Curso de Museologia - FAV/ICA
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Navegando Curso de Museologia - FAV/ICA por Orientador "PALÁCIOS, Flávia Olegário"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As calhas de ferro Walter MacFarlane’s: a documentação dos ornamentos metálicos remanescentes nos bairros Reduto e Nazaré em Belém/PA como subsídio de preservação(2018-01-29) RAIOL, Marcela Cristiane Sousa; PALÁCIOS, Flávia Olegário; http://lattes.cnpq.br/8614368897751867Em função de grandes investimentos realizados na cidade durante o século XIX, Belém (PA, Brasil) passou por um período de modernização intensa, onde produtos eram importados da Europa afim de satisfazer os anseios da burguesia local. Dentre estes produtos estavam os elementos arquitetônicos de ferro utilizados em fachadas, que vieram atender às necessidades do plano de urbanização proposto pelo então intendente, Antônio Lemos. As calhas de ferro ornamentais da empresa Walter MacFarlane’s faziam parte destas importações e podem ser vistas até hoje no centro histórico e seus arredores. De grande importância estética e funcional, as calhas são testemunhas históricas de meios de produção e do desenvolvimento da cidade, porém encontram-se em potencial risco de desaparecimento, principalmente por serem elementos que podem ser facilmente substituídos ou removidos. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo documentar as calhas remanescentes nos bairros Nazaré e Reduto, localizados nos arredores do Centro Histórico de Belém. Foram documentadas 256 calhas Walter MacFarlane’s, de diversos tipos, identificados a partir dos modelos apresentados no catálogo de vendas da empresa. A maioria das calhas apresentava algum tipo de dano, como lacunas, corrosão e suas anomalias, assim como contaminação por agentes biológicos, intervenções contemporâneas na estrutura da calha e outros. A documentação destes ornamentos pode ser utilizada como subsídio de estudos acerca da preservação dos elementos arquitetônicos históricos, além de ser considerada um dos primeiros passos na elaboração de ações de conservação e salvaguarda das calhas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico de mobiliário em exposição na realidade amazônica: subsídios para práticas de salvaguarda(2014) COSTA, Luiza Nayara Mendes; PALÁCIOS, Flávia Olegário; http://lattes.cnpq.br/8614368897751867Os bens/objetos culturais são considerados partes materiais que remetem memória, identidade e histórias de uma sociedade, pois são considerados transmissores culturais o que justificam ações que visam a sua salvaguarda e difusão. A presente pesquisa discute questões voltadas à conservação preventiva, no que tange aos fatores que causam a deterioração dos materiais, condições ambientais de exposição, tipos de materiais, fatores antropogênicos e introduz procedimentos de conservação para tipos de suportes expográficos, com enfoque nas particularidades da Região Amazônica, usando como estudo de caso o Museu de Arte de Belém. As análises e propostas aqui discutidas, se realizam em 3 salas expositivas deste museu: Domenico de Angellis, Armando Balloni e Ruy Meira. Este estudo busca colaborar com as políticas de conservação e preservação de instituições museológicas na Amazônia, em função de suas particularidades climáticas, levando em consideração fatores físicos, químicos, ambientais e problemas referentes à gestão, fatores estes que dificultam o alcance real das funções dos museus: coletar, documentar, pesquisar, conservar, comunicar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A documentação museológica do acervo metálico dos sítios de Gurupá (PA)(2018-12-18) SILVA, Jaiane Lima da; PALÁCIOS, Flávia Olegário; http://lattes.cnpq.br/8614368897751867O presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de documentação museológica desenvolvido com o acervo de metais de natureza arqueológica armazenado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, provenientes de cinco sítios arqueológicos localizados do município de Gurupá (PA), bem como, pontuar medidas preliminares para a conservação preventiva dos objetos, partindo do princípio de que esses, são testemunhos materiais da história e da cultura das comunidades sitiadas de Gurupá, além de serem demarcadores de transformações históricas vividas pelo município. Os métodos utilizados para a execução da pesquisa consistiram na criação de um arrolamento dos objetos, além do desenvolvimento de uma ficha catalográfica amparada por diretrizes propostas por Costa (2006) e Padilha (2014), considerando informações primárias encontradas nas etiquetas de coleta dos objetos. Como resultados foram elaboradas medidas preliminares para a conservação do acervo, além do surgimento de reflexões a respeito da necessidade da necessidade de se pensar a musealização desses bens.