Curso de Museologia - FAV/ICA
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Navegando Curso de Museologia - FAV/ICA por Orientador "LIMA, Jéssica Tarine Moitinho de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A questão da invisibilidade museológica: a Rede de Coleções e Museus da UFPA e o Museu de Anatomia(2025-09-01) SILVA, Julia Soares; LIMA, Jéssica Tarine Moitinho de; http://lattes.cnpq.br/7093175809921548; https://orcid.org/0000-0002-2481-1225Os museus e coleções universitárias desempenham um papel essencial na preservação da memória histórica, social e acadêmica, além de contribuir para o ensino e a difusão do conhecimento científico e cultural. No entanto, muitos enfrentam desafios de visibilidade, como o Museu de Anatomia da Universidade Federal do Pará (UFPA), cuja divulgação limitada restringe seu alcance ao público-alvo. Este artigo tem como objeto de estudo buscar compreender os fatores que contribuem para a invisibilidade desse museu e propor estratégias para ampliar sua acessibilidade e reconhecimento. A metodologia baseia-se na avaliação diagnóstica de coleções, utilizando questionário quali-quantitativo desenvolvido pela Rede de Coleções e Museus da UFPA. Os resultados apontam que a baixa visibilidade do museu decorre da ausência de uma política de divulgação consolidada, do público-alvo restrito a alunos da saúde e da falta de estratégias de acessibilidade. Embora o acervo esteja disponível online e conte com um site atualizado, a comunicação ainda é limitada. O estudo destaca a necessidade de fortalecer ações de divulgação e ampliar o acesso do museu, propondo estratégias viáveis com o suporte da Rede da UFPA. Além disso, reforça o papel das museólogas na organização e da necessidade de preservação do acervo, garantindo sua relevância acadêmica e social.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Comunicação Estratégica na Rede de Coleções e Museus da UFPA(2025-04-04) NASCIMENTO, Thais Nunes; LIMA, Jéssica Tarine Moitinho de; http://lattes.cnpq.br/7093175809921548; https://orcid.org/0000-0002-2481-1225A comunicação museológica é amplamente reconhecida como uma forma essencial de interação e diálogo entre o público e os espaços museológicos. Este artigo investiga o uso das redes sociais, como Instagram, Podcast e YouTube, como ferramentas de divulgação e comunicação entre o Programa de Extensão Rede de Coleções e Museus da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o público em geral. O principal objetivo é analisar o impacto das mídias sociais na visibilidade e interação do programa, utilizando metodologias quantitativas e qualitativas para conduzir essa análise. Os resultados iniciais indicam que, embora o público interaja com o conteúdo, a eficácia dessa interação varia de acordo com o tipo de material divulgado. O foco do estudo recai sobre a comunicação das coleções universitárias, seja com o público acadêmico ou leigo, destacando a importância de uma comunicação estratégica para garantir a visibilidade e o reconhecimento adequado dessas coleções. Conclui-se que o uso estratégico das redes sociais pelo Programa de Extensão é fundamental para potencializar a interação com o público. No entanto, a efetividade dessa comunicação está diretamente ligada à adequação do conteúdo às expectativas e interesses dos diferentes segmentos do público, o que evidencia a necessidade de um planejamento comunicacional cuidadoso e adaptado às particularidades de cada plataforma.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Desafios e Oportunidades na Gestão de Coleções Universitárias: um Diagnóstico Inicial na UFPA(2025-08-20) LOPES, Camila Millena Pereira; GOMES, Diene Araújo; LIMA, Jéssica Tarine Moitinho de; http://lattes.cnpq.br/7093175809921548; https://orcid.org/0000-0002-2481-1225A preservação do patrimônio universitário é de valor inestimável e começa com o profundo conhecimento e entendimento das coleções que compõem esse legado. Este estudo analisa dados obtidos por meio de entrevistas realizadas com curadores de coleções da Universidade Federal do Pará (UFPA), investigando práticas de gestão, documentação, aquisição, descarte, valoração, comunicação, divulgação e acesso. O objetivo é realizar um diagnóstico dos pontos positivos e negativos identificados na obtenção das informações levantadas, com a intenção de otimizar essas instituições como um sistema integrado de redes. A metodologia quali-quantitativa envolveu a aplicação de questionários detalhados, abordando todos os aspectos da gestão dessas coleções e museus. A pesquisa revela que a maioria das coleções universitárias ainda enfrenta desafios significativos na digitalização, documentação e desenvolvimento de políticas de gestão adequadas. Este estudo destaca a necessidade urgente de desenvolver políticas robustas e práticas eficazes para melhorar a gestão, preservação e valorização das coleções universitárias, promovendo sua integração e relevância na comunidade acadêmica e na sociedade em geral.