Letramento matemático através de jogos e prática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SOUSA, Ilza de Jesus Alves Correa. Letramento matemático através de jogos e prática. Orientador: Paulo Vilhena da Silva. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7640. Acesso em:.
Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa do tipo revisão bibliográfica e empírica, buscando pesquisas em sites acadêmicos no sentido do letramento matemático por meio de jogos, levantando alguns assuntos voltados para as estratégias que o professor utiliza para realizar o letramento matemático para facilitar o entendimento dos alunos nas salas de aula utilizando o uso de jogos para esse fim. Foram, também, incluídos nesse trabalho após a seleção dos materiais, seleção dos assuntos mais pertinentes, depois analisado qualitativamente e realizado a compreensão da importância do letramento da matemática no ensino, e quais as estratégias usadaspelo professor na salade aula paratornar a matemática mais prazerosa. Assim, em análise crítica dos artigos permitiu identificar que jogos podem ser ferramentas eficazes para os estudantes e estimular a aprendizagem da matemática,além de contribuir para o entendimento de conceitos matemáticos e para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Contudo, é de se notar que a introdução e utilização de jogos deve estar fundamentada no sentido pedagógico e ser cuidadosamente planejada pelos professores. Dessa forma tendo de forma mais efetiva a aprendizagem.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI