A química forense como elemento de contextualização no ensino médio: proposta de uma sequência didática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2021

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MENDES, Manoel Henrique de Souza. A química forense como elemento de contextualização no ensino médio: proposta de uma sequência didática. Orientador: José Pio Iúdice de Souza. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Faculdade de Química, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7680. Acesso em:.
O Ensino de Química no nível médio caracteriza-se, frequentemente, como um processo de aprendizagem pautado pela memorização e falta de significado. Os professores demonstram dificuldades em relacionar a química com eventos da vida cotidiana e priorizam a metodologia tradicional. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma proposta de Sequência Didática (SD) que utilize métodos da química forense em uma abordagem de experimentação investigativa. Pretende-se fazer a contextualização dos conhecimentos químicos utilizando a Química Forense, que utiliza os conhecimentos químicos para auxiliar na resolução de crimes. Na SD, propõe-se o uso de recursos didáticos como vídeos e experimentação para fazer a conexão entre tópicos da química forense e alguns conteúdos de química abordados no ensino médio. A SD foi dividida em 4 momentos, nos quais estão detalhadas as atividades que os alunos deverão realizar sob a orientação do professor. Destaca-se o momento 3, no qual os alunos deverão participar de uma simulação de cena de crime e realizar experimentos como identificação de impressão digital, detecção de sangue, extração de DNA e cromatografia de papel. Espera-se que a contextualização possa tornar os conceitos químicos menos abstratos, fazendo com que os alunos relacionem os conhecimentos abordados em sala de aula com a vida em sociedade e, dessa forma, tenham uma maior motivação para a aprendizagem de química.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI