Glomerulopatias primárias que cursam com síndrome nefrótica como importante causa de doença renal crônica: uma revisão integrativa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

13-12-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

COSTA JUNIOR, Carlos Augusto Leão. Glomerulopatias primárias que cursam com síndrome nefrótica como importante causa de doença renal crônica: uma revisão integrativa. Orientador: Sérgio Beltrão de Andrade Lima; Coorientador: Denis Vieira Gomes Ferreira. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina) - Faculdade de Medicina, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7696. Acesso em:.
Introdução: A doença renal crônica (DRC) é caracterizada por perda progressiva da função dos néfrons. No Brasil, considerando todos os estágios da doença, estima-se que haja de 3 a 6 milhões de pessoas com DRC. As principais causas de DRC no mundo são diabetes mellitus (DM) e hipertensão arterial (HA), seguidas das glomerulopatias. Objetivos: Demonstrar as contribuições das glomerulopatias mais comuns de evolução nefrótica doença renal crônica em qualquer fase do estadiamento por meio de uma revisão integrativa da literatura. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Nos artigos selecionados foram excluídos os relacionados a crianças com síndrome nefrótica. Resultados e discussão: Após a leitura dos resumos foram selecionados 5 artigos para análise e desenvolvimento desta revisão. Descreveram-se nos estudos diversas glomerulopatias dentre elas glomeruloesclerose segmentar e focal, doença de lesão mínima, glomerulopatia por IgA, glomerulopatia membranosa. Conclusão: De forma geral, as glomerulopatias mais demostrada nos estudos foi a glomeruloesclerose segmentar e focal seguida da doença de lesão mínima.

Fonte

Fonte URI

Disponível via internet correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br

Aparece na Coleção