A representação da surdez no contexto das histórias em quadrinhos: análise do personagem Humberto da Turma da Mônica

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23-03-2017

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PAIXÃO, Priscila Silva da. A representação da surdez no contexto das histórias em quadrinhos: análise do personagem Humberto da Turma da Mônica. 2017. 50 f. Orientador: Huber Kline Guedes Lobato. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras Libras - Língua Portuguesa) - Faculdade de Letras Línguas Estrangeiras Modernas, Instituto de Letras Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7650. Acesso em:
Este trabalho traz como problemática: Como a surdez é representada no contexto das HQs, a partir da análise do personagem Humberto da Turma da Mônica? A partir desta problemática temos as seguintes questões norteadoras: O que é Representação? Qual o perfil do personagem Humberto no contexto das HQs da Turma da Mônica? Como a surdez é representada dentro do contexto das HQs, a partir da análise do personagem Humberto da Turma da Mônica? De que forma ocorreram as mudanças de representações sobre a surdez ao longo das publicações de HQs da Turma da Mônica? Para responder a estas questões traçamos como objetivo geral analisar como a surdez é representada no contexto das HQs, a partir de uma análise do personagem Humberto da Turma da Mônica. De forma específica visamos abordar teoricamente o conceito de Representação e descrever o perfil do personagem Humberto no contexto das HQs da Turma da Mônica; investigar como a surdez é representada no contexto das HQs, a partir da análise do personagem Humberto da Turma da Mônica; analisar as mudanças de representações sobre a surdez ao longo das publicações de HQs da Turma da Mônica. Os autores que embasaram teoricamente nosso estudo foram: Pesavento (2005); Skliar (1998; 2003; 2010; 2011), Sperber (2001); Vergueiro (2004), e entre outros. Os procedimentos metodológicos de nosso estudo referem-se a uma pesquisa de cunho qualitativo caracterizado como um estudo bibliográfico com característica de uma análise documental, na qual, utilizamos cinco revistas em quadrinhos para descrever como a surdez é representada no contexto das HQs da Turma da Mônica e como o personagem Humberto é rotulado e representado nas histórias em quadrinhos. Este trabalho tem como tema a educação especial e surgiu em função das nossas percepções acerca das representações sobre a surdez produzidas nas Histórias em Quadrinhos (HQs) da Turma da Mônica, em que apresentam discursos ouvintistas sobre o personagem Humberto (surdo). Por meio de uma cultura oral, são inseridos discursos nas HQs que, muitas vezes tradicionais, marcam o ser surdo, ao longo do tempo, como um sujeito incapaz de se pronunciar ou de expressar seu pensamento. No presente estudo, apresentamos as representações sobre o personagem Humberto, e relacionamos tais representações às mudanças provocadas pelos pressupostos da Lei 10.436/2002.

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Enviado por email: bibletras@ufpa.br

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