Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST
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Navegando Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST por Orientador "CUNHA, Débora Alfaia da"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Do quilombo à universidade: as escrevivências de formação de uma educadora matemática nos afazeres decoloniais da extensão universitária(2022-12-16) CHAVES, Amanda da Costa; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314; https://orcid.org/0000-0001-9134-3858O trabalho, apresentado e organizado em formato de portfólio acadêmico, destaca às produções científicas realizadas por mim, durante a participação, como bolsista, no Projeto de Extensão Ludicidade Africana e Afro-Brasileira (LAAB), vinculado a faculdade de pedagogia do Campus de Castanhal. Entre as diversas ações realizadas no projeto, apresentam-se as relacionadas às questões etnicorraciais no ensino e aprendizagem de matemática, com foco nos conteúdos de operações básicas, números racionais e naturais, lógica matemática em probabilidade e explorações de transformações geométricas. Esses itens são apresentados em três textos desenvolvidos no decorrer dos anos de 2018 a 2022, que coincidem com a permanência na bolsa de extensão e na graduação em Licenciatura em Matemática. Os três artigos foram submetidos à eventos acadêmicos da área de educação, sendo aprovados, apresentados em formato de comunicação oral e publicados, na íntegra, nos anais do evento e em e-books. O primeiro texto constitui-se em um relato de experiência com o jogo Li’ bel Merafib, em turmas de 2° e 5° ano, analisando o desenvolvimento do pensamento numérico, estratégico e lógico-matemático, sendo um resultado das práticas de extensão em escolas públicas do Ensino Fundamental. O segundo texto, apresenta reflexões sobre as atividades lúdicas e matemáticas desenvolvidas pelo projeto LAAB, de 2012 a 2019, destacando as ações realizadas em comunidades quilombolas e nas formações para alunos do Campus da UFPA Castanhal. A terceira publicação, volta-se para a formação de professores que ensinam matemática, apresentando a oficina de formação lúdica e cultural, realizada de forma remota, durante a pandemia da COVID-19, focada nos conteúdos de simetria, por meio da análise de padronagens e práticas culturais africanas, em especial os traçados e pontos denominados sona. Assim, os artigos apresentam três tipos de públicos e de ações desenvolvidas no projeto LAAB e evidenciam a grande contribuição dessa experiência como bolsista de extensão para o pensar e fazer uma educação matemática culturalmente significativa para as comunidades negras e quilombolas e para se repensar, em bases críticas e antirracistas, a relação entre Cultura e Educação Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação docente em contexto: a preparação de professores da Licenciatura em Matemática do Campus de Castanhal para lidar com estudantes com necessidades educativas especiais(2023-08-30) PAIXÃO, Wilhame dos Reis; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314; https://orcid.org/0000-0001-9134-3858A presente pesquisa teve como principal objetivo, compreender de que forma os docentes na Faculdade de Matemática da UFPA Campus Castanhal, estão preparados para lidar com estudantes com Necessidade Educativa Especial. A pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa descritiva. Inicialmente realizamos pesquisa bibliográfica nas teorias que discutem a temática e, posteriormente, levantamento de informações por meio da aplicação de questionário eletrônico aos docentes do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Universitário de Castanhal. Através da pesquisa bibliográfica foram identificados os conceitos-chave da pesquisa, tais como as necessidades especiais, a Educação Especial e a formação de professores; como também os avanços da Educação Especial e a formação de professores no Brasil. Os resultados apontam que os docentes, em sua maioria, não tiveram nenhuma preparação no que se refere a Educação Especial durante a formação na Graduação, Mestrado ou Doutorado, realizados e/ou outra formação complementar. No entanto, todos os docentes que participaram da pesquisa, consideram de suma importância que conhecimentos acerca da inclusão, deveria fazer parte dos conhecimentos ensinados nos cursos de Licenciatura, na perspectiva de preparar os docentes para ensinar nos cursos de Graduação. Apontam ainda que os docentes consideram que atualmente a inclusão de forma efetiva de alunos com necessidades Educativas Especiais, na Licenciatura em Matemática, pode não ocorrer de forma ideal, em razão dos desafios inerentes à realização de alterações nas disciplinas ministradas e na possível redução de qualidade de aprendizado em razão do tipo de deficiência do aluno.