Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA
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Navegando Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA por Orientador "RIBEIRO, Inês Antônia Santos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo-catedral: entre o teatro evangelizador e a poética de uma paixão subversiva(2022-12-13) CHAGAS, Thiago Batista das; RIBEIRO, Inês Antônia Santos; http://lattes.cnpq.br/7197341810130704Este trabalho discute a minha trajetória do teatro em igrejas, que aqui chamo de evangelizador e as possibilidades de corpos que subvertem. E neste caso, o meu corpo, no qual apresento uma poética de um Cristo Negro no contexto de violência atual. O tema do trabalho é CORPO-CATEDRAL: entre o teatro evangelizador e a poética de uma paixão subversiva que foi construído da seguinte forma: um texto escrito no qual transcrevo a minha trajetória no teatro em Igrejas e uma vide performance de um fragmento da Paixão de Cristo trazida para a realidade atual – o encontro de Jesus com Maria, mas uma paixão contemporânea em que Cristo é representado por um homem negro morto a tiros e Maria é representada por uma mulher transexual. O trabalho subverte o estereótipo de um Cristo branco, europeu, de olhos azuis. Sendo assim, pretendemos refletir sobre a questão do racismo e da vulnerabilidade dos corpos negros em nossa sociedade que têm sido atacados e mortos, simplesmente por serem pretos. É importante destacar como um menino (Thiago) engajado em igreja evangélica, “servo” de Cristo, músico e ator consegue subverter e insurgir através da arte teatral, criando linhas de fuga da normatividade de um corpo-catedral (fixo, “sem” possibilidades de movência) para um corpo subversivo (vídeo performance).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Do ensino do teatro a educação ambiental através do teatro no 4º ano da E.M.E.F General Osório(2015-02-12) BATISTA, Felippe Rodrigues; RIBEIRO, Inês Antônia Santos; http://lattes.cnpq.br/7197341810130704Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar duas práticas pedagógicas teatrais com os alunos do 4° ano da E.M.E.F. General Osório que tem como foco o debate sobre o lixo urbano na cidade de Cametá-PA. Para se escolher a temática deste trabalho de pesquisa, partiu-se da seguinte indagação: Como o ensino do teatro engloba no processo de ensino a problemática “lixo urbano” na cidade de Cametá? A relevância refere-se aos benefícios que sua solução trará para a Cidade de Cametá e para a área de conhecimento Teatro, no sentido de construir um saber ambiental com os educandos por meio do teatro. A primeira prática descreve a experiência realizada com a encenação dos 04 elementos da natureza: ar, fogo, terra e água, para se introduzir conceitos ambientais e práticas humanas ecologicamente saudáveis. Já na segunda prática pedagógica teatral, trabalhei com o teatro fórum de Augusto Boal, para desenvolver nos alunos um pensamento crítico sobre a sociedade. A metodologia desenvolvida é da pesquisa-participante na qual é uma análise da própria realidade, com o objetivo de promover uma transformação social em benefícios para os alunos, tendo como principais teóricos: Augusto Boal com suas técnicas do teatro do Oprimido; Guimarães (2010) com seu livro “A Dimensão Ambiental na Educação” em que trata a discussão sobre a importância da educação ambiental para vivermos em um mundo equilibrado trazendo alguns conceitos e definições; Leff (2011), que em seu livro “O Saber Ambiental”, vem discutir a emergência de se construir um saber que venha mudar as concepções de progresso, do desenvolvimento sem limite para se configurar desse modo numa nova racionalidade social. Tendo como resultado as duas práticas pedagógicas dos alunos do 4° ano da E.M.E.F. General Osório.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Do teatro do oprimido à teatra da oprimida: um convite à noção da periculosidade(2023-11-30) RIBEIRO, Gabs Almeida; RIBEIRO, Inês Antônia Santos; http://lattes.cnpq.br/7197341810130704Este artigo intitulado de “Do Teatro do Oprimido à Teatra da Oprimida: um convite à noção da periculosidade” faz um especial questionamento e traz minhas inquietações das minhas experiências acadêmica no curso de Licenciatura Plena em Teatro na Escola de Teatro e Dança da UFPA, onde busco uma reflexão, principalmente, a partir de experiências e estudos do campo teórico da Estética do Oprimido (BOAL, 2009), a obra “Teatra Da Oprimida” (LEAL, 2019) e das “Pedagogias das Travestilidades” (PASSOS, 2022), que visam questionar a ausência das transgeneridades como referencial teórico no curso. Finalizo com a proposta de um ato político, que visa provocar uma reflexão sobre o potencial transgressor do campo teórico que discute e aprofunda, e ao mesmo tempo faz resistências e luta de trans/travestis como sujeitas de direitos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A imagem que vivi: o lugar da Arte em minha trajetória enquanto artista-professor(2021-02-25) SILVA, Marcos Vinicius Gomes; RIBEIRO, Inês Antônia Santos; http://lattes.cnpq.br/7197341810130704O presente trabalho é fruto das nuances entre as experiências de vida e a criação artística. Focada no processo criativo pessoal, a pesquisa tem como objetivo compreender e analisar as influências do contexto cultural e geográfico ao qual vivi e sua ligação direta com a forma com a qual observo, represento e ressignifico o mundo mediante a realidade pandêmica/covid19. Por meio disto, procuro ressaltar a importância do desenho, jogos na minha infância, o ensino/aprendizagem da iniciação artística na escola que desbravaram em mim territórios da sensibilidade e da imaginação criativa para a minha construção artística, pautada na leitura e na construção de imagens. A pesquisa está dividida em introdução, três capítulos e nas considerações finais sobre a pesquisa. Os resultados apontam para os significados identitários da realidade tais como vivências experienciadas no período pandêmico envolvendo solidão, ansiedade, afeto e cura, que resultaram na elaboração de quatro imagens com influências do contexto vivido em sua criação, gerando assim as imagens intituladas “A Solitude”, “A Ruptura”, “O Amparo” e “A Cura”, que compõem a série “A Paixão do Ordinário”.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pedagogia Teatral: o processo criativo d'a casa da Bernarda Alba(2021-08-27) SILVA, Dídimo Luan Neves da; RIBEIRO, Inês Antônia Santos; http://lattes.cnpq.br/7197341810130704O presente trabalho relata como foi o processo criativo do espetáculo “A casa da Bernarda Alba”, uma prática teatral coletiva que faz parte dos cursos técnicos da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará. Dirigidas pelas diretoras/professoras Karine Jansen e Larissa Latif e atuação dos alunos da turma de 2018. O processo criativo compreende duas disciplinas do Curso Técnico de Nível Médio em Arte Dramática – Ênfase na Formação do Ator: Técnicas de atuação I e Criação de Espetáculo I. Adotamos como horizonte teórico-metodológico; dois autores que fazem parte da Bibliografia Básica destas disciplinas; Viola Spolin que trata da improvisação para o teatro e Constantin Stanislavski com seu método da Análise Ativa.