Faculdade de Educação - FACED/CBRAG
URI Permanente para esta coleção
Campus de Bragança /
Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves
Fax: (91)3425-1593
E-mail: bibbraganca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Educação - FACED/CBRAG por Orientador "CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Bragança (PA)(2023-12-21) OLIVEIRA, Brenda Karollyne da Silva de; CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; http://lattes.cnpq.br/1887266348453061Este trabalho tem por objetivo analisar experiências formativas no Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar, com ênfase na área de gestão de escola de Ensino Médio Integral da rede estadual de ensino. O percurso teórico-metodológico está baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, estruturado em três etapas: orientação/investigação do contexto escolar; observação participante/pesquisa documental/entrevista semiestruturada; e o planejamento da atividade de intervenção pedagógica. Os resultados revelam a necessidade da melhoria da organização do trabalho pedagógico; participação da comunidade/família na escola; a importância da gestão democrática participativa; evidencia-se a relevância do diálogo entre a gestão e a comunidade, que também influencia de forma significativa a formação se dada do aluno. O acompanhamento das práticas por meio da observação participativa, além da regência proporcionaram momentos e vivencias, cheias de reflexões pedagógicas, em comparado a teoria e prática. Possibilitou refletir sobre o trabalho da prática da gestão escolar, no processo de construção, formação e funcionamento da instituição.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de Bragança (PA)(2023-12-21) RAMOS, Jhenny Samily de Mescouto; CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; http://lattes.cnpq.br/1887266348453061Este relato de experiência visa refletir as experiências vivenciadas no estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar, e as atuações e atribuições do coordenador pedagógico numa escola estadual de ensino médio integral, objetiva-se compartilhar o dia a dia e as atribuições vivenciadas na escola, destacando a importância de reconhecer o(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) como um agente de mudança e facilitador(a), cujo papel vai além da supervisão tradicional. O percurso teórico - metodológico está baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, permite uma compreensão mais profunda das experiências vividas pelos coordenadores escolares, estruturado em três etapas: escolha da escola e entrega de documento, participação em ações e atividades institucionais; realização da atividade pedagógica. Os resultados revelam as múltiplas atuações da coordenação pedagógica junto à escola e a ausência da família nas partilhas de responsabilidades e educações. Conclui-se que o estágio supervisionado proporcionou experiências formativas e significativas por meio de pesquisa, diálogos e reflexão, além das experiências nas atuações do coordenador(a) pedagógico(a) junto a escola e comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA)(2023-12-21) ROSA, Liandra Nazare Tavares Alencar da; CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; http://lattes.cnpq.br/1887266348453061Este relato de experiência teve por objetivo compreender o trabalho desenvolvido pela Gestão e Coordenação na E.E.E.F.M. Leandro Lobão da Silveira a partir do Estágio Supervisionado, assimilando os processos realizados no local para uma experiência formativa. O Estágio foi realizado pela discente do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará – Campus Bragança. Seguindo uma metodologia de abordagem qualitativa e observação participante, produzindo atividade de Intervenção com o título: autocuidado emocional e social. Na observação participou-se do dia-a-dia da escola e vivência de uma gestão e coordenação democrática. A coleta de dados foi realizada pela análise do Projeto Político pedagógico, acompanhamento de outras funções desempenhadas, diálogos e entrevistas. A Intervenção sobre o autocuidado fez-se com docentes, apoio escolar e secretaria abordando o assunto de maneira lúdica. O Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação contribuiu para reflexões, aprendizados e formação das discentes enquanto futuras profissionais da Pedagogia.