Faculdade de Língua Portuguesa - CCAST
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Navegando Faculdade de Língua Portuguesa - CCAST por Orientador "ALVES, Sérgio Afonso Gonçalves"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Memórias de um sobrevivente” de Luiz Alberto Mendes: relações de poder e autobiografia(2018-11-13) MELO, Solange de Jesus Neves; ALVES, Sérgio Afonso Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1764295577353651Este trabalho pretende demonstrar as relações de poder na narrativa, Memórias de um sobrevivente (2009), de Luiz Alberto Mendes. Nesta perspectiva, buscou-se apoio teórico no filósofo francês Michel Foucault, com ênfase no livro Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão (2014). Deste modo, se realizou uma breve contextualização sobre a evolução do poder punitivo na sociedade, partindo desde a Idade Média até a era moderna, no intuito de mostrar como as formas de exercer o poder foram se transformando até chegar ao método mais comum de punição que é a prisão, no interior de uma sociedade que ficou conhecida como disciplinadora, uma vez que nela o corpo se transforma em objeto e alvo de poder. Assim, pôde-se refletir, por um lado, sobre como as relações sociais estão permeadas de relações de poder, e sobre como, por outro lado, estas se constituem em relações de forças que estão disseminadas por todo o tecido social, ainda que para muitas pessoas as mesmas possam passar despercebidas. Tais relações se fazem presentes na obra de Luiz Alberto Mendes no que tange a certas instituições sociais que se utilizarão de diferentes mecanismos ou instrumento de poder no intuito de controlar e moldar a conduta do sujeito. Outro aspecto enfocado neste trabalho está relacionado à leitura do romance enquanto pertencente ao gênero autobiográfico. Para essa reflexão, recorremos à obra O pacto autobiográfico (2014), de Philippe Lejeune, primando pelos traços que caracterizam a narrativa Memórias de um sobrevivente como pertencente ao gênero discutido.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Poder e memória em infância de Graciliano Ramos(2019-07-22) MOURA, Ida Rosa Soares de; ALVES, Sérgio Afonso Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1764295577353651Esta pesquisa busca identificar as marcas do exercício da passagem de poder dentro do Romance Infância de Graciliano Ramos, a partir dos estudos Foucaultianos sobre a docilização dos corpos instados pelos processos de punição. As relações da escrita memorialística e de como esse mecanismo de memória permanece e é contada pelo autobiógrafo. Os conectores de compreensões, a eleição e a preservação dos fatos a serem contados; destacando-se a passagem do poder na instituição denominada família e, sobretudo, nas relações sociais. A infância de um menino solitário e confusão em meio a uma família tradicionalíssima e patriarcal e o nascimento do grande escritor. Que traz nas tintas da sua escrita as cores do universo onde nasceu e cresceu docilizado pelas punições e sansões a que era submetido. De uma infância duríssima, no seio de uma numerosa família, as marcas do poder sob a ótica da normatização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reminiscências de um passado: memória de um ancião em leite derramado, de Chico Buarque(2019-02-26) MORAES, Solange Cesar de; ALVES, Sérgio Afonso Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1764295577353651O objetivo deste trabalho é analisar de que forma a memória influencia na reconstrução do eu fragmentado do narrador em leite derramado, e de que maneira o mesmo lida com o tempo presente, estando preso ao seu passado de recordações. Com isso, o ato de esquecer lhe possibilitará uma nova versão de fatos ao passado vivido. A obra parte de uma narrativa fragmentada e desconexa presente na fala do narrador, sendo entregue pelo próprio título do livro “leite derramado”. São as memórias de Eulálio que jorram sem parar, independente de possuir ouvinte, contaas e reconta-as com o intuito de propagá-las e possivelmente eternizá-las. Partimos do pressuposto da relevância da memória para construção da narrativa que se dá na fronteira entre o tempo passado e presente, analisando a relação que se estabelece entre lembrar e esquecer, e a percepção de Eulálio frente a esse dilema. Para tanto, teremos como base de análise os conceitos de Ecléa Bosi, Walter Benjamim, Proust e Bérgson, além de outros estudos pertinentes.