Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST por Orientador "ROZAL, Edilberto Oliveira"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos matemáticos : uma experiência de ensino e aprendizagem na escola estadual de ensino fundamental Nedaulino Viana da Silveira(2018-06-26) LIMA, Larissa Maria Cardoso; ROZAL, Edilberto Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1587055694481384O presente trabalho teve como objetivo retratar a investigação de uma pesquisa de caráter quantitativa. No qual foi realizada uma intervenção na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nedaulino Viana Da Silveira, localizada na Cidade Nova, no município de Ananindeua, no Estado do Pará. Local para onde foram levados jogos matemáticos para a realização das atividades. O trabalho tem abordagem na utilização do Dominó Matemático e Bingo, para auxílio do ensino da operação básica de Multiplicação. O público alvo foi um grupo de alunos do sexto ano A e B do Ensino Fundamental, da referida escola. O trabalho foi desenvolvido visando atender as dificuldades que alunos desta escola vivenciam, tendo como objetivos incentivar a aprendizagem e a interação na construção de jogos, exercitar o raciocínio lógico, estimular a aprendizagem de uma forma lúdica e o fundamental, que eles possam desenvolver o prazer pelo estudo da disciplina, diminuindo as dificuldades e auxiliando no aprendizado não só da multiplicação, mas também de outras operações básicas e outros assuntos. Nós utilizamos questionários para avaliar a evolução dos alunos individualmente e em grupo, considerando seus conhecimentos em operações elementares, como a multiplicação. A partir dos dados obtidos, nós podemos perceber que os alunos passaram a desenvolver um interesse positivo pela disciplina de matemática, que através dos jogos, conseguiram obter um desempenho maior inclusive nas atividades que o professor de matemática, passava na turma. Ao concluir o trabalho e visando um retorno para a sociedade, nós ressaltamos a importância e os benefícios que a criação de projetos e oficinas utilizando jogos têm no auxílio dos estudantes em seus estudos em operações aritméticas elementares, como a multiplicação, e na melhoria do seu aproveitamento em matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Redes neurais artificiais e suas aplicabilidades : modelagem do valor da temperatura máxima na cidade de Castanhal(2018-06-26) SANTOS, Fernanda Kelly Martins dos; ROZAL, Edilberto Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1587055694481384No atual contexto de aquecimento global, torna-se relevante analisar e modelar a Temperatura máxima do ar visando identificar os possíveis sinais ou evidências de tendências das mudanças climáticas, neste caso abordamos a cidade de Castanhal (Pará). A inteligência artificial tem sido utilizada com êxito para modelar dados climáticos, por meio das Redes Neurais Artificiais (RNA). Entretanto, ainda é escassa a utilização das RNA para obtenção da previsão de temperatura disponível. Com isso, esta pesquisa apresenta estudos da série temporal da temperatura máxima (°C) acumulada no tempo com a utilização de redes neurais na tentativa de gerar modelos de previsões. Foi utilizada uma série obtida junto à Estação Meteorológica da cidade de Castanhal/PA de 2013 a 2017 de registros diários da temperatura máxima (°C) que originou a série acumulada diária. O objetivo neste estudo foi testar o desempenho, para previsões, dos modelos de redes neurais artificiais através do algoritmo de treinamento, Backpropagation. Os resultados mostram que o erro médio dos valores simulados fica em torno de 0,6 %, mostrando um desempenho aceitável do método aplicado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização de jogos matemáticos no ensino de operações com frações no 6º ano do ensino fundamental em uma escola de Capanema/PA(2021-05-18) OLIVEIRA, Gildson Gomes de; ROZAL, Edilberto Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1587055694481384Estudos e pesquisas comprovam a dura realidade de muitas crianças do Brasil e de vários outros países do mundo, quando se fala em dificuldade no ensino aprendizagem. Vários motivos contribuem para que o educando tenha dificuldades em relação ao aprendizado, muitos não conseguem aprender a ler, escrever, contar e quando essas crianças ingressam na escola e essa situação se torna uma realidade entre professores, esses alunos são considerados como atrasados e de pouco desenvolvimento intelectual. Quando esse não aprendizado é relacionado com a disciplina de matemática, aí o problema se torna muito mais complexo, pois a matemática é tida como detentora de conhecimento e que na maioria das vezes o aluno não está preparado para o seu ensino. Pensando-se em uma proposta de ensino que possa mudar, ou criar possibilidades de mudanças a essa situação, apresenta-se neste trabalho uma proposta metodológica que mostra, de que forma materiais concretos como os jogos proporcionam compreensão de conceitos matemáticos. O emprego de jogos na sala de aula, além de ser uma atividade lúdica e agradável ao aluno, auxilia na aprendizagem de conceitos matemáticos envolvidos nas situações geradas através dos jogos, em que o aluno é instigado a tomar decisões e controlar as respostas de seus colegas, permitindo ao professor atuar como orientador entre as distintas ações deles. Procurou-se buscar as origens dos jogos no aprendizado da matemática, tornando as aulas de matemática menos metódicas, auxiliando o aluno a construir seu conhecimento através de um material concreto, buscando metodologias lúdicas que contribuam para uma aprendizagem eficaz por parte dos alunos na matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização de materiais manipuláveis como metodologia de ensino das quatro operações com números naturais no ensino fundamental(2021-12-21) GONÇALVES, Neyse Nayla Brandão; ROZAL, Edilberto Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1587055694481384Essa pesquisa teve como objetivo analisar de que forma materiais manipuláveis proporcionam compreensão no ensino das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) do Ensino Fundamental e assim, mostrar a importância da utilização desses recursos didáticos no desenvolvimento da aprendizagem do discente no ensino matemático em uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental I da Escola Centro Educacional Maria Madalena, localizada no município de Terra Alta/PA. A investigação consistiu em verificar como os materiais manipuláveis podem auxiliar no ensino das quatro operações básicas. Durante a apresentação do material manipulável em sala de aula foi possível observar o interesse, entusiasmo e alegria dos alunos ao manusear o recurso didático Material Dourado, que foi o recurso escolhido para o trabalho dessa pesquisa. Os sujeitos dessa pesquisa foram alunos do 4° ano do Fundamental I, adotou- se uma abordagem de caráter quantitativo, qualitativo e bibliográfico, partindo para um estudo a partir de perguntas objetivas e subjetivas referentes ao recurso Material Dourado e ao conteúdo das operações básicas. Verificaram-se a importância da utilização de matérias manipuláveis no ensino das quatro operações, pois conclui-se com esta pesquisa que os sujeitos que responderam ao questionário compreenderam de forma satisfatória o conteúdo das quatro operações, como foi mostrado nos resultados dos gráficos realizados no terceiro do momento da pesquisa.