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A documentação museológica para o diagnóstico de danos em cerâmicas arqueológicas(2019-09-09) GUIMARÃES, Lívia Souza; LIMA, Helena Pinto; http://lattes.cnpq.br/4138407289238061; PALÁCIOS, Flávia Olegário; http://lattes.cnpq.br/8614368897751867As cerâmicas são importantes vestígios que podem ser encontrados em variados contextos arqueológicos, através delas é possível compreender os processos de desenvolvimento e escolhas culturais das sociedades as quais pertencem, portanto, devem ser preservados os seus valores físicos e informacionais. Identificar os danos presentes nos fragmentos, através da documentação museológica permite que se conheça o acervo e adote ações que possibilitem o bem-estar a esses materiais e mudanças nas práticas laboratoriais. Foi realizado o diagnóstico de danos a partir da documentação de cerâmicas provenientes do sítio Ibama (Melgaço-Pará) e fazem parte do acervo do Museu paraense Emílio Goeldi; elas foram selecionadas e comparadas com base em seus atributos morfológicos e pontos de coleta, identificados como topo e base. A presença de determinadas alterações, como as fissuras nas camadas de engobo, podem estar relacionadas a práticas laboratoriais realizadas durante os processos de curadoria. Os poucos registros dessas práticas, associados a uma grande quantidade de materiais triados, iniciam uma generalização do acervo sem a preocupação com o seu estado de conservação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O patrimônio edificado e a instituição museal: uma questão de preservação: o estudo de caso do Museu Casa das Onze Janelas (Belém - PA)(2018-01-28) TRINDADE, Estefani Mikaela Batista; PALÁCIOS, Flávia Olegário; http://lattes.cnpq.br/8614368897751867Os projetos de requalificações tem sido a solução para edificações históricas que, diante de uma paisagem urbana que está em constante e rápida mudança, tem se tornado construções obsoletas em meio a edifícios modernos e o Palacete Casa das Onze Janelas, localizado em Belém, Pará, se enquadra neste contexto. Após o projeto Feliz Lusitânia, o edifício passou a abrigar o museu de arte contemporânea Museu Casa das Onze Janelas que lhe conferiu, para além de uma nova utilização, um significado que se somou à sua importância enquanto patrimônio. Apesar disto, e por mais que os museus sejam reconhecidos como instituições máximas quanto se trata de salvaguarda, a relação entre edifício histórico e instituição de arte contemporânea apresenta determinados questionamentos referendes principalmente a preservação da construção. É partindo deste ponto que este trabalho se justifica ao se pesquisar como a instituição está gerindo este bem imóvel e até que ponto o museu está interferindo ou não na leitura do palacete. O objetivo geral é estudar o vínculo entre a edificação histórica e o museu de discurso contemporâneo dentro de um contexto de requalificação. Apoiado por uma metodologia que parte de pesquisa in situ e de referências primárias e secundarias, este trabalho busca compreender questões voltadas para a preservação e utilização deste bem por parte da instituição museológica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pensado a salvaguarda patrimonial a partir da análise do discurso dos relatórios municipais de Antônio Lemos (1897-1902): um olhar museológico(2015-01-09) CORRÊA, Luis Filipe Mosqueira; PALÁCIOS, Flávia Olegário; http://lattes.cnpq.br/8614368897751867O presente trabalho traz uma abordagem sobre o discurso do monumento histórico e a memória durante o período conhecido por Belle Époque na cidade de Belém. Partindo da hipótese de que esse discurso pretérito teria em seu fundo a noção de herança que em parte constitui a noção atual de patrimônio cultural – e também de preservação – e utilizando-se da metodologia da Análise do Discurso, são empregados os relatórios municipais (1897-1902) de Antônio Lemos para discutir a trajetória de desenvolvimento das ideias do patrimônio cultural e sua salvaguarda, tentando-se articular a salvaguarda do patrimônio cultural dentro e fora dos museus.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de estudo iconográfico dos vitrais da Basílica Santuário de Nazaré(2019-10-07) DUARTE, Paula Daniela Alves; PALÁCIOS, Flávia Olegário; http://lattes.cnpq.br/8614368897751867O presente estudo tem por objetivo propor descrição iconográfica dos vitrais existentes na igreja Basílica de Nazaré e sugerir um roteiro museológico utilizando os vitrais, pois são notórias em mediações a escassez ou a total falta de conhecimento sobre os vitrais. A pesquisa parte da observação da necessidade de salvaguardar o objeto de estudo, pois durante a pesquisa observou fatores como o desconhecimento do próprio quantitativo e ao trato inadequado a esse tipo de acervo. Ao longo dos capítulos deste estudo, são apresentados alguns pontos como a origem da principal matéria-prima dos vitrais, o vidro, mostrando pontos específicos de etapas até o possível surgimento dos vitrais, interligando períodos da História da Arte com foco no estilo românico e gótico. A Basílica Santuário de Nazaré foi elencada devido ao acervo de 57 vitrais e possuir funções de mediações ofertadas pela própria Basílica. Processos museológicos foram aplicados desde sua classificação, documentação e exposição realizando então processo de musealização, complementando com o estudo iconográfico dos vitrais, etapas necessárias para mostrar a potencialidade museológica dos vitrais que são capazes de transmitir conhecimento, atrativo, comunicação e contemplação.