Enlaces da etnomatemática e os saberes de agricultores familiares da comunidade Acaputeua Grande/Curuçá-Pa

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15-02-2024

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ARAÚJO, Milene Lima Vaz. Enlaces da etnomatemática e os saberes de agricultores familiares da comunidade Acaputeua Grande/Curuçá-Pa. Orientadora: Janaina dos Prazeres Sanches; Coorientadora: Kátia Liége Nunes Gonçalves. 2024. 42 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7726. Acesso em:.
O presente Trabalho de Conclusão de Curso lança olhares aos saberes matemáticos de agricultores familiares, a partir da Etnomatemática. O estudo teve como objetivo analisar os saberes matemáticos envolvidos nas atividades agrícolas de manejo e cultivo realizados por agricultores familiares da comunidade Acaputeua Grande/Curuçá. Para tanto, estivemos juntas a quatro agricultores familiares da comunidade, os sujeitos da pesquisa. Durante o período de investigação, visitamos cada agricultor de forma individual, em suas respectivas propriedades rurais. Essa abordagem nos permitiu dar início ao processo de coleta de dados, realizada através de observações direta e entrevista. A análise e interpretação das informações foram desenvolvidas a partir da perspectiva da metodologia de natureza qualitativa, utilizando-se do estudo de caso. Foi possível reconhecer uma riqueza de saberes matemáticos entrelaçados às suas práticas agrícolas que por vezes se aproxima dos conhecimentos da matemática escolar, mesmo sendo baseada no conhecimento diário do trabalho agrícola.

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Disponível na internet via correio eletrônico: bibufpacastanhal@gmail.com