Ensino remoto: uma experiência no curso de licenciatura em matemática da UFPA Campus Marajó/Breves

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2021

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

NEVES, Marcos Vinícius Vieira das. Ensino remoto: uma experiência no curso de licenciatura em matemática da UFPA Campus Marajó/Breves. Orientador: Robson dos Santos Ferreira. 2021. 10 f. Trabalho de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7942. Acesso em: .
Neste artigo, analisou-se o desenvolvimento da disciplina Análise Combinatória e Probabilidade, ofertado na modalidade ensino remoto e ministrado por um professor do curso de Licenciatura em Matemática da UFPA campus Marajó/Breves-PA. Para tal, examinamos quais conhecimentos foram mobilizados pelo professor da referida faculdade no desenvolvimento da disciplina Análise Combinatória e Probabilidade na modalidade remota bem como os desafios enfrentados pelo professor e pelos alunos. Utilizou-se como base teórica o modelo TPACK (Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Tecnológico) desenvolvida por Matthew Koehler e Punya Mishra, no qual discutem os conhecimentos necessários para a atuação docente. Para a coleta de dados, fizemos o acompanhamento do desenvolvimento da disciplina e aplicado, para o professor, um questionário com a finalidade de compreender quais foram os conhecimentos mobilizados para o desenvolvimento de suas aulas na modalidade de ensino remoto. A partir dos resultados, observou-se que tal modalidade de ensino é bastante desafiadora, tanto do ponto de vista da formação dos professores e da estrutura, bem como em relação às condições dos alunos para acompanhá-las.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibibreves@ufpa.br