Curso de Dança - FADAN/ICA
URI Permanente para esta coleção
Escola de Teatro e Dança /
Bibliotecária: Rosemarie Costa
Fone: (91) 3212-5050
E-mail: bib_etdufpa@ufpa.br
Navegar
Navegando Curso de Dança - FADAN/ICA por Orientador "DERGAN, João Carlos Cunha"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) De um ponto à minha ponta: o revelar de uma prática pedagógica na Escola de Danças Bella Art(2012-11-19) BARBOSA, Camila de Nazaré Soares; DERGAN, João Carlos Cunha; http://lattes.cnpq.br/7831763767851216Este trabalho teve como objetivo traçar uma linha histórica, e mostrar através dela aqueles que contribuíram para construção das minhas aplicações pedagógicas na Escola de Danças Bella Art. Divide-se em três capítulos, o primeiro capítulo traça uma linha histórica que descreve a origem do ballet clássico às luzes de Eliana Caminada, Flávio Sampaio, Jack Anderson e Paul Bourcier. O segundo capítulo trata da chegada do Ballet no Brasil e como foi sua trajetória de vinda á Belém do Pará, tomando como parte dessa história também alguns dos grandes nomes da dança clássica em Belém como Augusto Rodrigues, Clara Pinto, Rosário Martins, Alessandra Freitas e Anny Érika Franco, como embasamento teórico novamente os escritos de Eliana Caminada, os estudos de Mestrado de Ana Cristina Freire Cardoso e Giselle Moreira. No terceiro, e último, capítulo revelo minha trajetória artística através da história da construção da Escola de Danças Bella Art. A pesquisa revela a importância que deve se dar á trajetória histórica do ballet clássico para formação da dança em Belém do Pará e junto a ela vemos também a importância de uma ramificação dessa linha da história da dança que se propõe a perpetuar o ensino do ballet clássico no Estado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educando em piruetas: a contribuição do ensino do ballet clássico na formação do cidadão(2012-11-16) CRUZ, Anny Érika Franco da; DERGAN, João Carlos Cunha; http://lattes.cnpq.br/7831763767851216O presente estudo vem demonstrar a necessidade de que novos horizontes sejam apresentados ao homem, através de um processo ensino-aprendizagem que possa norteá-lo em sua formação como cidadão. Para isso, é necessário que a educação transmitida na escola seja realizada de maneira significativa, tornando-se sua alavanca propulsora neste processo evolutivo. Partindo desta idéia, compreende-se que inúmeras ferramentas podem servir de subsídios para uma formação educacional de qualidade. Dentre tais artifícios, encontra-se na dança um mecanismo de grande valia que, com certeza, contribuirá significativamente na formação deste educando. Nesse sentido o presente estudo visa demonstrar a importância do ballet clássico na vida destes indivíduos, buscando, com isso, enfatizar como a dança é um fator significativo na formação de sua cidadania.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) La pointe des pieds: os benefícios do ballet clássico para a pessoa com síndrome de Down(2013-09-28) CENTENO, Rafaela dos Santos; DERGAN, João Carlos Cunha; http://lattes.cnpq.br/7831763767851216Este trabalho visa analisar quais os benefícios promovidos pelas aulas de ballet clássico para a pessoa com síndrome de Down? O método de pesquisa desta se categoriza como qualitativo. Se classificando de acordo com seu objetivo, como pesquisa exploratória. No que diz respeito ao delineamento deste estudo, o mesmo se propôs ao estudo de campo e bibliográfico. Teve como instrumento de coleta de dados o levantamento bibliográfico, entrevistas, observação, registros de imagem e vídeo. Dessa forma o trabalho foi estruturado em quatro sessões. E nestas encontram-se o levantamento bibliográfico da pesquisa, trazendo a baila de discursões cientificas, de eixos temáticos que envolvem os conceitos base da síndrome de Down e do ballet clássico. Na levada desse pas de deux da síndrome de Down e do ballet clássico, a pesquisa traz a inclusão dessa pessoa com síndrome de Down, e em consequência os benefícios do ballet clássico para as mesmas. À vista disso a influência do ballet clássico na autoestima e valorização de si mesmo, da pessoa com síndrome de Down. Com isso o exemplo de vida de uma bailarina especial. E com base nos conhecimentos anteriores foi feito o mapeamento da pesquisa de campo na Escola de Danças Clara Pinto, que teve como estudo e análise uma bailarina de trinta e quatro anos que tem a síndrome de Down, analisando quais os benefícios que o ballet clássico lhe proporcionou.