Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST por Orientador "SILVA, Izabel Matos de Aguiar"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação financeira: uma abordagem necessária em aulas de matemática no ensino médio(2022-02-25) CARMO, Alvaro Rodrigo Pompeu do; SILVA, Izabel Matos de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/3867342842379813; https://orcid.org/0000-0002-8210-9346Esta pesquisa tem como objetivo apresentar atividades propositivas que estejam alinhadas aos descritores da BNCC que ajudem na composição curricular sobre Educação Financeira para o Ensino Médio, na perspectiva das Metodologias Ativas. Para isso foi realizado um estudo qualitativo e bibliográfico, sobre a BNCC. Para a obtenção dos dados foram utilizados livros de autores conhecidos com temas afins e sites governamentais, entre outros, que versavam sobre a Educação financeira no Ensino Básico direcionando posteriormente ao Ensino Médio. Através do aprofundamento, demostrou-se a necessidade de desenvolver nos alunos a capacidade de administrar seus rendimentos tanto no presente, com a mudança de atitudes, quanto no futuro através de orçamental pessoal e familiar, para a responsabilidade de se viver em uma sociedade consumista e o sua conscientização de que suas escolhas financeiras afetam diretamente ou indiretamente o meio em que vivem. Foi elaborado atividades propostas, que tem como objetivo explorar a Educação Financeira transversalmente, aproveitando o máximo do conceito de Educação Financeira em todo o Ensino Médio. A pesquisa conclui que é possível usar as Metodologias Ativas tanto as que estão descritas nesse trabalho, quanto as que ainda estão a serem exploradas na perspectiva de aprendizagem financeira, para a facilitação da inserção da Educação Financeira.