejo são pessoas que residem nas comunidades costeiro-estuarinas e se apropriam e usam os recursos ambientais, principalmente o recurso caranguejo-uçá. Ademais demonstram saberes desde o processo da cadeia alimentar do recurso caranguejo até o processo de mudas (andada). Ainda, identificou o processo de planejamento para os transectos, a saber: pré-entrada, a entrada, o extrativismo e a saída, são elementos que variam de acordo com o território a ser explorado, sendo condicionado o planejamento à sazonalidade ambiental. Conclui, portanto, que os extrativistas possuem saberes que podem mediar o processo de gestão e manejo dos recursos dos manguezais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Narrativa sobre memórias educacionais e as interfaces no processo de formação profissional (docente), Bragança-Pa(2019-09-06) SILVA, Alina de Fátima do Carmo Miranda; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362O presente estudo intitulado “Narrativa sobre memórias educacionais e as interfaces no processo deformação profissional (docente)” nasce da inquietude impressa por mim: quais as minhas memórias concernentes ao percurso estudantil, desde a educação até ao ensino superior? Logo, objetivou-se descrever as minhas memórias do percurso estudantil e suas interfaces no processo acadêmico, assimcomo analisar o processo de experiências e aprendizagens adquiridas no decorrer desse tempo para a constituição de minha identidade como ser humano. Inicialmente, posso ressaltar que não me subsidiei de metodologias científicas para traçar o presente estudo, logo, a narratologia impressa estabeleceu-se às minhas lembranças com maior expressividade, deixando algumas etapas sem evidências para que não houve o retorno de sofrimentos psicossocial. Nesse viés, salienta-se que as descrições fizeram um sobrevoo desde a minha infância até a minha vida adulta, estabelecendo as interfaces a partir do processo de escolarização pelo qual passara e passo. Ficou evidente que as narrativas expressas foram as de maiores impactos tanto no meu processo de vida pessoal quanto estudantil, e, conclusivamente, saliento que todos os percalços da vida pessoal em âmbitos sociais e econômicos foram de suma importância para aferir a minha luta estudantil até os dias atuais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A percepção da Câmara Municipal Legislativa sobre a política educacional no município de Nova Esperança do Piriá, Estado do Pará, Brasil(2023-04-01) DAMASCENO, Maria das Graças; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362Este trabalho tem como objetivo principal analisar a percepção dos vereadores do município de Nova Esperança do Piriá, estado do Pará, sobre as políticas públicas de educação do referido município, assim como descrever o processo perceptivo que a vereança possui sobre os projetos, programas e ações relacionadas à educação. A pesquisa ocorreu no período de agosto de 2017 a janeiro de 2018. Elegeu-se como abordagem de pesquisa a qualitativa, onde foi possível elaborar e aplicar questionários com perguntas abertas e fechadas, tendo como foco principal os parâmetros que envolvem as políticas públicas e seus vieses a realizar a descrição do entendimento dos sujeitos questionados. A amostragem foi constituída de 5 (cinco) do universo de 9 (nove) vereadores da Câmara Municipal do Município de Nova Esperança do Piriá-PA. A análise ocorreu, primeiramente, pela organização e tabulação das respostas oriundas do questionário e, em seguida, análise e interpretação do conteúdo, com a transcrição total ou parcialmente das respostas mais expressivas. Os principais resultados demonstraram que a vereança não percebe políticas públicas de educação de forma efetiva no município de Nova Esperança do Piriá-PA, e, um dos fatores para essa não percepção é o não entendimento do que sejam essas políticas. Todavia, superficialmente, pouco foram os vereadores que demonstraram e assinalaram algumas das políticas públicas, por exemplo, o Programa Nacional de Alimentação Escolar e outros, sendo que estes são programas do Governo Federal.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Percepção da pessoa com deficiência sobre as políticas de inclusão: um estudo sobre leis e práticas na Universidade Federal do Pará – Campus Bragança.