Perfil epidemiológico das vítimas com suspeita de suicídios ocorridos na região metropolitana de belém no período de 2019 a 2023

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

15-03-2024

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

ARAKAWA, José Eduardo Serrão; SILVA, Helber Carlos de Souza da. Perfil epidemiológico das vítimas com suspeita de suicídios ocorridos na região metropolitana de belém no período de 2019 a 2023C. Orientador: Luis Basílio Bouzas Nunez Junior. 2023. 54 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Medicina) - Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências Medicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7865. Acesso em:.
O suicídio é um fenômeno presente ao longo de toda a história humana, em todas as culturas e países, considerado um comportamento extremo com determinantes biopsicosociohistórico. Todos os casos de suicídios devem ser notificados, por se tratar de morte suspeita e a medicina legal tem importância impar para elucidação dos casos de suicídios. Portanto, a busca por informações epidemiológicas precisas, completas e oportunas tornou-se necessária e essencial para o monitoramento, planejamento e execução de ações mais adequadas para tratar dessa temática de forma mais eficiente. Dessa forma, questionou se qual o perfil epidemiológico das vítimas com suspeitas de suicídio ocorridas na região metropolitana de Belém no período de 2019 a 2023. Considerando a hipótese que sugeriu o perfil epidemiológico das vítimas com suspeita de suicídios ocorridos na região metropolitana de Belém no período de 2019 a 2023 é semelhante ao perfil nacional de vítimas de suicídio ocorridos no mesmo período. O aumento progressivo no número de casos e o tema ter se tornado um grave problema de saúde pública nas últimas décadas. Além disso, no decorrer da construção do trabalho, constatou-se a necessidade de medidas urgentes e a necessidade de mais investimentos de políticas públicas direcionadas nesta área, assim como tratar o tema na medida de sua gravidade, demarcando o valor de sua discussão para o desenvolvimento de ações de promoção à saúde mental.

Fonte

Fonte URI

Disponivel na internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br