(2021-03-15) MORAES, Ana Lídia de Oliveira; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362O estudo apresentado é resultado do Trabalho de Curso (TCC) que teve por objetivo analisar as percepções da pessoa com deficiência no que tange a legislação de políticas públicas para a pessoa com deficiência e práticas dentro da Universidade Federal do Pará – Campus Bragança. O estudo, sendo de caráter qualitativo, se baseou nos documentos regulatórios sobre inclusão no Brasil, panorama histórico internacional e nacional, e a percepção da pessoa com deficiência a partir de questionários com perguntas semiestruturadas, essas fontes são constituídas de quatro pessoas divididas entre discentes e servidores da Instituição. A análise dos dados ocorreu por meio de interpretação da fala dos sujeitos, mediante ao aporte teórico, legislação, e análise autoral. O estudou indicou em seu resultado a ausência de atendimento integral às pessoas com deficiência, sendo enfatizado as adequações arquitetônicas, a lacuna entre legislação e práticas e ausência de uma formação mais completa tanto do corpo pedagógico e dirigente da Instituição, como de profissionais da construção civil e da arquitetura. No mais, foi indicado que os caminhos pelos quais as Instituições de Ensino Superior estão, em relação a inclusão da pessoa com deficiência, ainda é longo e precisam ser consolidadas no fazer pedagógico, social e demais áreas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Percepção dos(as) Defensores(as) Públicos e suas estratégias didáticas para a comunicação da linguagem jurídica em relação aos assistidos(as), Município de Bragança, Pará(2021-03-15) RAMOS, Maria Alice Silva; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362O presente estudo é o resultado do Trabalho de Curso (TCC) que objetivou analisar a percepção dos Defensores Públicos em relação aos assistidos e, complementarmente, quais as principais estratégias executadas por estes profissionais para o processo de didático de comunicação da linguagem jurídica à pessoas com baixa escolarização. Nesta perspectiva, a partir de questões norteadoras, pretendeu-se identificar: quais são as maiores dificuldades dos defensores em repassar a orientação jurídica aos usuários(as) que apresentam pouca ou nenhuma escolarização para o entendimento da linguagem jurídica relacionada ao que reivindicam? De que forma o conhecimento do(a) Pedagogo(a) ajudará na mediação de comunicação entre Defensores(as) e Assistidos(as)? O processo metodológico partir da abordagem qualitativa de pesquisa, onde foi possível elaborar um roteiro com perguntas semiestruturadas para a aplicação de entrevista abordagem para a análise de dados foi de cunho qualitativo, com entrevistas previamente a dois profissionais da defensoria pública. Em seguida, os dados foram tratados e analisados à luz da análise de conteúdo. O estudo revelou que a percepção dos(as) Defensores(as) se refere principalmente em relação à vulnerabilidade social, econômica e de escolarização dos Assistidos, e que estas, geram barreiras para o entendimento da linguagem jurídica. Ainda percebem que a transposição didática da linguagem é uma realidade do local, no entanto, essa mediação não é uma estratégia prévia de ações, apenas entendem é necessária à manutenção de comunicação acessível para que a linguagem jurídica seja entendida.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso do transporte escolar por alunos das escolas públicas estaduais do município de Capanema-PA(2022-07-22) PINHEIRO, Rosangela Oliveira; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362O estudo exposto aqui, é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, tendo como título: “O uso do transporte escolar por alunos das escolas públicas estaduais do município de Capanema-PA”, objetivando analisar a percepção dos alunos campesinos sobre o uso do transporte escolar, assim como leis que amparam esses estudantes. Buscou-se compreender e identificar quais as maiores dificuldades aos que fazem o uso do transporte escolar, e como a escola lida com os impasses gerados pelo uso do mesmo. Optou-se por uma entrevista com alunos que utilizam o transporte escolar, professores e coordenadores escolares sobre o tema abordado. O procedimento metodológico adotado foi abordagem qualitativa, utilizou-se como técnica/instrumento de coleta de dados: questionários com perguntas semiestruturadas, aplicadas a 12 alunos, 04 professores e 02 coordenadoras pedagógicas na rede estadual no município de Capanema-PA. O tratamento dos dados foi feito através da análise do conteúdo, por meio das falas dos entrevistados, houve ainda a análise documental de leis e documentos relacionados ao transporte Escolar. O estudo revelou a incoerência do que é pregado nas leis e diretrizes com a realidade estudantil campesina que depende do transporte escolar. Nas falas dos entrevistados o transporte escolar é precário, vias de acesso são intrafegáveis, e que os estudantes passam um tempo enorme no deslocamento até a escola e da escola para suas residências. Relato que nos faz questionar o que diz a LDB nº 9.394/96 Art. 3º, Inciso I, que garante a igualdade de condições para o acesso à escola e permanência nela. Concluindo-se que as políticas públicas voltadas para os estudantes que fazem o uso do transporte escolar não abarcam as diversidades existentes são ônibus sucateados, ramais intrafegáveis, currículo que não contempla essas adversidades.